Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Diogo10sNessa casa que mostrou, não levaram nada, apenas água?
    leva uma percentagem mínima de portland, terra tirada do local e água. o brilho é por causa da confrangem lisa.

    Colocado por: Diogo10sCom o passar dos anos não se desprende terra?
    é terra, existe sempre alguma possibilidade de desgaste.. mas para vc ter uma noção da resistência do material, as construções mais antigas de que há ainda registo não eram em pedra, eram em taipa

    Colocado por: Diogo10sPara aguentar a exposição ao clima, talvez (penso eu, não tenho a certeza), utilizem uma taipa mais argilosa e coloquem os blocos no forno a queimar...
    nunca vi fazer isso, isso já não será taipa mas sim enormes tijolos de barro.

    na casa que mostrei tem zonas expostas. mas se tiver problemas pode por um capeamento em cima para proteger mais um pouco. tradicionalmente nas partes expostas ao clima era usado uma 'pintura' de cal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo10s
    • SrR
    • 25 janeiro 2023

     # 22

    Pesquise por videos de rammed earth
  2.  # 23

    O meu interesse vem da minha tara pela taipa 😀 faço reabilitações mas estou a pensar fazer uma ou outra construção de raiz, utilizando taipa exposta, numa zona em que predominava a taipa, trazer a história de volta era interessante... E já sei quem é o arquiteto que vou contactar 😀 ( Antony)
  3.  # 24

    Colocado por: Diogo10sBoa tarde,

    Tenho uma cliente com uma casa em Mértola em que uma parede está danificada (com buracos) na taipa, porém a taipa nessa zona parece-me demasiado fraca. Provavelmente com as chuvas a taipa previamente compactada acabou por expandir e ficar tipo terra que se tira facilmente com a mão. Vou mandar rebocar com cal, no entanto primeiro acho que devia endurecer a taipa de alguma forma naquela zona, já pensei utilizar a conhecida cola branca, mas desconheço outras soluções....
    Conhecem soluções Weber ou assim mais eficazes? Obrigado.
    Já agora se conhecerem empreiteiros ou simplesmente uma pessoa que façam uns biscates de pedreiro e que seja trabalhador, agradeço indicação. Muito obrigado
  4.  # 25

    Olá Diogo

    Estou em fase de projeto para reabilitação de casa com paredes exteriores em pedra e interiores em adobo e taipa. Também no concelho de Mértola- São Miguel do Pinheiro.
    Pode enviar o seu contato para falarmos melhor?
  5.  # 26

    Tentem falar com a arquiteta Ana Antunes: https://www.facebook.com/anaperdigao.arq
    Ela percebe muito dessas técnicas.
    Concordam com este comentário: Diogo10s
  6.  # 27

    ...ou com o o Arq. Pedro Abreu.
    https://www.arq2t.com/
    Concordam com este comentário: Diogo10s
 
0.0130 seg. NEW