Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Bruno.AlvesAqui há uns tempos falou-se aqui de um fórum cópia deste. Um dos problemas que sempre encontrei neste fórum foi não se saber qual é a plataforma em que corre. Mais um secretismo esquisito.

    Mas sabe-se ;)

    Colocado por: Bruno.AlvesDá ideia que é um Vanilla modificado, mas nunca me senti muito confortável com a ideia de poder ser uma plataforma desenvolvida por alguém, que não sabemos como trata os nossos dados e que pode não ter a segurança, actualizações e escrutínio das plataformas standard.

    Completamente. O secretismo não inspira confiança e estamos sempre à mercé, pois não existe grande gestão de conteúdos próprios.

    Colocado por: Bruno.AlvesIsto para também dizer que a BD pode ter um formato esquisito e que importá-la pode ser uma carga de trabalhos. Seja como for acho que não estamos nesse caminho.

    Nada disso. Há tantas formas para fazer ETL. Tudo o que é modernização passa por isso. Sem crise.
    • njs
    • 23 janeiro 2023

     # 42

    Isto corre uma versão antiga do Lussumo Vanilla forum, há uma versão nova (Vanilla 2.0) e há um "porter" para portar a versão antiga para motores mais recentes de forum.

    Aqui: https://github.com/vanilla/porter

    Penso que com acesso à BD daria para importar isto e continuar daí, se não der totalmente também se dá um jeitinho para colocar isto a funcionar, pelo que vi não é uma estrutura muito complexa.

    Se se fizer alguma tentativa e precisarem de mais um, avisem :)
    Concordam com este comentário: hangas
  2.  # 43

    Eu nunca soube quem e o " dono" do fórum , o Vítor não sabe quem e ?
  3.  # 44

    Colocado por: njsDá sim, com maior ou menos dificuldade é possivel, mas para isso é preciso ter acesso à BD do forum actual e isso só com colaboração da actual administração.

    Já me disponibilizei para ajudar tanto aqui como por email, mas até ver ainda não recebi resposta da administração.

    E sim, claramente que há solução :)



    Exato uma migração é possível. Eu também já tentei contactar a administração pelo email que está nos contactos onde me dispunha a ajudar quer a estudar uma migração quer na gestão técnica de alguns problemas, principalmente o do certificado.

    O certificado sofre de um problema cronico por utilização simplista dos certificados do Let's Encrypt. Os certificados só duram 90 dias e o site parece ter pelo menos 2 servidores em load balancing, mas a validação do cert Let's Encrypt está a ser feita por HTTP(S) e apenas um dos servidores consegue fazer a validação. Depois é preciso copiar a chave privada para o outro servidor. Por isso é que geralmente a cada 90 dias temos problemas de intermitência com os certificados.
    Agora foi renovado mas com os SANs errados ou em falta. Também será fácil de corrigir.

    Se houver interesse posso perfeitamente ajudar a resolver algumas destas questoes e principalmente avaliar e estudar uma migração, fazer um Proof of Concept, etc. Até porque é isso que faço profissionalmente e não me importo de ajudar.
  4.  # 45

    Colocado por: pguilhermeNada disso. Há tantas formas para fazer ETL. Tudo o que é modernização passa por isso. Sem crise.


    Nem mais. Ainda para mais antiga ou não sabe-se o que corre o forum e serão formatos abertos em bases de dados conhecidas. Quem é da área certamente já fez migrações mais esotéricas, em sistemas proprietários e sem qualquer documentação:)
  5.  # 46

    Se o dono tiver interesse em vender o fórum enviei e-mail
  6.  # 47

    Colocado por: Reduto25Eu nunca soube quem e o " dono" do fórum , o Vítor não sabe quem e ?

    Não faço a mínima ideia.
    Concordam com este comentário: DR1982
  7.  # 48

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Não faço a mínima ideia.
    (???) Really?
    é um email apenas?...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 49

    Colocado por: hangaso site parece ter pelo menos 2 servidores em load balancing

    A sério? Não julgava que fosse necessário (e lá está, mais caro...). O site em si é totalmente minimalista e o número de posts diários, ainda que relevante para a realidade nacional, não é extraordinário.

    Colocado por: gil.alvesIdeia, openSource.https://www.taliadegisi.com/forums/index.php

    Eia ElkArte, já nem me lembrava disso, acho que nunca o tinha visto referido em Português. Isso ainda mexe?
  9.  # 50

    Parece que sim, atendendo aos commits: https://github.com/elkarte/Elkarte
  10.  # 51

    Colocado por: Bruno.AlvesA sério? Não julgava que fosse necessário (e lá está, mais caro...). O site em si é totalmente minimalista e o número de posts diários, ainda que relevante para a realidade nacional, não é extraordinário.


    Pelo menos é a impressão que dá quando andei a despistar problemas de certificados no passado. Eram servidos em alternância dois certificados diferentes.

    Isto pode não significar que a administração está a pagar dois servidores, isto pode ser um mecanismo do próprio site de alojamento, e até se pode dar o caso de o cliente não ter controlo sobre isso. Mas que a terminação SSL está a ser feita em duas instâncias, isso parece claro.

    O fórum está alojado aqui: https://www.hetzner.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  11.  # 52

    Colocado por: hangases em load balancing, mas a validação do cert Let's Encrypt está a ser feita por HTTP(S) e apenas um dos servidores consegue fazer a validação. Depois é preciso copiar a chave privada para o outro servidor. Por isso é que geralmente a cada 90 dias temos problemas de intermitência com os certificados.
    Agora foi renovado mas com os SANs errados ou em falta. Também será fácil de corrigir.


    dá ideia que não foi renovado o certificado , mas sim criado um novo com o SAN errado , foi gerado com www.forumdacasa.com , na renovação tal não acontece... e se dá problemas é porque querem , basta colocar o email na conf do lets ecrypt que ele envia email com 1 mês antes de expirar , dá tempo para fazer tudo..
  12.  # 53

    Sou só eu ou já é possível aceder sem problemas?
    Pelo menos das ultimas vezes que acedi já não deu problemas
  13.  # 54

    sim parece que normalizou
  14.  # 55

    Parece que sim.. Renovado hoje. Afinal a administração está atenta ;)
      Screenshot 2023-01-23 at 12.26.11.png
  15.  # 56

    Está impossível aceder ao fórum
  16.  # 57

    Colocado por: hangasAfinal a administração está atenta ;)

    Foi a ameaça do uso capião
    Falta resolver o problema das fotos
  17.  # 58

    Boa. Agora era fixe interagirem um bocadinho com os utilizadores e eventualmente responderem a alguns dos pontos que se referiram.
  18.  # 59

    Colocado por: Bruno.Alvese eventualmente responderem a alguns dos pontos que se referiram.

    Nomeadamente quanto querem para o pessoal comprar isto.
    • SrR
    • 23 janeiro 2023

     # 60

    E eu a pensar que isto ia estourar de vez..
 
0.0319 seg. NEW