Colocado por: rjmsilva
Gosto mais da sanita ao lado da cozinha.
Colocado por: N Miguel OliveiraFrancamente. Não falta gente com dinheiro que nem precisa de carro ou casa própria sequer.
Ter carro numa cidade com bons transportes, só serve para ao Domingo ir dar uma volta ou de férias pelo país.
Tanto é que nalgumas cidades (lá fora sobretudo) até alugam carros com sistemas idênticos ao aluguer de bicicleta/trotineta...
Tudo bem que sejam uma minoria, daí dizer que garagem e varanda é algo imprescindível numa casa não é bem assim.
Colocado por: Vítor MagalhãesPara quem não está habituado a viver na cidade as vivências urbanitas são no mínimo estranhas, dar a volta de domingo ou as férias sazonais parecem-me francamente insuficientes para a saúde mental. Eat, Sleep, Work, Repeat...
Colocado por: Vítor Magalhãesas férias sazonais
Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...
Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,
Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe
de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos
nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver.
Colocado por: Vítor Magalhãese poderia ter perdido a identidade nestas mudanças todas, mas não.
Colocado por: Vítor Magalhãespoderia ter perdido a identidade nestas mudanças todas, mas não.
Colocado por: N Miguel OliveiraE mesmo que a "perdesse" isso não seria propriamente mau.
Já dizia o outro: "Em Roma sê romano."
Colocado por: Bruno@FCParece que encontraram a solução para resolver o problema dos preços altos do imobiliário no país.
Basta proibir o alojamento local em todo o território nacional
https://ionline.sapo.pt/artigo/766704/imobiliario-travao-ao-alojamento-local-baixou-vendas-e-precos-nas-zonas-afetadas?seccao=Dinheiro_i
Colocado por: Bruno@FC
Não sei se ficou claro no meu post anterior, mas estava obviamente a ser irónico.
Partilho um outro estudo para quem gosta de acompanhar o tema do arrendamento, muito mais abrangente e interessante, na minha opinião:
https://eco.sapo.pt/2022/04/04/estudo-conclui-que-problema-do-arrendamento-e-estrutural-e-que-estado-passa-responsabilidades-para-os-privados/
Segundo os autores do capítulo um, “isto sugere que deveriam ser feitos mais esforços no sentido de perceber que tipo de incentivos podem ser criados, em Portugal, para que o parque habitacional não reservado para habitação própria possa ser colocado no mercado de arrendamento e gerar valor acrescentado para a economia”.
Colocado por: rjmsilvaCarregar com mais impostos os acumuladores de casas, esses bandidos que expulsam velhinhos de casa.
Colocado por: TheEmperor
Mas só até nós nos tornarmos ricos.
Depois disso o problema passa a ser dos outros.
"Os animais são todos iguais..."
Colocado por: N Miguel Oliveira
ironias à parte...
o que é certo é que "castigar" o senhorio só traz um resultado: "aumento do valor da renda"
Colocado por: ibytSe falarmos do que está actualmente em vigor vemos que o imposto cobrado ao senhorio baixa em função da antiguidade do contrato de arrendamento.
Colocado por: Bruno@FCNão consigo entender porque a primeira solução para tudo neste país é aumentar Impostos ?!
Quando a proposta é feita por políticos e/ou governo ainda entendo numa lógica em que o poder é proporcional ao volume de orçamento que tem ao dispor, já sugerido por cidadãos faz-me alguma confusão. Não sei se é masoquismo :) ainda para mais num país em que está provado que o Estado não gere bem há décadas o dinheiro de todos nós.
Pasme-se, essa solução de aumentarem os impostos já foi e continua a ser feita: AIMI -> Resultados são os que se vêm
Existem muitas e boas opções de aumentar a oferta de habitação nas cidades sem ter de mexer em impostos e sem condicionar a criação de riqueza e existem muitos posts com boas propostas por este fórum.
Aumentando a oferta em volume suficiente para responder à procura, os preços deixariam de subir e podendo escandalizar algumas mentes, até poderia o Estado no final arrecadar mais impostos com o IMT, IMI, IVA e IRC no agregado
Não haja dúvidas, o maior culpado da situação atual é dos políticos que nada fazem para realmente mudar a situação, porque vontade houvesse e as políticas apareciam.
Colocado por: Vítor Magalhães
Na minha opinião a solução não poderia passar por aumentar impostos, muito pelo contrário seria a de aliviar a carga fiscal para tornar o investimento ainda mais apetecível o que levaria a um aumento de disponibilidade de arrendamentos e consequentemente ao ajuste dos valores de renda.
É que ter impostos na compra, na venda, na duração do arrendamento, taxas e impostos de selo para tudo e mais alguma coisa são custos que vão ser assimilados pelo fim da cadeia. Ninguém investe só para cobrir as despesas.
Colocado por: ibytÉ preciso saber o que queremos: que parque habitacional, com que condições, com que preços e em que locais. Depois seria preciso estudar várias formas de atingir esses objectivos e quais os custos. Só depois estariamos em condições de executar um plano com alta probabilidade de correr bem.
Ou seja, seria preciso planear tudo muito bem. Mas estamos em Portugal, e os planos não são connosco.