Iniciar sessão ou registar-se
  1. 30 min de montagem e já está a encher. A piscina de água e os garotos de alegria 😉
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Vítor Magalhães, rjmpires, Peper87, NBA
      IMG20250516155515_copy_3264x1472.jpg
      IMG20250516155448_copy_3264x1472.jpg
  2. Ai esse barraco está mesmo a pedir que subam para o telhado e de lá façam umas bombas na piscina... :)
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  3. Colocado por: 4por1Ai esse barraco está mesmo a pedir que subam para o telhado e de lá façam umas bombas na piscina... :)
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

Duvido que passe de amanhã...

Estes rolos de relva artificial passam o inverno enrolados e encostados a um canto no terreno. São ótimos esconderijos para bicharada. No ano passado estava lá uma cobrita e este ano saíram 3 ratitos do campo. Fizeram-lhe uma festa! Conseguiram meter 1 no balde e andaram de volta dele até que o pobre conseguiu fugir! Gosto que os meus filhos não sejam medricas com bichos do campo 😎
      IMG20250516124304_copy_1288x2856.jpg
      IMG20250516124505_copy_1288x2856.jpg
      IMG20250516124615_copy_2856x1288.jpg
  4. Andava há que tempos para arranjar terra. Preciso nivelar melhor o chão do barraco novo porque acumula muita água quando chove. Falaram-me num senhor e fui lá buscar este reboque. Passa bem das 4 toneladas e dei 36 euros, achei o preço justo. Não é terra preta excelente para cultivar mas para o efeito serve bem. Até se criar menos erva tanto melhor.

E o barraco é que nem ginjas para a bomba da piscina, não é? Passei as mangueiras por baixo do lintel (dentro de um bocado de tubo velho) e a nova tomada é um must 👌. Pena estar ligada com fio de 1,5 mm mas para a bomba serve. Quanto à mangueira (tive de acrescentar 3 metros ao comprimento), tive uma sorte do caraças por arranjar a 3,15 €/m! Deve ser preço antigo, porque o que fui vendo andava mais pelos 4 e muito e até a passar os 5 euros!
      IMG20250516180314_copy_3264x1472.jpg
      IMG20250516195629_copy_1472x3264.jpg
      IMG20250516195659_copy_1472x3264.jpg
  5. Sou uma espécie de cigano aqui do bairro! Aproveito tudo o que seja lenha que os vizinhos não querem... Tive que ir lá 3 vezes mas fiquei com fartura para dar que fazer ao triturador. Até os troncos da couve galega marcham!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBA
      IMG20250517112053_copy_2856x1288.jpg
      IMG20250517112108_copy_2856x1288.jpg
  6. Colocado por: Casa da HortaAté se criar menos erva tanto melhor.

Coloque tela e depois a terra. Vão nascer ervas na mesma, mas vão ser 20x mais fácil para arrancá-las.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  7. Colocado por: Na_mouchA variedade não sei, é em v. N. Famalicão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

Na_mouche:
    Consegue me dizer se o abacateiro está sozinho ou tem mais abacateiros nas redondezas?
    Queria plantar mas só tenho espaço para um abacateiro....

Obrigado,
  8. Ontem, excecionalmente, passamos o domingo por cá. Aproveitamos a iniciativa do centro hípico de Oeiras por ocasião do dia da criança. E isto só é relevante para aqui porque, de tão agradável que foi, nos tem já a ponderar fazer mais "excecionalmentes"...

Os últimos 4 ou 5 fins de semana na casa do campo têm sido dedicadas em exclusivo à erva. E quando digo exclusivo não estou a exagerar. É extenuante, stressante, até desesperante. Gosto muito de plantar, colher e cuidar da horta, mas quando nos vemos engolidos pela erva e sem tempo para a tirar ao nosso ritmo, as sensações não são assim muito agradáveis. E daí a ideia de ir ficando alguns fds por cá. Para sentirmos que somos normais e usamos o sábado e o domingo como as pessoas normais. Para sentirmos que não estamos a perder o que tanto fazíamos antes, como o bocado ontem à tarde com a minha mulher à volta de caracóis e imperiais. E foi entre imperiais que vem a decisão do excecionalmente. Veremos a validade.
      IMG20250601140846.jpg
      IMG20250601123817.jpg
      IMG20250601133743.jpg
  9. Colocado por: Casa da HortaE quando digo exclusivo não estou a exagerar. É extenuante, stressante, até desesperante. Gosto muito de plantar, colher e cuidar da horta, mas quando nos vemos engolidos pela erva e sem tempo para a tirar ao nosso ritmo, as sensações não são assim muito agradáveis. E daí a ideia de ir ficando alguns fds por cá. Para sentirmos que somos normais e usamos o sábado e o domingo como as pessoas normais. Para sentirmos que não estamos a perder o que tanto fazíamos antes, como o bocado ontem à tarde com a minha mulher à volta de caracóis e imperiais. E foi entre imperiais que vem a decisão do excecionalmente. Veremos a validade.
    É o encanto do campo a perder-se.
    Tantos e tantos casos destes que ja vi, na minha zona ha uns anos vinham os senhores “do Porto” restaurar casas velhas e no inicio era muito bonito, mas depois iam se apercebendo que passavam praticamente todos os tempos livres de volta da enchada e a coisa perdia a piada. Os miudos enquanto pequenos tambem achavam engraçado mas depois cresciam e ja gostavam menos de ir passar as ferias todas à aldeia, ja queriam era destinos novos e assim começavam as casas a ficar ao abandono de novo.
    Algumas delas ja conheceram uns 4 ou 5 donos diferentes e o processo repete-se.
    É por isso que eu sempre soube que muito terreno é muito trabalho ou muita despesa para ter a coisa a parecer bem.
    Concordam com este comentário: NBA
  10. É preciso é equilíbrio, claro que não é fácil PQ a erva não tem equilíbrio a crescer, mas temos de optar, ou plantar menos ou deixar alguma erva.
    Tu ainda tens sorte, umas das casas é apartamento...
  11. Colocado por: DR1982É o encanto do campo a perder-se.

Não posso garantir que não venha a ser o nosso caso, mas já vamos para 11 anos desta vida sem vacilar. Só porque ontem souberam bem duas imperiais e uns caracóis numa esplanada, não significa que tenha passado o encanto das batatas e dos grelos. Precisávamos era de mudar a vida toda para lá, que é o grande desejo dos 4, mas por agora está difícil tomar a decisão.

Colocado por: NTORIONÉ preciso é equilíbrio, claro que não é fácil PQ a erva não tem equilíbrio a crescer, mas temos de optar, ou plantar menos ou deixar alguma erva.
    Tu ainda tens sorte, umas das casas é apartamento...

Exato, quando penso na horta que tens cá e no terreno que tens no fds, fico sem moral para me queixar!
    Equilíbrio é a chave, sem duvida. Tenho mesmo de conseguir plantar menos. Porque se a terra não tiver culturas a erva não me dá trabalho praticamente nenhum.
  12. O problema é o passar dos anos, cada vez menos forcas e os mais novos com outras vontades.
    Diariamente é diferente, agora apenas ao fim de semana e ferias…é cansativo.
    E depende ainda das zonas, pelo que da a entender o seu terreno limpa tudo com trator se quiser, na minha zona ha casos em que tem de ser de rocadora. Pior ainda.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, NBA
  13. Colocado por: DR1982O problema é o passar dos anos, cada vez menos forcas e os mais novos com outras vontades.
    Diariamente é diferente, agora apenas ao fim de semana e ferias…é cansativo.
    E depende ainda das zonas, pelo que da a entender o seu terreno limpa tudo com trator se quiser, na minha zona ha casos em que tem de ser de rocadora. Pior ainda.

De acordo em tudo. Por enquanto ainda não tenho a experiência do passar dos (muitos) anos e força não vai faltando, mas há que ser consciente que as circunstancias podem mudar.
    Estar lá todos os dias fazia toda a diferença. O stress só vem porque tenho tempo limitado para fazer o que é preciso.
    Sem trator então é que não dava mesmo. Ainda assim sobre muita erva para a roçadora!
  14. Colocado por: Casa da HortaTenho mesmo de conseguir plantar menos

Acredito que passa mesmo por isto.
    O meu pai levou anos a caminho do campo (terrenos da família, que pertenciam aos meus avós), a plantar em exagero na minha opinião, principalmente batata, cebola... Matava-se a trabalhar por algo que nunca achei que justificasse (principalmente pela quantidade). Não que achasse mal o tempo passado no campo (aquilo para ele era vida, agora já não o pode fazer por motivos de saúde e a idade não perdoa), mas pelo desequilíbrio nas quantidades. E tudo regado à moda antiga, agua do tanque e abrir e fechar regos à enxada.
    Penso que é mais tranquilo dosear a plantação, ter pouco de cada (o suficiente sem exageros) e mais variedade de algumas coisas.
    Sinceramente, sempre lhe disse que devia esquecer batatas e essas coisas mais trabalhosas, porque na realidade conseguimos sempre comprar relativamente barato a outros vizinhos que se dedicam a isso.
    Dedicar tempo à horta sim, mas para mim o foco seriam alguns legumes (excluindo batata), umas verduras e aromáticas. Arvores de fruto e um galinheiro e pronto, já dá bem para tirar coisas boas e passar bom tempo no campo.
    • NBA
    • 3 junho 2025
    Colocado por: Casa da HortaEstar lá todos os dias fazia toda a diferença. O stress só vem porque tenho tempo limitado para fazer o que é preciso.

É o que eu sinto. Acertou na mouche.
    Já o tinha referido aqui há muito tempo atrás.
    Estou a substituir muitas árvores de fruto (que vão morrendo ou secando) por outras que me possam dar somente sombra.
    Desfrutar do campo mas não ser escravo dele.
    • NBA
    • 3 junho 2025
    20250524-081532
    1

É assim que quero manter o meu quintal. Pouco tempo para tanto terreno. Nem me meto em loucuras em ter horta. Árvores de fruto e de sombra.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  15. Nêspera, figo e romã não dão trabalho e dão boa sombra, ainda que o figo seja caduca e a romã aguente 9 ou 10 meses a folha.

Outra opção são os citrinos, em pequenos precisam de mais atenção, adubo, proteção, pulveriza, mas ao fim de 3 anos basta calda bordalesa/inseticida uma vez por ano.

O abacateiro (só precisa de água)tb deve ser uma excelente opção, pode é dar ou não fruto, mas sombra e crescimento rápido não há igual...
  16. Pode parecer estúpido, mas porque não tenta fazer a sua plantaçao como nas grandes exploraçoes? Usar uma tela ou plástico próprio para não criar erva no meio das plantas? Ou até mesmo palha, ja vi em várias quintas biológicas, usam uma camada de palha para controlo da erva e também reduz enormemente o consumo de água.
    Do que percebo o que lhe dá trabalho é tirar a erva no meio dos legumes, porque o campo passa a capinadeira
  17. Colocado por: NBADesfrutar do campo mas não ser escravo dele.

É a esse ponto que tenho de chegar. Mas com horta para mim e galinhas para a esposa. Árvores já não me ocupam grande tempo, já têm o sistema de rega montado de maneira a ser fácil e rápido desviá-lo para tratar da erva. E também já vou entendendo o que dá e vale a pena manter, o que se mostrar inútil (cerejeiras, por exemplo) sai para não estorvar o trabalho do trator.

Horta posso plantar cada vez menos quantidade, mas enquanto tiver saúde não me imagino a deixar de ter tomate, pimento, batata, cebola, alho e feijão. Pelo menos estes e os óbvios (alface, coentros, etc).

Colocado por: marcocarPode parecer estúpido, mas porque não tenta fazer a sua plantaçao como nas grandes exploraçoes? Usar uma tela ou plástico próprio para não criar erva no meio das plantas? Ou até mesmo palha, ja vi em várias quintas biológicas, usam uma camada de palha para controlo da erva e também reduz enormemente o consumo de água.
    Do que percebo o que lhe dá trabalho é tirar a erva no meio dos legumes, porque o campo passa a capinadeira

Plástico não. Experimentei 2 anos nos morangos e não quero mais. Cria erva na mesma nos buracos que até é mais difícil de tirar. Além de que atrai muito as formigas. E também por razões ecológicas.
    Palha sim, funciona bem no verão pelo menos até ela própria começar a criar erva. Mas nessa altura já a cultura se fez, normalmente. Uso no tomate mas antes disso é preciso uma volta ou duas a tirar erva à mão. Ou seja, a palha ajuda, mas não é aquele milagre que os livros apregoam.

Colocado por: marcocarDo que percebo o que lhe dá trabalho é tirar a erva no meio dos legumes

Exatamente. Se passar uma manha de sábado dedicado (podia dizer dobrado que também servia) ao feijão, o tomate e o pimento vão ganhando erva. Se à tarde, me agarro à abobora e à cebola, o tomate e o feijão lá continuam. Domingo é urgente ir à batata e como são 400 metros lá se vai o dia. Como estará a erva do tomate e do pimento na próxima sexta? É isto, é um ciclo! Ah, entretanto, no sábado, para aliviar as costas do arrancar erva, fui plantar 20 pés de melão e melancia... :-)
  18. E em vez de telas plásticas nunca experimentou as biológicos?
    Existem em cânhamo,residuos da indústria do açúcar, em juta..

1.0030 seg. NEW