Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: NostradamusNada contra os VE, mas isso é argumentos de miúdo do secundário. Sejamos honestos e sérios nisto.
    E quais os seus argumentos honestos e sérios de um homem feito a favor de um ICE em deterimento de um BVE?

Colocado por: Nostradamusps: as suas contas la tras com o exemplo do Dacia estão mal feitas. 2€ para 15Kw/h implica um tarifário de luz a rondar os 13 cêntimos o Kw. Ha 10 anos não vejo preços desses
    Ok, percebo que ande a perder dinheiro, dou-lhe uma ajuda aqui escolha bi-horário.
    Desde sempre tive bi-horário, mesmo muito antes de ter VE...
    Atualmente tenho vazio 0,10629 + IVA = 0,13€.
    Cheio é mais caro claro, 0,172458 + IVA = 0,21€
    Mas o meu consumo, desde sempre e com os VEs ainda mais, compensam.
    Como se disse antes, quem tem VE carrega em vazio quase sempre...

Além de que, para já.... pode produzir energia elétrica e carregar o seu carro sem ter de pagar mais por isso.

Colocado por: NostradamusE o "retorno" dos 7000€ de diferença é feito mais rapidamente, logo o VE "amortiza-se" em menos de 6 anos para quem faz os tais 80 Km por dia, mesmo com o erro nos seus cálculos.
    Mais me ajuda, então é mais uma vantagem :-)
  2. Colocado por: NostradamusNão estamos reféns de um lado, estamos do outro. Quando faltar as receitas do petróleo ao estado, vamos todos pagar electricidade a 50 cêntimos o Kwh.

O imposto equivalente ao ISP nos carros eléctricos irá incidir sobre os quilómetros percorridos e não sobre a electricidade.
  3. Colocado por: mafgodE quais os seus argumentos honestos e sérios de um homem feito a favor de um ICE em deterimento de um BVE?

Baixo custo de aquisição, porque muito dos comuns dos mortais nem dinheiro tem para comprar um carro usado a 5000 mil € a pronto, quanto mais um novo a 20 000 €.

Como dizia a outra: "que comam brioche".

As velhotas morrem de frio, porque não tem dinheiro para gasol de aquecimento, solução: que metam capoto. O problema aqui é da mesma envergadura. Não perceber isto é estar a viver confortavelmente num universo paralelo.

Acham que as pessoas andam com carros velhos por próprio prazer ou sadismo ambiental enganem-se. As pessoas continuam a comprar ICE porque a carteira assim o manda. E fazer créditos para ir buscar VE pensado que se paga a mensalidade com o baixo custo aos 100 Km, é uma barbaridade.

Foi essa mesma mentalidade que fez o parque automovel português se encher de veículos Diesel sem necessidade, com endividamento adicional das famílias. Para no fim se poupar 2€ por 100km?

Colocado por: mafgodOk, percebo que ande a perder dinheiro, dou-lhe uma ajudaaquiescolha bi-horário.

Obrigado, mas eu gosto de usar os aparelhos la em casa quando me apetece e quando tenho necessidade de os usar. Como tal a minha referência do preço do Kw tem de ser sempre em horário simples ou uma média do bi-horário.

Não gosto de estar refém de um horário especifico para utilizar as coisas. Por a roupa a lavar quando me da jeito. Pior ainda quando se tem miúdos pequenos. No final de contas fica ela por ela. Confirmado por mim e por outros familiares.

As tarifas bi horarios são muito bonitas mas é para quem tenha uma rotina de vida sempre igual. Quem faz turnos ou tenha horários atípicos, como é o caso do meu, e de outros, agregados, não é vantajoso. E quando se sai as 7h e entra as 19h ou 20h, se eu quiser carregar o carro com painéis lunares, tenho de esperar pela lua cheia, caso contrario bem posso xuxar no dedo.

Os VE não é a segunda vinda de Jesus Cristo à terra como muitos querem fazer crer. Tem claras vantangens, mas os incovenientes de um ICE não são vantagens de um VE e vice versa.

Colocado por: mafgodMais me ajuda

A si e a todos outros users.

A nossa diferença, é que você só vê VE porque pensa que todos temos os seus hábitos e como tal os outros são todos uns atuns que não sabem fazer contas como você faz.
    Eu não tenho problema nenhum em "corrigir" as contas em favor de um VE face ao ICE equivalente. Eu não vejo isto como clubismos ICE vs VE ou guerra de religião similar.
    Concordam com este comentário: pkasa
  4. Nostradamus , já percebemos que o Sr não tem perfil para ser um dono satisfeito de um VE. Não pode é generalizar. A mim compensa largamente.

Eu também posso dizer que andar de comboio é uma porcaria. É caro, está muita gente e o mais próximo que tenho está a 30km.
    Os comboios são para parolos!
    Concordam com este comentário: mafgod, Bruno.Alves, jo.san
  5. Isto
    Colocado por: NostradamusAcham que as pessoas andam com carros velhos por próprio prazer ou sadismo ambiental enganem-se. As pessoas continuam a comprar ICE porque a carteira assim o manda.

E isto
    Colocado por: NostradamusObrigado, mas eu gosto de usar os aparelhos la em casa quando me apetece e quando tenho necessidade de os usar. (...) Não gosto de estar refém de um horário especifico para utilizar as coisas. Por a roupa a lavar quando me da jeito.

São antagónicos. Se as pessoas têm dificuldades financeiras, têm de fazer pequenas cedências que lhes permitem poupar uns trocos. Não se pode dizer que as pessoas são no geral pobres, mas não podem/querem/vão fazer pequenas alterações no quotidiano (com pouquíssimo impacto no conforto) para poupar...

Em relação ao resto da dissertação, é como já disseram: você de todo não quer e sim, há muitas famílias que não podem comprar (para já pelo menos). Mas há muitas, tantas, que podem e não o fazem por argumentos igualmente preconceituosos...
    Já o disse neste tópico: tenho um casal amigo que não conseguiriam comprar um VE de 10k€. Mas também não conseguiriam comprar um ICE do mesmo valor!
    Por isso mesmo compram chaços de 1000-1500€ que inevitavelmente nos 3 anos a seguir lhes custam outro dobro em oficina. Depois o charuto deixa de valer a pena reparar e repetem. Depois enterram mais 150€/mês em gasolina para andar nas voltas. Isto são números reais, não estou a inventar. Sabe que nos fóruns e redes sociais "toda a gente" tem ICEs que consomem 4l/100km e não gastam oficina, na realidade um chaço a gasolina nas voltas gasta 10l/100 e vai 3x por ano de reboque para a oficina (exagero intencional).
    Ah, e tinham 2 carros porque eram obrigados a ter (agora felizmente um deles - o carro 😂 - morreu e graças a mudanças de trabalho e alguma ginástica lá conseguiram ficar só com um).
    A determinada altura falei-lhes de andar com o olho no mercado para comprar por exemplo um clone. Já andavam pelos 6-7k€, para as voltas que precisam era mais que suficiente (e tinham outro carro na altura), bastava que durasse os 3 anos da média dos chaços deles. Resultado:
    "Nunca na vida! Li no Facebook que as baterias depois morrem e gasta-se mais que o valor do carro. E que a autonomia não dá para ir a Coimbra e vir a mais de 50. Não, para mim não!"
    Bastava que durasse os 3 anos dos chaços e pagava a diferença, a partir daí poupavam dinheiro. Mas não, porque leram no FB.

Os números estão aí: o ano passado registaram-se 2,2 milhões de VE na Europa, já mais BEV do que PHEV. Vários países tiveram vários meses BEV como o carro mais vendido. E a tendência não é de abrandar. Felizmente.
    Achar que essas pessoas TODAS não sabem fazer contas é enterrar a cabeça na areia, mas cada um com a sua.

Não é para toda a gente, como o diesel não é para toda a gente (ou não devia ser) ou tantas outras coisas. Nada é adequado a toda a gente. Mas é adequado para muitas.

edit:
    Colocado por: NostradamusSo os parolos o fazem

Da mesma forma que acusa a malta dos VE de viverem num mundo paralelo, o amigo também deve viver. Onde mora não viu muitos e muitos fds já deste ano com as bombas a fazer caracóis de fila para irem abastecer os seus carros? É que aqui os estacionamentos dos shoppings com bombas low cost até já fitas tinham para demarcar os caminhos. As bombas "normais" tinham filas de dezenas de carros estrada fora.
    Não foi só 1 fds nem 2. "Não foram poucos. Foram muitos. Bastantes até" 😁😁😁

edit2:
    Colocado por: NostradamusIsto é mesmo uma razão? So podeis estar a brincar com a malta.

Sim, é uma razão. Até lhe digo mais, uma FORTE razão. "Gozar" com o tempo de carregamento dos VE, que é preciso ficar à espera deles em viagem e tal, são razões para criticar. Não ter de ir à bomba, não ter de fazer desvios - às vezes significativos, não ter de ficar com as mãos a cheirar mal, não ter de apanhar frio e às vezes chuva, não são razões?
    Dirá "ah mas nem toda a gente pode carregar em casa". Certo. Mas MUITAS pessoas podem. E há muitos postos em espaços cobertos e que as pessoas podem carregar o carro enquanto fazem outra coisa. Se dá tanto valor à liberdade que não pode colocar a roupa a lavar de noite que é um incómodo, certamente o aborrece ir de propósito à bomba, não? 🤷‍♂️
    Concordam com este comentário: mafgod, JotaP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  6. Colocado por: NostradamusA nossa diferença, é que você só vê VE porque pensa que todos temos os seus hábitos e como tal os outros são todos uns atuns que não sabem fazer contas como você faz.
    Nunca disse que os VEs são para todos... sempre disse "é fazer as contas".

E o "Nostradamus" é o próprio a dizer que as pessoas não sabem fazer contas...
    Colocado por: NostradamusFoi essa mesma mentalidade que fez o parque automovel português se encher de veículos Diesel sem necessidade, com endividamento adicional das famílias. Para no fim se poupar 2€ por 100km?
    Outros comparam diesel porque era moda na altura... o turbo disel... os TDis... enfim.

Colocado por: NostradamusBaixo custo de aquisição, porque muito dos comuns dos mortais nem dinheiro tem para comprar um carro usado a 5000 mil € a pronto, quanto mais um novo a 20 000 €.

Como dizia a outra: "que comam brioche".
    Esses que nem tem 5000€, na volta nem precisam de carro.... podem usar o transporte público.
    Ou partilhar o carro com um colega de trabalho...

Colocado por: NostradamusAs velhotas morrem de frio, porque não tem dinheiro para gasol de aquecimento, solução: que metam capoto. O problema aqui é da mesma envergadura. Não perceber isto é estar a viver confortavelmente num universo paralelo.
    Eu estou então no metaverso :-) só vejo é carros novos e relativamente novos (importados), ICE e VE.
    E estou na zona saloia.... carros velhos, há claro, mas é sobretudo de pessoal mais velho.

A asuisição de um VE deve ser apenas colocada na mesa quando se pensa em trocar um veiculo ou na aquisição de um novo.
    O trocar, só por trocar, seja VE ou ICE, pode não fazer sentido.

Colocado por: NostradamusNão gosto de estar refém de um horário especifico para utilizar as coisas. Por a roupa a lavar quando me da jeito. Pior ainda quando se tem miúdos pequenos. No final de contas fica ela por ela. Confirmado por mim e por outros familiares.
    Para comporvar, basta ir ao site da e-Redes e consultar os seus consumos e fazer as contas :-)

Colocado por: NostradamusOs VE não é a segunda vinda de Jesus Cristo à terra como muitos querem fazer crer. Tem claras vantangens, mas os incovenientes de um ICE não são vantagens de um VE e vice versa.
    Certissimo, como eu e outros já por aqui várias vezes o dissemos.

Em resumo, o único argumento a fazer do ICE face a um VE é:
    Colocado por: NostradamusBaixo custo de aquisição, porque muito dos comuns dos mortais nem dinheiro tem para comprar um carro usado a 5000 mil € a pronto, quanto mais um novo a 20 000 €.
    ... mesmo que ao fim de 4 anos por exemplo, fique mais caro que um VE.... ok.

Também já disse por aqui:
    "quem não quer só vê defeitos, quem quer arranja soluções"
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  7. Falta acrescentar um "pormenor" a essas contas, aos 262 mil kms já seria muito provavelmente preciso colocar uma nova bateria no electrico, portanto ao custo da electricidade há que somar o custo da nova bateria. Algo que não é nada barato! Claro que com 262 mil kms muitos diesel se calhar tb já precisam de um motor novo..

Colocado por: PauloSuVou colocar aqui uma reflexão minha...
    Não sendo eu um anti-VE, pelo contrário, até gostaria de adquirir um nos próximos anos.

O problema, é quando começo a fazer contas!

Um bom diesel novo segmento C fica por cerca de 30k €, no entanto um VE equivalente novo, anda sempre pelos 50k €

Estamos a falar de 20k € de diferença... este valor em combustível ao preço de 1.90€ o litro, daria para cerca de 10.500 litros.
    Eu no meu actual diesel (segmento C) faço consumos de 4 L/100, que significa que com 10.500 litros faria cerca de 262.500 km.

isto assumindo que o combustível estaria sempre a 1.90€ durante os próximos 10 anos... que duvido, o certo é o preço baixar daqui a 1 ou 2 anos.
    E ainda tenho a vantagem de fazer 1250 km (ou mais) com um único depósito.

Se tivermos em conta que o VE não anda de borla e podemos assumir que para cada 100km gasta 2€ com carregamentos em casa, significa que para fazer os mesmos 262.500 km iria gastar 5.250€.

Conclusão... Não está fácil para quem sabe fazer contas... Preciso de mais argumentos válidos que me convençam a adquirir um VE num futuro recente.
    É que o argumento apenas da economia, não está muito claro para mim!
  8. A Toyota dá garantia de milhão de KMS em 10 anos
    Quem quiser jogar pelo seguro, tem para já, a Toyota.

Há imensos relatos de leaf40 por exemplo, que não tem gestão térmica da bateria, com mais de 100k km, e a bateria ainda está quase como nova.
    Outros VEs com gestão térmica aguentam bem mais.
  9. Sim, se cumprirem com a data, do grupo VW e novo....

Por menos de 20.000€, novo, já tem hoje o Dacia Spring :-)
    • eu
    • 10 maio 2022
    Colocado por: mafgodA Toyota dá garantia de milhão de KMS em 10 anos

Nos veículos a hidrogénio ?
  10. Nope, nos BVE, como o bz4x.
  11. Gabo-vos a paciência. O Nostra logo quando diz que carros novos não têm manutenção e que os carros já não fazem regeneração do FAP para depois tanto falar dos pobres e de como gosta de viver à rico... Passei à frente.

Mas fica uma dica - se tiver paineis e bi-horário, não tem que se preocupar se trabalha por turnos ou quando lava a roupa - de dia poupa com o sol, o pouco que tenha que ir à rede pagar mais caro. De noite, é por defeito mais em conta e pode atestar o carro sem energia lunar e dentro dos preços que parece desconhecer, para depois dizer que apenas não quer saber.
    Concordam com este comentário: mafgod
  12. Colocado por: carlosj39Falta acrescentar um "pormenor" a essas contas, aos 262 mil kms já seria muito provavelmente preciso colocar uma nova bateria no electrico, portanto ao custo da electricidade há que somar o custo da nova bateria.

Fundamente a razão para um carro elétrico de 260mil kms precisar forçosamente de uma bateria nova, caso contrário está a debitar desinformação.
    Concordam com este comentário: mafgod, jo.san
    • eu
    • 10 maio 2022
    Colocado por: mafgodNope, nos BVE, como o bz4x.

Então a Toyota agora produz BEV, quando andou a assegurar ao mundo que o futuro era o hidrogénio ?

Os Mirai não vendem aos milhões?
  13. Ironia ou desconhecimento?
    Concordam com este comentário: eu
  14. Colocado por: mafgodContas? Vamos a isso....
    Tem Leaf40 novo desde 29.400€ ou o Leaf60(e+) novo desde 35.000€
    Tem Kia Niro 64 desde 45.000€ ....

Mas os Leaf não são sequer opção para carro único, um VE aceitável para mim terá de ter no mínimo 500km (reais) de autonomia.
    O Niro está no limite dessa autonomia, mas lá está, anda ali a rondar os tais 50k € com mais um, ou dois extras de equipamento.
    Tudo o que é VE com mínimo de 500km de autonomia, anda tudo na faixa dos 50k €.
    Menos autonomia que isto, também não tenho interesse, para não ter de andar sempre agarrado ao carregador.
    Fazer uma viagem de 200km (ida) e voltar, sem ter a preocupação de carregar, é o mínimo.

Colocado por: mafgodOk... as contas estão certas para o combustível.
    Agora, nesses 262k km, quanto gastará em revisões e manutenções programadas. E o IUC?

Mas e os VE não têm revisões e manutenções também? E ainda acreditas que os VE vão estar livres de IUC por muito tempo?!
    E os 5.250€ em eletricidade extra para percorrer os kms mencionados, quantas revisões, manutenções e impostos pagas no ICE com esse valor?
    O meu ICE faz revisões de 30k em 30k km e não são tão dispendiosas assim. Além de que até aos 100k km eram gratuitas.
  15. Colocado por: SasapoQue carro é esse que faz essa média??

Nem toda a gente vive no trânsito da cidade, ou no topo da montanha.
    •  
      Dom
    • 11 maio 2022
    Colocado por: PauloSu
    Mas os Leaf não são sequer opção para carro único, um VE aceitável para mim terá de ter no mínimo 500km (reais) de autonomia.
    O Niro está no limite dessa autonomia, mas lá está, anda ali a rondar os tais 50k € com mais um, ou dois extras de equipamento.
    Tudo o que é VE com mínimo de 500km de autonomia, anda tudo na faixa dos 50k €.
    Menos autonomia que isto, também não tenho interesse, para não ter de andar sempre agarrado ao carregador.
    Fazer uma viagem de 200km (ida) e voltar, sem ter a preocupação de carregar, é o mínimo.

Mas e os VE não têm revisões e manutenções também? E ainda acreditas que os VE vão estar livres de IUC por muito tempo?!
    O meu ICE faz revisões de 30k em 30k km e não são tão dispendiosas assim. Além de que até aos 100k km eram gratuitas.

Atenção que a autonomia desses VE cai bastante em AE. É aguardarmos por nova tecnologia de baterias e motores que possibilitem mais autonomia.
    Quanto às revisões dos VE, as mesmas são ridículas comparando com os ICE. O IUC é apenas uma questão de tempo. O governo da Noruega, por exemplo, já percebeu as receitas que perdeu com a adesão aos VE.
  16. Colocado por: JotaPO Nostra logo quando diz que carros novos não têm manutenção e que os carros já não fazem regeneração do FAP para depois tanto falar dos pobres e de como gosta de viver à rico... Passei à frente.

Este comentário é pura vontade de "mandar vir", só porque sim.

Em lado nenhum falei nas minhas posses ou do meu poder de compra, ou como eu vivo. Nenhum lado.

Mas o JotaP achou que seria util, num tópico que se discute VE, falar de mim a nivel pessoal.

Pura mesquinhez de teclado.

A média do meu parque automóvel é superior a 10 anos e nunca dei mais de 8 mil euros por um carro. Foi um tiro completamente na agua.

Arranje um hobby, uma mulher, ou um homem, o que mais lhe der emoção, mas deixe-se de "traçar" perfis na internet.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP

0.4730 seg. NEW