Iniciar sessão ou registar-se
    • 2828
    • 27 janeiro 2010 editado

# 1

Casada em regime de comunhão de adquiridos. Na partilha de bens depois da acção de divorcio se a casa morada de familia não estiver registada, qual é a probabilidade de o outro conjuge registar em seu nome, e ficar esse mesmo bem imovel (casa) passar a ser um bem proprio. Existe essa possibilidade?Qual o valor do registo predial?
    • 1348
    • 27 janeiro 2010

# 2

O registo predial é que tem valor. Aliás, normalmente pedem a certidão de teor (o que consta no registo predial) e não a escritura.
    Se registar ainda casado, o bem é dos dois. Acho eu. A não ser que registe como sendo dele antes do casamento. Mas se não há registo da casa deve haver pelo menos do terreno, não?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 2828
    • 2828
    • 27 janeiro 2010

# 3

Gostaria se tivesse conhecimento de alguma materia de facto já julgada, sobre essa mesma situação, que me enviasse. Obrigada
    • 1348
    • 27 janeiro 2010

# 4

Infelizmente não tenho nada. Mas se arranjar um bom advogado especializado em divórcios, ele terá com certeza.
    • 2828
    • 27 janeiro 2010

# 5

Poderá haver nesta situação uma antecipação de má fé, e lesar o outro conjuge, na fase depois da setença de divorcio e o inicio da propusitura da acção de partilhas, perante esta mesma situação do imovel não estar registado?
    Não se sabe para quem irá ser o imovel, e as despesas do registo quem as suportará?
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2010

# 6

Colocado por: 2828má fé

Há qualquer coisa no código civil que diz que quando determinada acção é tomada de má fé, mesmo que legal, deixa de ser válida.

A casa foi adquirida antes ou depois do casamento? Se antes, era de quem?
    • 2828
    • 27 janeiro 2010

# 7

A casa foi construida depois do casamento. Logo presume -se que é dos dois se tiverem casados em regime de adquiridos. A duvida é se depois de sair divorcio e antes de iniciar o processo de partilha( neste caso não estão casados)e se o bem não ter sido registado depois de construido.
    Passar a ser bem proprio, para que não possa ser partilhado com o outro conjuge, depois de este estar divorciado, fazendo assim o seu registo?
  1.  # 8

off topic:

Espero que não se tenham divorciado por causa da construção!...
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2010

# 9

Colocado por: 2828A duvida é se depois de sair divorcio e antes de iniciar o processo de partilha( neste caso não estão casados)e se o bem não ter sido registado depois de construido.

Foi como disse acima, pode ser legalmente viável registar a casa mas não deixa de ser feito de má fé, invalidando essa suposta "legalidade".

Reforço o que já foi dito: consulte um (quantos mais, melhor) advogado.
    • 1348
    • 27 janeiro 2010

# 10

Há-de ter, se foi tudo bem feito, licença de habitação da casa. E nessa data estavam ainda casados...
    Acho que mesmo que seja feito o registo após, a casa tb entra nas partilhas.

0.0134 seg. NEW