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  1. Colocado por: PauloSuMas os Leaf não são sequer opção para carro único, um VE aceitável para mim terá de ter no mínimo 500km (reais) de autonomia.
    O Niro está no limite dessa autonomia, mas lá está, anda ali a rondar os tais 50k € com mais um, ou dois extras de equipamento.
    Tudo o que é VE com mínimo de 500km de autonomia, anda tudo na faixa dos 50k €.

    Fui induzido em erro aqui:
    Colocado por: PauloSuUm bom diesel novo segmento C fica por cerca de 30k €, no entanto um VE equivalente novo, anda sempre pelos 50k €
    Portanto, pretendes um VE que faça em AE. mínimo de 500km, então, precisas no mínimo um VE com uma bateria superior a 100kW... um absurdo de bateria :-) ... e um absurdo de preço.
    Tentado comparar com um ICE, é quereres ter 1000CV num vulgar TDI.... não é impossível mas é de malucos :-)

    Sobre:
    Colocado por: PauloSuMenos autonomia que isto, também não tenho interesse, para não ter de andar sempre agarrado ao carregador.
    Fazer uma viagem de 200km (ida) e voltar, sem ter a preocupação de carregar, é o mínimo.
    É um receio normal e recorrente a quem ainda não entrou nesta nova realidade ou está a dar os primeiros passos.
    E sim, também tive esses receios... principalmente o que me fazia confusão era o ter de por a carregar todos os dias (fazia na altura 80km por dia em média), era algo contra natura, contra o que estava habituado.
    Por isso, percebo e compreendo estas dúvidas e receios...e como os tive e os ultrapassei, posso dizer que apesar de serem válidos são, na maior parte dos casos/situações, facilmente ultrapassaddas ou minimizadas.

    Exemplificando....
    - para quem tem possibilidade de casa, o chegar a casa e por a carregar é inicialmente estranho, depois torna-se um hábito. Os primeiros telemóveis também duravam vários dias sem carregar, quando passamos para os smartphones, passamos a carregar quase que diariamente.... foi estranho mas agora já é normal.
    - quem mora na zona de Lisboa, ir á zona Norte ou Sul por AE com um VE com bateria acima de 60kWh, como o Niro ou Kauai é canja. Se for moderado a conduzir até pode no limite fazer ida e volta. Para quem pode carregar no destino não há nenhum problema. Não podendo, na A1/A2 e muitas outras AE, em quase todas as AS tem postos de carga rápida.... uma "rapidninha" de 20min a 30min é o suficiente para chegar a casa.
    - quem mora no norte e vai para sul ou vice versa, com o mesmo VE de 60kWh, teria de fazer uma ou duas paragens numa qualquer AS de uns 15 a 20mins cada... tempo para esticar as pernas, beber um café/gelado ou comer qualquer coisa

    É, também o que já disse por aqui, mudar de hábitos e criar novas rotinas.
    Custa? Sim, para uns mais que outros...
    Se queremos poupar algo, há que fazer algumas concessões.... quem não quer, deixa estar como está.

    No meu caso concreto... um leaf40, com automomia real em estranha (não AE) acima de 265km, é mais que suficiente.
    Consigo ir da zona saloia para Monte Gordo ou Gerês/Figueira de Castelo Rodrigo (destinos mais afastados que já fiz com o Leaf40) com uma paragem a meio percurso (Beja para sul e Coimbra para Norte). Esta paragem já o faria mesmo que fosse em ICE, era o que fazia antes de ter o VE, por isso, no meu caso não houve nenhuma mudança de hábitos.

    Sobre locais de carregamento, semanalmente aparecem cada vez mais...
    Aconselho a dar umas vistas aqui e aqui e verificar se no seu trajeto/destino já não há postos disponíveis... numa próxima viagem, quando estiver parado por alguma razão, veja se não poderia estar a carregar o carro, pode chegar à conclusão, ou não, que o seu percurso, já tem as condições para um VE de 64.

    Sobre preços, um Niro64 novo equipado custa pouco mais de 50k.... mas, pode sempre comprar um semi-novo por quase menos 10k. Se a questão é o IVA, também pode comprar com IVA dedutível...
  2. Colocado por: DomÉ aguardarmos por nova tecnologia de baterias e motores que possibilitem mais autonomia.

    Baterias talvez, mas os motores já não evoluem mais (significativamente) que o actual. Não é fácil melhorar algo que já tem rendimentos acima de 95%.

    E mesmo em relação às baterias, a revolução que se espera é a densidade energética (guardar a mesma energia em menos peso e espaço). Menos peso resulta em melhor comportamento do carro e menores consumos sem dúvida, mas também não será isso que vai aumentar extraordinariamente a autonomia.
    Só que depois vai querer-se mais autonomia, logo fazem-se crescer essas baterias e volta-se ao mesmo peso 🤷‍♂️
    Mais energia armazenada implica maiores tempos de carregamento, potências mais elevadas, infraestruturas mais complexas. E a generalidade das pessoas faz poucos km, é uma linha que no meu entender é errada, mas...

    Seria mais proveitoso que se fizesse crescer significativamente a rede de carregamento LENTO, para que o colega que tem de fazer 200km (ida) sem se chatear pudesse deixar o carro a carregar enquanto lá está estacionado e antes da volta. Certo que há pessoas que têm de fazer muitos km/dia, mas:
    - a generalidade dos carros passam >90% do tempo parados. Se estão parados, podiam e deviam estar a carregar
    - já se falou aqui de um VE Português que faz 100.000km/ano (e não é taxi/TVDE), por isso é possível. Claro que tem rotas coincidentes com carregadores, mas o facto é que faz 100.000km/ano
  3. Colocado por: PauloSuMas e os VE não têm revisões e manutenções também? E ainda acreditas que os VE vão estar livres de IUC por muito tempo?!
    E os 5.250€ em eletricidade extra para percorrer os kms mencionados, quantas revisões, manutenções e impostos pagas no ICE com esse valor?
    O meu ICE faz revisões de 30k em 30k km e não são tão dispendiosas assim. Além de que até aos 100k km eram gratuitas.
    As revisões dos VEs face a um ICE não tem comparação.
    Para VEs como o Leaf sem gestão térmica, basicamente é mudar o filtro do habitáculo e mudar o óleo dos travões de 2 em 2 anos (um exagero)... quem tem gestão térmica deverá mudar o liquido refrigerante....
    Tirando isso, nada mais há a substituir, não há caixa de velocidades, correias, óleo do motor....
    O que está a passar é, como as marcas viram que pouco há a fazer e a ganhar com os VEs, tem aumentado pornograficamente a mão de obra... assim, o simples mudar de filtro do habitáculo custa em algumas marcas mais que mudar o óleo a um ICE! Enfim.. é ir à revisão enquanto está na garantia :-)
    Esta revisão simples, também pode ser feita pelo próprio ou por uma qualquer oficina...

    Sobre o IUC, é algo que não me preocupa.... não pago IUC desde 2014 para o primeiro VE e desde 2018 para o segundo.
    Quando vier, lá terei de pagar obviamente.
    No inicio também usufrui dos postos gratuitos, agora só os uso em caso de necessidade.

    Como temos de carregar um VE, em casa é o mais barato, obviamente que terá custos e deverá ser descontado ao preço do combustível equivalente... equiparar este custo do VE com despesas do ICE não faz sentido :-)

    É fazer as contas :-)
  4. Colocado por: Bruno.Alves- já se falou aqui de um VE Português que faz 100.000km/ano (e não é taxi/TVDE), por isso é possível. Claro que tem rotas coincidentes com carregadores, mas o facto é que faz 100.000km/ano

    Ainda não é esse o caso, mas para lá caminha :-)
    Temos aqui um DB de um TVDE com um Niro64....
    Uma atualização a 23 de abril passado:
    Actualizando o diario de bordo

    Neste momento o Kia E-Niro tem 55130 KM, feitos em 155 dias, o que corresponde a uma media de 355km/dia
    O consumo de 13,2kWh é uma constante, e o consumo de carregamento é de 14,67kWh/100km

    No preço dos carregamentos o valor anda nos 1,61€/100km, totalizando 881€ para os 55130km.
    •  
      Dom
    • 11 maio 2022
    Colocado por: Bruno.Alves
    Baterias talvez, mas os motores já não evoluem mais (significativamente) que o actual. Não é fácil melhorar algo que já tem rendimentos acima de 95%.

    E mesmo em relação às baterias, a revolução que se espera é a densidade energética (guardar a mesma energia em menos peso e espaço). Menos peso resulta em melhor comportamento do carro e menores consumos sem dúvida, mas também não será isso que vai aumentar extraordinariamente a autonomia.
    Só que depois vai querer-se mais autonomia, logo fazem-se crescer essas baterias e volta-se ao mesmo peso 🤷‍♂️
    Mais energia armazenada implica maiores tempos de carregamento, potências mais elevadas, infraestruturas mais complexas. E a generalidade das pessoas faz poucos km, é uma linha que no meu entender é errada, mas...

    Seria mais proveitoso que se fizesse crescer significativamente a rede de carregamento LENTO, para que o colega que tem de fazer 200km (ida) sem se chatear pudesse deixar o carro a carregar enquanto lá está estacionado e antes da volta. Certo que há pessoas que têm de fazer muitos km/dia, mas:
    - a generalidade dos carros passam >90% do tempo parados. Se estão parados, podiam e deviam estar a carregar
    - já se falou aqui de um VE Português que faz 100.000km/ano (e não é taxi/TVDE), por isso é possível. Claro que tem rotas coincidentes com carregadores, mas o facto é que faz 100.000km/ano

    Percebo mas se as coisas funcionassem assim, nunca teríamos evoluído até ao ponto em que estamos hoje. Quem é que há umas décadas pensaria em construir um reactor de fusão nuclear (ITER) no sul de França? E para ser sincero, os VE no ponto em que se encontram, não são convincentes o suficiente para a maioria deixar de ter reservas.
    Os motores podem já estar bastante explorados mas há relativamente "pouco tempo", a Tesla introduziu o conceito de carbon wrapped. E isto é de uma empresa que tem esta preocupação. Outras concorrentes, têm motores menos eficientes porque são mais baratos. Até os Dacias Springs desta vida conseguirem ter o equivalente por valores mais baixos, ainda vai demorar.
    Quanto à densidade energética, li/vi o mesmo. É encontrar o ponto caramelo entre peso/autonomia. Que se lixe, no máximo até podem manter o peso com a vantagem de ter mais energia disponível. Penso que no momento em que um VE consiga fazer 1000km com uma carga e exija assim menos a necessidade de carregamento (mesmo que mais lentos), que os mais sépticos comecem a ficar sem argumentos fortes para recusar a troca.
  5. Colocado por: DomPenso que no momento em que um VE consiga fazer 1000km com uma carga e exija assim menos a necessidade de carregamento (mesmo que mais lentos), que os mais sépticos comecem a ficar sem argumentos fortes para recusar a troca.
    Há-de haver sempre alguém que vai dizer... "é pá, eu no meu velhinho TDI conseguia fazer 1200km em AE acima de 150km/h sem parar!"

    Colocado por: DomE para ser sincero, os VE no ponto em que se encontram, não são convincentes o suficiente para a maioria deixar de ter reservas.
    Nos últimos 10 anos tem havido enormes evoluções: maior velocidade carregamento, maior autonomia, mais oferta...

    Colocado por: DomOs motores podem já estar bastante explorados mas há relativamente "pouco tempo", a Tesla introduziu o conceito de carbon wrapped. E isto é de uma empresa que tem esta preocupação. Outras concorrentes, têm motores menos eficientes porque são mais baratos. Até os Dacias Springs desta vida conseguirem ter o equivalente por valores mais baixos, ainda vai demorar.
    Sim, ainda há muito onde optimizar...
    MAS, as marcas, em vez de apostar em R&D e pesquisar/procurar em optimizar, preferem fazer carros estupidamentes caros, pesados, enormes e com baterias giganestas para ter autonomias grandes.
    Contudo, há marcas que conseguem já hoje e ontem fazer isso, vejamos a kauai/Niro e a VW com o ID3/4 e a Tesla com o model 3, carros bem eficientes... em contra partida temos outras marcas, principalmente germânicas, que para ter mais autonomia é só aumentar a capacidade...
    E claro, mais bateria, maior peso, maior preço.
    • eu
    • 11 maio 2022 editado
    Colocado por: mafgodE claro, mais bateria, maior peso, maior preço.


    Os que se queixam que os VE têm pouca autonomia, são os mesmos que se queixam do preço dos VE que têm baterias de grande capacidade. ;)

    Nada como sol na eira e chuva no nabal...
    Concordam com este comentário: mafgod
  6. para quem tem 2 carros, um deles pode perfeitamente ser elétrico, para o dia-a-dia e o outro ser para as viagens mais longas, fds fora, viagens de férias, idas à terra no Natal, páscoa, Verão, aniversários.
    Lá em casa somos 2, com 2 carros, o diesel mantém-se, e o gasolina passa a ser elétrico a carregar na garagem colectiva do apartamento.
    Gosto do elétrico não ter mudanças... no dia a dia, semáforos, rotundas, pára arranca, não ter de engatar mudanças é simpático
    Concordam com este comentário: Dom, eu
  7. Colocado por: IronManSousapara quem tem 2 carros, um deles pode perfeitamente ser elétrico, para o dia-a-dia e o outro ser para as viagens mais longas, fds fora, viagens de férias, idas à terra no Natal, páscoa, Verão, aniversários.
    Lá em casa somos 2, com 2 carros, o diesel mantém-se, e o gasolina passa a ser elétrico a carregar na garagem colectiva do apartamento.
    Gosto do elétrico não ter mudanças... no dia a dia, semáforos, rotundas, pára arranca, não ter de engatar mudanças é simpático

    Concordo com isso... e nesse caso pode até ser um VE com pouca autonomia.
    Agora como carro único, pouco autonomia não é viável.
    É a minha opinião.
  8. No caso de a família ter 2 carros, um ser VE nem sequer é tema (obviamente, se já se precisar de trocar um e sobretudo se se puder carregar em casa).

    Ter só um, de pouca autonomia, é perfeitamente viável para a maioria das pessoas (claro que não para todas). Tive um ioniq (carro único) durante 2 anos, fazia ~~230km de nacional ou 160-180km de AE (dependendo da velocidade, no máximo velocidade legal) e fiz 30kkm com ele por ano. Corri o país de lés a lés. Quantas pessoas não fazem 30kkm num ano?
    Antes do ioniq tive um Leaf 24kWh, 130km de nacional bem esticado, nessa altura ainda tinha um segundo carro a combustão. Num ano fiz 26kkm no Leaf. 26kkm num carro de 130km de autonomia. O de combustão fez ~~4kkm nesse ano.
    Se tive de fazer certas cedências? Sem dúvida. Se foi alguma tragédia? Claro que não! Pequenas cedências que me permitiram poupar muito.
    Concordam com este comentário: carlota74
  9. Colocado por: mafgodPortanto, pretendes um VE que faça em AE. mínimo de 500km, então, precisas no mínimo um VE com uma bateria superior a 100kW... um absurdo de bateria :-) ... e um absurdo de preço.

    Não precisa ser em AE, se os fizer em estradas nacionais a velocidades entre 80 e 100 km/h, já está muito bom.


    Colocado por: mafgodÉ um receio normal e recorrente a quem ainda não entrou nesta nova realidade ou está a dar os primeiros passos.
    E sim, também tive esses receios... principalmente o que me fazia confusão era o ter de por a carregar todos os dias (fazia na altura 80km por dia em média), era algo contra natura, contra o que estava habituado.
    Por isso, percebo e compreendo estas dúvidas e receios...e como os tive e os ultrapassei, posso dizer que apesar de serem válidos são, na maior parte dos casos/situações, facilmente ultrapassaddas ou minimizadas.

    O que me aflige é os 20.000€ a mais... Será que todo esse dinheiro é justificado?
    Com 20k euros a pessoa pode até comprar um bom segundo carro novo.

    O meu limite para comprar carro novo sempre foi 30.000€... o problema é que no mundo dos VE esses 30k euros não dão para grande coisa e depois há o problema da autonomia, como carro único.

    O BZ4X é um VE que me desperta algum interesse e que parece cumprir com o pretendido... mas os 50.000€ assustam!
    É como já disse os 20.000 a mais dão para muito combustível e outras despesas.

    Qual será o valor de um carro destes para venda como usado, após 10 anos?
    Não acredito que alguém dê bons valores por estes carros após a garantia das baterias terminar.
    •  
      Dom
    • 11 maio 2022
    Colocado por: IronManSousapara quem tem 2 carros, um deles pode perfeitamente ser elétrico, para o dia-a-dia e o outro ser para as viagens mais longas, fds fora, viagens de férias, idas à terra no Natal, páscoa, Verão, aniversários.
    Lá em casa somos 2, com 2 carros, o diesel mantém-se, e o gasolina passa a ser elétrico a carregar na garagem colectiva do apartamento.
    Gosto do elétrico não ter mudanças... no dia a dia, semáforos, rotundas, pára arranca, não ter de engatar mudanças é simpático
    Concordam com este comentário:Dom

    Exatamente o que pretendo fazer para começo. Problema: não tenho onde o carregar! Felizmente, em breve isso deixará de ser um problema mas já reparei que a realidade de muitos utilizadores daqui é bem diferente da minha que vivo numa zona com prédios antigos sem garagem sequer.
  10. No mundo perfeito do fórum, todos vivemos numa moradia e passamos o dia em casa, para carregar o carro com painéis FV.
  11. Colocado por: rjmsilvaNo mundo perfeito do fórum, todos vivemos numa moradia e passamos o dia em casa, para carregar o carro com painéis FV.

    Já sabemos que não tem dinheiro para um eléctrico, eu também não tenho. Deixe lá quem tem ser feliz. Não se preocupe que ninguém lhe vai oferecer um.
  12. Colocado por: PauloSu
    Não precisa ser em AE, se os fizer em estradas nacionais a velocidades entre 80 e 100 km/h, já está muito bom.
    Então já tens hoje... niro ou kauai de 64 :-)

    Colocado por: PauloSuQual será o valor de um carro destes para venda como usado, após 10 anos?
    Não acredito que alguém dê bons valores por estes carros após a garantia das baterias terminar.
    Será o valor de mercado na altura :-)
    E o ICE que comprar hoje, valera´algo daqui a 10 anos? :-)
    Pode ser muito como pouco.... como qualquer outro artigo.
    Por exemplo, agora os usados (tanto VE como ICEs) estão a valorizar....
    VEs que se compravam há poucos meses por 10/13k... estão agora nos 15k ...

    Lá por a garantia terminar, não é o fim do VE... os ICEs tem garantia de motor e do filtro de partíulas? E não se vendem?

    Colocado por: PauloSuO que me aflige é os 20.000€ a mais... Será que todo esse dinheiro é justificado?
    Com 20k euros a pessoa pode até comprar um bom segundo carro novo.
    É uma questão de fazer contas .... :-)
    Se optar por usado, os 50k podem passar a 35k :-) ou menos.... até por 30k!
  13. Colocado por: rjmsilvaNo mundo perfeito do fórum, todos vivemos numa moradia e passamos o dia em casa, para carregar o carro com painéis FV.
    Estou nesse mundo perfeito e não sabia :-)
  14. Colocado por: PauloSuConcordo com isso... e nesse caso pode até ser um VE com pouca autonomia.
    Agora como carro único, pouco autonomia não é viável.
    É a minha opinião.
    Ok.... mas eu conheço vários casos que sõ tem VEs... eu por exemplo :-)
    Tenho dois VEs... um Leaf24 com autonomia de ~60km (chega e sobra para o dia-a-dia) e o LEaf40 onde se vai de férias e para todo o lado (carro da patroa :-) )

    O ter ou não só VEs é uma questão pessoal e das vivências de cada um.
    Enquanto numa família faz sentido, noutra nem por isso.
  15. Colocado por: DomExatamente o que pretendo fazer para começo. Problema: não tenho onde o carregar! Felizmente, em breve isso deixará de ser um problema mas já reparei que a realidade de muitos utilizadores daqui é bem diferente da minha que vivo numa zona com prédios antigos sem garagem sequer.
    Cada caso é um caso... no seu ICE tem de ir abastecer à bomba certo?
    Não podendo carregar em casa é o mesmo, teria de ir a um posto.
    Só que neste caso, ao contrário das bombas de combustível, pode carregar enquanto come, diverte-se, trabalha, faz compras... assim haja posto de carga disponível.
    Se comprar um VE tipo niro ou kauai com 400 a 500km de autonomia, abastecer o VE é como colocar 20€ de combustível cada vez que vai às bombas :-)

    A maior chatice é, não podendo carregar em casa, está como com os ICEs, dependente do preço que lhe impõem, salvo esteja perto de um continente plug & charge :-)

    Nestas situações, não podendo carregar nem em casa nem no emprego a preços decentes, a escolha de um VE em deterimento de um ICE é bem mais complicado e até pode nem fazer sentido do ponto de vista financeiro.

    Como vai resolver a questão do carregamento?
  16. Boas a todos.
    Olhando aqui para as conversas no geral, preços de carros etc..

    Deixo aqui algumas opiniões (minhas)
    Valor de carros novos serem caros... Primeiro acho que neste momento comprar qualquer carro novo é um erro, a menos que seja um valor promocional/campanha etc. Conseguem-se comprar carros de serviço ou usados com 20/30K de km... a preços interessantes. Não será uma via para baixar o custo de aquisição? Será assim tão mau comprar um carro semi-novo? Eu sei que se pode ter azares nessa compra. Mas com um novo também se pode ter...

    Eu por exemplo depois de muita pesquisa, descobri o VW e-golf com menos de 30k KM. Estes carros conseguem-se por volta dos 25K€ se pesquisarem... acham um mau preço para um carro que consegue fazer 200-250 km num cenário "real"?
    E que acaba por ser um carro com a qualidade de um golf mas ... elétrico.
    Temos de ter 2 carros forçosamente aqui... Quando podemos "partilhar" idas para o trabalho usamos o elétrico, caso contrário cada um leva o seu e temos sempre o carro para as viagens grandes. Mas a maior parte da semana está "encostado"...
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, mafgod
  17. Colocado por: ematosDeixo aqui algumas opiniões (minhas)
    Valor de carros novos serem caros... Primeiro acho que neste momento comprar qualquer carro novo é um erro, a menos que seja um valor promocional/campanha etc. Conseguem-se comprar carros de serviço ou usados com 20/30K de km... a preços interessantes. Não será uma via para baixar o custo de aquisição? Será assim tão mau comprar um carro semi-novo? Eu sei que se pode ter azares nessa compra. Mas com um novo também se pode ter...

    O problema de não comprar novo é que perdes parte da garantia, ou já vem sem ela, não tens acesso ao apoio do FA, não sabes que uso foi dado às baterias e da forma como as carregavam, não sabes o histórico do carro (tipo de condução que era praticado).
    Com todos estes motivos menos bons, se for para poupar apenas uns 10.000 euros, nesse caso prefiro comprar novo mesmo, que com o apoio do FA, os 10.000 convertem-se apenas em 6.000 euros.
 
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