Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Joao Dias
    Não desce nada. A realidade dos factos é que já há muito tempo que estamos intrinsecamente dependentes do carro para trabalhar.

Para andar às voltas, quer dizer.
    • eu
    • 6 maio 2022
    Colocado por: Joao DiasA realidade dos factos é que já há muito tempo que estamos intrinsecamente dependentes do carro para trabalhar.

Mas há comportamentos que vão mudar, por exemplo menos viagens de lazer, partilha de carros nas viagens diárias, menor velocidade em AE, transição para carros elétricos, etc...
  2. Colocado por: euMas há comportamentos que vão mudar, por exemplo menos viagens de lazer, partilha de carros nas viagens diárias, menor velocidade em AE, transição para carros elétricos, etc...
    Tem muito que se lhe diga. Quem tem um rendimento moderado, já toma todas essas medidas quando pode.

A transição para mobilidade menos poluente dificilmente ocorre neste cenário, porque o português médio não tem poder de compra para carros elétricos. Querer que se mude para mobilidade menos poluente aumentando preços e limitando opções duvido que resulte e vai massacrar quem menos tem.

Se por acaso resultar, a ordem dos médicos que fale comigo porque eu tenho a solução para a obesidade também.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  3. Colocado por: HAL_9000Tem muito que se lhe diga. Quem tem um rendimento moderado, já toma todas essas medidas quando pode.

A transição para mobilidade menos poluente dificilmente ocorre neste cenário, porque o português médio não tem poder de compra para carros elétricos. Querer que se mude para mobilidade menos poluente aumentando preços e limitando opções duvido que resulte e vai massacrar quem menos tem.

Se por acaso resultar, a ordem dos médicos que fale comigo porque eu tenho a solução para a obesidade também.

Actualmente já se conseguem comprar eletricos usados interessantes com preços a rondar os 20K
  4. Colocado por: Jose_BMActualmente já se conseguem comprar eletricos usados interessantes com preços a rondar os 20K
    Para quantos anos dura a bateria desses elétricos e com que autonomia? Até novos eu desconfio da durabilidade e autonomia dos VE, quanto mais usados. Por outro lado, duvido que o português médio tenha em caixa 20K para investir num elétrico usado.

Mas também me admiro como é que pessoas que ganham 800 euros têm carros de 20k (conheço alguns caos), por isso já não digo nada. Um carro é uma despesa, não um investimento, daí não aceitar que 20K seja um valor razoável por um meio de locomoção (considerando o factor resultante de 20k/salário liquido médio em PT). Mas admito que neste tipo de questões eu tenho tendência a ser pragmático, e que existam muitas pessoas que considerem o carro como algo que represente bem mais que um meio de locomoção.
    Concordam com este comentário: pkasa, Tiagonvs29
  5. Já agora que estão a falar de arrendamento.

Se tivessem numa zona em que um arrendamento pudesse render cerca de 400 euros, qual seria o maximo que gastariam num imovel para arrendar?
  6. Para uma yield bruta de 6% 80.000€.
  7. Colocado por: MS_11Para uma yield bruta de 6% 80.000€.

Pelo menos 10%

menos 28% estado
    menos seguros
    menos condomínio
    Menos UMa renda de parte ano, para compensar quando um inquilino sair e o tempo de espera para entrar outro
    Menos fundo de maneio para arranjar qq coisa que dê raia
    E uma ave maria e dois pais nossos para que os inquilinos paguem e não deem chatice.

Sempre a subtrarir.
  8. Colocado por: HAL_9000Para quantos anos dura a bateria desses elétricos e com que autonomia? Até novos eu desconfio da durabilidade e autonomia dos VE, quanto mais usados. Por outro lado, duvido que o português médio tenha em caixa 20K para investir num elétrico usado.

Mas também me admiro como é que pessoas que ganham 800 euros têm carros de 20k (conheço alguns caos), por isso já não digo nada. Um carro é uma despesa, não um investimento, daí não aceitar que 20K seja um valor razoável por um meio de locomoção (considerando o factor resultante de 20k/salário liquido médio em PT). Mas admito que neste tipo de questões eu tenho tendência a ser pragmático, e que existam muitas pessoas que considerem o carro como algo que represente bem mais que um meio de locomoção.

Tipo estes https://www.standvirtual.com/anuncio/nissan-leaf-ID8Pg7eL.html

Mas entronca muito com o que dizes no segundo paragrafo, o quinto carro mais vendido o ano passado foi o Class A, e há por ai muito megane 308 golf etc que custam acima de 20K.

e tens isto que especialmente para famílias em que tens 2 carros, chega perfeitamente.
    https://www.standvirtual.com/anuncio/renault-zoe-intens-40-ID8PgjRo.html
  9. Colocado por: NLuz

Pelo menos 10%

menos 28% estado
    menos seguros
    menos condomínio
    Menos UMa renda de parte ano, para compensar quando um inquilino sair e o tempo de espera para entrar outro
    Menos fundo de maneio para arranjar qq coisa que dê raia
    E uma ave maria e dois pais nossos para que os inquilinos paguem e não deem chatice.

Sempre a subtrarir.

Teria que custar então cerca de uns 50K
  10. 9/10% considera-se por norma para zonas de maior risco. De incumprimento ou vacancy.
  11. A minha ideia tambem era a rondar os 75K, mas estava a pensar nisso antes da subida dos juros investindo cerca de 25K, assim vou esperar mais uns tempos para ver a evolução das coisas.
  12. Colocado por: vmontalvao
    Provavelmente, daqui a 1 mês, o Bitcoin poderá estar o nos 45K e assim já estará a ganhar mais. Tudo depende de quando irá trocar esses BTC por Euros.
    Mas, é um risco, é certo.

Neste caso é o vendedor que estaria a perder versus receber em Euros

Independentemente disso, a questão é que a larga maioria de nós não estará disposto a andar a brincar com valores de milhares ou milhões de euros, muitas vezes significa grande parte do seu património financeiro (outras é mais dívida) porque não é preciso.
    Felizmente há boas soluções para não ter esse risco e ficar com todas as outras vantagens.

Como disse antes, era só uma curiosidade o porquê de terem escolhido Btc.
    Bom bom era que o registo predial já tivesse todo numa blockchain e um smart contract sobre um NFT e a transação era feita em segundos com todos os requisitos a serem garantidos de forma automática

Não estamos nem perto, mas vamos caminhar aos poucos para lá. Tenho fé 🤞 😁
  13. Colocado por: MS_119/10% considera-se por norma para zonas de maior risco. De incumprimento ou vacancy.

Pegando nessa ideia e como há muita gente há espera de baixa de preços no imobiliário, sempre podem aplicar numa solução baseada em imobiliário, neste caso português porque acredito que para maioria seja mais "seguro", durante 1 ano (provavelmente vai ser mais) a render 12% (pagos no final do período), como esta:

Rua do Bolhão, Oliveira do Douro VNG (II) Portugal
    Secured loan for 8 townhouses real estate project in Portugal

https://crowdestate.eu/opportunity/Rua_Bolhao_Oliveira_Douro_VNG_II

Atenção que não estou a aconselhar a ninguém este investimento e simplesmente partilho para quem possa não conhecer, mas cada um que faça a sua avaliação. Nota-se a tendência de aumento de projetos Portugueses.
  14. Colocado por: Bruno@FCRua do Bolhão, Oliveira do Douro VNG (II) Portugal
    Secured loan for 8 townhouses real estate project in Portugal

Eu não faria este tipo de investimento porque arrisco o rendimento e o capital.
    Também não arriscaria em investir com financiamento bancário.
    Agora ter por exemplo 200K no banco a render 0,05% sem risco de capital ou ter uma casa do mesmo valor a render 3% limpos prefiro a 2ª. No arrendamento não há risco de perda de capital - a casa está lá sempre e normalmente valoriza. O risco é perder o rendimento por isso convém não depender do mesmo para sobreviver, nem prever necessitar desse valor a curto prazo.
    Concordam com este comentário: FFAD
  15. Colocado por: Bruno@FCBom bom era que o registo predial já tivesse todo numa blockchain e um smart contract sobre um NFT e a transação era feita em segundos com todos os requisitos a serem garantidos de forma automática

Para quem levou isto a sério queria dizer que uma blockchain é uma base de dados distribuída e o registo predial já é uma base de dados (só não é distribuída). E os smart-contracts são muito engraçados mas não conseguem lidar com a complexidade do sistema legal de nenhum país. As restrições que existem por causa dos direitos de preferência, usufruto, heranças, penhoras, compropriedades, hipotecas são basicamente impossíveis de automatizar.
    Concordam com este comentário: eu
  16. Colocado por: rjmsilvaOu queremos estar num mercado aberto, ou não queremos, não pode ser só para o que dá jeito.
    Concordam com este comentário:ricardo.rodrigues,NLuz

Deve ser só no que dá jeito, dentro do possivel.
  17. Colocado por: Bruno@FC

Neste caso é o vendedor que estaria a perder versus receber em Euros

Independentemente disso, a questão é que a larga maioria de nós não estará disposto a andar a brincar com valores de milhares ou milhões de euros, muitas vezes significa grande parte do seu património financeiro (outras é mais dívida) porque não é preciso.
    Felizmente há boas soluções para não ter esse risco e ficar com todas as outras vantagens.

Como disse antes, era só uma curiosidade o porquê de terem escolhido Btc.
    Bom bom era que o registo predial já tivesse todo numa blockchain e um smart contract sobre um NFT e a transação era feita em segundos com todos os requisitos a serem garantidos de forma automática

Não estamos nem perto, mas vamos caminhar aos poucos para lá. Tenho fé 🤞 😁

A não ser que haja um bug no smart contract e tenhas de reescrever a historia da blockchain.

E para burlas então, tao bom ter um sistema em que é o "codigo" que dita as regras e sem uma autoridade poder reverter transações. Os burlões já esfregam as maos.
  18. No 4º trimestre de 2021 foram licenciados 5,6 mil edifícios, -4,7% que no mesmo trimestre de 2020 (+2,2% no 3º trimestre de 2021) e -6,0% que no mesmo trimestre de 2019. Os edifícios licenciados em construções novas reduziram-se em 0,5% (+5,4% no 3º trimestre de 2021) e registaram uma variação nula face ao 4º trimestre de 2019. O licenciamento para reabilitação diminuiu 11,7% (-5,4% no 3º trimestre de 2021), refletindo um decréscimo de 18,3% relativamente ao 4º trimestre de 2019. Os edifícios concluídos cresceram 2,0% (+5,5% no 3º trimestre de 2021) e aumentaram 3,8% relativamente ao 4º trimestre de 2019, totalizando 3,9 mil edifícios.
    INE
  19. Colocado por: CarvaiO problema para quem investe é a relação entre o preço das casas e as rendas.
    Uma casa idêntica á que tenho em Benfica arrendada por 650€ custaria agora se quisesse comprar entre 220 a 250K com impostos. Para uma rentabilidade liquida de 3% cobrava uma renda de 800€ que acho um exagero.

Deve rever esses valores de compra.
    250k com impostos? Só se for junto à Amadora.
    Por esse preço, se calhar um apartamento devoluto para obras totais, nada habitável :)

0.7591 seg. NEW