Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O meu falecido marido comprou a mais de 30 anos um terreno com o irmão.
    Nunca dividiram o terreno.
    O meu cunhado quer agora que lhe venda a metade do terreno que pertencia ao meu marido se eu não concordar vai para tribunal alegando que não se entende comigo e eu por decisão do tribunal sou obrigado a vender segundo palavras dele.

    Isso é mesmo assim?
    Se ele pode comprar a minha parte eu não posso antes comprar a parte dele?
    Nota: Eu não quero vender nem comprar, mas se não houver outra solução eu preferia comprar.
    • size
    • 8 janeiro 2023

     # 2

    Colocado por: Miquelina Alves
    Nota: Eu não quero vender nem comprar, mas se não houver outra solução eu preferia comprar.


    Não havendo acordo entre as partes, o seu cunhado recorrerá a uma acção de divisão judicial de coisa comum, em que o terreno será colocado à venda em hasta pública.
    Poderá concorrer nessa operação de venda, mas nesse caso o terreno será adjudicado a quem fez oferta mais elevada.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  2.  # 3

    Penso que só haverá venda judicial, se após a reunião conciliatoria no Tribunal as partes não chegarem a um acordo.
  3.  # 4

    Sendo titular de metade do terreno oferendo o mesmo valor tem direito de preferência.
  4.  # 5

    Colocado por: Miquelina AlvesO meu falecido marido comprou a mais de 30 anos um terreno com o irmão.
    Nunca dividiram o terreno.
    O meu cunhado quer agora que lhe venda a metade do terreno que pertencia ao meu marido se eu não concordar vai para tribunal alegando que não se entende comigo e eu por decisão do tribunal sou obrigado a vender segundo palavras dele.

    Isso é mesmo assim?
    Se ele pode comprar a minha parte eu não posso antes comprar a parte dele?
    Nota: Eu não quero vender nem comprar, mas se não houver outra solução eu preferia comprar.


    Percebo que é desagradável o seu cunhado vir com esta situação. Mas qual é a vantagem de a senhora ficar com meio terreno? Visto que o terreno foi comprado por o seu cunhado e o seu falecido marido, eu no seu lugar facilitava a venda. Por um valor justo, claro.
  5.  # 6

    Já pensou que manter esse terreno a meias com o seu cunhado, é passar um problema para os seus filhos e sobrinhos? Um terreno que não é totalmente seu não lhe serve de nada. Qualquer coisa que queira lá fazer precisa da autorização do seu cunhado e ele da sua. Se o terreno foi útil aos dois, por exemplo se ficar entre as vossas habitações, podem dividi-lo. Se não for, o melhor é mesmo vender ou comprar.
  6.  # 7

    Á pessoas que gostam mesmo de complicar 😂
    Concordam com este comentário: marco1
  7.  # 8

    Podem fazer um destaque do mesmo, se não os 2 têm direito de preferência, quem der mais fica com ele x)
    • imo
    • 8 janeiro 2023

     # 9

    Colocado por: Miquelina AlvesEu não quero vender nem comprar,

    Outra nemnem, portanto. Olha que bom para a outra parte.
  8.  # 10

    Colocado por: Miquelina Alves(...)
    Nota: Eu não quero vender nem comprar, mas se não houver outra solução eu preferia comprar.

    É só pedir para o seu cunhado fazer uma oferta. Se não gostar do valor diga: "Por esse valor compro eu a tua/sua parte. Interessado?"
    E repetir este procedimento até chegarem a um acordo...
  9.  # 11

    O que a forista queria saber é se o cunhado a pode obrigar a vender... o que efetivamente pode.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Bondi
  10.  # 12

    Colocado por: spvalePodem fazer um destaque do mesmo,

    Pode não ser possivel.
  11.  # 13

    Colocado por: ricardo.rodriguesO que a forista queria saber é se o cunhado a pode obrigar a vender... o que efetivamente pode.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Bondi

    Não pode nada...

    Colocado por: Miquelina AlvesSe ele pode comprar a minha parte eu não posso antes comprar a parte dele?
    Nota: Eu não quero vender nem comprar, mas se não houver outra solução eu preferia comprar.


    Portanto, a questão é quem oferece mais? Será que o cunhado não conseguindo fazer a oferta superior ainda tem interesse em vender a parte dele.... o bluff pode servir para os 2 lados....
  12.  # 14

    Colocado por: NTORIONPortanto, a questão é quem oferece mais? Será que o cunhado não conseguindo fazer a oferta superior ainda tem interesse em vender a parte dele.... o bluff pode servir para os 2 lados....
    exato e por carta fechada
  13.  # 15

    Queres metade de um terreno para quê?
    • MOC
    • 10 janeiro 2023

     # 16

    Ninguém é obrigado a permanecer em co-propriedade.
    O seu cunhado pode, sim, colocar uma acção de divisão de coisa comum e obrigá-la a vender a sua parte.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  14.  # 17

    Colocado por: MOCO seu cunhado pode, sim, colocar uma acção de divisão de coisa comum e obrigá-la a vender a sua parte.
    ou consequentemente ter de vender a parte dele
  15.  # 18

    Colocado por: Miquelina AlvesEu não quero vender nem comprar, mas se não houver outra solução eu preferia comprar.


    Ou seja: não faz e nem deixa fazer. Há maneiras mais grosseiras de dizer isto...
    • MOC
    • 10 janeiro 2023

     # 19

    Colocado por: antonylemosou consequentemente ter de vender a parte dele

    Sim, existindo interesse dos dois há licitação (entre os dois proprietários) pelo parte do outro.
  16.  # 20

    Perante algumas respostas que foram dadas até ao momento acho que devo explicar a situação:
    Eu e o meu falecido marido fomos imigrantes, eu continuo a ser.
    O meu falecido marido comprou o terreno juntamente com o irmão para quando se reformasse passa-se o tempo na agricultura, pois os pais eram agricultores e ele era muito apegado a terra.
    Quem tomou sempre conta do dito terreno e de outros que possuo foi sempre esse irmão do meu marido, ele sabe perfeitamente que eu nunca me vou dedicar a agricultura e muito menos comprar terreno, daí ele tirar vantagem se a venda só puder ser feita a um de nós, porque se eu não quero comprar e se só for ele a comprar manda um valor simbólico e fica com o terreno.
    Por outro lado o meu falecido marido disse antes de falecer que não vendesse nada e deixasse tudo aos nossos filhos.
    O que é que vocês fariam?
 
0.0199 seg. NEW