Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Eu iniciei contrato numa casa arrendada a 1 de janeiro de 2023. Quando o contrato foi assinado e o valor acordado, a casa ''supostamente'' estava em condições para habitação imediata. Entretanto, no processo de limpeza e mudanças deparei-me com um ou outra situação chata como a sanita entupida ( o senhorio resolveu imediatamente). Este domingo (8 de janeiro) testei a maquina de lavar a perceber se funcionava bem e a agua saiu toda e inundou o chão da cozinha. Liguei logo ao senhorio, o qual já tratou de arranjar uma máquina nova. O problema é o chão, ontem (9 de janeiro) fui à casa ver o estado do chão e basicamente todas as tabuas estão inchadas e com ondas. Já falei com colegas engenheiros que me explicaram que por causa das camadas dessas tabuas, a agua ao chegar a uma camada de cortiça ou madeira, ao inchar, não volta ao natural. Assim sendo, o chão vai continuar igual ao que está agora. A realidade é que a casa continua habitável mas sendo que eu, como inclina, quando assinei o contrato com o valor acordado, a casa não estava nestas condições, agora, mesmo que seja habitável, não está nas mesmas condições que estava há 10 dias. Tudo isto foram consequencias não direcionadas a mim, ou seja, a culpa não cai sobre mim. O senhorio disse que queria ver a longo prazo como é que as tabuas vão reagir mas já sei que vai ficar sempre assim. Gostava de saber como abordar o senhorio sobre isto porque a realidade é que eu não acordei um valor nem assinei um contrato para a casa estar neste estado.

Alguém consegue ajudar?

Gostaria de não ir pelo lado legal porque até agora o senhorio tem sido simpático mas é realmente uma questão chata porque eu não quero continuar com o chão assim ou pagar o que pago de renda quando as condições mudaram.

Como posso abordar o senhorio?

Obrigada
  2.  # 2

Tem prova (e-mails, mensagens, etc) de comunicação do derrame da máquina de lavar ao senhorio? Se consegue estabelecer um nexo causal entre a avaria da máquina e o estrago no chão (datas, fotos, comunicações) pelo menos sacode essa responsabilidade. Já o chão, claro, não se vai consertar sozinho.
  3.  # 3

Sim tenho, no momento do problema da maquina liguei-lhe logo e ele foi a casa ver o que se passava, no dia em que vi o chão mandei lhe foto e fiz questão de mencionar ''Boa noite, só para lhe avisar que por causa do acidente da máquina de ontem o chão piorou. Vou lhe mostrar umas imagens'' depois ele ligou me a dizer que vinham instalar a maquina nova no sabado e não falou do chão, mas eu perguntei o que el ia fazer em relação a isso e ele só disse que tinhamos que esperar para ver os danos a longo prazo, mas os meus colegas engenheiros disseram que isto já é o estado e aspeto a longo prazo neste tipo de chão
  4.  # 4

Troque de casa
  5.  # 5

Não é tão linear assim, o meu namorado já está a fazer mudanças de castelo branco para lisboa, e como dev eimaginar as casas em lisboa estão escassas
  6.  # 6

Se o senhorio tratou rapidamente do entupimento e colocou logo máquina nova, estime-o!
    Concordam com este comentário: Nostradamus, Joao Dias, desofiapedro, ClioII, nunogouveia
  7.  # 7

O seu Senhorio tem razão quando diz que é necessário esperar algum tempo para ver o comportamento da madeira. Pela sua discrição, será um pavimento Multicamadas e é perfeitamente possível que o mesmo retome parte da sua normalidade quando perder o excesso de humidade que tem. Aliás, trocar as réguas neste momento poderá ser contraproducente a não ser que garantam uma total ausência de humidade.
    Se tiver e puder fazê-lo, coloque um desumidificador a trabalhar junto á zona afectada.
    Numa outra nota, e avaliando somente pelo que escreveu, ter um senhorio que se prontifica de forma quase imediata a resolver os problemas que relata, hoje em dia, é algo raro e de valorizar. Não me parece que o caminho seja antagonizar o seu Senhorio numa fase tão precoce e sobretudo sem ter grandes motivos para o fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joanacunha000
  8.  # 8

João Dias,

Tenho clara consciencia que o senhorio tem sido impecável no que toca a solucionar estas situações, mas isto também não aconteceria se ele tivesse feito uma revisão após o antigo inclino ter saido da casa.

Seja como for vou fazer como disse, vou esperar a ver como a madeira reage e quando voltar o tempo de calor avaliamos a situação e novo.
    Quanto ao desumificador, não tenho e não tenho disponibilidade financeira para investir num agora. Contuo, se souber de algum baratinho agradeço que me indique.

Obrigada
  9.  # 9

Colocado por: joanacunha000João Dias,

Tenho clara consciencia que o senhorio tem sido impecável no que toca a solucionar estas situações, mas isto também não aconteceria se ele tivesse feito uma revisão após o antigo inclino ter saido da casa.

Seja como for vou fazer como disse, vou esperar a ver como a madeira reage e quando voltar o tempo de calor avaliamos a situação e novo.
    Quanto ao desumificador, não tenho e não tenho disponibilidade financeira para investir num agora. Contuo, se souber de algum baratinho agradeço que me indique.

Obrigada

“Baratinho” não conheço nenhum. Posso-lhe dizer no entanto que o desumidificador da Rowenta de 14lts é muito bom e de longe um dos mais bonitos, ou melhor, estéticamente agradável do mercado.
    O Media Mark está a fazer uma promoção di da Rowenta de 16lts, portanto o modelo acima do meu por um valor inferior ao do de 14lts. Julgo que custará perto de 280€. Há mais baratos no mercado mas não tenho feedback.
  10.  # 10

Colocado por: joanacunha000mas isto também não aconteceria se ele tivesse feito uma revisão após o antigo inclino ter saido da casa.

Acha mesmo que o senhorio ia lavar uma carga de roupa na máquina para se assegurar que funcionava? :^)
  11.  # 11

Eu num apartamento alugado dos meus pais faço isso quando trocamos inquilinos. Ciclo a temperatura máxima de desinfecção... Não custa nada!

0.0145 seg. NEW