Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gosto muito mais do triturador, sem dúvida. Não mexia na capinadeira há cerca de 1 ano e no sábado andei com ela uns 10 min (o comprador pediu para a ver a trabalhar). Fez-me logo lembrar como é mais difícil que o triturador.

A grande vantagem é que oscila com o terreno, é baixar o hidráulico e andar para a frente. Com a capinadeira temos de ser nós a subir e baixar quando se apanha uma lomba ou depressão. Cansa mais.

A vantagem da capinadeira é trabalhar bem em marcha-atras, algo que agrada a quase toda a gente que conheço. O triturador não é suposto ser usado assim.

Muito mais podia dizer. Se puder opte pelo triturador, mas também é preciso notar que deve comparar segmentos semelhantes. Uma capinadeira de 3 mil euros deve funcionar bem melhor que a minha de 900...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBA
  2.  # 2

Estou a planear a nova caleira para o cabanal. Vou ser eu a comprar o material e o serralheiro depois tira a que está e instala esta. Vão ser 3 caleiras de 3 metros cada, com 2 uniões simples e 1 de descarga. Mais os 2 topos.

Fiz as contas a 1 apoio a cada 50 cm e dava o total de 16. Mas antes de comprar lembrei-me de perguntar ao serralheiro se chegavam, ao que me respondeu que 7 era mais que suficiente. Como passam por aqui profissionais, aproveito para perguntar, da vossa experiência, se deixavam os 8 metros de caleira só com 7 apoios...
      Screenshot 2025-03-18 at 19-15-42 Caleira de PVC CLASSIC 120X65MM 3M BRANCO Leroy Merlin.png
      Screenshot 2025-03-18 at 19-16-31 União de PVC CLASSIC COM DESCARGA 80MM BRANCO Leroy Merlin.png
      Screenshot 2025-03-18 at 19-17-06 União de PVC CLASSIC BRANCO Leroy Merlin.png
  3.  # 3

Experimente antes de gastar dinheiro tirar o tubo de queda e deixar a caleira e veja se continua igual
  4.  # 4

Colocado por: manelvcExperimente antes de gastar dinheiro tirar o tubo de queda e deixar a caleira e veja se continua igual

Na zona onde acumula (e transborda) a água, a caleira não tem tubo de queda (foto). O serralheiro ofereceu-se para colocar aqui outra (e até falou numa outra a meio), eu recusei porque só quero aquele algeroz dali para fora. É fechado em cima, não tenho acesso fácil ao canal para limpar lixo. Não tem pés nem cabeça.
      IMG20250308170939_copy_2296x40802.jpg
  5.  # 5

Colocado por: Casa da HortaFiz as contas a 1 apoio a cada 50 cm

com separação de 1m entre os apoios é mais do que suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
    • NBA
    • 20 março 2025

# 6

Viva Casa da Horta.
    Como é que se portou o seu Cabanal com esta ventania?
    Acredite que durante o dia com as rajadas de vento que apanhei no trabalho e com as notícias das desgraças que aconteceram durante a noite pensei no seu novo anexo para as suas alfaias.
    Aguentou com o vento ou levantou voo?
    Espero que esteja tudo bem.
  6.  # 7

O homem já disse que este fim de semana não ia lá. Com esta conversa ainda se mete a caminho só para ver como está o barraco.
  7.  # 8

Se o vento lhe der de frente…
  8.  # 9

Colocado por: NBAComo é que se portou o seu Cabanal com esta ventania?

Por acaso até estava bem tranquilo porque a previsão era mais para Setúbal e Lisboa. Mas à hora de almoço fui ver o FB e vi coisas que me tiraram a tranquilidade! Acabei por ligar ao meu vizinho que me disse que tanto as estufas como o cabanal não sofreram nada. Ele tem liberdade de entrar no meu terreno e foi o que fez: apenas encontrou as portas das estufas abertas (o vento abre os fechos). Fechou tudo de novo e recolocou os troncos a segurar a fralda da porta.

Portanto, desta vez o cabanal safou-se ;-)

Colocado por: rjmsilvajá disse que este fim de semana não ia lá

Não, não fui é no fds passado. Neste vou. Devo chegar lá amanhã por volta das 11 da noite. Esta semana demorou tanto mas tanto!

Colocado por: DR1982Se o vento lhe der de frente…

Por causa desse receio pedi ao serralheiro para reforçar as fixações da estrutura, estou mais confiante. Levantar os maciços de betão é que já me parece demasiado difícil para estas ventanias, mas é esperar/rezar para ter razão ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  9.  # 10

Colocado por: Casa da HortaPor causa desse receio pedi ao serralheiro para reforçar as fixações da estrutura, estou mais confiante. Levantar os maciços de betão é que já me parece demasiado difícil para estas ventanias, mas é esperar/rezar para ter razão ;-)
    quem dera que esteja certo, eu ja tenho visto estes ventos fazer muitos estragos ultimamente, ainda ha uns tempos foi a cobertura de um stand que ja tinha alguns anos que foi pelo ar.
    • NBA
    • 20 março 2025

# 11

Colocado por: Casa da HortaEsta semana demorou tanto mas tanto!

Meta câmaras em pontos estratégicos. Pelo menos vai monitorizando à distância.
    Sempre mata as saudades e vai vendo o que se passa na casa e terreno.
  10.  # 12

Colocado por: NBA
    Meta câmaras em pontos estratégicos. Pelo menos vai monitorizando à distância.
    Sempre mata as saudades e vai vendo o que se passa na casa e terreno.

As vezes que já pensei nisso! Então não adorava ver as batatas durante a semana?!
    Mas para isso tinha de ter internet e aquela casa não tem. E não quero que tenha, está melhor assim.
  11.  # 13

Colocado por: Casa da Horta
    As vezes que já pensei nisso! Então não adorava ver as batatas durante a semana?!
    Mas para isso tinha de ter internet e aquela casa não tem. E não quero que tenha, está melhor assim.
    coloca um cartao de dados numa camara
  12.  # 14

Colocado por: DR1982coloca um cartao de dados numa camara
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Deixe-se lá de ideias DR, que já me fez escrever no google essas palavras! Era a vergonha nacional, a risota do fórum: casa da horta dá 7 euros por mês à Digi só para poder olhar todos os dias para as batatas!
    • NBA
    • 21 março 2025

# 15

Colocado por: Casa da HortaMas para isso tinha de ter internet e aquela casa não tem. E não quero que tenha, está melhor assim.

Não era só para ver as batatas mas também movimentos suspeitos de filhos de outra mãe. Também pensava da mesma forma e acabei por ver nabiças e nabos ao espelho todos os dias quando acordo.
    Não quero com isso preocupá-lo mas os tempos de hoje não são os mesmos da nossa infância.
    Invista e vai vendo à distância, batatas, gatos, cães, barraco, estufa, etc. É terapêutico e tem a finalidade dissuasora (coloque dísticos visíveis).
    Quanto aos seus miúdos usarem a net para fins lúdicos de certeza que há forma de conversar com eles para que não usem os telemóveis. Aos seus você controla agora aos de fora você não tem poder de controlar, são grandes e têm vontade de querer aquilo dos outros.
    Fica a dica de quem já se queimou. Há outras mais que de certeza com alguma pesquisa você consegue por em prática.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, barreira
  13.  # 16

Deixe-se lá de ideias DR, que já me fez escrever no google essas palavras! Era a vergonha nacional, a risota do fórum: casa da horta dá 7 euros por mês à Digi só para poder olhar todos os dias para as batatas!

🤣
    O que o casa me fez rir agora...
    Concordam com este comentário: Pereira_89
  14.  # 17

conheço aue dê 1€ por mes pelo cartao de dados e nem batatas tem 😀
    Concordam com este comentário: Pereira_89
  15.  # 18

O problema é que quanto mais ía ver, mais ía perceber que ainda há espaço para mais um anexo🤣🤣
  16.  # 19

Colocado por: NBAacabei por ver nabiças e nabos ao espelho todos os dias quando acordo.

A mim esse despertar agradava-me imenso, confesso :-)
    Agradeço as palavras NBA. Já nos "conhecemos" por aqui há algum tempo e noto nelas o cuidado do conselho que se dá a quem se quer bem.
    Não tenho nada de muito valioso naquela casa, nada que mereça atenção de profissionais, mas mesmo assim instalei um sistema de alarme que deve ajudar a espantar curiosos. E mais importante ainda, tenho o melhor sistema de vigilância de todos: o sistema Sr. Joaquim! O meu vizinho da frente a quem nada escapa! Por um lado é chato porque não consigo ir "roubar" uma pá de terra ao desaterro ali ao lado sem que ele me veja, mas por outro sei que durante a semana tenho uns olhos interessados e atentos a tudo o que entra e se passa na minha propriedade. É um descanso.

Colocado por: NBAQuanto aos seus miúdos usarem a net para fins lúdicos de certeza que há forma de conversar com eles para que não usem os telemóveis

A melhor forma é mesmo não terem acesso a telemóveis nem internet livre. O Zé nem tanto, é mais de andar cá fora nas invenções, mas a mais velha era menina para passar a tarde no youtube! Por isso melhor é mesmo não haver facilidades. E mesmo assim, às vezes consegue dar a volta à mãe para lhe emprestar o telemóvel para uma pesquisa rápida que já se sabe que será tudo menos rápida. Um pouco como não comprar doces para ter em casa, quando queremos tirá-los da alimentação das crianças.
  17.  # 20

Colocado por: Pereira_89

O problema é que quanto mais ía ver, mais ía perceber que ainda há espaço para mais um anexo🤣🤣

Lol
    Nisso o DR tinha razão, quando dizia que não devemos ter muito espaço para arrumar tralha. Que quanto mais temos mais tralha arranjamos! É bem verdade.

Uma câmara para ver as batatas talvez não, mas se conseguisse um sistema que me permitisse controlar a rega à distância já me entusiasmava mais... Sei que existe, mas ainda não profundei se era viável para o meu caso. Não só pelos custos como pela localização das batatas, que estão bastante longe da casa e da eletricidade.

Isso sim era porreiro. Vou dar-vos um exemplo. A última vez que lá estive (domingo 9 de março) vi-me perante a dúvida se deixava a rega ligada ou não. As previsões garantiam chuva na semana seguinte, mas davam dias sol na outra (a atual, que por acaso tem tido um sol do caraças!). Ora, como na fase em que as batatas estão (crescimento da planta) a água é de extrema importância, uma semana sem rega era um problema. Daí ter optado por uma pseudo-rega de 10 min a cada 3 dias. Por um lado, no meio de tanta chuva, nem aquece nem arrefece, por outro, sempre dá qualquer coisinha em caso de seca. Mas claro, foi escusado e mal decidido. Sabemos agora. Por isso um sistema de controle de rega à distância era que nem ginjas! E talvez não fosse muito trabalhoso convencer a esposa ;-)

0.8369 seg. NEW