Iniciar sessão ou registar-se
    • TMMJ
    • 24 novembro 2022
    Caros, aproveito que o Casa tem tido uns problemas no seu quadro eléctrico para perguntar uma coisa.
    Desde que instalei uma bomba de calor, em certos dias-de-chuva, o quadro dispara se ela estiver ligada. Só acontece às vezes e só acontece com ela ligada - tanto dispara o disjuntor da bomba como o geral. Já cá chamei um electricista e ele mediu os parâmetros da ficha e do quadro e disse-me que estava tudo ok. Explicou que poderia ser algum cabo no exterior que pudesse estar em contacto com a água... Ora, se assim fosse não era suposto o quadro desligar-se de qualquer das formas, com ou sem bomba de calor?
    Alguém sabe uma lista de electricistas certificados?
    Obrigado
  1. Colocado por: TMMJAlguém sabe uma lista de electricistas certificados?

É de que zona?
  2. O que dispara no quadro?
    O disjuntor ou o diferencial?
    Não será que a bomba de calor (e eventualmente os restantes equipamentos) estar a consumir superior ao esperado?
    • TMMJ
    • 24 novembro 2022
    Colocado por: rjmpires
    É de que zona?

Santarém, Rio Maior para ser mais exacto.

Colocado por: mafgodO que dispara no quadro?
    O disjuntor ou o diferencial?
    Não será que a bomba de calor (e eventualmente os restantes equipamentos) estar a consumir superior ao esperado?

Qual é a diferença(pergunta honesta)? Dispara tanto o interruptor que alimenta a bomba no quadro da casa, como o interruptor geral no quadro da casa como também o interruptor de toda a instalação eléctrica junto ao contador.
    Duvido, a bomba está sem a resistência ligada e isto só acontece mesmo quando está a chover. Mais nada está ligado e tenho potênica de 10,35Kva trifásica.
  3. Então, pergunta óbvia: de quanto é o diferencial que tem no quadro? 30 ou 300 mA?
    Vai a ver-se e tem o mesmo problema que eu tinha...
    • TMMJ
    • 24 novembro 2022
    É o mais à esquerda. Não percebo nada disto ahahahah
    Como podem ver, agora já se aguenta em pé porque parou de chover.
  4. Esse é um disjuntor. O diferencial é parecido ao da minha foto assinalado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TMMJ
    • TMMJ
    • 24 novembro 2022
    Ambos têm disparado
  5. A questão é perceber se o diferencial que tem é de 30 mA ou de 300. No meu caso o quadro ia abaixo por causa da sensibilidade do diferencial. Mudei de 30 para 300 e espero ter resolvido o problema. Por isso perguntei como era o seu...
    • TMMJ
    • 24 novembro 2022
    É este
  6. Parece já ser de 300 mA. Já não tenho solução para si, lamento.
    Talvez o Big possa ajudar que é profissional da área.
  7. para disparar o disjuntor de 16A e o diferencial, existe nesse circuito um curto circuito fase/terra.
    a bomba de calor tem equipamentos no exterior tipo Split? o circuito que disparar o que alimenta?
    • TMMJ
    • 25 novembro 2022 editado
    Colocado por: Bigmousepara disparar o disjuntor de 16A e o diferencial, existe nesse circuito um curto circuito fase/terra.
    a bomba de calor tem equipamentos no exterior tipo Split? o circuito que disparar o que alimenta?

É monobloco. Apenas tem o tubo de saída de ar lá fora. O que quer dizer com a terceira frase?
  8. O disjuntor que dispara, que equipamentos alimenta?

Colocado por: TMMJ
    É monobloco. Apenas tem o tubo de saída de ar lá fora. O que quer dizer com a terceira frase?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vulpes
    • TMMJ
    • 25 novembro 2022
    Colocado por: BigmouseO disjuntor que dispara, que equipamentos alimenta?

Colocado por: BigmouseO disjuntor que dispara, que equipamentos alimenta?

Apenas a bomba de calor
  9. 1o sinal da mezzanine. Vieram durante a semana trazer os barrotes de casquinha de 11x7 cm. Como este carpinteiro não trabalha ao sábado e gosta tanto de falar ao telefone como eu, o mais certo é ir tendo surpresas à sexta à noite. Uns dias serão agradáveis e outros nem por isso. Como em tudo, aliás.
    IMG20221125203712
  10. Já montei a estufa e ficou impecável. Fica bem no quadro da casa de campo 😉

IMG20221126114345
    IMG20221126114456
    IMG20221126114416
    IMG20221126114317
    IMG20221126114253
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  11. Tem bom aspecto. Vamos lá ver se se aguenta com o vento
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  12. Colocado por: bluthunder82Tem bom aspecto. Vamos lá ver se se aguenta com o vento

Agora que está pronta estou confiante que sim. A tela tem uns 15 cm de cada lado que ficam enterrados, dá muita estabilidade. Vamos ver 😉
  13. Colocado por: Casa da Hortaá montei a estufa e ficou impecável. Fica bem no quadro da casa de campo
    Qual é a primeira impressão que teve do plástico? Parece-lhe resistente?

Agora ficamos ansiosos para ver os mimos que aí vai cultivar.

0.4936 seg. NEW