Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: eu
    O Dacia Spring é acessível.

O Dacia nao vale o dinheiro que pedem.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, pkasa, gil.alves
  2. Colocado por: ricardoantunes

Se as empresas vendem quantos produzem, vão vender carros baratos porquê?
    Eu se fabricasse tijolos e já os tivesse vendido antes dos fabricar, só fabricava dos caros.

E isso representa que percentagem face aos outros carros? Os VEs ainda sao vendidos a um nicho ou a uma classe media alta.
    Com esse pensamento deve ser daqueles que compra um a qq custo.
    Concordam com este comentário: pkasa
  3. O "Não têm dinheiro para gasolina, comprem um Tesla." tornou-se o "Não têm pão, comam brioche." do século XXI.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  4. Ninguem daqui comprou uma ebike com o apoio do fundo?
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  5. Colocado por: master_chiefNinguem daqui comprou uma ebike com o apoio do fundo?
    Concordam com este comentário:rjmsilva

Não, por acaso... Mas andei a olhar muito para elas. Acho que é mais um mercado que ficou muito inflacionado...

Actualmente tenho duas, mas ambas do OLX. Uma comprei inteira, a outra comprei às peças um kit de conversão para adaptar na minha BTT... Tudo tem vantagens e desvantagens...
  6. Boas, e motos elétricas/scooter equivalentes a 125, Alguém por aqui tem? Faço cerca de 15 km por dia(trabalho), e poderei andar mais ulguns no fim de semana(esporadicamente), acham que compensa uma elétrica, pelo que vejo delas a fazerem cerca de 80/100km cada carga, mas vão para um preço de 5mil...
  7. Colocado por: RcrdPrntBoas, e motos elétricas/scooter equivalentes a 125,

Por 5 mil ja compra uma verdadeira 125 que consome 2L aos 100Km. Como a Honda PCX 125. Mas qualquer japonesa serve igualmente bem.

Mota com componentes premium, facilemente reparável por qualquer mecânico, sem problema futuro em peças no serviço pós venda, facilmente se vende em 2a mão.

Normalmente a alternativa eléctrica são marcas rafeiras que surgiram no mercado nos últimos anos em que metade delas nem vai existir daqui a 10 anos. Empresas com o intuito de aproveitar esta nova onda e amealhar o máximo possível. Ha 10 anos atras foi assim com aquelas scooteres electricas a pedais. Hoje desapareceu tudo.

Se ainda assim quiser algo eléctrico, compre a nova Famel eléctrica, ou uma bicicleta eléctrica.
  8. ...
  9. Colocado por: Sirruper
    E isso representa que percentagem face aos outros carros? Os VEs ainda sao vendidos a um nicho ou a uma classe media alta.
    Com esse pensamento deve ser daqueles que compra um a qq custo.

A minha opinião aqui nem é chamada. É um facto, se o forista tiver uma empresa e lhe comprem todos os produtos que lhe dão mais margem, vai gastar recursos a produzir outros?
    •  
      Dom
    • 10 maio 2022
    Colocado por: Sirruper
    O Dacia nao vale o dinheiro que pedem.
    Concordam com este comentário:Nostradamus

Pode esclarecer, por favor?
  10. Colocado por: SirruperO Dacia nao vale o dinheiro que pedem.
    O valor das coisas é o valor que lhes damos :-)
    Prefiro gastar 50€ numa marisqueira a comer marisco do que gastar 20€ numa hamburgueria fast food.
    Em ambos como e fico satisfeito, numa pago bem mais que na outra mas mesmo assim prefiro a marisqueira (tipo uma vez por ano lol).

Ainda há dias a falar com um "recém" convertido à mobilidade elétrica dizia-me: "Quando tinha o ICE ia pela AE e pagava a portagem sem fazer contas, não chegava a 1L de combustível... agora de VE, o preço da portagem dá-me para quase 100km, tenho de escolher outro percurso."

Voltando ao Dacia, para quem quer um VE novo, com uma autonomia na casa dos 200km é uma excelente opção.
    Claro que abaixo dos 20.000€, consegue-se (ou pelo menos conseguia-se à pouco tempo), um Leaf24/30/40, ZOE40, ioniq e outros, usados obviamente, alguns com uns bons milhares de km, que são mais carro (ou seja, tem mais tecnologia e melhores acabamentos) que o Dacia...
  11. Colocado por: RcrdPrntBoas, e motos elétricas/scooter equivalentes a 125, Alguém por aqui tem? Faço cerca de 15 km por dia(trabalho), e poderei andar mais ulguns no fim de semana(esporadicamente), acham que compensa uma elétrica, pelo que vejo delas a fazerem cerca de 80/100km cada carga, mas vão para um preço de 5mil...
    Alguma razão para uma moto/scooter elétrica equivalente a 125cc?
  12. Colocado por: mafgodAinda há dias a falar com um "recém" convertido à mobilidade elétrica dizia-me: "Quando tinha o ICE ia pela AE e pagava a portagem sem fazer contas, não chegava a 1L de combustível... agora de VE, o preço da portagem dá-me para quase 100km, tenho de escolher outro percurso."

Esse recém convertido tinha que carro antes da conversão?

E comprou que carro depois da conversão?

Eu ao considerar o custo de aquisição de um veiculo eléctrico equivalente, considerando os custos de manutenção e utilização actual, poderia ainda fazer 500 000 Km ainda com o meu veiculo actual.

Sim, meio milhão de Km.

Ha por ai muita malta a "converter-se" sem saber fazer contas de somar. Apenas contas de sumir.
  13. Colocado por: rjmsilvaO "Não têm dinheiro para gasolina, comprem um Tesla." tornou-se o "Não têm pão, comam brioche." do século XXI.
    Concordam com este comentário:Nostradamus
    LOL

Seria mais:
    "Não têm dinheiro para gasolina, comprem um Dacia."

Para quem conseguir comprar um Dacia Spring, custa novo algures na casa dos 19k € (onde ainda poderá abater 4K do apoio estatal).
    Mas deixemos estar o PVP de 19K.
    Com um consumo na casa dos 15kWh/100km, carregando em casa, estamos a falar algo como uns 1,50/2€ por 100km, deixemos a 2€.
    Um ICE poupadinho, fará os mesmos 100km algures por 10€ (5L x 2€), mas com tantos descontos que por aí há, admitamos que faz por 7€/100km.
    Ou seja, há uma diferença a favor do VE de 5€ por cada 100km efetuado.

Admitamos agora, que compra o VE, é porque vai fazer uns bons kms por dia.... digamos uns 80km mais uns 100km por fim de semana.
    Por mês, fará uns 2200km, arredondemos para baixo, 2.000km.
    O VE face ao ICE, ganha-o 100€ por mês, 1200€/ano.
    Não incluíndo manutenções/reparações/IUC.

O Dacia mais barato, o Sandero a gasolina, custa a partir de 12k€, menos 7k que o Spring.
    Em 6 anos só com a poupança do VE em combustível, o VE fica ao mesmo preço que o ICE, e a partir daí ganha-o.
    Se entrarmos com o apoio do estado, a diferença passa para 3k, em 2 anos e meio a desvantagem do preço do VE vai-se.

Quantos mais kms fizer, obviamente mais compensa um VE.

E se só tiver 12k € no banco?
    Se pedir os restantes 7k€ de empréstimo, e se o valor a pagar mensalmente for o que pagaria em combustível, enquanto durar o empréstimo, o VE fica ao mesmo preço do ICE, quando acabar o empréstimo, o VE ganha-o.

E falta entrar com a manutenção/reparações/IUC que ajudam nas contas do VE :-)
    Para não falar também nas isenções do estacionamento que existem em algumas localidades para VEs, que em alguns casos pagam para estacionar mais que o combustível!

É fazer as contas :-)

Para quem quer mesmo poupar, e podendo, é ir de transportes públicos.
    Na AML, por 40€ (ou menos), pode-se andar em todos os meios de transporte... nem andar de VE fica mais barato (vá, só carregando à borla)!
    Concordam com este comentário: IronManSousa, jo.san, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  14. Colocado por: NostradamusEu ao considerar o custo de aquisição de um veiculo eléctrico equivalente, considerando os custos de manutenção e utilização actual, poderia ainda fazer 500 000 Km ainda com o meu veiculo actual.

Sim, meio milhão de Km.

Ha por ai muita malta a "converter-se" sem saber fazer contas de somar. Apenas contas de sumir.
    Fazendo 500.000km a preços atuais, irá gastar só em combustível, mais de 45k€.
    Mais umas quantas substituições e reparações.
    Já dá para um Model 3 :-)

Colocado por: NostradamusEsse recém convertido tinha que carro antes da conversão?

E comprou que carro depois da conversão?
    Qual a finalidade da pergunta?
    O ICE não sei, o VE é um Niro64 :-)
    Concordam com este comentário: jo.san
  15. Colocado por: mafgodAlguma razão para uma moto/scooter elétrica equivalente a 125cc?

Velocidade de ponta, pelo que leio, as equivalentes a 50cc, vão dar os 50km/h, já as 125cc já vão para os 80/90km/h...

Depois a potencia dos motores!! Não vivo na cidade, sou de uma zona rural, onde tenho retas longas a caminho do trabalho...(para pelo menos ir a uma velocidade de confortável de uns 70km/h).

Mas sim, o preço que ronda os 5mil(ainda é puxado)...por isso ter perguntado se alguém tinha para saber de uma opinião mais apurada..
    • RCF
    • 10 maio 2022
    Colocado por: mafgodPara quem conseguir comprar um Dacia Spring, custa novo algures na casa dos 19k € (onde ainda poderá abater 4K do apoio estatal).
    Mas deixemos estar o PVP de 19K.

Estou a ponderar comprar o Dacia Spring.
    Fiz test drive e gostei.
    Pelo Confort Plus pedem €22.000.
    Para citadino, de pequenas dimensões e com mais de 2 lugares parece-me o adequado. Tenho pensado em comprar importado, mas parece-me que tão depressa não haverão vantagens nisso. O preço a que se consegue comprar na Alemanha é idêntico ao preço daqui (compra, transporte e legalização) após a dedução do apoio de €4000, sendo que comprando aqui sempre tem a vantagem de se comprar novo e com todas as vantagens associadas. Parece-me que, para ser vantajoso, se terá de esperar mais algum tempo, talvez uns dois anos, até ser vantajoso importar.
    Alguma recomendação?
  16. A minha pergunta era mais para saber se tens carta de condução ou não....
    Se não tens carta de condução... e que tal um Citroen AMI? :-) ou um Renault Twizy (atenção, escolher sem aluguer de bateria!!!)
    Sempre te protegia da chuva... mais caro.... mas podes levar alguém contigo...

Se tiveres carta, há por vezes uns negócios abaixo dos 5k de Leaf24/iMIEV/C0 e outros com bastante degradação mas que ainda permite fazer uns 50km por carga.
  17. Colocado por: RCFEstou a ponderar comprar o Dacia Spring.
    Fiz test drive e gostei.
    Pelo Confort Plus pedem €22.000.
    Para citadino, de pequenas dimensões e com mais de 2 lugares parece-me o adequado. Tenho pensado em comprar importado, mas parece-me que tão depressa não haverão vantagens nisso. O preço a que se consegue comprar na Alemanha é idêntico ao preço daqui (compra, transporte e legalização) após a dedução do apoio de €4000, sendo que comprando aqui sempre tem a vantagem de se comprar novo e com todas as vantagens associadas. Parece-me que, para ser vantajoso, se terá de esperar mais algum tempo, talvez uns dois anos, até ser vantajoso importar.
    Alguma recomendação?
    A importação de VEs, já foi bom :-)
    Covid, chips, guerra, preços dos combustíveis altos faz com que haja mais procura e menos oferta, o que leva a que os preços aumentem.
    Cada dia há mais notícias de atrasos nas entregas dos novos VEs (e ICEs) e os preços dos usados tem também vindo a aumentar de preço.
    A recomendação que posso dar é, andar à coca nos sítios habituais, contatar alguns importadores de confiança (consigo dar-te dois por MP) e ficar a aguardar para, quando surgir uma boa oportunidade agarra-la sabendo que, nos próximos tempos, os preços tem a tendência em subir, principalmente nestas gamas mais baixas.

Podera também usados nessa gama, terás mais carro e mais tecnologia pelo mesmo preço :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
  18. 5000 mil por um carro todo arrebentado que nem se aguenta a fazer 50 Km, mais vale comprar um burro com 3 pernas.

No final sempre da para comer.

0.5429 seg. NEW