Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Responsabilidades que o DO está obrigado a acautelar em matéria de segurança.
    Estes esclarecimentos devem ser dados pelo Diretor de Fiscalização/coordenador de segurança aos seus clientes.
    Muitos técnicos não o fazem propositadamente pois assim quando as coisa derem para o torto o único responsável é o DO.
  2.  # 22

    Onde começa os incumprimentos do DO em matéria de segurança e que pode logo ser penalizado com uma contra ordenação muito grave.
    A violação dos nºs 1 e 2 do artigo 9ºdo DL 273/2003
    Ou seja a falta da nomeação formal de um coordenador de segurança para a fase de obra.
    Não basta o DO alegar que contratou o técnico A ou B para tratar disso, tem que ter evidências disso mesmo.
    As evidências são o termo de aceitação subscrito por esse técnico ou a Comunicação prévia subscrita por ele enquanto coordenador de segurança.
    Quantos DO garantem isto? Muito poucos.
    Quantos já tiveram problemas? Alguns, mais do que aquilo que se imagina.
    O problema é que nós temos o hábito de omitir quando fazemos asneira e lavamos no toutiço. Parece mal, o pessoal ainda iria dizer que foi bem feito. Assim quando nos toca à porta fazemos tudo para que ninguém venha a saber.
    Por isso os DO continuarem a achar que nunca há problemas pois eles são camuflados.
  3.  # 23

    Obrigado a todos...
    se sou mal aconselhado so quero já finalizar os documentos no portal da camara para o alvara.
    No final das contas quem quer pedir o alvara e iniciar a construçao sou eu e tenho que me mexer....mexer e resolver os problemas um a um.
    De resto as accçoes ficam para quem as pratica...

    Entretanto recebi os documentos do construtor e do fiscal ambos com assinatura digital para poder fazer o download no portal da camara mas a camara reportou que os documentos exigem assinatura digital qualificada nos documentos...para serem validados.

    Ja reportei ao fiscal e ao construtor ...estou certo que agora ambos tem que efectuar , certo ?
  4.  # 24

    Boa noite a todos,
    Preciso da vossa ajuda...estou aqui meio perdido e parado neste momento.
    Tenho documentos para inserir e aparece a seguinte informaçao.

    Regras ext PSS.1 Termo de Responsabilidade - Técnico Autor do PSS
    TERMODERESPONSABILIDADE.pdf limpar
    Validações
    O template do ficheiro é do tipo errado e não deverá ser aceite neste tipo de documento.
    Assinatura digital QUALIFICADA - Tem assinatura digital QUALIFICADA

    O que significa template do ficheiro é do tipo errado?

    Alguem que possa ajudar pois nao consigo saber o significado !

    Obrigado
  5.  # 25

    será que esse pdf é pdfa ? é que pelo que sei tem de ser
    Concordam com este comentário: diouf_matos, nunogouveia
  6.  # 26

    Depois de assinar digitalmente o impresso, não pode transformar em pdf/a. Senão o portal não consegue extrair automaticamente as informações do termo de responsabilidade.
  7.  # 27

    Ou veja se o template utilizado era uma versão antiga...

    Descarregar novo do portal e não reutilizar de outro projecto.
  8.  # 28

    Tudo coisas que já aconteceram, a mim e a colaboradores.
  9.  # 29

    não é nada fácil
    há camaras que a primeira vez é quase como que ter de se tirar um curso informático de submissão de processo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  10.  # 30

    Algumas plataformas são mesmo muito pouco amigáveis.
    E quando são novas a estrear?... Com erros que vão sendo limados, mas dá cá uns nervos...

    Colocado por: marco1não é nada fácil
    há camaras que a primeira vez é quase como que ter de se tirar um curso informático de submissão de processo.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,ADROatelier
 
0.0176 seg. NEW