No seguimento de alguns posts que frequentemente são lidos, como os problemas das acessibilidades, gostaria de ter a opinião dos Arquitectos presentes no forum acerca da planta abaixo. É uma simples planta e o respectivo pormenor de implementação, com muito pouco detalhe. Gostaria de ouvir e trocar algumas opiniões sobre a qualidade em si da planta, do que está por "detrás" da planta, e quais os erros / falhas que são visíveis a olho nu.....
Não é a minha planta, não tenho mais imagens, apenas sei que são projectos aprovados e estão para construção (alguns provavelmente já construídos). A minha capacidade de esclarecer questões é muito reduzida, mas pelo que sei da dinâmica do forum, tal basta para julgar a escolaridade e aptidão profissional do desenhador/arquitecto envolvido :)
Estes projectos, aparentemente não cumprem a actual lei das acessibilidades, mas podem ter cumprido a Lei vigente, quando foram licenciados/ autorizados, basta terem dado entrada na Câmara municipal antes de 31 de dezembro de 2007.
acessibilidades não cumpre nada, até os corredores escadas me parecem muito estreitos. essa implantação no lote é curiosa, pode resultar como pode ser uma grande salgalhada, teria de se ver terreno e restante loteamento. em termos de plantas parece-me que a ideia é mesmo espremer ao máximo isso, mas por outro lado há aquelas varandas interiores que tiram espaço, assim como aquele grande terraço, uma grande contradição. não percebi aquele wc minúsculo depois um grande com suite no r/c, muito estranho, porque não abrir esse wc ao resto da casa? e ficar com um escritório quarto simples ai? a ideia base é boa mas falta ai tacto em espaços e funcionamento, que torna a ideia sem lógica. a minha opinião
O projecto apresentado, a meu ver, está bem "esgalhado".Pelas plantas, dá para ver ser um projecto comercial mas com intenções e boas soluções. Simples mas com alma e boa funcionalidade. Não cumpre a lei das acessibilidades, porque deve ser anterior à lei estar em vigor. As áreas são pequenas.
Efectivamente as áreas não são generosas. Existe contradição.. as áreas estão espremidas.. mas depois existem areas de circulação desnecessárias. Os anexos, para parqueamento coberto.. não me parecem muito funcionais... Parece-me despropositado, tanta area num closet, junto à entrada... A zona de arrumos (debaixo das escadas), nunca terá a area útil que aparenta ter...
Projecto comercial, quero dizer com algo que se ajuste às exigências do mercado sem se comprometer com opções mais elaboradas. Que seja fácil de vender.
... eu penso que este projecto nada tem de comercial..até o considero muito "especifíco" para um determinado nicho ou cliente com exigências funcionais particulares... não é nada generalista/ comercial (agradando a "gregos e troianos")
Colocado por: AdrianoPFernando, o que considera uma medida correcta?
de corredor 1.20 de escadas mínimo 1m
mas vocês já viram que a casa é totalmente espremida e depois há aquele grande terraço no 1ºpiso, metade desse piso? maior contra-senso que isto? e não vejo nenhum condicionante para acontecer isto.
O objectivo de ter aberto este tópico, era perceber os comentários que podem surgir a uma determinada planta apresentada de forma completamente descontextualizada. :)
Já passámos a parte das acessibilidades e casas de banho viradas para o Hall, que não é nada mau.
Se fosse uma "casa de férias", fariam as áreas mais sentido? E se o mar estiver por perto? Estará a planta a prever essas situações? Assim de repente aquela parede a proteger o carro fazia sentido, ou não?
Cobertura ajardinada? Mto bom...! A caixilharia é em madeira num alçado e preta lacada ou pintada a forja noutro?! As guardas marcam muito... estão demasiado "assumidas" Acho o canto da "namoradeira" em madeira está demasiado solto...na minha opinião, percebo a ideia de remate mas acho não funciona muito bem estéticamente...
isso é do siza não é? daquelas urbanizações de golfe não retiro o que disse não faz sentido espremer tanto e depois ter aquele terraço enorme assim como o resto que disse.
Estas imagens são do siza vieira Bom sucesso em Óbidos , custa a módica quantia de 750000€ já com terreno e acabamentos de mer...... a cobertura ajardinada é imposição da urbanização pois este está inserido num campo de golfe... feito para os reformados nórdicos virem morar para este país á beira mar
Siza ou não, tem sempre os seus "ques"... :) Porem, ha uma coisa que aprecio neste arquitecto. A sua humildade, e isso reflecte-se sempre nas suas obras...
he he digam mal agora. Por acaso já tinha identificado as plantas pois é uma urbanização que até conheço. Concordo com o bhp se há coisa que não falta ao "nosso arquitecto" é humildade... : )))