Iniciar sessão ou registar-se
  1. Nem tem ideia de quantas!!
    Quantos "administradores" há por ai que nem sabem o que é a tributação autonoma?

Colocado por: rjmsilvaHá pessoas que acham que as empresas andam a dormir.
  2. Colocado por: mafgodComo abastece o seu ICE? :-)
    Para quem não consegue mesmo carregar em casa, com um VE é a mesma coisa, e com certos VEs, com as autonomias que tem, o número de vezes que vai abastecer até é o mesmo.
    A questao é que abastecendo em postos públicos la se vai grande parte da poupança, pelo menos tenho visto relatos de pessoal que abastece nesses postos públicos de que a poupança é pouca.
    Eu no meu caso nao preciso de trocar de carro so o faria como investimento e para poder andar mais despreocupado. Mas nao podendo carregar em casa torna-se mais complicado.
  3. Colocado por: JotaP

A minha experiência com este Ioniq, em tudo idêntico aos anteriores é que se não fugir da minha rotina, faço meio carregamento a meio da semana e siga.

Contas por alto e sem andar ansioso, 210kms no inverno, com tempo menos frio, 230/240.

O Ioniq é o carro elétrico perfeito para as massas, pelo custo de aquisição, custo de manter e utilizar e versatilidade.

Este que tenho também está anunciado mas espero sinceramente que se o mercado morrer ou não me for favorável, no fim de contas ainda cá fique um em casa.
    Concordam com este comentário:Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NTORION
    Qual o custo das revisões ?
    É que anda na net uma fatura de 500 ou 600€ de revisão de um eletrico, creio que era um Hyundai
  4. Colocado por: DR1982A questao é que abastecendo em postos públicos la se vai grande parte da poupança, pelo menos tenho visto relatos de pessoal que abastece nesses postos públicos de que a poupança é pouca.
    Nestes dias atribulados há quem fique em fila para abastecer o seu ICE para poupar cêntimos por litro.
    Portanto, mesmo que a poupança com um VE seja pouca, é melhor que nada.
    Depois ainda temos o IUC, isenções, manutenções...

Colocado por: DR1982Qual o custo das revisões ?
    É que anda na net uma fatura de 500 ou 600€ de revisão de um eletrico, creio que era um Hyundai
    Paguei em 2018 uma pack manutenção do meu Lea40 por 5 anos por pouco mais de 300€.
    Por norma, as revisões de um VE são bem mais baratas.
    Claro que há marcas que se aproveitam para ir sacar um pouco mais....

Revisão num VE é basicamente:
    - filtro habitáculo e AC como qualquer carro
    - óleo travões como qualquer carro
  5. Na Nissan já subiram um pouco o preço :-)
    MANUTENÇÃO+
    LEAF ELÉTRICO Manutenção participada

3 anos: 303€
    4 anos: 426€
    5 anos: 498€

Mesmo assim, mais barato que num Micra:
    MICRA TODOS
    Manutenção participada

3 anos: 475€
    4 anos: 666€
    5 anos: 801€
  6. Colocado por: mafgodNestes dias atribulados há quem fique em fila para abastecer o seu ICE para poupar cêntimos por litro.
    Portanto, mesmo que a poupança com um VE seja pouca, é melhor que nada.
    Depois ainda temos o IUC, isenções, manutenções...

Paguei em 2018 uma pack manutenção do meu Lea40 por 5 anos por pouco mais de 300€.
    Por norma, as revisões de um VE são bem mais baratas.
    Claro que há marcas que se aproveitam para ir sacar um pouco mais....

Revisão num VE é basicamente:
    - filtro habitáculo e AC como qualquer carro
    - óleo travões como qualquer carro
    Certo, mas quem nao precisar de trocar de carro, quem o for fazer apenas para poupar no combustível tem de fazer as contas de outra forma, acho eu.
    Concordam com este comentário: mafgod, Bruno.Alves
  7. Colocado por: DR1982Certo, mas quem nao precisar de trocar de carro, quem o for fazer apenas para poupar no combustível tem de fazer as contas de outra forma, acho eu.

Sem dúvida. Eu não aconselho a ninguém trocar de carro só porque sim. Troca-se porque é necessário ou porque já se estava para trocar.
    Nesta altura conturbada de facto a poupança pode ser brutal, mas só carregando em casa ou num Continente.
    Concordam com este comentário: mafgod
  8. Cada um terá que fazer as suas contas e ver se compensa e o que consegue comprar, aqui por casa arriscamos comprar o 1 elétrico sem conhecer ninguém com um, sem nunca termos conduzido nenhum e estamos completamente rendidos, os carros a combustão cá por casa são passado!
    Em relação a poupanças junta se o útil ao agradável, poupo entre 250€ a 300€ mês em combustível, 850€ em iucs, mais as manutenções, diria que facilmente são 4k/ano.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves
  9. Colocado por: Bruno.Alves
    Sem dúvida. Eu não aconselho a ninguém trocar de carro só porque sim. Troca-se porque é necessário ou porque já se estava para trocar.
    Nesta altura conturbada de facto a poupança pode ser brutal, mas só carregando em casa ou num Continente.
    Concordam com este comentário:mafgod
    Mas nem todos os continentes certo? Creio que o continente De onde moro não dá.
  10. Não, só os que têm Plug and Charge.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • mafgod
    • 11 março 2022 editado
    Apenas estes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  11. Colocado por: DR1982Qual o custo das revisões ?

No caso da Hyundai já se pede que pergunte em diferentes concessionários. A Kia dizem ainda estar comedida.
    De qualquer forma as revisões resumem -se, no caso do Ioniq 28, a trocar filtro de habitaculo e fluido de travões, salvo erro este último a cada dois anos.
  12. Colocado por: JotaP

No caso da Hyundai já se pede que pergunte em diferentes concessionários. A Kia dizem ainda estar comedida.
    De qualquer forma as revisões resumem -se, no caso do Ioniq 28, a trocar filtro de habitaculo e fluido de travões, salvo erro este último a cada dois anos.
    Por aquilo que vejo a Tesla tem a vantagem de revisões baixas, e acho fantástico o facto de ter preços fixos tanto nos carros como nas revisões.
    Ja era tempo dos preços fixos ganharem terreno e acabar com s mercados de marrocos
    Concordam com este comentário: Dav82
  13. Colocado por: JotaP

Perde meia hora em dois carregamentos com um Ioniq de 28kw e chega ao Algarve

Também não exageremos. Por muito bom que o Ioniq seja precisa de mais paragens do que isso para fazer 600km até Algarve por AE. Diria que para aí umas 5 paragens são necessárias, até porque a velocidade máxima de carregamento vai apenas até 80%. No entanto, cada paragem deve ficar abaixo dos 30min. Talvez uns 20-25 dependendo do percurso.
  14. Colocado por: mafgodComo abastece o seu ICE?

Com cartão de combustível da empresa!

Reparem que não é irrelevante em ter falado das grandes frotas, de centenas de carros. As contas que apresentam no vídeo estão muito bem, mas a organização onde trabalho não compra viaturas (diria que, em geral, "nenhuma" grande empresa prestadora de serviços o faz) contrata um renting ou aluguer operacional. E isso muda a figura.

No meu caso, fica ela por ela pagar 450€/mês por um ICE com valor de venda de 35.000€ (com IVA), ou escolher um carro melhor/mais equipado híbrido, de 35.000€ (sem IVA).

Considero que continua a suportar o mesmo custo mensal em combustível, deduzindo isso em IRC.

A complexidade adicional de motor a combustão + eléctrico não é tida nem achada, porque ao fim de 48 meses esse carro volta para a locadora... (e inunda o mercado de usados)

Este tipo de empresas, com grandes frotas, não têm carros para satisfazer necessidades de negócio, mas apenas para manter os colaboradores satisfeitos.

Só para um colaborador que queira especificamente um veículo elétrico é que tal seria opção (mas depois esse colaborador teria que pagar a electricidade em sua casa, sem cartaozinho da gasolineira). Pode haver pessoas que o façam, mas quantas?

E atenção que não estamos a falar de viaturas elétricas apetecíveis, tipo Tesla Model S. Teriam que ser mais Ionics (acho eu).

Portanto, ou muito de me engano, se não acabarem com os benefícios fiscais dos híbridos plug-in, vão continuar a haver muitos no mercado.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  15. Colocado por: mafgodSó não concordo aqui... Carros com autonomia acima de 400km, fazem 300km sem grandes problemas em AE. É carregar num PCR a meio caminho enquanto se estica as pernas e come-se qualquer coisa.

Sim eu sei, mas como assumi que o user não queria um carro com muita autonomia (caro), pensei que escolheria um com 200kms / 300kms autonomia. Tenho um leaf de 40kwh e não faria essa viagem... Com criançada é um martírio..
  16. Colocado por: ricardo.rodrigues

Está equivocado. Devido à fiscalidade extremamente favorável para as empresas, vão ver por aí muito mais carros híbridos do que totalmente eléctricos.

Eu escolhi agora um skoda superb iv (versão super equipada L&K), mas tinha opções como BMW 320e, Volvo V60, etc.

Basicamente, todas as marcas têm, pelo menos, um veículo híbrido "fiscal", que fica por 43 mil € (com IVA) e uma renda mensal de menos de 450€. Para as frotas de empresa, é tão ou mais favorável que um carro a diesel até 35 mil €, por exemplo um peugeot 508 sem nenhuns extras...

Se somar o facto de que muitas empresas, neste segmento, e acima, também atribuem cartão com plafond mensal para algum combustível...

Portanto, sabendo como o português gosta de mostrar que anda num beemer e afins, vão as grandes frotas continuar a mandar veículos PEHV usados para o mercado.

Houve muitas vendas mesmo por isso "redução imposto", porque muitos nem querem saber de andar em modo elétrico...
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
    •  
      NTORION
    • 12 março 2022 editado
    Colocado por: ricardo.rodriguesorganização onde trabalho não compra viaturas (diria que, em geral, "nenhuma" grande empresa prestadora de serviços o faz) contrata um renting ou aluguer operacional. E isso muda a figura.

Fiscalmente é igual em termos de tributação autonoma.

O iva do combustível n é todo dedutível, e todo o combustível, manutenção tb tem TA
  17. Colocado por: NTORIONO iva do combustível n é todo dedutível

Então porquê?

(eu sei, mas uma coisa é a realidade, outra coisa é o enquadramento fiscal que se dá a determinadas despesas)

As despesas em restaurantes (para almoços de família) e viagens (de férias) ou os pretensos custos de Km em viatura própria (curiosamente, sempre os mesmos exatos Km todos os meses) também não deveriam estar isentas de contribuições (SS) e impostos (IRS), mas o que é certo é que, virtualmente, todas as empresas de bodyshop usam combinações desse tipo de "subterfúgios" para "conseguir mais liquidez" para os seus colaboradores.

(Em bom rigor, não sei que enquadramento fiscal as empresas atribuem aos gastos com cartão de combustível... mas sei que, mesmo que não deduzam IVA em IRC, é uma forma de os colaboradores terem um rendimento em espécie (gasóleo/gasolina) que penso não ser declarado em sede de IRS)
  18. Colocado por: JotaPExecutive de Dez 2

Com quantos Km?

0.5219 seg. NEW