Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bons dias.

Tenho uma situação um pouco desagradável, que sinceramente eu julgava não iria acontecer.
    Tenho uma habitação, e por detrás da casa existem terrenos de um vizinho. Com as recentes chuvadas, começou a aparecer humidade na parte detrás da casa. Decidi falar com uma empresa de obras, para ir pelo lado fora isolar a parede. Fui falar com o vizinho e expliquei lhe a situação, e perguntei lhe se deixava entrar e mexer só abrir pequena vala atrás da minha casa para meter isolamento. Respondeu me negativamente, disse não quer lá máquinas ou qualquer outra coisa a mexer no terreno. Eu argumentei que a casa não podia ficar assim,respondeu me que fizesse o isolamento pela parte de dentro da casa,a minha casa tava encostada ao muro da propriedade dele, me desenrascasse, ali ninguém mexia em nada.

Ele pode recusar acesso?
  2.  # 2

O vizinho não pode impedir o acesso para reparar a sua parede. Por exemplo dar uma mão de tinta, reparar uma fissura ou reboco, uma caleira, etc.

Mas se você já tiver a casa no limite do seu terreno, e quiser por 1 cm de esferovite ou outro isolamento, obviamente que o vizinho pode recusar. No final de contas, esse centímetro extra pertence ao terreno do vizinho e não a si.

Por isso é que digo a quem anda a procurar ou construir casa, nunca mas nunca queiram as vossas casas encostadas aos limites dos terrenos.
    Concordam com este comentário: zedasilva, HAL_9000, Eugenia Matos, SS1128
  3.  # 3

Estou numa situação semelhante, mas o vizinho não tem muro de separação com a parede da minha casa, o seu quintal corre o lado todo da minha casa, com cerca de 80cm de altura de terra encostada à parede da minha casa (terreno do vizinho está numa cota superior).
    Ainda não o abordei sobre este assunto, mas caso o faça, ele é obrigado a colocar um muro de separação?

Fiz uma parede falsa com isolamento no interior da minha moradia, mas mais cedo ou mais tarde queria resolver isso pelo exterior.
  4.  # 4

Que construiu a casa debaixo da terra do vizinho? Ou o vizinho aterrou e a sua casa já existia?
    • ndbro
    • 8 janeiro 2023 editado

# 5

@RicardoPorto

Só adquiri a casa à 2 anos e as casas são dos anos 60/70.

Mas pelo que percebo:
    -4 lotes de moradias geminadas, 3 moradias foram construídas nos anos 60, ficando um lote vazio.

moradia/moradia (minha)/lote vazio/moradia

-Nos anos 70 o meu vizinho comprou o terreno atrás desses lotes e o lote que ficou vazio. Como esse terreno atrás dos lotes fica a uma cota superior, ele aterrou o lote vazio ao nível do seu terreno (80cm).
  5.  # 6

Aproveito para perguntar..

No caso que originou este tópico, e se o vizinho quiser construir um muro?

Pode fazê-lo encostado? E a altura do mesmo? É a mesma que poderia construir caso não fosse encontrado ?

Agradeço desde já?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrocardiff
    • size
    • 8 janeiro 2023

# 7

Colocado por: Bragas VAproveito para perguntar..

No caso que originou este tópico, e se o vizinho quiser construir um muro?

Pode fazê-lo encostado? E a altura do mesmo? É a mesma que poderia construir caso não fosse encontrado ?

Agradeço desde já?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedrocardiff

Pode. Nada impede que cada proprietário possa vedar o seu terreno.
    Quanto à altura, depende do regulamento camarário. Normalmente, anda por 1,80 m.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  6.  # 8

Mas se o edificado do vizinho que está encostado ao “meu” terreno tiver por exemplo 3 metros de altura, eu continuo a poder fazer um muro unicamente de 1,80?
  7.  # 9

Não poderá a partida ter 3m de altura de desnível para o seu terreno, a não ser um muro em socalcos... a não ser em coisas muito antigas
  8.  # 10

A extrema do terreno são umas construções do vizinho, com uns 3 metros..
    Poderia fazer um muro por exemplo de 2,50 para encostar terras?
  9.  # 11

Bragas

estas coisas não são assim tão lineares, por exemplo
    á partida o vizinho tem uma construção com 3 m ( isto se estiver legal) logo o Bragas pode tambem construir ali encostado a mesma coisa com altura de 3 metros mas, o bragas apenas quer construir um muro para sustentar as suas terras, logo é para ter ali a cota do seu terreno acima da cota de pavimento do vizinho, assim até pode pode construir o muro com a devida sustentação no entanto para estar com 2.5 acima da cota do vizinho ( o que nem sempre é permitido) tambem terá que acima desses 2.5 ter o tal muro acrescido de mais 1.5 m, segundo o codigo civil ou seja isto iria dar um total de 4 o que duvido que viria a ser aprovado.
    em termos gerais as camaras deixam construir muros com o máximo 2 m de altura acima da cota de pavimento do vizinho.
    é por vezes complexo fazer o cruzamento dos regulamentos camarários com o Rgeu e ainda a situação real do relevo e cotas existentes no local.
  10.  # 12

Percebo o que diz.. mas ele não tem também uma edificação superior ao permitido, eme relação à minha cota? Independentemente de estar legal ou não..
  11.  # 13

só vendo, pode estar em regulamento que ele possa ter construido um piso de anexo encostado á extrema com altura de x acima da cota natural.
    por exemplo ainda nesse exemplo o vizinho tambem ao escavar em relação á cota natural tambem poderá estar em ilegalidade se não tiver apresentado projeto com a devida sustentação da construção em relação ao terreno adjacente.
  12.  # 14

Colocado por: rui1987Bons dias.

Tenho uma situação um pouco desagradável, que sinceramente eu julgava não iria acontecer.
    Tenho uma habitação, e por detrás da casa existem terrenos de um vizinho. Com as recentes chuvadas, começou a aparecer humidade na parte detrás da casa. Decidi falar com uma empresa de obras, para ir pelo lado fora isolar a parede. Fui falar com o vizinho e expliquei lhe a situação, e perguntei lhe se deixava entrar e mexer só abrir pequena vala atrás da minha casa para meter isolamento. Respondeu me negativamente, disse não quer lá máquinas ou qualquer outra coisa a mexer no terreno. Eu argumentei que a casa não podia ficar assim,respondeu me que fizesse o isolamento pela parte de dentro da casa,a minha casa tava encostada ao muro da propriedade dele, me desenrascasse, ali ninguém mexia em nada.

Ele pode recusar acesso?

A casa tem beirado para o lado do vizinho?
  13.  # 15

O que me parece que esse vizinho quer é alguma compensação. Acontece muito com gente assim egoísta.
    Tente fazer um negócio com ele. Ofereça-se para lhe reparar um portão que esteja velho, ou para lhe instalar uma campainha de porta nova, pintar-lhe uma parede, etc...
  14.  # 16

Colocado por: rui1987Ele pode recusar acesso?
    o acesso nao pode recusar se for para pintar o rebocar a parede.. no entanto mexer no terreno dele já pode recusar
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães

0.0142 seg. NEW