Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Resumidamente, queremos viver os "sonhos" dos outros em vez de trabalhar para os nossos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78
  2.  # 2

Colocado por: Nostradamus8) Nao mudavam de carro 3 em 3 anos
    9) Nao iam de férias ao Algarve todos os anos
    10) Nao comiam carne ou peixe a todas as refeições
    11) Grande parte da alimentação familiar era produzida no quintal atrás de casa
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,ml21,desofiapedro,NLuz

12) não tinham os filhos em colegios
    13) não tinham os filhos na natação/ginástica7karaté/inglês e afins
    14) não faziam férias no estrangeiro
    15) não compravam roupa de marca

enfim trabalhavam para comer e pouco mais...ainda bem que já não é assim...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, mafgod
  3.  # 3

Colocado por: Vítor MagalhãesResumidamente, queremos viver os "sonhos" dos outros em vez de trabalhar para os nossos.

Acho que nem é tanto isso. Os sonhos é que são outros. As prioridades mudaram. Não acho que "ter uma casa" seja "o" (1°) sonho de uma percentagem da população tão grande como foi outrora.

A casa, aos poucos, começa a ser vista como uma ferramenta ou necessidade, como que de um telemovel ou carro se tratasse.
  4.  # 4

Colocado por: spereiraenfim trabalhavam para comer e pouco mais...ainda bem que já não é assim...

Verdade.
    Existia a cultura da poupança para depois poder deixar em herança.
    Concordam com este comentário: Samuscas
  5.  # 5

Colocado por: N Miguel Oliveira

Acho que nem é tanto isso. Os sonhos é que são outros. As prioridades mudaram. Não acho que "ter uma casa" seja "o" (1°) sonho de uma percentagem da população tão grande como foi outrora.

A casa, aos poucos, começa a ser vista como uma ferramenta ou necessidade, como que de um telemovel ou carro se tratasse.

Os sonhos no sentido de termos a necessidade de mostrar aquilo que temos como vemos nas redes sociais, em vez de nos focarmos nas nossas verdadeiras prioridades.
    Temos todos o sonho da liberdade e da independência e ter uma casa ou um carro e uma família pode fazer parte disso.
  6.  # 6

Trabalhavam para comer ? Esqueceu-se de referir que as famílias eram também bastante numerosas ter 10 filhos era normal hoje em dia ter 1 filho já sai caro. Curiosidades.
    Concordam com este comentário: spereira, desofiapedro
  7.  # 7

Colocado por: Vítor MagalhãesOs sonhos no sentido de termos a necessidade de mostrar aquilo que temos como vemos nas redes sociais, em vez de nos focarmos nas nossas verdadeiras prioridades.

Não creio que seja isso.
    "necessitar de mostrar" não percebo porquê.
    Acho que isso são sentimentos de adolescência talvez, não tanto para um investimento desta envergadura.
    Claro que existirá, mas não me parece que seja assim tão generalizado como faz crer.

Colocado por: Vítor MagalhãesTemos todos o sonho da liberdade e da independência e ter uma casa ou um carro e uma família pode fazer parte disso.

"TODOS" não é certamente.
    Para muitos, liberdade é não precisar/ter carro, viver numa zona onde tenha tudo à mão. E com o que poupa em seguros, combustível, parquimetros... pode alugar carro onde e quando bem quiser para umas férias ou passeio.
    Idem para a casa. Muitos só vêem trabalho e dores de cabeça em ter casa própria. O aluguer permite viver onde quer em função da fase da vida, sem ter a âncora que uma habitação própria provoca.

Não me parece que esses "sonhos" sejam tão importantes nas gerações mais novas, como foram para outras. Há mais vida além disso.
    Concordam com este comentário: luisms
  8.  # 8

Colocado por: Reduto25Trabalhavam para comer ? Esqueceu-se de referir que as famílias eram também bastante numerosas ter 10 filhos era normal hoje em dia ter 1 filho já sai caro. Curiosidades.
    Concordam com este comentário:spereira

Concordo consigo. Fico "chocada" quando ouço os meus sogros falar da infância/juventude deles a dizer que partilhavam 1 sardinha por 3 e havia alturas que só comiam batatas e couves. Para mim ainda bem que hoje em dia não é assim. é verdade que depois essa geração conseguiu construir casas sem empréstimos mas à custa do quê? de trabalhar 7 dias por semana, não ter 1 folga/ferias. Se hoje fizéssemos a "mesma" vida talvez conseguíssemos juntar o dinheiro para a "tal" dita entrada. Mas as pessoas não estão para isso. Não estou a julgar ninguém porque eu também já não estive "para isso". Consegui trocar de casa este ano mas consegui porque tinha outra para vender e quando comprei a anterior os bancos emprestavam a 100% e com aquilo que ganhei em mais valias consegui.
  9.  # 9

Um primo meu na Alemanha contou-me que quando um amigo dele fez 21 anos, a prenda que os pais lhe ofereceram foi uma mala de viagem.

Muitos dos que ficam até tarde em casa dos pais é precisamente porque os salários são baixos face aos custos da habitação (própria ou arrendada), mas a mentalidade do caminho mais fácil, sem sacrifícios, sem riscos... está muito bem implantada.

E a culpa é nossa, que criamos os filhinhos nas palminhas. Mais tarde serão uns "frustrados".
    Concordam com este comentário: FFAD, mafgod, N Miguel Oliveira, Tmack
  10.  # 10

Colocado por: N Miguel OliveiraNão creio que seja isso.
    "necessitar de mostrar" não percebo porquê.
    Acho que isso são sentimentos de adolescência talvez, não tanto para um investimento desta envergadura.
    Claro que existirá, mas não me parece que seja assim tão generalizado como faz crer.

N Miguel Oliveira, é uma generalização, o mostrar nas redes sociais tem a ver com o que foi mencionado lá atrás, o facto de se ir de férias para determinado sitio, de se ter comprado determinado objecto, em suma, ostentação. E depois não ter uma poupança para dar entrada para comprar uma casa ou dizer que não consegue poupar porque sim.

Colocado por: N Miguel Oliveira"TODOS" não é certamente.
    Para muitos, liberdade é não precisar/ter carro, viver numa zona onde tenha tudo à mão. E com o que poupa em seguros, combustível, parquimetros... pode alugar carro onde e quando bem quiser para umas férias ou passeio.
    Idem para a casa. Muitos só vêem trabalho e dores de cabeça em ter casa própria. O aluguer permite viver onde quer em função da fase da vida, sem ter a âncora que uma habitação própria provoca.

Não me parece que esses "sonhos" sejam tão importantes nas gerações mais novas, como foram para outras. Há mais vida além disso.

TODOS sim, todos temos sonhos, temos sonhos de liberdade e de independência, só que para uns isso pode ser o ter casa, carro ou uma família conforme referi no meu comentário que se calhar foi mal explicado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 11

Colocado por: spereiraFico "chocada" quando ouço os meus sogros falar da infância/juventude deles a dizer que partilhavam 1 sardinha por 3 e havia alturas que só comiam batatas e couves. Para mim ainda bem que hoje em dia não é assim. é verdade que depois essa geração conseguiu construir casas sem empréstimos mas à custa do quê? de trabalhar 7 dias por semana, não ter 1 folga/ferias. Se hoje fizéssemos a "mesma" vida talvez conseguíssemos juntar o dinheiro para a "tal" dita entrada. Mas as pessoas não estão para isso. Não estou a julgar ninguém porque eu também já não estive "para isso". Consegui trocar de casa este ano mas consegui porque tinha outra para vender e quando comprei a anterior os bancos emprestavam a 100% e com aquilo que ganhei em mais valias consegui.

Há uma diferença entre os nossos pais terem conseguido amealhar para contruir/comprar uma casa nos seus 30s, 40s, e o que eles passaram na infância, ou seja, no tempo dos nossos avós. O salto deu-se na geração deles. Os nossos pais podem ser de uma geração que tem muitos irmãos, mas pelo seu lado a geração dos nossos pais já tem um menor numero de filhos. Penso que estamos a confundir gerações.

Na minha opinião é obvio que não faz sentido, nem temos a necessidade de, passar pelos sacrifícios que os nossos pais passaram para ter alguma coisa sem ter que recorrer à banca, e verdade seja dita, as condições da altura, de acesso ao crédito, eram piores que actualmente, mas muito importante é que devemos aproveitar a nossa vida com uma boa dose de conforto sem necessidades de sacrifícios extremos para termos de deixar um legado palpável aos nossos filhos, o melhor que lhes podemos dar é educação e apoio na formação para que possam também eles traçar o seu próprio destino.

Chega uma altura na vida em que as crias tem de deixar de depender dos progenitores.
    Concordam com este comentário: FFAD, spereira, RRoxx, N Miguel Oliveira
  12.  # 12

Colocado por: Vítor Magalhães
    Há uma diferença entre os nossos pais terem conseguido amealhar para contruir/comprar uma casa nos seus 30s, 40s, e o que eles passaram na infância, ou seja, no tempo dos nossos avós. O salto deu-se na geração deles. Os nossos pais podem ser de uma geração que tem muitos irmãos, mas pelo seu lado a geração dos nossos pais já tem um menor numero de filhos. Penso que estamos a confundir gerações.

Na minha opinião é obvio que não faz sentido, nem temos a necessidade de, passar pelos sacrifícios que os nossos pais passaram para ter alguma coisa sem ter que recorrer à banca, e verdade seja dita, as condições da altura, de acesso ao crédito, eram piores que actualmente, mas muito importante é que devemos aproveitar a nossa vida com uma boa dose de conforto sem necessidades de sacrifícios extremos para termos de deixar um legado palpável aos nossos filhos, o melhor que lhes podemos dar é educação e apoio na formação para que possam também eles traçar o seu próprio destino.

Chega uma altura na vida em que as crias tem de deixar de depender dos progenitores.
    Concordam com este comentário:FFAD,spereira

estou 100% de acordo consigo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
    •  
      RRoxx
    • 24 setembro 2021

# 13

Colocado por: Vítor Magalhãessem necessidades de sacrifícios extremos para termos de deixar um legado palpável aos nossos filhos, o melhor que lhes podemos dar é educação e apoio na formação para que possam também eles traçar o seu próprio destino.

Ipsis verbis meu caro.

Ate acrescento, hoje o mundo tem muitissimas mais oportunidades, os pais tem de aproveitar a sua própria vida. a unica coisa que tem "obrigaçao" de dar aos filhos são as ferramentas para tirarem partido das referidas oportunidades, e depois eles que façam o seu caminho.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, alexp, FFAD
  13.  # 14

Esses países que citou formam pessoas habilitadas a trabalhar seja o qual for o curso , em Portugal infelizmente quem acaba um curso nao sabe trabalhar muito por culpa do ensino mais que ultrapassado.

Nesses países que cita os salários para trabalhos menos qualificados são respeitosos , as pessoas conseguem comprar casa formar família , em Portugal e um verdadeiro atentado a um pais que se chama de evoluído avançado .
  14.  # 15

https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2021/09/24/49034-venda-de-casas-ao-rubro-ha-mais-transacoes-que-antes-da-pandemia-e-precos-batem

Venda de casas ao rubro: há mais transações que antes da pandemia e preços batem recorde
    Uma casa em Portugal custou, em média, 162.000 euros, o maior valor desde que há registo, revelam os dados do INE.
  15.  # 16

Quem adiou a casa por causa do aumento dos preços, só tem uma hipótese - é apenas reduzir o que pretende fazer
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16.  # 17

Colocado por: Reduto25Quem adiou a casa por causa do aumento dos preços, só tem uma hipótese - é apenas reduzir o que pretende fazer

Colocado por: Reduto25Venda de casas ao rubro: há mais transações que antes da pandemia e preços batem recorde
    Uma casa em Portugal custou, em média, 162.000 euros, o maior valor desde que há registo, revelam os dados do INE.

Subentende-se que este crescimento desmensurado seja algo sustentável de forma indeterminada, portanto.
    Na sua opinião, este "crescimento" é um bom indicador?

Colocado por: RRoxxAte acrescento, hoje o mundo tem muitissimas mais oportunidades, os pais tem de aproveitar a sua própria vida. a unica coisa que tem "obrigaçao" de dar aos filhos são as ferramentas para tirarem partido das referidas oportunidades, e depois eles que façam o seu caminho.

Completamente de acordo. Embora as ferramentas que eles precisam, possam diferir consoante o ponto de vista dos pais. Algumas ferramentas são mais caras (e com mais potencial) do que outras. Algumas delas são muitíssimo mais dispendiosas do que os imóveis que construímos/compramos para nós.

Ainda assim, munir os filhotes das tais ferramentas mais um pé-de-meia que lhes facilite o arranque na vida, também me parece razoável (em oposição a que eles se desenvencilhem assim que arranjarem emprego)
    Por outro lado, garantir um bom sustento financeiro para durante toda a vida da próxima geração não me parece saudável, para não mencionar a grande probabilidade de ter exactamente o efeito oposto.
  17.  # 18

Colocado por: Reduto25as pessoas conseguem comprar casa formar família

Desengane-se. Em Portugal deve ser donde mais gente consegue ter casa própria. Lá fora as pessoas ganham mais, e sim, há mais respeito por profissões menos nobres mas igualmente necessárias. Mas a construção também é bastante cara também. Não é qualquer um que constrói. Por isso constroem mais pequeno, mais simples, mais racionalizado, as coisas são mais pensadas (projecto). É esse o caminho a seguir aqui também.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  18.  # 19

Colocado por: Ruipsm12) não almoçavam nem jantavam fora
    13) não iam ao shopping comprar roupa e coisas que na realidade nem precisamos
    14) não iam ao cinema
    14) não tomavam pequeno almoço nem lanchavam nos cafés /pastelarias
    14) não compravam telemóveis de 300€ de 2 em 2 anos a crédito

Quanto ao ponto 1, canais de TV, Internet, telemóvel, telefone, netflix, Disney plus e essas cenas o valor de 12 contos está desfazado da realidade, serão mais uns 16 contos.

Posso falar pois com os meus pais foi igual, construíram uma casa a cerca de 32 anos, aos fins de semana com amigos e familiares em que practicamente todos trabalham na construção sem pedirem 1 centino emprestado a ninguém.

No nosso caso acabamos de construir casa a cerca e 6 meses, se a fossemos vender agora já ganhavamos bom dinheiro pelo que vou vendo. Tenho conhecidos/amigos/familiares que querem comprar casa/apartamento e queixam se dos valores absurdos que pedem por uma habitação e eu venho lhes dizendo que por aquilo que vou vendo e lendo a tendência é para piorar e ficar cada vez mais caro. Posso estar enganado mas é o que acho
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,Nostradamus,mafgod

Sabe. Ha quem viva a vida num minuto. E ha quem nunca viveu um minuto na vida.
    As suas expectativas sao diferentes dos outros e as dos outros diferentes das suas.
    Para si a casa é uma coisa muito importante. Para outros a casa é apenas uma necessidade.
  19.  # 20

Ja pararam para pensar nas casas que se faziam ha 20/30 anos?
    As casas que conheço de quem cosntruiu nessa altura nao tinha logo roupeiros embutidos em todos os quartos quer se use ou nao, nao tinha todas as wc’s acabadas ,algukas metade das divisões ficavam por acabar e as pessoas ja se mudavam, ou até para a casa apenas em placa, nao haviam cozinhas de 20mil euros totalemente equipadas, havia uma lampada por divisão e mais tarde lá se ia colocando os candeeiros, etc etc
    Agora as pessoas querem entrar e ter logo tudo prontinho
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho

0.1090 seg. NEW