Colocado por: palmstrokeA meu ver isto resolvia-se com aumento do lado da oferta de casas usadas para habitação. E isso criava-se artificialmente comum imposto extra para quem é propietario de mais de 5 fogos habitacionais(com as devidas precauções para impedir multiplicação de sociedades propietárias de até 5 casas, mas pertencentes ao mesmo dono). Logo, esses propietarios que acumulam muitas propiedades, acabariam por buscar outras soluções de rendimento, e poriam à venda o seu portfolio de apartamentos.
Isto, claro, criava um problema para os grandes propietarios, mas resolvia o problema de quem hoje não consegue comprar, porque aumentaria a oferta.
Colocado por: NTORIONA meu ver isto resolvia-se com aumento do lado da oferta de casas usadas para habitação. E isso criava-se artificialmente comum imposto extra para quem é propietario de mais de 5 fogos habitacionais(com as devidas precauções para impedir multiplicação de sociedades propietárias de até 5 casas, mas pertencentes ao mesmo dono). Logo, esses propietarios que acumulam muitas propiedades, acabariam por buscar outras soluções de rendimento, e poriam à venda o seu portfolio de apartamentos.
Isto, claro, criava um problema para os grandes propietarios, mas resolvia o problema de quem hoje não consegue comprar, porque aumentaria a oferta.
Colocado por: palmstrokePorque é que a solução para a habitação tem de ser nova construção? O parque de casas usadas não chega?
A meu ver isto resolvia-se com aumento do lado da oferta de casas usadas para habitação. E isso criava-se artificialmente comum imposto extra para quem é propietario de mais de 5 fogos habitacionais(com as devidas precauções para impedir multiplicação de sociedades propietárias de até 5 casas, mas pertencentes ao mesmo dono). Logo, esses propietarios que acumulam muitas propiedades, acabariam por buscar outras soluções de rendimento, e poriam à venda o seu portfolio de apartamentos.
Isto, claro, criava um problema para os grandes propietarios, mas resolvia o problema de quem hoje não consegue comprar, porque aumentaria a oferta.
Não sei quantas pessoas existem que têm mais de 5 propiedades, se calhar afectaria poucas pessoas (essas que são donas de edifícios inteiros, ou fundos imobiliários) e teria um efeito positivo para muitas pessoas. É uma escolha: há que beneficiar alguns e prejudicar outros. E até poderia ser positivo para todos a longo prazo, no sentido de que essas pessoas com muito capital, em vez de investir apenas para ter rendimento predial, o que não cria nenhuma riqueza para o país, poderiam investir em criar empresas exportadoras (o dinheiro teria de ir para algum lado!), o que melhoraria a balança comercial de Portugal e criaria emprego.
Colocado por: ferreiraj125
Se queres tornar a habitação mais acessivel tens de aumentar as casas disponiveis para as familias.
Colocado por: rjmsilvaHá mais casas que famílias.
Colocado por: Pickaxe
O que interessa é que a procura é maior do que a oferta.
Colocado por: rjmsilvaParece que há um desequilíbrio entre onde essas casas estão e onde as pessoas procuram.
Colocado por: palmstrokeA minha ideia pode não ser justa para todos, mas que criaria artificialmente mais oferta isso sim, porque uma % de propietarios seria tentado a vender a partir da 5a propiedade para não pagar imposto extra. :) de resto não sou especialista de políticas de habitaçåo e não faço ideia dos efeitos perniciosos (tentaram fazer isso em Berlim e não foi aprovado pelo tribunal).
Não faz sentido toda a riqueza do país estar em casas lol, no sentido de que qualquer dia trabalhar não faz sentido porque: a) quem não tem casa agora, nunca vai ganhar o suficiente; b) quem já tem casa facilmente consegue um património de meio milhão de euros o que comparado com os 30 ou 40 mil euros que se ganha anualmente tem um peso ridículo. a sério: para quê trabalhar? é uma ideia base de sociedade que está em causa.
Colocado por: NTORIONA legislação e a tributação devem ser o mais simples
Colocado por: PickaxeÉ isso mas não só, as casas nos centros das cidades até podem estar no sitio certo, mas não tem garagem na cave, e grandes varandas, que são requisitos imprescindíveis para quem procura uma casa.
Colocado por: palmstrokeA minha ideia pode não ser justa para todos,
Colocado por: SirruperO Costa prometeu aumentar salarios
Colocado por: N Miguel OliveiraPorque para o empregado ver um aumento de 32€ trabalhando o mesmo, a empresa tem que arranjar 60€ nalgum lado.