Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de pedir a ajuda de alguém entendido para me dar uma ideia de como descolar uns acrescentos de aduela de porta da aduela maior, ou seja, da que tem o batente da fechadura. As peças estão estão ligadas entre si por uma tira de MDF ou semelhante, a qual está inserida nas ranhuras que servem para introduzir o resguardo, e estão coladas com cola para madeira. Sei que com uma pistola de calor a cola amacia, mas tendo em conta que a madeira é revestida com uma película branca tenho medo que esta se estrague. A ideia é que o material seja reaproveitado.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Esqueça aproveitar isso
  3.  # 3

    Foi feita asneira da grossa! Isso nunca se cola é só de encaixe ao arrancar é lixo.
  4.  # 4

    Caro Costa53, uma vez que não sei, vou considerar a sua afirmação como correta. Só penso que se fosse apenas de encaixe seria mais difícil de manter a aduela "dois em um" no sítio, mas como nunca vi/experimentei, não posso dizer nada. Pelo que vejo, noutras iguais, a tal "fita" não fica muito apertada, daí a minha afirmação sobre a colocação.

    O RicardoPorto diz o mesmo... Quer dizer que não há forma nenhuma de descolar aquilo... Mas há forma de partir a tal "fita". :D

    Obrigado.
  5.  # 5

    Isso que está a falar deve ser uma tapeta extensível. Existem com diferentes tamanhos de pata, mas realmente não deveria estar colada não. Agora é mesmo esquecer arrancar sem estragar
  6.  # 6

    Obrigado pelo comentário, André Pimenta.
    Depois de pesquisar, não consegui verificar se é mesmo esse o nome, mas é bem possível que sim.
    Ainda vou tentar fazer uma artimanha para tentar salvar a coisa. Se conseguir, depois escreverei aqui o processo. Pode ser que ajude alguém. Se não conseguir, paciência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  7.  # 7

    Pode colocar fotos sff?
  8.  # 8

    Com certeza, aqui vão elas.
      20230120_122328.jpg
      20230120_122254.jpg
      20230120_122307.jpg
  9.  # 9

    Já agora, aproveito e envio fotos das tais "tapetas extensíveis" que ligam as peças e a cola que terá sido usada.
    A minha ideia é cortar a aduela por trás até chegar à famosa tapeta e depois tentar descolá-la. Uma vez que não se vê no fim de estar instalada, parece-me o mais óbvio de fazer. Enfim, invenções minhas...
      20230120_123448.jpg
      20230120_123401.jpg
      20230120_123341.jpg
  10.  # 10

    Hum então não são tapetas extensíveis . Será que não emendaram o aro por ser estreito com isso?
    Tapetas extensíveis são isto
      Screenshot_2023-01-20-12-38-35-938_com.miui.gallery-edit.jpg
      Screenshot_2023-01-20-12-37-01-313_com.miui.gallery-edit.jpg
      Screenshot_2023-01-20-12-39-10-618_com.miui.gallery-edit.jpg
  11.  # 11

    Eu penso que conheço isso como resguardo da aduela. De qualquer forma, podemos ver nas fotos abaixo uma sobra de tapeta/resguardo(?), assim como o efeito de uma porta já montada com este sistema de acrescento.
      20230120_125159.jpg
      20230120_125255.jpg
      20230120_125249.jpg
  12.  # 12

    Isso são as guarnições, o que faz o remate do aro à parede.

    Sobre a forma como descolar os acrescentos dos aros, sem danificar a melamina/pvc vai ser muito complicado. Talvez consiga fazê-lo com uma espátula fina, mas é sempre um risco...
    Concordam com este comentário: Peper87
  13.  # 13

    Colocado por: SarapantãoEu penso que conheço isso como resguardo da aduela. De qualquer forma, podemos ver nas fotos abaixo uma sobra de tapeta/resguardo(?), assim como o efeito de uma porta já montada com este sistema de acrescento.
      20230120_125159.jpg
      20230120_125255.jpg
      20230120_125249.jpg
    isso são guarnições, essa especificamente nós chamamos de tapeta extensível. Há vários tipos, agora acrescentos ao aro não são tão comuns. Já fiz imensos aros divididos por exigência dos clientes, principalmente quando querem duas cores/tipos de madeira no mesmo aro. Agora arrancar isso fora sem estragar adivinha-sw tarefa difícil. Talvez com um pouco de álcool isopropílico para amolecer a cola/adesivo. Outros materiais vão estragar o acabamento que me parece papel lacado
  14.  # 14

    Vou tentar o álcool isopropílico. Já tinha lido sobre ele, mas ainda não tinha ponderado bem a sua utilização porque não sabia se seria demasiado "corrosivo".
    Os aros têm uma capa/folha de qualquer coisa que penso ser PVC. É relativamente fácil de retirar com alguma força, mas não rasga com facilidade. O aro só tem mesmo cola na ligação, ou seja, o aro em si não tem cola, só naquela peça de ligação que está dentro da ranhura. Se puser o álcool pela parte de trás, em princípio, não chegará a danificar as partes visíveis da "frente". Veremos.

    Agradeço a todos as dicas. Vou tentar resolver a questão e depois vou colocar aqui o resultado para ajudar a comunidade.
    Obrigado.
  15.  # 15

    Colocado por: André Pimenta Outros materiais vão estragar o acabamento que me parece papel lacado


    É melamina ou PVC, na primeira foto dá para perceber o filme.
  16.  # 16

    Colocado por: Vítor Magalhães

    É melamina ou PVC, na primeira foto dá para perceber o filme.
    melanina não senão não dobrava para a parte de baixo. Pode ser PVC sim, ou papel. Mas papel em contraplacado é capaz de ficar muito irregular.
    Edit já reparei que o user disse que era PVC.
  17.  # 17

    Colocado por: SarapantãoVou tentar o álcool isopropílico. Já tinha lido sobre ele, mas ainda não tinha ponderado bem a sua utilização porque não sabia se seria demasiado "corrosivo".
    Os aros têm uma capa/folha de qualquer coisa que penso ser PVC. É relativamente fácil de retirar com alguma força, mas não rasga com facilidade. O aro só tem mesmo cola na ligação, ou seja, o aro em si não tem cola, só naquela peça de ligação que está dentro da ranhura. Se puser o álcool pela parte de trás, em princípio, não chegará a danificar as partes visíveis da "frente". Veremos.

    Agradeço a todos as dicas. Vou tentar resolver a questão e depois vou colocar aqui o resultado para ajudar a comunidade.
    Obrigado.
    o problema não será muito a parte da frente se usar algo mais forte como diluente. Se for PVC usando diluente talvez fique danificado, porque em alguns plásticos aquilo é corrosivo, se for papel não terá esse problema. O problema é que o diluente vai corroer a cola que une essa camada ao contraplacado e depois descola. E depois ao tentar resolver um problema arranja outro
  18.  # 18

    Então, muitos meses depois, coloco aqui a solução que encontrei e que resultou.
    Comecei por pôr álcool isopropílico na ranhura e na peça que estava colada. Depois, com uma espátula, fui martelando entre a as peças com cuidado para descolar as superfícies. No fim, com a ajuda de um alicate e de alguma força, puxei a peça de ligação e ela saiu. o álcool não descolou a membrana de pvc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Vítor Magalhães
      20230226_180036.jpg
      20230226_175930.jpg
      20230226_175838.jpg
  19.  # 19

    As imagens não estão por ordem, mas é fácil de entender o processo.
      20230226_181117.jpg
      20230226_180044.jpg
 
0.0223 seg. NEW