Colocado por: ibytÉ preciso saber o que queremos: que parque habitacional, com que condições, com que preços e em que locais. Depois seria preciso estudar várias formas de atingir esses objectivos e quais os custos. Só depois estariamos em condições de executar um plano com alta probabilidade de correr bem.
Ou seja, seria preciso planear tudo muito bem. Mas estamos em Portugal, e os planos não são connosco.
Colocado por: Bruno@FCA Justiça leva anos para permitir tirar alguém de uma casa com um contrato em que se comprometeu em pagar e não cumpre.
Colocado por: Bruno@FC
Concordando com o Vitor, mas para tirar o foco dos impostos que causa sempre polémica, falemos do maior risco no arrendamento criado pelo Estado, o mesmo que cobra os impostos em todos os momentos:
A Justiça leva anos para permitir tirar alguém de uma casa com um contrato em que se comprometeu em pagar e não cumpre.
Não é só o tempo em que o Senhorio não recebe, acrescido de todos os custos com advogado mas somam-se os custos com o mesmo estado que antes tudo cobrou e que depois não cumpre o seu papel em tempo útil.
Esta incerteza em tempo e custos, é o fator mais dissuasor para várias pessoas que conheço de investir mais ou colocar mais casas no mercado de arrendamento.
Temos um problema sério na sociedade mas tudo assobia para o lado e finge-se tomar umas medidazinhas para não chatear ninguém.
Colocado por: ibytO problema não são os impostos:Revenue Statistics, Portugal (OCDE).
Praticamente todos os países com um PIB per capita (PPP) maior que o nosso na UE têm cargas fiscais mais elevadas.
Colocado por: P@rAdiS3Sei que vão aparecer ai umas campanhas fantásticas de taxa fixa, portanto não me parece que os bancos estejam já a fechar a torneira e ainda para mais a oferecer taxas fixas a perder de vista..O dia 1 de abril ja passou 😂
Colocado por: ibytO problema não são os impostos:Revenue Statistics, Portugal (OCDE).
Praticamente todos os países com um PIB per capita (PPP) maior que o nosso na UE têm cargas fiscais mais elevadas.
Colocado por: P@rAdiS3Sei que vão aparecer ai umas campanhas fantásticas de taxa fixa,
Colocado por: NTORION
pe online ainda se encontra isto:
https://www.bankinter.pt/credito-habitacao-taxa-fixa
1,000%* durante os primeiros 2 anos
- 1,500%* durante os primeiros 5 anos
- 1,550%* durante os primeiros 10 anos
- 1,600%* durante os primeiros 15 anos
- 1,650%* durante os primeiros 20 anos
- 1,700%* durante os primeiros 25 anos
- 1,750%* durante os primeiros 30 anos
Colocado por: palmstrokePorque é que a solução para a habitação tem de ser nova construção? O parque de casas usadas não chega?
A meu ver isto resolvia-se com aumento do lado da oferta de casas usadas para habitação. E isso criava-se artificialmente comum imposto extra para quem é propietario de mais de 5 fogos habitacionais(com as devidas precauções para impedir multiplicação de sociedades propietárias de até 5 casas, mas pertencentes ao mesmo dono). Logo, esses propietarios que acumulam muitas propiedades, acabariam por buscar outras soluções de rendimento, e poriam à venda o seu portfolio de apartamentos.
Isto, claro, criava um problema para os grandes propietarios, mas resolvia o problema de quem hoje não consegue comprar, porque aumentaria a oferta.
Não sei quantas pessoas existem que têm mais de 5 propiedades, se calhar afectaria poucas pessoas (essas que são donas de edifícios inteiros, ou fundos imobiliários) e teria um efeito positivo para muitas pessoas. É uma escolha: há que beneficiar alguns e prejudicar outros. E até poderia ser positivo para todos a longo prazo, no sentido de que essas pessoas com muito capital, em vez de investir apenas para ter rendimento predial, o que não cria nenhuma riqueza para o país, poderiam investir em criar empresas exportadoras (o dinheiro teria de ir para algum lado!), o que melhoraria a balança comercial de Portugal e criaria emprego.
Colocado por: NTORIONIsto parece uma excelente opção ou nao?
pe online ainda se encontra isto:
https://www.bankinter.pt/credito-habitacao-taxa-fixa
1,000%* durante os primeiros 2 anos
- 1,500%* durante os primeiros 5 anos
- 1,550%* durante os primeiros 10 anos
- 1,600%* durante os primeiros 15 anos
- 1,650%* durante os primeiros 20 anos
- 1,700%* durante os primeiros 25 anos
- 1,750%* durante os primeiros 30 anos
Colocado por: DR1982Isto parece uma excelente opção ou nao?
Colocado por: NTORIONMas as condições para renegociar devem ser diferentes, nao deve ser tao facil mudar de banco com taxa fixa ou estarei enganado?
Dependendo do spread poderá ser. Quem n quiser correr riscos faz q 30 anos, e se daqui a 10 estiverem mais baixas renegoceia.
Colocado por: NTORION
Dependendo do spread poderá ser. Quem n quiser correr riscos faz q 30 anos, e se daqui a 10 estiverem mais baixas renegoceia.
Colocado por: Bruno@FCOs resultados estão à vista, mas de certeza a solução para combatermos isto é aumentarmos ainda mais os impostos para ficarmos cada vez mais contentes a partilhar pobreza
Colocado por: VarejoteJá tiveram mais baixas, até final de Janeiro, atualmente estão subir como a euribor.
Essas referências até final de Janeiro tinham menos 0.3%.