Colocado por: fernandocunhaBom dia.
Em 2020, uma amiga minha assinou um contrato de arrendamento com prazo de um ano, não renovável, que terminou em Fevereiro de 2021. Após o término do contrato, a inquilina continuo a habitar a casa com a permissão da senhoria e a pagar a mesma renda mensal, mas sem um contrato.
Há dias, a senhoria deu-lhe até Fevereiro de 2024 para sair da casa, não lhe propôs um novo contrato de um ano e ainda pediu mais 100€ "por fora".
Sei que o dinheiro pedido "por fora" é ilegal, mas na ausência de contrato não sei o que lhe aconselhar. Gostaria de saber o que pode ser feito para proteger a inquilina neste caso.
Agradeço desde já.
Colocado por: Vítor Magalhães
Fácil, a inquilina procura outro sitio para alugar com contrato.
Colocado por: fernandocunhaQueria ajudar a inquilina a ficar na mesma casa porque a renda é acessível e as outras opções no mercado não são suportáveisÉ este o motivo de a senhoria querer que ela saia? Aumentar a renda porque está abaixo dos valores da zona?
Colocado por: ClioIIO contrato não é renovável automaticamente?
A maior parte dos contratos de arrendamento são-no e renovam-se sozinhos caso nenhuma das partes lhe queira pôr fim.
Colocado por: ClioIIO contrato não é renovável automaticamente?
A maior parte dos contratos de arrendamento são-no e renovam-se sozinhos caso nenhuma das partes lhe queira pôr fim.
Colocado por: fernandocunha
Pois, essa é a solução mais óbvia... Queria ajudar a inquilina a ficar na mesma casa porque a renda é acessível e as outras opções no mercado não são suportáveis. De qualquer forma, obrigado.
Colocado por: HAL_9000De qualquer forma se inquilina e senhoria já não se entendem, o melhor é partir para outra. Ficar "à força" pode sempre gerar situações desagradáveis para ambas, senhoria e inqulina.
Colocado por: fernandocunha
O contrato tinha uma cláusula que diz que o contrato não é renovável. Haverá algum precedente legal que indique que a permanência da inquilina na casa e a continuação do pagamento da renda equivalem a uma renovação implícita do contrato?
Agradeço desde já.