Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho de momento um filho numa casa alugada com as seguintes clausulas no contrato:

    "nº 1 O segundo outorgante reconhece expressamente que o local arrendado tem todas as condições de habitabilidade e obriga-se a mante-lo em bom estado de conservação e de limpeza com todas as suas pertencas, nomeadamente com todas as portas, vidros, armários, roupeiros chaves, instalações eletricas, sanitarios, eletrodomésticos conforme lista do n° 2 da cláusula primeira deste contrato e a manter em bom estado as paredes, pavimentos e tetos, pagando a expensas suas as reparações relativas ao seu mau funcionamento, causado p or culpa sua ou mesmo negligencia, ressalvando o desgaste proveniente da sua normal e prudente utilização-"

    "n° 3 O primeiro outorgante, e obrigado pelo novo regime de arrendamento, a fazer obras de conservação ordinária, extraordinaria e de beneticiações. Entende-se o b r a s d e conservação ordinarias aquelas que se encontram relacionadas com o envelhecimento exterior e interior do prédio e com o seu uso normal. Entende.se extraordinária, como as ocasionadas por defeito de construção do prédio ou por caso fortuito de força malor As obras destinadas a manter uma edificação nas condições existentes à data da sua construção, reconstrução, ampliação ou alteração, designadamente as obras de restauro, reparação ou limpeza,de acordo com o art. 2°do DL 555/99, de 16 de Dezembro.


    Recentemente um dos estores eléctricos da casa avariou, sendo que, segundo o senhorio, a responsabilidade de o arranjar é minha. Isso é mesmo assim? Relacionado com avarias etc são essas as clausulas que estão no contrato.
    • size
    • 21 janeiro 2023

     # 2

    Declina para o senhorio. A avaria eléctrica terá sido por desgaste e não por deficiente uso.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: olaola
  2.  # 3

    Se o estore avariou sem ter sido por mau uso (por exemplo ter deixado algo no parapeito da janela que bloqueasse o estore, ter forçado os estores manualmente a descer ou subir, etc), então a responsabilide de arranjar é do senhorio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: olaola
    • olaola
    • 15 setembro 2023 editado

     # 4

    Entretanto a torneira do bidé está totalmente solta devido a ferrugem nas peças de fixação.
    De quem é a responsabilidade do arranjo?
  3.  # 5

    À partida e pressupondo que será desgaste normal da utilização suponho que a responsabilidade seja do senhorio.

    No entanto, isso custa o quê? 5€?
    Se vai chatear o senhorio à mínima coisa ele não faz mais nada.

    Eu arranjava e deixava as responsabilidades do senhorio para algo que realmente justifique.
  4.  # 6

    Colocado por: psergio57À partida e pressupondo que será desgaste normal da utilização suponho que a responsabilidade seja do senhorio.

    No entanto, isso custa o quê? 5€?
    Se vai chatear o senhorio à mínima coisa ele não faz mais nada.

    Eu arranjava e deixava as responsabilidades do senhorio para algo que realmente justifique.


    vivi mais de 10 anos numa casa alugada e era essa a minha forma de pensar. sendo a casa minha ou não, existem pequenas coisas que se vão estragando, faz parte da vida. sendo responsabiliade do senhorio, mas sendo coisas baratuchas, eu proprio fazia porque era mais rápido do que o senhorio mandar lá alguem.
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo, JoãoEduardoDias, smst, psergio57
  5.  # 7

    Eu sou da mesma opinião: chateie o senhorio com coisas "a sério".
    Entendo que seja a tal coisa da responsabilidade e tal, mas chatear o senhorio por coisas mínimas pode por vezes passar por chata(o) e depois em problemas sérios pode pensar "ah mais uma coisa, logo faço não deve ser nada de especial como as outras situações".

    Eu aprendi muito quando morei sozinho, e este fórum ajudou-me sempre. Entreguei aquela casa melhor do que me foi entregue,e mantive uma boa relação com o senhorio e família.
    Mas lá está: eu penso assim 😇
    Concordam com este comentário: psergio57
  6.  # 8

    Com inquilinos assim, começamos logo a pensar em fazer oposição à renovação do contrato.
  7.  # 9

    A reparação implica chamar um picheleiro, não é tão simples como aqui fiz parecer. As reparações simples sempre as fiz, agora chamar um picheleiro devo ser eu?
    • size
    • 17 setembro 2023 editado

     # 10

    Colocado por: olaola
    A reparação implica chamar um picheleiro, não é tão simples como aqui fiz parecer. As reparações simples sempre as fiz, agora chamar um picheleiro devo ser eu?


    Pode ser, realmente, uma reparação fácil de fazer. As torneiras, geralmente, não oxidam com ferrugem. Pode sim, ter cedido na fixação com o vidé, perante possível esforço, bastando reapertá-la. Faça isso...

    Se for mais complicado, nada perde, de forma cordial, informar o senhorio da ocorrência. Também de forma cordial, o senhorio poderá prontificar-se mandar reparar.
    Concordam com este comentário: olaola
  8.  # 11

    É tua.. tu usaste, foram desgastando, agora colocas novas.
 
0.0154 seg. NEW