Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Adquiri uma habitação há cerca de 3 anos e de ano para ano tem-se agravado o problema de mofo em determinadas zonas da casa. Julgo que o problema poderá ser de condensação, mas não percebo nada disso. Tenho vidros duplos, o prédio tem cerca de 50 anos então imagino que o isolamento das paredes não seja o melhor. A humidade dentro de casa está sempre acima dos 90% e as paredes são muito frias ao toque.

    Um outro problema que julgo também poder estar a contribuir é a falta de um extrator/ventilador na casa de banho. Tem uma janela mas talvez não seja o suficiente, visto que o grande foco do mofo é a casa de banho e 2 quartos, 1 em cada lado da casa de banho. (também aparece mofo noutras divisões mas de forma mais residual, tendo no entando vindo a aumentar com os anos).

    Rcentemente foi-me atríbuido o "vale eficiênca", vale este que pretendo empregar não só na eficiência energética da casa mas já agora aproveitar também para resolver este problema de humidade/mofo.

    Imaginando que neste forúm hajam pessoas muito mais entendidas que eu nestas questões, venho assim pedir os vossos conselhos e opiniões.

    Acerca das possíveis causas para tanta humidade/mofo e também para as melhores soluções onde investir o "vale eficiência" que englobem humidade/mofo/temperatura.


    Desde já o meu obrigado pela atenção dispensada.
  2.  # 2

    Colocado por: Rui NogueiraJulgo que o problema poderá ser de condensação, mas não percebo nada disso
    contacte um gabinete de engenharia civil com equipamento que possa analisar melhor os problemas e elaborar um plano de ataque

    a sua descriçãofaz me pensar que tem um problema de falta de isolamento nas paredes, ao que com o tempo frio realmete tenha problemas de condensação e consequentemente mofos e outras patologias.

    Colocado por: Rui Nogueiraonde investir o "vale eficiência"
    no isolamento, começando pela laje de esteira, passando depois para as parede exteriores. teres vidros duplos de pouco ou nada serve se também não existir roturas térmicas nas soleiras e aluminios
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Nogueira
  3.  # 3

    Boa noite

    Fazia intenções de colocar aqui umas dúvidas no forum quando me deparei com o seu tópico. Depois de ver que a minha situação era muito semelhante à sua resolvi aproveitar a sua publicação pois assim ambos aproveitamos dos ensinamentos e experiências existentes.

    A minha casa também tem um elevado teor de humidade, anda sempre pelos 80/85. É uma construção do início de 80, com paredes largas em granito sem caixa de ar. Ora isto faz com que a casa seja bastante fresca no inverno o que associado à elevada humidade a torna um pouco desconfortável. Este inverno as coisas estão um pouco melhores pois temos o AC instalado, recuperador a pellets na sala e desumidificador, principalmente para as casas de banho. Apesar das casas de banho terem janelas, se as abrirmos durante a semana acabam por ficar todo o dia abertas o que acaba por arrefecer muito a casa, pelo que privilegiamos o desumidificador. Também foram instaladas janelas pvc de corte térmico e vidro duplo.

    Apesar destas melhorias continuamos a sentir alguns problemas, principalmente na fachada norte. Os problemas principais são, ao nível do quarto a norte, algum mofo que se cria na parte da estante encostada à parede. Não existe qualquer infiltração, é meramente condensação por a parede ser muito fria. Outro dos problemas principais, e este deixa a minha mulher furiosa, é que temos de ter cuidado com o que temos na despensa, nomeadamente farinhas, açúcares e outros alimentos em embalagem de papel. A despensa também confina a norte, tem parede interior de azulejo e nos dias muito frios e húmidos condensa nas paredes.

    As minhas dúvidas são as seguintes, e pressupondo as devidas condições de ventilação, quais as melhorias que é suposto existirem em termos do teor da humidade, condensações e conforto térmico da habitação com as seguintes intervenções:

    - Isolamento da laje de esteira;
    - Colocação de ETICS (5 a 8cm).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Nogueira
  4.  # 4

    Tive um problema semalhante, a casa nao era de pedra, mas nao era isolada. Tinha manchas de humidade em todo lado e os tetos da casa de banho numa semana punham se pretos. Tambem tinha janelas pvc com vidro duplo.
    Tinha sempre humidade acima dos 80%.
    Resolvi instalando salamndra a lenha ( vocé ja tem) e instalei uma vmc do mais basico que existe com as grelhas nas janelas. Acredita quem quiser, mas foi remedio santo! Nunca mais tive manchas em lado nenhum e a humidade mantinha se constante a 55/60 mesmo por semanas muito chuvosas como as tinha no norte de frança..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Nogueira
  5.  # 5

    Colocado por: marcocarTive um problema semalhante, a casa nao era de pedra, mas nao era isolada. Tinha manchas de humidade em todo lado e os tetos da casa de banho numa semana punham se pretos. Tambem tinha janelas pvc com vidro duplo.
    Tinha sempre humidade acima dos 80%.
    Resolvi instalando salamndra a lenha ( vocé ja tem) e instalei uma vmc do mais basico que existe com as grelhas nas janelas. Acredita quem quiser, mas foi remedio santo! Nunca mais tive manchas em lado nenhum e a humidade mantinha se constante a 55/60 mesmo por semanas muito chuvosas como as tinha no norte de frança..


    Certamente que essa seria uma mais valia, controlo permanente de humidade.

    Colocado por: taunus

    As minhas dúvidas são as seguintes, e pressupondo as devidas condições de ventilação, quais as melhorias que é suposto existirem em termos do teor da humidade, condensações e conforto térmico da habitação com as seguintes intervenções:

    - Isolamento da laje de esteira;
    - Colocação de ETICS (5 a 8cm).


    Mais alguém se poderia pronunciar sobre as consequências destas melhorias?

    Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: taunus

    Mais alguém se poderia pronunciar sobre as consequências destas melhorias?

    Estando garantidas as "devidas condições de ventilação" conforme diz essas melhorias terão apenas impacto no conforto térmico da habitação e nos custos que poderá vir a ter em aquecimento/arrefecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Nogueira
  7.  # 7

    Colocado por: SEEING
    Estando garantidas as "devidas condições de ventilação" conforme diz essas melhorias terão apenas impacto no conforto térmico da habitação e nos custos que poderá vir a ter em aquecimento/arrefecimento.


    E quanto à humidade? Posso supor que também existirão melhorias nesse sentido?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Nogueira
  8.  # 8

    Colocado por: marcocarinstalei uma vmc do mais basico que existe com as grelhas nas janelas. Acredita quem quiser, mas foi remedio santo! Nunca mais tive manchas em lado nenhum e a humidade mantinha se constante a 55/60 mesmo por semanas muito chuvosas como as tinha no norte de frança..

    Mas desta forma não entra permanentemente ar frio? Não obriga a um constante e maior consumo energético para aquecer a casa?
    Estou a tentar perceber como é que uma VMC simples funciona.
    Obrigado.
  9.  # 9

    Colocado por: lmcaet
    Mas desta forma não entra permanentemente ar frio? Não obriga a um constante e maior consumo energético para aquecer a casa?
    Estou a tentar perceber como é que uma VMC simples funciona.
    Obrigado.


    Está aqui um excelente tópico para perceber essa matéria.

    https://forumdacasa.com/discussion/47160/56/vmc-sim-ou-nao-compensam-o-investimento/#Item_6
  10.  # 10

    Colocado por: taunusE quanto à humidade? Posso supor que também existirão melhorias nesse sentido?

    O isolamento térmico não tem influência na humidade interior, se ignorarmos a permeabilidade ao vapor dos materiais utilizados e as consequências que possam ter, onde o isolamento é aplicado.

    A utilização de isolamento térmico além de lhe poupar na fatura energética vai contribuir para aumentar a temperatura das superfícies interiores reduzindo assim as condensações mas, como refere que estariam salvaguardadas as devidas condições de ventilação não precisará de se preocupar com este aspecto!
  11.  # 11

    Colocado por: SEEING
    O isolamento térmico não tem influência na humidade interior, se ignorarmos a permeabilidade ao vapor dos materiais utilizados e as consequências que possam ter, onde o isolamento é aplicado.

    A utilização de isolamento térmico além de lhe poupar na fatura energética vai contribuir para aumentar a temperatura das superfícies interiores reduzindo assim as condensações mas, como refere que estariam salvaguardadas as devidas condições de ventilação não precisará de se preocupar com este aspecto!


    Deixo aqui a bold o seu comentário e que, de certa forma, é onde pretendia chegar. Comparando a minha casa actualmente com outras casas mais recentes, na mesma região, vejo que o teor de humidade interior da minha é superior.

    Ora considerando que:
    - não se trata de humidades ascendentes (até porque a minha cave acaba por ter menos humidade que o resto da casa e está enterrada em cerca de 2/3);
    - não tenho qualquer infiltração;
    - janelas em pvc com corte térmica e vidro duplo;
    - todos os wc têm janela;
    - desumidificador ligado após todos os banhos e assim fica até encher o depósito.

    Sobra este pormenor essencial:
    - moradia de 4 frentes com paredes inteiramente em granito (estimo em cerca de 30cm) rebocadas por fora e com um fileira de tijolo pelo interior com o devido estuque sem caixa de ar.

    Ora o meu desconhecimento sobre este assunto leva-me a deduzir que a humidade relativa do interior seja provocado pela permeabilidade do granito em conjunto pela sua conductividade térmica e que colocando ETICS sanearia irrevogavelmente esta condição (humidade elevada).
  12.  # 12

    Colocado por: taunuscolocando ETICS sanearia irrevogavelmente esta condição (humidade elevada).


    Nem por isso. Vai reter mais humidade. Tem que ventilar.
  13.  # 13

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Nem por isso. Vai reter mais humidade. Tem que ventilar.


    Vai reter mais humidade vinda de onde? Se ela entrar devido à permeabilidade do granito o facto de colocar ETICS não vai evitar isso?
    A humidade do ar tem de vir de algum lado. A minha casa tem uma volumetria grande, cerca de 500m3 sem contar com a cave, isto para dizer que não é acanhada e que ferver a água na cozinha vai afectar o resto!!!
    •  
      SEEING
    • 12 janeiro 2023 editado

     # 14

    Colocado por: taunusComparando a minha casa actualmente com outras casas mais recentes, na mesma região, vejo que o teor de humidade interior da minha é superior.


    Colocado por: taunusSobra este pormenor essencial:
    - moradia de 4 frentes com paredes inteiramente em granito (estimo em cerca de 30cm) rebocadas por fora e com um fileira de tijolo pelo interior com o devido estuque sem caixa de ar.

    Adicionaria eventualmente uma ventilação deficiente.

    Colocado por: taunusVai reter mais humidade vinda de onde?

    Do interior.

    Colocado por: taunusA humidade do ar tem de vir de algum lado.

    Banhos, lavandarias, cozinha, presença humana, animais, plantas, etc.
    É esta humidade que tem retirar.

    Dificilmente terá mais humidade no exterior mas pode acontecer. Sei de um caso recente onde em casa estava com 19,3°C e 62% HR e no exterior 16,5°C e 92% HR. Neste caso tinha mais humidade na rua do que dentro de casa.
  14.  # 15

    Colocado por: SEEING


    Adicionaria eventualmente uma ventilação deficiente.


    Do interior.


    Banhos, lavandarias, cozinha, presença humana, animais, plantas, etc.
    É esta humidade que tem retirar.

    Dificilmente terá mais humidade no exterior mas pode acontecer. Sei de um caso recente onde em casa estava com 19,3°C e 62% HR e no exterior 16,5°C e 92% HR. Neste caso tinha mais humidade na rua do que dentro de casa.


    Obrigado SEEING pela sua paciência mas é isto mesmo que eu tenho vindo a dizer: não há lavandaria em casa (é no exterior), animais há só um gato, plantas só meia dúzia de orquídeas (regadas quando o rei faz anos), após os banhos o local fica completamente seco com o uso de desumidificador. Sobra a cozinha que tem exaustor e 2 janelas que são abertas sempre que possível. De resto a casa não tem espaços acanhados, tem grandes janelas que são abertas sempre que possível. Isto para dizer que é uma casa "arejada".

    Portanto a mim só me resta supor que o facto de as paredes serem em pedra, logo permeáveis, aliado a um outono/inverno chuvoso são o factor principal da humidade (não tenho mais histórico visto que me mudei em setembro de 2021).
  15.  # 16

    Colocado por: taunusPortanto a mim só me resta supor que o facto de as paredes serem em pedra, logo permeáveis, aliado a um outono/inverno chuvoso são o factor principal da humidade (não tenho mais histórico visto que me mudei em setembro de 2021).

    Compre um medidor de humidade/temperatura e veja que valores tem dentro de casa e na rua.
  16.  # 17

    Colocado por: SEEING
    Compre um medidor de humidade/temperatura e veja que valores tem dentro de casa e na rua.


    já tenho desde que me mudei... em casa no inverno anda sempre pelos 85%... lá fora varia muito
  17.  # 18

    Colocado por: taunusem casa no inverno anda sempre pelos 85%

    Com que temperatura?

    Colocado por: taunuslá fora varia muito

    Exemplo?
  18.  # 19

    Colocado por: antonylemoscontacte um gabinete de engenharia civil com equipamento que possa analisar melhor os problemas e elaborar um plano de ataque

    a sua descriçãofaz me pensar que tem um problema de falta de isolamento nas paredes, ao que com o tempo frio realmete tenha problemas de condensação e consequentemente mofos e outras patologias.

    no isolamento, começando pela laje de esteira, passando depois para as parede exteriores. teres vidros duplos de pouco ou nada serve se também não existir roturas térmicas nas soleiras e aluminios
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui Nogueira


    Obrigado pela resposta.

    No caso, a habitação é um terceiro andar de um prédio e tem sotão comum sem utilização em cima. Está então fora de hipótese o isolamento exterior. O que seria mais eficaz para combater a humidade e consequente mofo, Isolamento interior ou ar condicionado?
  19.  # 20

    Colocado por: SEEING
    Com que temperatura?


    Exemplo?


    Sem aquecimento os quartos a norte/poente podem descer aos 13º.

    Quanto à humidade exterior em dias de chuva andará pelos 80 e tal descendo aos 70 desde que esteja um dia mais seco, tipo o de hoje.
 
0.0182 seg. NEW