Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Casa da HortaTive uma ideia brilhante! :-P
    Em vez de ir à caixa de derivação, vou ligar os novos focos na alimentação do lâmpada central
    Parece-me a melhor iseia. Eu fiz isso numa das casas de banho que também ficou com pouca luz, para colocar luz sobre o lavatório. Mas não tinha lá de rocha por isso foi relativamente fácil passar a guia e nao foi preciso inventar muito em termos de eletriciade.

Quando há distância, haverá fórmulas, e os eletricistas que se pronunciem eu coloquei mais ou menos de 1,5 em 1,5 m, centradas com o meio da bancada (para evitar fazer sombra).

O casa pode sempre recorrer a fita de dupla face e colar os focos no teto para ensaiar antes de abrir os buracos. Não é bem a mesma coisa, mas dá para ter uma ideia.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  2. Colocado por: tiagodiafdeixe-me largura e comprimento da zona a iluminar e altura ao local de instalação

Largura 63 cm, comprimento 3 metros. O teto falso está a 150 cm da bancada.
    Muito obrigado.
  3. Colocado por: Casa da HortaTive uma ideia brilhante! :-P
    Em vez de ir à caixa de derivação, vou ligar os novos focos na alimentação do lâmpada central. Com paciência e um pouco de sorte haverei de conseguir passar uma guia entre o buraco que já está feito e os que vou fazer para os leds em cima da bancada. Isto sem mexer nas telhas. A ver.

Era outra pergunta: que características recomendam para os focos de embutir no teto falso da cozinha? Na zona de confeção? Li para deixar 50 a 60 cm da parede e 1 metros entre eles... Confere? 4000 k? Acima de 1000 lumens cada?

Obrigado. Eu sei que este fórum é mais de criticar as opções que tomamos que ajudar a tomá-las, mas vá lá... Eu até sou de dar uma mãozinha naquilo que sei... nas couves, batatas e assim...
    Casa de eletricidade não lhe consigo dar conselhos, mas se conseguir enfiar um tubo VD daqueles de eletricidade pelo buraco do foco até o sítio onde está o outro passa bem o fio por lá. No meu anexo o eletricista fez assim e funcionou bem. Mas eram focos relativamente largos
  4. Colocado por: Casa da Horta
    Largura 63 cm, comprimento 3 metros. O teto falso está a 150 cm da bancada.
    Muito obrigado.
    em termos de necessidade para essa área necessita de 900 lúmens no min, como tem 3 m de comprimento colocava 3/4 focos de 400/500 lúmens para ter uma iluminação mais uniforme.
    Em relação ao facho de luz 40° se colocados ao centro da bancada são suficientes
  5. Colocado por: Peper87se conseguir enfiar um tubo VD daqueles de eletricidade pelo buraco do foco até o sítio onde está o outro passa bem o fio por lá

O sogro do construtor que me fez a casa é eletricista reformado. No restaurante, agora ao jantar, viu a minha mulher passar e veio cumprimentar-nos. Perguntei-lhe se queria fazer um biscate e ficou de passar cá domingo para ver do que se trata. A ser feito por ele, se aceitar, deixo de me preocupar com essas passagens de cabo. Ah, já que é profissional, vou pedir para ter um interruptor só para os focos ;-)

Colocado por: tiagodiafem termos de necessidade para essa área necessita de 900 lúmens no min, como tem 3 m de comprimento colocava 3/4 focos de 400/500 lúmens para ter uma iluminação mais uniforme.
    Em relação ao facho de luz 40° se colocados ao centro da bancada são suficientes

Impecável. Na próxima semana vou ao Leroy munido destas informações ;-)
    Muito obrigado Tiago.
    Concordam com este comentário: Peper87
  6. Colocado por: DR1982se tiver apenas 30cms, eu não tinha grande confiança… ainda pra mais que não deve ter levado ferro nenhum a ligaar tudo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

DR, até onde consegui escavar encontrei betão. Pelo menos uns 45 cm de profundidade deve ter. E apesar de não ter a mesma largura em todo o lado, os 70 cm cá em cima deixam antever um maciço bem considerável... Não acha?
      IMG20241130103555_copy_1377x2448.jpg
      IMG20241130103443_copy_1377x2448.jpg
  7. Ainda sobre o alinhamento do lintel com a extrema, o vizinho esteve cá durante a semana a fresar o terreno e não me ligou todo danado! Menos mal. Ou não reparou ou não se importou.

Já eu reparei no fio que deixaram cá. Tanto se esqueceram de o usar como de levar. Alguma coerência, pronto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fadadolar
      IMG20241130111006_copy_1722x3060.jpg
      IMG20241130110917_copy_1722x3060.jpg
  8. Como prometido - gosto bastante de ressalvar esta parte do comprimento de uma promessa -, o eletricista reformado passou por cá e em 2 min mostrou logo porque é/foi profissional. Não é preciso mexer no telhado, basta substituir o cabo que vai da caixa à lâmpada central por um com mais um condutor. E daí ligar depois os focos com a fase dedicada.

Sugeriu focos embutidos com 150 mm. Mas essa parte sei que é para facilitar a vida dele na passagem dos cabos... Vou ver, mas talvez 3 focos de 115 ou assim. Depende do que tiver o Leroy.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fadadolar
      IMG20241201162434.jpg
      IMG20241201161950_copy_2066x3672.jpg
  9. Colocado por: Casa da Hortatalvez 3 focos de 115 ou assim
    Em relação à quantidade de focos, com base no que sugeri anteriormente necessita de 4 focos colocados conforme a imagem que anexo, caso contrario perde a uniformidade da luz.
      Captura de ecrã 2024-12-01 215428.png
  10. Se o objetivo for a uniformidade, e até PQ o trabalho é quase o mesmo, concordo.

Mas as zonas críticas são as de trabalho, fogão e lava loiça, pelo que ou é como o Tiago refere, ou convém garantir nessas zonas.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  11. Estou a ver-me aflito para encontrar focos com lúmens e feixe adequado e que precisem de, pelo menos, 10 cm de abertura no pladur. Só os de 70 a 80 cm, mas o eletricista depois queixa-se! Vou vendo.
  12. Colocado por: HAL_9000eletricistas que se pronunciem

No quê?
  13. Colocado por: tiagodiafem termos de necessidade para essa área necessita de 900 lúmens no min, como tem 3 m de comprimento colocava 3/4 focos de 400/500 lúmens para ter uma iluminação mais uniforme.
    Concordam com este comentário:Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Esta a confundir Lumens com Lux's. Lumen é a intensidade luminosa das fontes de luz, Lux's é a intensidade luminosa na area que quer iluminar.

Para niveis de iluminação interior consultar EN12464.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  14. Vim do Leroy com estas duas opções. No fds vou pegar na sugestão do Hal e fazer uns testes. Vou colá-los no teto com fita dupla e vejo o resultado. Foi uma excelente dica 👌

O da direita acho que é demasiado forte (1200 lunens) mas tem proteção IP44, o que é bom para colocar na zona do fogão que não tem exaustor. Talvez até dê para combinar os 2 modelos, não sei. Depois mostro.
      IMG20241203150212_copy_3264x1836.jpg
  15. Tinha aqui o que é preciso para um teste preliminar. Apesar do esquema manhoso, dá para perceber que nenhum dos 2 serve. Até o de 1200 lumens só ilumina de jeito até 50 cm, a metro e meio já pouco ou nada dá. Desilusão, amanhã volto lá.
      IMG20241203170555_copy_3672x2066.jpg
  16. Casa, e será que isso tem mesmo 1200lumens como indica?

Atenção ao ângulo de abertura dos focos.
  17. essa luminária tem regulação de fluxo e de Temperatura?
      Captura de ecrã 2024-12-03 232508.png
  18. confirma-se
      Captura de ecrã 2024-12-03 234707.png
      Captura de ecrã 2024-12-03 234702.png
  19. Colocado por: bluthunder82Casa, e será que isso tem mesmo 1200lumens como indica?

Atenção ao ângulo de abertura dos focos.

O ângulo é o problema, claramente. Ando há horas no site efectoled que diz a abertura de cada foco. Mas está difícil encontrar um com ângulo nos 45 a 60 graus e com corte superior a 9 cm.

Colocado por: Bigmouseessa luminária tem regulação de fluxo e de Temperatura?
      Captura de ecrã 2024-12-03 232508.png

Sim, ligar a 1a vez dá uma intensidade e se logo de seguida ligarmos outra vez reduz a intensidade. A cor muda-se com um pequeno seletor que tem na caixinha onde se ligam os fios. Mas nem com isso tudo serve, espalha muito o feixe e a claridade que chega 1,5 m abaixo é insuficiente.
  20. Estou farto de pesquisas. Vou ver os Mestres do Restauro - o workshop. Dos poucos programas de tv que me interessam agora. É à terça no Discovery.
    Concordam com este comentário: Ruikode

0.8676 seg. NEW