Iniciar sessão ou registar-se
  1. A principal razão para não ter colocado o tubo do gás para a cozinha do anexo foi o calor do ribatejo. O tubo de cobre passava enterrado e subia numa das paredes mais expostas ao tórrido sol dos 40 e tal graus. Ora, tendo tido problemas numa outra casa ali perto (casa com 50 e tal anos que tornei habitável com cozinha toda nova), não quis repetir. Não sei explicar a ciência, mas sei que o calor extremo altera qualquer coisa no gás que lhe eleva a pressão ao ponto de me ter avariado um esquentador praticamente novo. E tive vários momentos assustadores quando tentava ligar o fogão. Isto numa casa em que a parede onde passava o tubo nem tinha uma exposição solar assinalável. A deste anexo seria a pior, a virada a sul. Neste sistema da botija debaixo do lava loiça e mangueira flexível até ao fogão nunca tive nenhum problema.

Outro fator é ficar tudo acessível e de fácil reparação/substituição. Há coisa de 3 meses comecei a notar um ligeiro cheiro a gás na cozinha. Foi só tirar uma gaveta e substituir a anilha da peça que liga o tubo ao fogão. Aproveitei e mudei o adaptador para outro de melhor qualidade, o custo é insignificante perante as vantagens. Quando possível, ficar com o tubo de gás de modo acessível sem necessidade de obras, é uma enorme vantagem. mesmo com o mudança do tubo a cada 5 anos. A ideia de ter de levantar a calçada e partir parede em caso de fuga deixava-me pouca vontade de optar pelo tubo de cobre.

Depois o preferir ter uma botija para cada cozinha. São substituições menos frequentes, cada uma dura mais. Pode não fazer grande sentido (na verdade o consumo é o mesmo) mas preferi assim.

Foi isto e não estou nada arrependido.

"Mas pergunto-me, o que será mais perigoso? Ter a botija dentro de casa, ou usar 4 metros de tubo flexível até um local no exterior?"
    Nem um nem o outro quando bem executados. Mas, para mim, a mangueira resguardada dos elementos (sobretudo o calor) é preferível.
    o Hal tem o lava loiça a 4 metros do fogão? Isso sim é uma cozinha à maneira ;-)
    •  
      NTORION
    • 6 janeiro 2025 editado
    Colocado por: HAL_9000odeio cozinhar naquilo

Eu continuo a achar que é uma questão de hábito... ou de qualidade da placa ou dos tachos/panelas.

No meu caso é precisamente o oposto, nunca mais volto ao gás.
    Concordam com este comentário: Peper87, fpacardoso, ClioII
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  2. Colocado por: NTORIONEu continuo a achar que é uma questão de hábito...

Eu vou mais por uma questão de estética. Numa casa vincadamente rural e de campo como a minha, a placa de gás combina melhor. Tanto se faz comida boa a gás como em indução, acho que não é por aí. O que considero fundamental na escolha da placa de gás é ter grelhas pesadas em fero fundido, faz diferença em questões de segurança.
    Concordam com este comentário: psergio57
    •  
      NTORION
    • 6 janeiro 2025 editado
    Colocado por: Casa da Hortaquestão de estética

Compreendo, mas acho q a prática vence a estética, limpeza em 2 minutos sem dificuldade... é daquelas coisas que acho que quando optas nunca mais voltas atrás.
  3. Colocado por: NTORION

Compreendo, mas acho q a prática vence a estética, limpeza em 2 minutos sem dificuldade... é daquelas coisas que acho que quando optas nunca mais voltas atrás.

Ah, sem duvida, muito mais fácil para limpar (tenho no apartamento vai para 14 anos). Mas mesmo sabendo isso escolhi gás nas duas da casa de lá, não me importando de demorar um pouco mais na limpeza (e calha quase sempre ser eu a limpá-las) ;-)
  4. Colocado por: NostradamusAumenta "bastante" em quanto? Indução ou vitro-cerâmica? Dizem que as de indução até são "económicas" no consumo.
    Não consigo propriamente quantificar. A placa é de inducao. O que noto é que pago muito mais de electricidade nessa casa com a placa elétrica onde cozinho ocasionalmente do que naquela em cozinho quase todos os dias onde uma bilha de gás dá para 5 meses (cozinhar + banhos). Mas existem outros imensos factores a considerar. De qualquer maneira o custo nem é o principal factor. Cozinhar a gás é diferente, eu prefiro, uma questão de hábito, ou de gosto, uma vê que o rústico e o antigo me dizem muito mais que o moderno.

De qualquer forma com a quantidade de informação que andei a ler nos últimos dias sobre instalações de gás e perigos associados, compostos tóxicos emitidos pela queima, etc, estou a pensar seriamente em acabar com tudo o que funciona a gás e mudar para elétrico...se a instalação o permitir.

Colocado por: NostradamusEnterrado dentro de um tubo corrugado para proteção dos elementos exteriores e UV, até pode ser boa opção até que alguém faça uma instalação em cobre. Uma solução temporária que rapidamente se tornará permanente.
    Na verdade, o tubo flexível até já lá está metido para o esquentador que aquece a água do WC do anexo. Está embutido num tubo corrugado que está embutido em argamassa dentro de parede/passeio, 4 m no total.
    O facto de não estar regulamentar, é que não me deixa descansado. Sobretudo porque tive a brilhante ideia de fazer a casa das botijas de gás abaixo do nível do solo para reduzir o impacto visual...o que também foi um tremendo erro por causa da densidade do butano.

PS: CdH, pelo desde já desculpa pelo off topic. Mas como tenho andado de volta da questão do gás, reparei na sua instalação.
  5. Colocado por: Casa da Hortao Hal tem o lava loiça a 4 metros do fogão? Isso sim é uma cozinha à maneira ;-)
    Antes de mais muito obrigado pela sua explicação, faz-me todo o sentido. Felizmente tenho o gás na fachada Norte, e não estou no Ribatejo.

Claro que não tenho o lava louça a 4 metros :). A questão do armário do lava louça nem nunca me tinha surgido como opção até ver a sua instalação. Como não tinha nenhum armário disponível na pequena "cozinha" coloquei a botija no exterior a 1.5 metros da parede da casa, metida dentro de uma caixa daquelas do esgoto com fundo em brita e tampa ventilada.

O que sei é que para ligar o esquentador usei 4 m de mangueira (uma mangueira preta para gás butano/propano) e tem estado assim. Até porque só eu é que o uso para tomar banho quando venho sujo do quintal. Mas agora que queria instalar a cozinha em si, queria fazer as coisas bem feitas.

Se não conseguir fazer a instalação em cobre é que considero o armário do lava louça. E aí de facto o 1,5m - 2 metros de mangueira dão.
  6. Colocado por: NTORION
    Eu continuo a achar que é uma questão de hábito... ou de qualidade da placa ou dos tachos/panelas.

No meu caso é precisamente o oposto, nunca mais volto ao gás.
    Concordam com este comentário:Peper87,fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HAL_9000

Há coisas que apenas a placa a gás permite, gostava muito mais de cozinhar com gás, mas o trabalho extra a limpar e o facto de não querer ter gás em casa tb me tive de habituar à indução.
  7. Sabem que mais? Mer*inha para a Nicolau e Rosa, que tem no site e com stock a redução de 150 para 120 e lá dizem-me na maior: nunca vi isso aqui! Não têm, não faz parte do inventário, nem no expositor tem lugar! Vai um homem em agonia aquela casa para isto! Não se faz.

O Leroy também não tem e já estou farto. Trouxe este tubo de 150 e a redução que for preciso vai ser à pancada 🤫
      IMG_20250108_162518_copy_1682x2835.jpg
  8. Apertas o tubo e metes uma braçadeira plástica e fita de alumínio
  9. Colocado por: NTORIONApertas o tubo e metes uma braçadeira plástica e fita de alumínio

A saída do exaustor é de 150 mm, calha bem com este tubo. Andava era à procura de uma peça para reduzir para os 120, para ser mais fácil meter a outra ponta dentro do teto falso.
  10. A redução tem de ser metálica (dado tratar-se de um exaustor)?

Se puder ser de plástico, encontra isso na Amazon, barato e com entrega em 24h.

Também deve encontrar metálico com uma pesquisa mais aturada.

É uma pena que este tipo de mega plataformas aos poucos vão acabando com as lojas tradicionais, mas até pelo seu relato está visto que estas últimas não se adaptam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      Screenshot_2025-01-09-09-58-19-985_com.amazon.mShop.android.shopping.jpg
  11. Tenho visto dessas coisas no bricomarché, na secção das lareiras...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  12. Colocado por: HAL_9000A redução tem de ser metálica (dado tratar-se de um exaustor)?

Não, plástico serve bem. Há até alguns modelos de exaustores que trazem esse acessório.
    Acabei por encomendar a peça sugerida pelo blithunder82, da loja Valpec ;-)
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  13. 1º mostra da estrutura do novo telheiro, colocada hoje de manhã (fotos enviadas pelo serralheiro).
    Isto não tem nada a ver com o que se costuma ver nas coberturas de painel sandwich, onde as calhas omega são soldadas por cima das vigas de apoio principais criando um espaço visível que fica inestético. Este vai ficar bonito ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82, fadadolar
      IMG-20250116-WA0002.jpg
      IMG-20250116-WA0001.jpg
  14. Colocado por: Casa da HortaEste vai ficar bonito ;-)

Gosto do pormenor da marreta em cima do esquema de montagem.
    Se duvidas houvessem, fica o esclarecimento de como se solucionam as questões quando as coisas não batem certo.
    Pelo menos é um serralheiro que não esconde nada.
    :))))
    • ClioII
    • 16 janeiro 2025 editado
    Colocado por: zedasilvaGosto do pormenor da marreta em cima do esquema de montagem.

É um amuleto para afastar os fiscais (ou tratar deles caso se aproximem).
  15. Colocado por: ClioIIÉ um amuleto para afastar os fiscais

Não duvido, mas como sou um jovem, ainda sou moldado por alguma inocência.
    Concordam com este comentário: 4por1

0.0377 seg. NEW