Colocado por: Joao DiasPGuilherme, leia bem o que escrevi… o que escreveu é sem dúvida a antitese de tudo aquilo em que acredito. Prefiro não fazer uma obra do que orçamentar maus barato e baixar a qualidade do nosso trabalho ou resultado final.
Colocado por: N Miguel OliveiraPessoalmente, considero que devo contemplar tempo para dissecar o que pede o cliente, tempo para testar outras soluções que nem sempre são as mais evidentes, e que muitas das respostas chegarão por exclusão de partes (ou seja, que por vezes é preciso testar o seu contrário). O tempo de produzir é relativamente curto, o que tarda é analisar o que se produziu, e voltar a tentar, a corrigir, a começar de novo, etc... Acho também fundamental que o arquitecto veja além do cliente, pois este, à partida, há-de deixar este mundo e a obra continua lá. No fundo há uma certa responsabilidade social, mesmo num projecto privado. Deve existir sempre certa flexibilidade também. Mas não acho que esta minha visão devesse ser lei. É apenas o meu modo de ver as coisas. Haverá outros, certamente legítimos também.
Colocado por: N Miguel OliveiraEu posso estar 10h a remoer uma solução e não sair dali nada que se aproveite... como posso estar apenas 10min e resolver a questão. A questão da competência/produtividade é relativa, pois possivelmente eu precisei de falhar durante 10h, para conseguir ver a solução nos 10min seguintes. Uma coisa é certa, se paga mais tempo para que um técnico elabore o seu projecto, há maior probabilidade que o resultado seja melhor.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão censuro quem reage literalmente ao que pede o cliente: "Quero uma casa assim, com isto ali e aquilo acolá."
Colocado por: pguilherme
Então concorda totalmente com o que digo.
Não baixa o preço para depois fazer um mau trabalho. É isto que tenho estado a dizer.
Este princípio aplica-se independentemente do segmento de mercado.
Colocado por: pguilhermeSe outro profissional chegar ao mesmo resultado em 20h, seria justo pagar mais (porque demorou mais tempo), o mesmo (porque o resultado foi o mesmo) ou menos (porque foi menos eficiente/hábil)?
Colocado por: pguilhermeSem dúvida.
E mais, pode ficar essas 10h10m até chegar à solução. Mas outro profissional pode demorar o dobro do tempo para chegar ao mesmo patamar ou então nem o alcançar de todo. Aqui sim justificam-se as diferenças de honorários.
Colocado por: RuipsmO mercado está mesmo ao rubro. Tenho um conhecido que comprou uma casa a cerca de 2 meses, casa térrea independente para recuperar zona de Perafita/Lavra em Matosinhos. Já andava a tratar de pedir preços para renovar das diversas especialidades e antes de avançar para as obras vendeu a casa na passada semana sem ter feito qualquer intervenção na mesma. Comprou a 2 meses por 85k, vendeu por 145k.E vai comprar outra por quanto?
Incrivel
Colocado por: DR1982E vai comprar outra por quanto?
Pode parecer bom negócio se comprou a casa para revender, se comprou para reconstruir e para viver nela pode nao ter sido assim tao bom negócio.
Colocado por: N Miguel OliveiraSe pedir a mesma coisa a 50 arquitectos, terá 50 projectos diferentes.
Colocado por: N Miguel OliveiraNunca lhe servirá de muito analisar algo criativo/subjectivo com essa visão racional, matemática e mercantilista.
Colocado por: N Miguel OliveiraE é sobretudo por aí que existem diferenças. Na quantidade de tempo que cada profissional acha necessário para chegar a uma solução razoável/suficiente/boa/excelente.
Colocado por: N Miguel OliveiraJá o pguilherme, vê a coisa como um produto objectivo e acabado. Ora, fazer isto custa A de matéria prima, mais B de custos de produção, mais C de custos indirectos, mais D de lucro, igual a E. Isto no sector dos projectos, só se aplica à componente mecânica/prática/operária/de produção... a parte criativa você não tem como saber. Por isso lhe custa tanto entender que haja valores de honorários tão dispares.
Colocado por: pguilhermeSenão, como é que o seus professores o avaliaram?
Colocado por: pguilhermeEntão como chega aos números que apresenta nas suas propostas?
É pelo nº de horas? Quantas horas são e quanto vale cada uma?
Como justifica que essa hora valha mais que a do Arq. Zé Manel? Porque é mais criativo do que o Zé? E como conclui isso, sem a frieza da análise?
Colocado por: pguilherme1) Todos conseguem chegar ao mesmo patamar?
2) O valor por hora é igual para todos os arquitectos? Porque não? (o caso do Arq. Zé Manel)
3) Um profissional que demore mais tempo a chegar a um patamar deve cobrar mais ou menos do que outro que o faz em menos tempo? Como avalia esta situação? Se demorar 10x mais, deverá cobrar 10x mais que o concorrente para oferecer o mesmo resultado?
Colocado por: N Miguel OliveiraA parte criativa é por comparação com outros projectos passados. Apenas nos primeiros se fez esse exercício mercantilista e de preço unitário. Apartir daí foi-se afinando, subindo/descendo nos seguintes em função do tempo que se gastou, da dificuldade do proj, etc. Passados uns anos, torna-se fácil.
Colocado por: N Miguel OliveiraIsso pura e simplesmente não existe.
Quem define esse patamar? O cliente? O técnico?
Colocado por: N Miguel OliveiraVocê aqui está a comparar dois restaurantes
Colocado por: N Miguel OliveiraA sua anális€ nunca passará do que é objectivo medir...
Colocado por: palmstrokeefectivamemte se tivesse pedido mais credito e tivesse comprado um 2o apartamento em 2015 tinha agora mais patrimonio do que aquele que tenho com a opção de esforçar-me a trabalhar.
Colocado por: palmstrokequal é então a mais valia de uma pessoa trabalhar? a realidade é que nem que consigam poupar 1000€/mês vão chegar a algum lado!! boa sorte para quem consegue poupar 500€/mês ou menos.
Colocado por: palmstrokeaproveitem a vida, gastem tudo o que ganham, peçam credito acima das possibilidades, votem em partidos de esquerda para que possam ter a maior quantidade de subsidios possível se as coisas correm mal.
Colocado por: pguilhermeAo rejeitar qualquer avaliação
Colocado por: LissaMais alguém que esteja a acompanhar os preços das casas nos arredores de Lisboa e tenha notado diminuição de preços?
Há 1 ano atrás, na zona onde quero morar os t1 anunciavam-se por quase 200k. Hoje, na mesma zona, os t2 estão entre 180k-200k.
Colocado por: Pobretanas90
Há 1 ano atrás anunciavam por 200 e fechavam nos 180, agora anunciam por 180 e negoceiam menos, a não ser que tenha aparecido uma zona melhor.
Havia muita casa a ficar demasiado tempo no mercado porque estava ao preço errado. Fiz mais de 10 propostas no ultimo ano, nenhuma foi ao preço pedido, e muita vezes consegui pelo menos uma primeira contraproposta a 10% abaixo do preço listado).
Colocado por: N Miguel OliveiraO pguilherme é que não pode/consegue ter todos os dados para poder analisar, e essa falta de informação objectiva não lhe permite chegar à única visão que considera válida, a empresarial.
Colocado por: N Miguel OliveiraTão simplesmente, porque é impossível "prever" com a precisão matemática (que você quer)
(...)
Também não percebe que uma avaliação, prémio, reconhecimento é uma consequência e não a causa/motivação de um bom trabalho.
Colocado por: N Miguel OliveiraE menos ainda, que esses prémios, reconhecimentos ou avaliações são tudo menos decisões objectivas.
Colocado por: N Miguel OliveiraPois o que o iria mover seria sobretudo o prémio (€€€) e não o desafio em si, (visão empresarial).
Colocado por: N Miguel OliveiraOu então, caso participasse e não "ganhasse" teria um muito "mau perder" certamente, custar-lhe-ia "engolir" argumentos subjectivos ou "de gosto"... quando você cumpriu com todos os requisitos objectivos.
Colocado por: DR1982Se gostarem realmente da casa não se ponham com essa da negociação, a menos que seja indiferente!