Iniciar sessão ou registar-se
  1. Fundamentalista é quem tem, usa, entende as vantagens e limitações do VE, ou quem não tem, não usa, não sabe e vem anunciar aos 4 ventos que não serve a ninguém?
    É que eu e os outros "fundamentalistas", ao longo destas 8000+ mensagens, temos mostrado que é possível e cada vez com menos dificuldade, fazer uma utilização média (até muito mais que isso). E sabemos e reconhecemos que há casos pontuais que um VE dificilmente serve. Eu até vou mais longe e digo (já disse, está neste histórico) que conheço casos que dificilmente um VE virá a servir.

Mas sim, retire-se com a convicção que o fundamentalista sou eu.
    Bons depósitos nesse V8 ;-)
  2. Colocado por: Bruno.AlvesFundamentalista é quem tem, usa, entende as vantagens e limitações do VE, ou quem não tem, não usa, não sabe e vem anunciar aos 4 ventos que não serve a ninguém?
    É que eu e os outros "fundamentalistas", ao longo destas 8000+ mensagens, temos mostrado que é possível e cada vez com menos dificuldade, fazer uma utilização média (até muito mais que isso). E sabemos e reconhecemos que há casos pontuais que um VE dificilmente serve. Eu até vou mais longe e digo (já disse, está neste histórico) que conheço casos que dificilmente um VE virá a servir.

Mas sim, retire-se com a convicção que o fundamentalista sou eu.
    Bons depósitos nesse V8 ;-)

Acho que estou nesses casos. Há dias que faço 500km sem certeza se no dia seguinte faço outros 500s, sem possibilidade de carregar durante a noite.

Tenho feio uns 1400km semanais, quem me dera poder faze-los de elétrico!
    • mafgod
    • 17 abril 2022 editado
    Podendo não ser o seu caso, quem não quer arranja desculpas e quem quer arranja soluções :)

Nesses 500km deverá ter de parar a meio caminho para esticar as pernas ou um café/refeição rápida... Tempo mais que suficiente para carregar o carro
    Para carregar em casa, trifásico a 11kW ou mesmo monofásico a 32A podia ser suficiente...
    Há várias soluções, uma certeza, teria de mudar de hábitos...

A respeito de VE, um Niro/kauai64 por exemplo.
    Ou algo c bateria maior e mais premium... Fazendo 500km/dia com regularidade justifica comprar um VE com maior capacidade....
  3. Colocado por: pkasa
    Não me dirigi a si,nem a ninguém em especial.
    Apenas vós posso desejar sorte nessa vossa missão fundamentalista ao ve
    Desta forma deixo este tópico e os seus participantes, demasiado formatados ao ve e as suas vicissitudes

Este seu post mostra o quão ridículo o ser humano consegue ser. Essencialmente na era das redes sociais.
    Sou filho de mecânico, tenho na garagem o meu terceiro carro resguardo a gasolina e fui durante anos um frequentador de trackdays.
    No que ao prazer de condução diz respeito, adoro um carro a gasolina, ágil, potente e leve... Mas este tópico não é sobre prazer ou fundamentalismos... é sobre ser prático. Foi neste tópico que o Bruno e o maf me chamaram a atenção para o Ioniq 28kw. Já comprei e vendi alguns ao ponto de ter aberto atividade para o efeito (venda de VEs) mas o mais importante é que me converti no que ao racional diz respeito - utilização quotidiana.
    Você não faz 200kms por dia, mas mesmo que faça 100, se não fosse você o fundamentalista desta discussão, já teria feito as contas...até ao custo dos pneus (lol) e visto quanto pouparia até agora com um VE simples e eficiente.

E esqueça as teorias. Eu não quero saber do ambiente. Eu escolhi VEs pq poupo centenas de euros em dois ou três meses.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
  4. Colocado por: mafgodPodendo não ser o seu caso, quem não quer arranja desculpas e quem quer arranja soluções :)

Nesses 500km deverá ter de parar a meio caminho para esticar as pernas ou um café/refeição rápida... Tempo mais que suficiente para carregar o carro
    Para carregar em casa, trifásico a 11kW ou mesmo monofásico a 32A podia ser suficiente...
    Há várias soluções, uma certeza, teria de mudar de hábitos...

A respeito de VE, um Niro/kauai64 por exemplo.
    Ou algo c bateria maior e mais premium... Fazendo 500km/dia com regularidade justifica comprar um VE com maior capacidade....

Aceito perfeitamente que quem faz mais kms pára menos tempo e demora mais a mudar o chip. Se o user refere que não pode carregar durante a noite, acredito que não seja por não ter eletricidade mas sim por não ter onde o ligar.
    Agora para 90% da utilização nacional, esquecendo a infraestrutura, há elétricos no mercado, sim.
  5. Colocado por: JotaPSe o user refere que não pode carregar durante a noite, acredito que não seja por não ter eletricidade mas sim por não ter onde o ligar.
    O user também não deve ter uma bomba de combustível em casa e anda de ICE.
    Quero com isto dizer que, na hipóstese de ser mesmo impossível, é usar um VE como um ICE.
    Se comprar um VE com autonomia acima de 600km, iria a um PCR abastecer como faz atualmente (ok, iria provavelmente o dobro das vezes) mas, poderia estar a carregar enquanto almoça por exemplo.
  6. Colocado por: mafgodO user também não deve ter uma bomba de combustível em casa e anda de ICE.
    Quero com isto dizer que, na hipóstese de ser mesmo impossível, é usar um VE como um ICE.
    Se comprar um VE com autonomia acima de 600km, iria a um PCR abastecer como faz atualmente (ok, iria provavelmente o dobro das vezes) mas, poderia estar a carregar enquanto almoça por exemplo.
    Mas la se vai a poupança, ao carregar fora de casa ja pouco compensa
  7. Colocado por: mafgodO user também não deve ter uma bomba de combustível em casa e anda de ICE.

Nunca teria um VE se carregasse na rua, em exclusivo.
    • mafgod
    • 17 abril 2022 editado
    Há outras poupanças para além do combustível..

Principalmente se queremos reduzir a nossa dependência energética do combustível fóssil...
    • TicMic
    • 18 abril 2022 editado
    Colocado por: mafgodO user também não deve ter uma bomba de combustível em casa e anda de ICE.

Ultimamente tenho algum gasóleo em casa porque fiz stock no pré guerra, não sendo uma bomba de combustível, foram 400L. Ainda tenho 5 bidões!

Eu nunca paro para esticar as pernas e as viagens que faço são ali nos 150km/h.

Um depósito dá-me para 900km de autonomia e se há coisa que prezo é mesmo não ter de parar para abastecer, portanto, dizerem-me para parar num Braga Lisboa para carregar o carro seria incomodativo.

Nem todos os hotéis onde fico me permitem carregar, daí que não é certo que os VE ainda sejam para todos.

No meu caso, sem uma autonomia de 700km q andar ligeiro, ainda não vejo como servirá.

Já para a menina, que faz 20km diários ou menos, e ocasionalmente 100, era o ideal.

Não me importo de parar numa viagem ao Algarve, mas em trabalho, estara a parar para carregar é tempo que não costumo ter.
  8. Respeito o seu trabalho, mas quanto mais ando na estrada, mais acho criminoso a ausência de paragens numa viagem acima de 250/300kms.
    Ainda assim o seu gosto vai prevalecer e contra isso nada a dizer.
    De resto, com o elétrico adequado acabava com a incomoda ida à bomba para os 900kms. Tal como com o tlm, chega a casa e liga a ficha.
  9. Colocado por: TicMicEu nunca paro para esticar as pernas e as viagens que faço são ali nos 150km/h.
    A mudança de hábitos é sempre complicada...

Colocado por: TicMicNem todos os hotéis onde fico me permitem carregar, daí que não é certo que os VE ainda sejam para todos.
    Tem a certeza absoluta?
    E não haverá um outro próximo que tenha?
    E não haverá um posto público próximo?
    Na próxima viagem/planeamento faça uma simulação caso fosse de elétrico :)
  10. Colocado por: TicMicEu nunca paro para esticar as pernas e as viagens que faço são ali nos 150km/h.
    Um depósito dá-me para 900km de autonomia e se há coisa que prezo é mesmo não ter de parar para abastecer, portanto, dizerem-me para parar num Braga Lisboa para carregar o carro seria incomodativo.

Como já referi ao longo destes tópicos conheço pessoas que, profissionalmente, saem de Portugal (litoral) de madrugada, conduzem até Barcelona e ao chegar ainda trabalham algumas horas.
    Não é saudável, não é desejável até do ponto de vista da segurança (nenhum condutor de pesados com tacógrafo o pode fazer), mas o que é certo é que o faziam, fazem e vão continuar a fazer. Para estas pessoas nunca, nas respectivas vidas, um VE vai ser solução.

Agora... Estas pessoas são quê? 0,001% dos condutores? Menos? Estas pessoas certamente terão outras soluções à disposição, têm de ter. Mas são largamente uma minoria.

Onde trabalho está a fazer-se a transição para híbridos plug-in, pelo menos para parte da frota. Há uma resistência terrível aos VE puros porque "podemos estar num cliente em Leiria e ter de ir a Portalegre de repente". Quantas vezes isso aconteceu? NUNCA! Mas já viram se calha uma vez na vida?
    Mas curiosamente, depois que começaram a andar com os PHEV, dá gozo o modo eléctrico. Dá gosto esticar os 40-50km de autonomia eléctrica. Dá gosto chegar ao fim do mês e ter consumos médios no combustível de 4l/100km. Dá gosto perceberem que se andarem a 120 em vez de 140 gastam um tempo adicional de viagem totalmente desprezável, mas os consumos baixam drasticamente. E por aí fora.

O que não é possível é ter um VE que regularmente anda num raio para lá da autonomia sem "abraçar a causa": é preciso ter presente onde estão os postos em relação à viagem, eventuais tempos de paragem, etc. Isso é inegável. Quanto é que isso impacta na vida de cada um? Eu diria que muito provavelmente menos que o ganho potencial, mas aí cada um terá de fazer as suas contas.
    Concordam com este comentário: mafgod, dom123, hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, dom123
  11. Colocado por: Bruno.AlvesAgora... Estas pessoas são quê? 0,001% dos condutores?

E qual é a percentagem dos que não têm possibilidade de carregar em casa? Qual é a solução para esses? Irem todos às compras ao continente.
    Concordam com este comentário: Dom
    •  
      Dom
    • 18 abril 2022
    É a única coisa que não concordo com o que se tem aqui mencionado. A maioria defende os elétricos com unhas e dentes porque têm onde os carregar. Quem não tem, está um pouco de mãos atadas enquanto um carregamento completo demorar mais do que 5 minutos.
  12. Querendo, arranjam-se sempre problemas. A % de pessoas que não têm possibilidade de carregar em casa é 100-"percentagem-dos-que-podem-carregar-em-casa". Resultado: X
    O que é que é que resulta desse argumento? Que é preciso conseguir melhores condições para quem não pode carregar em casa? Obviamente, ninguém discute isso, todos perfeitamente de acordo. E há todo um conjunto de pessoas, muitos grupos e muitas pessoas, a trabalhar nisso e a sugerir modelos de negócio que se possam integrar em milhentas obrigações, legislações e interesses comerciais, naquilo que é uma realidade nova e em processos que são tudo menos ágeis. Se fosse fácil...

Mas também se pode escrever a coisa ao contrário:
    A % de pessoas que PODE carregar em casa é 100-"percentagem-dos-que-não-podem-carregar-em-casa". E essa é uma % MUITO significativa, que se não for mais de 50% anda lá bem perto (46% vive em apartamentos e eu vivo em apartamento e carrego o meu VE em casa).
    Nalgumas cidades muito populosas já há hubs de carregamento muito significativos (Oeiras por exemplo está em brasa) e onde com cuidado se consegue carregar a preços ainda bastante melhores que o combustível).

O que eu acho que falta é simplificar o carregamento associado a estacionamento "longo" para que os VE possam estar a carregar lentamente enquanto estão parados. Para quê pensar em carregar os carros sempre em 5min quando os carros passam a maioria do tempo parados? Muitos postos de pouca potência, em vez de poucos postos de potências alarves. O problema é que isto é uma actividade muito pouco rentável para quem fornece o serviço (imagine-se a ter um posto que lhe dá uns 30-50cts/hora de rentabilidade, não é atrativo pois não?). Estas realidades estão a ser propostas, mas tem de ser num modelo de fornecimento de energia ("as utility") que a legislação não prevê. E que não se altera com 2 dedos de conversa. Muito trabalho pela frente. Mas há quem o esteja a fazer ;-)
  13. Colocado por: rjmsilvaE qual é a percentagem dos que não têm possibilidade de carregar em casa? Qual é a solução para esses? Irem todos às compras ao continente.
    Para quem não pode ou não quer carregar em casa, estacionamento, shopping ou emprego, continua a carregar como até agora...

Colocado por: DomÉ a única coisa que não concordo com o que se tem aqui mencionado. A maioria defende os elétricos com unhas e dentes porque têm onde os carregar. Quem não tem, está um pouco de mãos atadas enquanto um carregamento completo demorar mais do que 5 minutos.

Não sei a quem te referes... Eu que comecei este tópico expliquei as minhas razões e fui um dos primeiros a dizer que um VE não é para já para todos.
    Agora, como tb já disse, há quem só veja problemas e outros soluções.
    •  
      Dom
    • 18 abril 2022
    Colocado por: Bruno.AlvesO que eu acho que falta é simplificar o carregamento associado a estacionamento "longo" para que os VE possam estar a carregar lentamente enquanto estão parados. Para quê pensar em carregar os carros sempre em 5min quando os carros passam a maioria do tempo parados? Muitos postos de pouca potência, em vez de poucos postos de potências alarves.

Concordo plenamente. Ou lugar na rua da residência com carregamento lento ou um posto onde possa carregar da mesma forma que abasteço o meu ICE. Para quem mora em zonas de edifícios antigos, carregar em casa é praticamente impossível e isso é um grande problema que tem abrandado as vendas dos elétricos.

Colocado por: mafgod
    Não sei a quem te referes... Eu que comecei este tópico expliquei as minhas razões e fui um dos primeiros a dizer que um VE não é para já para todos.
    Agora, como tb já disse, há quem só veja problemas e outros soluções.

Ninguém em específico, por isso disse maioria.
    Por mim tinha já um elétrico como carro para as "voltinhas".
  14. Os postos na rua têm de ser ligados à rede mobi.e, o que torna o custo pouco competitivo.
    Concordam com este comentário: JotaP
    •  
      Dom
    • 18 abril 2022
    Custo esse que pode ser revisto com quantidades grandes de carros.

0.5273 seg. NEW