Colocado por: pguilhermePelos vistos não chegou ao 2º parágrafo e tirou conclusão precipitada.
Colocado por: pguilhermePoder-se-á aplicar caso o imóvel já esteja em utilização pelo comprador [...]
Colocado por: ibyt[...] depois de assinado o CPCV, o IMT é devido no momento em que o promitente adquirente tome posse ou comece a usufruir do imóvel e este não seja para HPP.
Colocado por: ibytÉ mais abrangente:
Colocado por: pguilhermeNo CPCV (promessa) não existe ainda transmissão de propriedade, logo não é obrigatório qualquer IMT.
Colocado por: pguilhermePoder-se-á aplicar caso o imóvel já esteja em utilização pelo comprador, o que não é o caso de apartamentos em planta e nada tem a ver com a fiscalização do CPCV.
Colocado por: PickaxeIsso só é possível se for pago o IMT sobre o valor do sinal, mas continua-se a fazer isso ... até ao dia que as finanças se lembrem de fiscalizar os CPCV.
Colocado por: NTORION3 - Considera-se que há também lugar a transmissão onerosa para efeitos do n.º 1 na outorga dos seguintes actos ou contratos:
a) Celebração de contrato-promessa de aquisição e alienação de bens imóveis em que seja clausulado no contrato ou posteriormente que o promitente adquirente pode ceder a sua posição contratual a terceiro;
Colocado por: pguilhermeNTORION, embora me pareça clara e sucinta, parece que estão a interpretar a minha mensagem com algo que não está lá.
Passo a explicar.
Colocado por: Pickaxe
Isto para mim é claro, assina CPCV com a dita cláusula, paga IMT
Colocado por: ibytO IMT também é devido em inúmeros casos em que ainda não existiu a transmissão de propriedade.
Colocado por: ibytO pguilherme estava apenas a referir-se à obrigação em sede de IMT que existeno momento da assinatura do CPCV. Admito que não percebi que se estava a limitar a esse momento
Colocado por: DomJá se começam a realizar CPCV's em planta com a clausula de poder vender diretamente ao cliente final sem passar o imóvel para o nome do investidor de modo a evitar impostos.
Colocado por: PickaxeIsto para mim é claro, assina CPCV com a dita cláusula, paga IMT
Colocado por: NTORIONApenas coloquei a legislação aplicável.
Crédito à habitação vai agravar-se "de forma muito significativa" até fim de 2023
Colocado por: pguilhermeEnfatizou algumas partes, certamente para passar uma mensagem.
Colocado por: pguilhermeDe qualquer forma, voltando ao tema original:
https://cnnportugal.iol.pt/videos/credito-a-habitacao-vai-agravar-se-de-forma-muito-significativa-ate-fim-de-2023/623a2cac0cf2c7ea0f20f06b
Colocado por: pguilhermeParece ser um ponto de viragem.
Colocado por: AMVPQuanto aos juros, sim subirao tenho é para mim que sera um processo adiado por mais uns tempos e com muiiita contencao por parte do bce. Mas veremos.
Colocado por: pguilhermemesmo face à falta de procura