Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,
    Estou a pesquisar terrenos urbanizáveis com possibilidade de construção.
    Tenho visto anúncios de terrenos com projecto aprovado, contudo a informação constante por vezes é apenas de desenhos 3D e plantas.
    Gostaria de perguntar se me sabem informar relativamente a três questões:
    - é possível viabilizar uma construção num terreno apenas com um estudo prévio ou se a única forma é com entrada de projecto completo (arquitectura e especialidades).
    - ao comprar um terreno com o projecto de arquitectura entregue na autarquia, caso não cumpra os prazos de entrega das fases seguintes (especialidades e levantamento do alvará), será necessário fazer nova submissão de todo o projecto?
    - na compra de um terreno com projecto aprovado, caso não pretenda avançar com o projecto que foi submetido, qual seria o procedimento?
    Obrigada antecipadamente pela ajuda.
  2.  # 2

    Colocado por: Filipa Baptista- é possível viabilizar uma construção num terreno apenas com um estudo prévio ou se a única forma é com entrada de projecto completo (arquitectura e especialidades)

    Os estudos prévios têm a validade de apenas um ano.

    Colocado por: Filipa Baptista- ao comprar um terreno com o projecto de arquitectura entregue na autarquia, caso não cumpra os prazos de entrega das fases seguintes (especialidades e levantamento do alvará), será necessário fazer nova submissão de todo o projecto?

    depende do tempo que passar e das regras que entretanto forem alteradas.

    Colocado por: Filipa Baptista- na compra de um terreno com projecto aprovado, caso não pretenda avançar com o projecto que foi submetido, qual seria o procedimento?

    Apresentar um novo projeto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipa Baptista
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilvaOs estudos prévios têm a validade de apenas um ano.

    Os Pedidos de Informaçao Prévia.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipa Baptista
  4.  # 4

    Colocado por: Filipa Baptista- na compra de um terreno com projecto aprovado, caso não pretenda avançar com o projecto que foi submetido, qual seria o procedimento?


    Solicitar na câmara a anulação do projecto aprovado e submeter um novo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipa Baptista
  5.  # 5

    Obrigada a todos pelos vossos esclarecimentos.
    Umas questões adicionais:
    - Se comprar o terreno sem projecto, o pedido de informação prévia, se existir viabilidade de construção, irá confirmar essa possibilidade e ajudar a definir a volumetria e área possível de construção. É isso? Para ter uma base para desenvolver o projecto posteriormente.
    - Para entrega destes pedidos existe lugar a pagamento de taxas na câmara?
    - Quem pode elaborar este pedido, arquitectos e engenheiros?
    Obriga.
    Votos de um bom trabalho
  6.  # 6

    No meu caso antes de comprar terreno solicitei à câmara via e-mail um pedido de Direito à informação prévia. Anexei uma imagem do Google e a caderneta predial do mesmo.
    Como resposta obtive o seguinte:

    Face ao índice de construção e considerando a área do prédio (1000m2), pode a edificação no máximo apresentar 250m2 de abc, contudo deve ter em consideração a envolvente.

    Deve respeitar alinhamentos (muros/edificação) existentes a nascente.

    Face ao alinhamento do muro a norte, provavelmente existirá cedência para requalificação do arruamento. Essa área deve ser delimitada e quantificada na planta de implantação. Desconhecendo estes serviços as condições do arruamento para poente, não nos é possível defenir se deve executar berma e valeta ou passeio.

    Dependendo da informação recebida , comprar se interessar e arquiteto a trabalhar em projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipa Baptista
  7.  # 7

    Colocado por: Filipa Baptista
    - Se comprar o terreno sem projecto, o pedido de informação prévia, se existir viabilidade de construção, irá confirmar essa possibilidade e ajudar a definir a volumetria e área possível de construção. É isso? Para ter uma base para desenvolver o projecto posteriormente.
    - Para entrega destes pedidos existe lugar a pagamento de taxas na câmara?
    - Quem pode elaborar este pedido, arquitectos e engenheiros?


    Antes de comprar o terreno, já convém saber se tem viabilidade construtiva ou não, senão está a deitar € pela janela.
    Para isso, convém meter já algum arquitecto ao barulho ou ter reunião na Câmara. Pelo menos foi assim que eu me precavi.
    Mas o PIP já lhe confirma isso, correcto!
    Julgo que existe sempre lugar ao pagamento de taxas e taxinhas à Câmara...eles (também) vivem disso.
    Mais os arquitectos que os engenheiros, diria eu (é nesta altura que os engs do fórum me vão cair em cima).


    Colocado por: Gabinete OPSolicitar na câmara a anulação do projecto aprovado e submeter um novo.


    Tinha ideia que seria apenas "deixar cair" ou submeter algo novo, não necessitava de pedir qualquer anulação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipa Baptista
 
0.0083 seg. NEW