Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Ai o gás de garrafa, nem é bom falar disso, na semana passada comprei uma de 45kg da galp, a módica quantia de 103€, há menos de 2 anos custava 80 e picos ...

Tenho de procurar alternativas ou então nas futuras obras exteriores acabo com o gás em casa, é incomportável .
    •  
      taunus
    • 13 dezembro 2021 editado

# 142

Colocado por: Ana_DadoAi o gás de garrafa, nem é bom falar disso, na semana passada comprei uma de 45kg da galp, a módica quantia de 103€, há menos de 2 anos custava 80 e picos ...

Tenho de procurar alternativas ou então nas futuras obras exteriores acabo com o gás em casa, é incomportável .

O meu primo comprou uma Pluma e foi extorquido de 31€... eu comprei uma leve da cepsa com mais 1,5kg de gás a 26,5€... também fui extorquido, mas menos
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
  2.  # 143

Colocado por: Ana_DadoAi o gás de garrafa, nem é bom falar disso, na semana passada comprei uma de 45kg da galp, a módica quantia de 103€, há menos de 2 anos custava 80 e picos ...

Por enquanto ainda vai dando para manter gás porque mudo de botija 1 a 2 vezes por ano. Mas se um dia decidir pela indução é fácil mudar. Um dia que a gente se mude para lá... 🙂
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
  3.  # 144

Colocado por: taunus

O meu primo comprou uma Pluma e foi extorquido de 31€... eu comprei uma leve da cepsa a 26,5€... também fui extorquido, mas menos

A chatice é que gosto de ter tudo da mesma marca para poder safar-me só com uma suplente. Tenho 2 placas a gás. A pluma que comprei foram 30 euros, menos mal 😛
  4.  # 145

Colocado por: Casa da Horta
    A chatice é que gosto de ter tudo da mesma marca para poder safar-me só com uma suplente. Tenho 2 placas a gás. A pluma que comprei foram 30 euros, menos mal 😛

podes trocar as duas à borla... até o redutor te dão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  5.  # 146

Colocado por: Casa da HortaO meu garotinho vai daqui a pouco fazer o teste da moda e eu daqui a torcer por ele e a ver esta imagem de ontem de manhã. Como inventam brincadeiras de tudo o que vêem...

É mais um tubo de rega para a zona do pomar, mas desta vez enterrado em condições (vala a uns 60 ou 70 cm) para poder lavrar por cima à vontade.
    Concordam com este comentário:HAL_9000,Zé Meirinho,GomesFamily
      20211212_113759.jpg

CASA, é mangueira de 32?

O baloiço é de onde?
  6.  # 147

Colocado por: GomesFamily

CASA, é mangueira de 32?

O baloiço é de onde?

Parece maior, deve ser 40mm
  7.  # 148

Sim, tubo 32 mm e 10 bar pressão. E um obrigado ao Pires que me alertou para esta questão de haver tubo de 6 e de 10 bar. A diferença de preço é mínima mas nota-se muito bem a maior resistência do de maior pressão.

O baloiço foi comprado aqui: https://wickey.pt/baloico-infantil-sky-dancer-prime
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  8.  # 149

Colocado por: Casa da HortaSim, tubo 32 mm e 10 bar pressão. E um obrigado ao Pires que me alertou para esta questão de haver tubo de 6 e de 10 bar. A diferença de preço é mínima mas nota-se muito bem a maior resistência do de maior pressão.

O baloiço foi comprado aqui:https://wickey.pt/baloico-infantil-sky-dancer-prime
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

é tubo da fita azul... é bom
  9.  # 150

PEAD.
  10.  # 151

Colocado por: Casa da Hortade 6 e de 10 bar

Eu meti de 8 eheh, acho q já é bem resistente. Para enterrar na fazenda acho q o de 6 chegava. Mas assim fica claramente mais seguro.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  11.  # 152

Colocado por: NTORION
    Eu meti de 8 eheh, acho q já é bem resistente. Para enterrar na fazenda acho q o de 6 chegava. Mas assim fica claramente mais seguro.
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

Na verdade o que tem estado a funcionar é de 6 bar e tem aguentado a bomba cuja pressão max é 5,5. Mas a pagar a uma máquina para fazer uma vala em condições, vou meter tubo a condizer.

Tudo isto por causa da boa relação com o vizinho! Que entramos no terreno um do outro com o trator a tratar da erva que fica na fronteira. Quero poder retirar todos os paus que delimitam o terreno e assim ficar com a vista mais desimpedida 😉

O NT enterrou o tubo ou vai à superfície? Gosto de me inspirar no seu exemplo...
  12.  # 153

Colocado por: Casa da Horta
    O NT enterrou o tubo ou vai à superfície? Gosto de me inspirar no seu exemplo...

Bom, bom, era o NTORION abrir um tópico exclusivamente dedicado ao seu terreno, plantações, sistema de rega, etc, com fotos e instruções passo-a-passo, para irmos vendo e aprendendo... 😁
  13.  # 154

Colocado por: lmcaet

Bom, bom, era o NTORION abrir um tópico exclusivamente dedicado ao seu terreno, plantações, sistema de rega, etc, com fotos e instruções passo-a-passo, para irmos vendo e aprendendo... 😁
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

exactamente!
    •  
      NTORION
    • 15 dezembro 2021 editado

# 155

Colocado por: Casa da HortaO NT enterrou o tubo ou vai à superfície? Gosto de me inspirar no seu exemplo...

Sempre que possível enterrado. Mas lá está para enterrar em condições é preciso uma máquina e nem sempre se arranja uma disponível para pequenos trabalhos. Façam o teste de carga antes de tapar! E deixem vários 'T' com saídas para a superfície, nunca se sabe onde e quando dá jeito mais uma torneira e mais 1 programador.

Na zona de jardim, relva, como bastam 15cm já é mais fácil usar a enxada.

Colocado por: lmcaetBom, bom, era o NTORION abrir um tópico exclusivamente dedicado ao seu terreno, plantações, sistema de rega, etc, com fotos e instruções passo-a-passo, para irmos vendo e aprendendo... 😁

Na casa atual já está feito há muito tempo n dá para fotos, vou pondo algumas no tópico das coisas da terra...( e nesta só tenho o sistema para as árvores) contudo todos anos leva uma adaptação qq pq as culturas vão mudando de local, mas lá está tendo diversas torneiras, dá para fazer a alimentação com o tubo de 16 através das 4 saídas do programador.
    De qq forma acho q não sou exemplo para ng, melhor aqui o do CdH.

Quanto ao tubo ser de 6, 8 ou 10, acho que relativamente à pressão da água é um não assunto. Ele aguenta a pressão.
    Agora se o terreno tiver alguma pedra, ou o tubo estiver pouco enterrado e 1 trator pisar constantemente, vale a pena colocar um mais resistente para não furar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, rjmpires
  14.  # 156

Qualquer dia também tenho que fazer uma rega automática para a horta, já ninguém rega por canteiros 😅
  15.  # 157

Colocado por: NTORIONmas lá está tendo diversas torneiras, dá para fazer a alimentação com o tubo de 16 através das 4 saídas do programador.

Já agora, é possível regar árvores com tubo de 16mm (uma linha reta de +-40m com 8 árvores)?
    Ou é preferível tubo de 1 polegada ou de 3/4, e desse tubo saírem "ramificações" de 16mm?
    (Tudo à superfície, não posso enterrar)
    Obrigado
    (Desculpe Casa)
  16.  # 158

Colocado por: lmcaet
    Já agora, é possível regar árvores com tubo de 16mm (uma linha reta de +-40m com 8 árvores)?
    Ou é preferível tubo de 1 polegada ou de 3/4, e desse tubo saírem "ramificações" de 16mm?
    (Tudo à superfície, não posso enterrar)
    Obrigado
    (Desculpe Casa)

Depende dos gotejadores, mas é possível sem dificuldade.

Eu tenho o tubo preto de 3/4 a alimentar 4 linhas de árvores em tubo de 16mm, deve ter umas 10 árvores por linha, distânciadas a 4m cada.
    No fim da primeira linha ainda lhe fiz 2 ramificações, uma para 4 citrinos e outra para 8 oliveiras.

Num outro local tenho o tubo de 16 a sair diretamente do programador e a regar 45 oliveiras, kiwis, e mais umas coisas, deve ter uns 80m.

Todos eles regam sem problema com uma pressão de 4bar,e só abro 1/3 da torneira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  17.  # 159

Também uso tubo de 16 à saída do programador para tudo. Os acessórios são mais baratos.
    Em algumas árvores ramifico do de 16 o tubo mais fino que termina num gotejador. isto quando preciso afastar o gotejador da terra (ficar mais alto).
  18.  # 160

Colocado por: rjmpiresQualquer dia também tenho que fazer uma rega automática para a horta, já ninguém rega por canteiros 😅

eu vou iniciar agora o projeto de montar um sistema de rega para uma parte de relva.
    Talvez consiga tirar fotos e abro um topico com isso!
    Depois a ideia é aproveitar e seguir para a rega.

0.0941 seg. NEW