Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Dom
    • 19 abril 2022
    Nesses casos faz todo o sentido! Eu até já ponderei mudar o meu hábito de compras para o Continente para poder carregar mas custa-me estar dependente disso.
  1. Colocado por: DomNesses casos faz todo o sentido! Eu até já ponderei mudar o meu hábito de compras para o Continente para poder carregar mas custa-me estar dependente disso.
    Só se for para pagar nada ou a preço de casa, e há apenas em alguns.
    Em todos ou quase os centros comerciais há postos de carga para VEs.
    Portanto, pode continuar a ir a outros super/hiper porque se ele estiver num centro comercial a probabilidade de ter um posts de carga é de quase 100% :-)
    E se não estiver dentro de um, há vários que já tem posto de carga... até alguns LIDL tem! :-)
    És de que zona?
  2. Já coloquei algures por aqui.... mas podem ver os postos, estado deles e até inicar o carregamento com APP MIIO que tem esta versão para internet.

Assim podem ver a quantidade de postos que existem, públicos e privados!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom
  3. Para o continente plug & charge aqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom
    •  
      Dom
    • 19 abril 2022
    Colocado por: mafgodSó se for para pagar nada ou a preço de casa, e há apenas em alguns.
    Em todos ou quase os centros comerciais há postos de carga para VEs.
    Portanto, pode continuar a ir a outros super/hiper porque se ele estiver num centro comercial a probabilidade de ter um posts de carga é de quase 100% :-)
    E se não estiver dentro de um, há vários que já tem posto de carga... até alguns LIDL tem! :-)
    És de que zona?

Amadora. Seria de esperar que já tivesse bastantes mas está demorado.
  4. Amadora/Alfragide está cheio de carregadores nos shoppings e supermercados :)
    •  
      Dom
    • 19 abril 2022
    Não diria cheio eheheh tendo em conta a densidade populacional, sou da opinião que ainda tem poucos.
  5. Quando era à borla, havia menos e estavam sempre ocupados... agora são mais do dobro e estão quase sempre ás moscas :-)
  6. Colocado por: mafgodQuando não é a facilidade de ter um posto à mão, é o preço... daqui a pouco é porque os postos estão ao sol e á chuva.
    O que é, na sua grande maioria verdade, quando colocam um posto de combustível por normar este tem uma proteção mais ou menos eficaz para o sol e chuva, nos postos de carregamento é o contrário... enfim.

E sobre os preços dos carregamentos há até a possilidade de carregar à borla.... mas prontos.

Comigo não precisa esforçar a esse ponto. Já estou convertido mas daqui a nada está a dizer que a única vantagem é não fazerem barulho. Porra. Se era mais barato e agora é caro, claro que é argumento que não colhe.
  7. Colocado por: mafgodSim, são como qualquer outro tipo de automóvel :-) mas para melhor :-)

Que tal começares por aí...um 100% baratinho com uma autonomia na casa dos 200km... é uma maneira excelente de entrar neste mudo da mobilidade elétrica.

Hibrido não é carne nem peixe. Há quem diga que é o melhor dos dois, para mim é o pior dos dois mundos. Nos dias de hoje, não fazem nenhum sentido.

Comprei há un anos uma enchada elétrica do LIDL mas tive de devolver, as lâminas não entravam na terra lol .... bem, a terra também estava bem dura!

Sobre o teu caso em particular, situação de pouquíssimos portugueses... permita-me dar-te uma possível solução:

- Braga-Viseu por AE são entre 180 a 200km... em velocidades acima da máxima legal, estarás a gastar uns 25kWh/100km, portanto gastarias uns 50kWh.
    - Horel em Viseu não permite carga, qual é? E não há nenhum posto perto do hotel onde possa ficar durante a noite a carregar?
    - Admitindo que consegue.... Viseu-Lisba são uns 300km.... gastaria algo como 75kWh....
    - Hotel Mariott, ok ainda não tem essa possibilidade (na próxima vez pergunte a possibilidade de usar uma tomada na garagem para carregar um veículo elétrico)... mas há mais hotéis em Lisboa :-) ... próximo ao hotel há um parque EMEL onde poderia deixar o carro a carregar durante a noite, mas pelo que vejo estão offline... se não quiser mudar de hotel pode não ser possível ou prático hoje, mas estará para breve :-) ... mudando de hotel, há vários com essa possibilidade.
    - Lisboa-Braga são uns 370km.... gastará algo como 92,5kWh... uma paragem algures a meio (Coimbra por exemplo) numa área de serviço de 30minutos para esticar as pernas/ler email/WC/café.... enquanto o carro carrega

Em resumo, impossível não é, teria de mudar de hábitos, provavelmente teria uma condução mais tranquila e pouparia bastante em combustível/revisões....

O carro teria de ser um com uma bateira acima de 64kWh e poupadinho em AE.
    A minha escolha seria um Tesla Model 3 Long Range de 75kWh.
    Com uma condução dentro dos limites, até conseguiria fazer estes troços diretos sem precisar de carregar.
    A ajuda da condução do Tesla em AE tornaria esta viagem bem mais tranquila e segura a essas velocidades que pratica.
    Tendo um tesla, terias também acesso sem limites aos destination chargers e à rede de SuC.
      Viseu.png

Relativamente aos hotéis, tenho ficado ou no montebelo ou no de nelas, consoante esteja a fazer N S ou S N.

Quanto ao carro a comprar, já andou aí um Hyundai bastante aprazível qualidade preço com 64kw. A comprar para a mulher, comprava um que me servisse também ocasionalmente nas viagens Braga escritório (porto).

Quanto as paragens, qual é o sentido de parar se já tenho de andar ligeiro para ver se ainda chego a tempo de jantar?

Eu não ando rápido porque gosto unicamente, é porque preciso. A nível de eficiência financeira no meu carro, os 115km/h fazem-me 4.5-4.8, portanto andsria sempre nessas velocidades se pudesse. Quando faço féria no Algarve vou a 120.

Não me parece também razoável mudar de hotel porque não tem local de carga, isso envolve pedir à empresa e mais um monte de chatices...

Quando as autonomias chegarem aos 100km a velocidades 120 então acho que será opção.

Aliás, parar para carregar ou atestar é mesmo algo que me incomoda. Se pudesse tinha 100L de depósito só para ganhar autonomia.

Pessoas que vão à bomba meter 20€ tem demasiado tempo livre...
  8. Mesmo a grande defensora do hidrogénio já viu para onde está o mundo a caminhar...

https://www.youtube.com/watch?v=zO2sw7lBBXE&ab_channel=FutureUnity

Parece-me bom carro!
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 20 abril 2022
    Colocado por: ricardoantunesMesmo a grande defensora do hidrogénio já viu para onde está o mundo a caminhar...

Obviamente. Mesmo quando andavam a promover o Mirai, eles já sabiam que o futuro eram os BEV.
    • mafgod
    • 20 abril 2022 editado
    Não sou tão radical.... para os casos onde um BVE não é prático, a solução a hidrogénio faz todo o sentido.

Por exemplo, quem não pode carregar em casa, tem de fazer centenas de kms sem parar, para pesados, aviões...

Assim, como até pouco tempo, nem todos usavam o mesmo combustível... há quem use gasóleo, gasolina e GPL....
    Não temos todos de andar de BVE.
    Temos, isso sim, de deixar de queimar hidrocarbonetos!
    • mafgod
    • 20 abril 2022 editado
    Colocado por: TicMicQuanto ao carro a comprar, já andou aí um Hyundai bastante aprazível qualidade preço com 64kw. A comprar para a mulher, comprava um que me servisse também ocasionalmente nas viagens Braga escritório (porto).
    O kauai ou o Niro ambos de 64, são os carros com a melhore relação preço/autonomia/qualidade/fiabilidade.
    Facilmente fazem 500km em meio urbano e quase 300km em AE.

Não querendo insistir, o Montebelo permite carregar, e a trifásico! :-)
    Trifásico a 11kWh, em 8h carrega 88kW!!
    O de Nelas, não encontro o hotel...
  9. Colocado por: mafgodO kauai ou o Niro ambos de 64, são os carros com a melhore relação preço/autonomia/qualidade/fiabilidade.
    Facilmente fazem 500km em meio urbano e quase 300km em AE.

Tenho cá um para venda e ainda esta páscoa fez boas tiradas de quase 300kms de AE de cada vez, em grande nível.
  10. Colocado por: mafgodZOE40 - 18€ para uns 250Km dá 7,2€/100km ... a cerca de 2€/L gasóleo dá uns 3,6L
    Tesla - 35€ para uns 500Km dá 7€/100km ... a cerca de 2€/L gasóleo dá uns 3,5L
    Not bad .... :-)

Eu que até ando a ponderar um eléctrico... Por esses preços prefiro gastar 11€/100km num diesel.
  11. Tens site ou anuncio em alguma plataforma? :-)
  12. Colocado por: NTORIONEu que até ando a ponderar um eléctrico... Por esses preços prefiro gastar 11€/100km num diesel.
    Carregando em casa, pode ficar quase a 10% (1,50€/100km) ou gratuito se tiver painéis.
    Fora, também se consegue carregar a um preço menor e até gratuito...
    Mas percebo, eu também preferia ter de pagar 11€/100km para andar de VE do que pagar 7€/100km por um diesel/gasolina/GPL...
    São escolhas e gostos...
  13. Colocado por: mafgodTens site ou anuncio em alguma plataforma? :-)

Por acaso retirei porque as mensagens indiciavam que a qualquer momento ia ficar sem ele entretanto estaria a precisar do carro :D

Quando fizer novo anuncio ou reativar o anterior, envio-lhe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  14. Colocado por: TicMic

Relativamente aos hotéis, tenho ficado ou no montebelo ou no de nelas, consoante esteja a fazer N S ou S N.

Quanto ao carro a comprar, já andou aí um Hyundai bastante aprazível qualidade preço com 64kw. A comprar para a mulher, comprava um que me servisse também ocasionalmente nas viagens Braga escritório (porto).

Quanto as paragens, qual é o sentido de parar se já tenho de andar ligeiro para ver se ainda chego a tempo de jantar?

Eu não ando rápido porque gosto unicamente, é porque preciso. A nível de eficiência financeira no meu carro, os 115km/h fazem-me 4.5-4.8, portanto andsria sempre nessas velocidades se pudesse. Quando faço féria no Algarve vou a 120.

Não me parece também razoável mudar de hotel porque não tem local de carga, isso envolve pedir à empresa e mais um monte de chatices...

Quando as autonomias chegarem aos 100km a velocidades 120 então acho que será opção.

Aliás, parar para carregar ou atestar é mesmo algo que me incomoda. Se pudesse tinha 100L de depósito só para ganhar autonomia.

Pessoas que vão à bomba meter 20€ tem demasiado tempo livre...

Urgeirica em Nelas

O de Viseu é o princepe perfeito, tem parque externo

0.4276 seg. NEW