Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: TicMic

Por mim criava-se um imposto sobre o consumo de pessoas que pensam como tu. Impostos sobre fazer crescer riqueza pessoal é coisa mesmo tacanha!

O objectivo final da minha ideia do imposto não era obter mais receita fiscal, era desincentivar a que pessoas ou empresas possam acumular parque habitacional em número suficiente para conseguir deformar preços e subverter o mercado da oferta/procura. Ou seja, optar precisamente por não pagar imposto vendendo o excesso de fogos habitacionais de que são propietarios, aumentando a oferta.

Eu coloco o acesso à habitação de todos muito por em cima da riqueza pessoal de alguns. Ponto final. E a não ser que se arrende a estrangeiros, não aquece nem arrefece a balança comercial do país - se um português aluga a outro português a um preço pouco saudável para o rendimento médio, não está a criar nenhuma riqueza ao país, apenas se aproveita de deformações do mercado para distribuir o pouco que ainda existe para o seu lado.
  2. Gostava também de deixar aqui este link para quem tiver interesse:

https://economiafinancas.com/2022/rendas-de-habitacao-no-final-de-2021-mais-contratos-e-mais-caros/

O INE revelou informação trimestral sobre as rendas de habitação no final de 2021. Constata-se que aumentou o número de novos contratos celebrados (+6,2%) bem como o valor mediano desses 23.394 novos contratos (+8,3%), isto face ao trimestre homólogo, o último de 2020.
  3. Colocado por: palmstrokeaumentando a oferta.

Isso não aumenta a oferta, apenas troca de dono/senhorio, pois terá o mesmo numero de fogos disponiveis. Não tarda está a pedir que se nacionalize o mercado do arrendamento.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  4. salarios

Quando aproximadamente 70% da malta entre os 16-34 anos ganha menos de 1000€ líquidos, e 50% menos de 750€ (metade dos jovens), comprar casa só pode ser mesmo um sonho sádico.

#Juntos_Seguimos_E_Conseguimos
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5. Colocado por: Nostradamussalarios

Quando aproximadamente 70% da malta entre os 16-34 anos ganha menos de 1000€ líquidos, e 50% menos de 750€ (metade dos jovens), comprar casa (na AM de Lisboa e Porto) só pode ser mesmo um sonho sádico.

#Juntos_Seguimos_E_Conseguimos
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

Corrigi na citação 😐
  6. Eu bem verifico na minha zona o aumento exponencial das rendas durante o último ano. Eu só me pergunto como há pessoas que conseguem suportar aqueles valores.
  7. Vitor mesmo no meu feudo (30-40 Km de Coimbra) começa já a ser complicado comprar casas para quem ganha pouco mais que o SMN, ou mesmo os redondos 1000€. Esta a ficar generalizado estes valores ridículos.

As melhores casitas para reconstruir já saíram do mercado (e ainda cheguei a ver um pequeno boom de casas das avós a serem reabilitadas). Agora só sobra uns cagalhons em ruínas a 50 mil € ou mais, onde um gajo só aproveita a fachada da frente. O problema é que os terrenos nem isso valem e ainda é preciso contar o custo para tirar o entulho.

E depois há aquelas casas de emigrantes, enormes, geladas, 250-300m² ou mais, a custarem + 200 ou 250 mil € onde é preciso investir no mínimo 50 mil para meter aquilo apetecível. A malta faz casa de raiz por estes preços.. é um verdadeiro contrato com o Diabo.
    Indo directamente ao proprietário podemos baixar uns milhares de euros, mas geralmente os proprietário veem os preços inflacionados online e como tal nao vergam a perna.

Quem precisa muito de casa, não ta fácil.. e nem falo do fisting da construção nova, é mesmo nas usadas. Ha muita casa vazia, verdade, mas também ha muito cagalhon que devia ser mandado abaixo.
    Concordam com este comentário: jg231
  8. Se calhar isto começa a ser o reflexo de um país que está na cauda da europa por causa da falta de competitividade do nosso sector empresarial, que sempre apostou nos salarios baixos e nos porsches nas garagens dos patroes.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Nostradamus
  9. Vou-lhe dar um exemplo prático, se for ao Idealista encontra se calhar menos de 10% das casas mais a interior que na verdade estão à venda. Este fim de semana passado andei pela zona norte da Serra da Estrela e é impressionante a quantidade de imoveis com cartazes e números de telefone afixados nas janelas. Outro exemplo prático tem a ver com a zona mais a norte na mesma faixa continental (Douro Internacional) onde vou várias vezes ao ano. Claro que, como repetido vezes sem conta, infelizmente não há emprego e serviços que fixe a população nestes locais.
  10. Colocado por: SirruperSe calhar isto começa a ser o reflexo de um país que está na cauda da europa por causa da falta de competitividade do nosso sector empresarial, que sempre apostou nos salarios baixos e nos porsches nas garagens dos patroes.

Nunca tive patrão com Porsche.

Já fui patrão de mim mesmo e resolvi voltar a ser por conta de outrem.

Em Portugal ser empresário em 90% dos casos é uma luta do raio, a malta pega nos outros 10% e faz disso bandeira para os problemas do país.
    Concordam com este comentário: Dominus, desofiapedro, fagulhas
  11. Colocado por: MS_11

Nunca tive patrão com Porsche.

Já fui patrão de mim mesmo e resolvi voltar a ser por conta de outrem.

Em Portugal ser empresário em 90% dos casos é uma luta do raio, a malta pega nos outros 10% e faz disso bandeira para os problemas do país.

Venha cá ao norte visitar as industrias têxtil, calçado, mobiliário, etc...
  12. Colocado por: VarejoteEssa tabela do Bankinter, já tem spread incluído, no período da taxa fixa.

Verdade. Realmente bem apetecível.
  13. Colocado por: Vítor Magalhães

Venha cá ao norte visitar as industrias têxtil, calçado, mobiliário, etc...
    E empreiteiros. Por isso nao digam que eles não têm enchido os bolsos, e bem fazem eles que eu fazia o mesmo.
  14. Só não entendo como muitos não se tornam empresários... afinal é só encher os bolsos ;)
    Concordam com este comentário: Pickaxe, Dominus, desofiapedro, Apostador
  15. Colocado por: MS_11Só não entendo como muitos não se tornam empresários... afinal é só encher os bolsos ;)
    Ninguém disse que era facil ser empreiteiro, empreiteiro sério pelo menos.
    Ou seja nem toda a gente tem capacidade para ser empreiteiro, e não tendo capacidade para tal a menos que se seja vigarista nao se safam.
  16. Colocado por: MS_11Só não entendo como muitos não se tornam empresários... afinal é só encher os bolsos ;)
    Concordam com este comentário:Pickaxe

Para ter o Porsche na garagem e apostar em salários baixos? Era disso que se falava...
  17. Colocado por: Vítor Magalhãesna garagem
    Que está em nome da mulher da qual está divorciado ou do filho :)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  18. Hum
    Sobretudo no norte, o carro é sinônimo de estatuto.
    Pode se viver numa barraca, mas Audi, Mercedes, BMW ou Porches, é que interessa.
    A maioria dos empresários que vemos com as chamadas máquinas, estas estão em nome das empresas e pagam o leasing mensal.
    Enquanto houver dinheiro na empresa.
    Qd não houver, n se paga.
    Que venham buscar o carro, se o encontrarem apos ordem judicial.
    Mas lá vão levando a vida.
    Todos admiram..
    Já o Zé trolha, cumpridor, que anda sujo, mas paga as contas e não tem cartões credito nem come cerelac ao jantar, é um borrão botas...
    O que importa é a imagem.
    Não o caráter, honrstidade, altruísmo e responsabilidade.
    Novos tempos
    Concordam com este comentário: desofiapedro, techniclmind
  19. Colocado por: smartHum
    Sobretudo no norte, o carro é sinônimo de estatuto.
    Pode se viver numa barraca, mas Audi, Mercedes, BMW ou Porches, é que interessa.
    A maioria dos empresários que vemos com as chamadas máquinas, estas estão em nome das empresas e pagam o leasing mensal.
    Enquanto houver dinheiro na empresa.
    Qd não houver, n se paga.
    Que venham buscar o carro, se o encontrarem apos ordem judicial.
    Mas lá vão levando a vida.
    Todos admiram..
    Já o Zé trolha, cumpridor, que anda sujo, mas paga as contas e não tem cartões credito nem come cerelac ao jantar, é um borrão botas...
    O que importa é a imagem.
    Não o caráter, honrstidade, altruísmo e responsabilidade.
    Novos tempos
    Concordam com este comentário:desofiapedro
    Curiosamente o unico gajo que me trafulhou ate hoje era do centro, dizia se dono de uma grande pedreira e andava de Audi RS6, quando fui a ver nao tinha um feijão e a unica coisa que lhe consegui penhorar foi 1/3 de uma casa que herdou.
    Por isso afinal não são só os do Norte.
    Concordam com este comentário: smart
  20. Colocado por: palmstroke

O objectivo final da minha ideia do imposto não era obter mais receita fiscal, era desincentivar a que pessoas ou empresas possam acumular parque habitacional em número suficiente para conseguir deformar preços e subverter o mercado da oferta/procura. Ou seja, optar precisamente por não pagar imposto vendendo o excesso de fogos habitacionais de que são propietarios,aumentando a oferta.

Eu coloco o acesso à habitação de todos muito por em cima da riqueza pessoal de alguns. Ponto final. E a não ser que se arrende a estrangeiros, não aquece nem arrefece a balança comercial do país - se um português aluga a outro português a um preço pouco saudável para o rendimento médio, não está a criar nenhuma riqueza ao país, apenas se aproveita de deformações do mercado para distribuir o pouco que ainda existe para o seu lado.

Ahahahah

Tenho mesmo dificuldade em aceitar que alguém ache razoável limita via fiscal o número de casas que eu posso comprar para fazer crescer a minha riqueza pessoal.

A saúde é um direito, a justiça, a segurança e a educação também. Chamar direito à habitação é um desincentivo ao desenvolvimento humano.

Há muito trabalho no inteiror com casas muito mais baratas, desloquem-se, criem riqueza.

Um senhorio com 20 casas paga 28% de todas as rendas. Se isto não é criar dinheiro ao estado, o que é?

0.7200 seg. NEW