Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: TelhadoBoa tarde Sr. João
    Tenho um amigo a fazer casa no Algarve e quer aplicar um pavimento em madeira Ébano mas pelos vistos é uma madeira bastante cara e como já teve uma má experiência noutra casa em que a madeira ficou toda a ranger está agora com receio de pagar muito e ficar mal executado.
    Já lhe indiquei a sua empresa e ele pelo que viu gostou apesar de ficar sempre retraído.
    São 350m2 para aplicar deste pavimento daqui a meio ano mais coisa menos coisa.
    Tem disponibilidade em fazer o trabalho e arranjar o material?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joao Dias

Boas Telhado,
    Até á data não recebi nenhum contacto sobre este projecto, e francamente, já nem me lembrava. Independentemente, no dia em que deixou aqui este post, fiz consulta na esfera dos meus fornecedores Internacionais para este género de madeiras raras e recebi agora mesmo info de que, á partida, foi identificado um lote de Ébano dentro dos padrões de qualidade que pedi.
    Se o seu amigo estiver de facto interessado, convém falarmos o mais depressa possível pois este género de lotes não pára muito tempo no mercado e é dificílimo de arranjar nas quantidades que mencionou.
    Um abraço e diga qualquer coisa para eu saber em que ponto estamos.
  2.  # 2

Colocado por: Joao Dias
    Boas Telhado,
    Até á data não recebi nenhum contacto sobre este projecto, e francamente, já nem me lembrava. Independentemente, no dia em que deixou aqui este post, fiz consulta na esfera dos meus fornecedores Internacionais para este género de madeiras raras e recebi agora mesmo info de que, á partida, foi identificado um lote de Ébano dentro dos padrões de qualidade que pedi.
    Se o seu amigo estiver de facto interessado, convém falarmos o mais depressa possível pois este género de lotes não pára muito tempo no mercado e é dificílimo de arranjar nas quantidades que mencionou.
    Um abraço e diga qualquer coisa para eu saber em que ponto estamos.

Boa tarde João

Sinceramente nunca mais passei bola a isso depois de falarmos mas vou lhe perguntar.
    Sei que ele está de férias mas vou lhe perguntar e digo lhe alguma coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  3.  # 3

Para encheres os buracos sem dúvida epoxi preto.
    Para acabamento, óleo dado á boneca.
    Como a peça tem muitos anos, se selares primeiro com goma laca limão seria melhor.

Óleo dado á boneca= ? Pincelar aquilo com óleo? Óleo Bona?

Onde posso comprar a goma laca limão?

Obrigado!
  4.  # 4

Colocado por: TicMic

É brasileiro, e é para envernizar, mas dá para ter uma ideia: https://www.youtube.com/watch?v=cl02pJg50eo .
  5.  # 5

A seguir
  6.  # 6

Colocado por: TicMic

Onde posso comprar a goma laca limão?

Obrigado!

O video acima mostra como fazeres a boneca.
    A goma laca tens de ver nas drogarias. A limão é mais difícil de encontrar mas é a melhor. Se conseguires comprar depois eu ensino-te a fazeres a mistura e dou-te umas dicas para aplicação.
    O óleo, se tiveres acesso á bona, compra o hardwax. Esse, dás a rolo (de pelo fino) e é só esticares bem que ele depois nivela todo.
    É a maneira mais fácil de teres um excelente acabamento sem grandes stresses.
    Na realidade, nem precisas da goma laca. É mais um preciosismo meu pois desconfio que a peça possa ter alguma gordura dada a idade e exposição aos elementos e se for o caso, a goma laca vai ajudar a selar os poros mais facilmente mas de uma maneira natural.
    Importante, lava a madeira com white spirits antes da aplicação
    • Iko
    • 25 janeiro 2023

# 7

Caro João Dias, já agora se não for grande aborrecimento.

O que aconselha, que produtos posso dar em Pinho para dar um tom mais parecido tanto com Carvalho e tb Nogueira. Não tem que ser topo de gama, é para pequenas peças de mobiliário.

Obrigado

Veja a linha da Rubio Monocoat

Obrigado, não tenho cá vindo muito para agradecer, o produto parece ser interessante e bom, talvez bom demais para um curioso apenas.
  7.  # 8

Colocado por: Iko

Obrigado, não tenho cá vindo muito para agradecer, o produto parece ser interessante e bom, talvez bom demais para um curioso apenas.

Sendo assim, compre velatura de carvalho ou bondex. Isso já é mais para bricoleiros
    • Iko
    • 26 janeiro 2023

# 9

Sendo assim, compre velatura de carvalho ou bondex. Isso já é mais para bricoleiros

Ando a tentar aprender um pouco sobre a arte, mas não gosto de vernizes nem acabamentos brilhantes. Bondex fez já usei, umas vezes ok, outras nem tanto.
  8.  # 10

João,
    Pode tecer comentários a este estratificado?
    3mm de carvalho.
    Obrigado.
      IMG_20230128_211747.jpg
      IMG_20230128_211736.jpg
      IMG_20230128_211647.jpg
  9.  # 11

+

Obrigado
      IMG_20230128_211813.jpg
  10.  # 12

Colocado por: Beto1980João,
    Pode tecer comentários a este estratificado?
    3mm de carvalho.
    Obrigado.
      IMG_20230128_211747.jpg
      IMG_20230128_211736.jpg
      IMG_20230128_211647.jpg

Só agora vi este post.
    Beto, não há muito a dizer que não aquilo que já expus atrás.
    Se estão de facto limitados pelo fator preço, essas soluções são o que são. Podem ou não vir a dar problemas no futuro nomeadamente no descolamento da lamela e são Carvalhos que pecam por serem “pouco bonitos”. Tendencialmente, são Carvalhos de madeira de grading BCD. Se não forem bem trabalhados, o soalho fica muito manchado e com um ar rústico mas um rústico feioso.
    Se puderem, o que é diferente de quererem, existem soluções muito melhores em todas as vertentes. Muito mais caras é certo, mas que valem cada cêntimo.
  11.  # 13

Entretanto neste belíssimo Pais á beira mar plantado, vão-se entregando soalhos de facto divinais…
      9BC629E1-3A1E-42A7-9DE9-BCF6F310D44B.jpeg
  12.  # 14

ECF59B28-1303-4432-A993-C1838767313B.jpeg
  13.  # 15

0FD55393-0C26-4374-8317-25639C7D1C74.jpeg
  14.  # 16

6E466FB9-2368-4F7A-BFC6-D33C785FC117.jpeg
  15.  # 17

11C0E0DD-609E-49DA-8190-E9D64979FAD3.jpeg
  16.  # 18

17C4DB52-E227-4336-BCA9-68EF8D6EFC42.jpeg
  17.  # 19