Colocado por: PauloSuMas os Leaf não são sequer opção para carro único, um VE aceitável para mim terá de ter no mínimo 500km (reais) de autonomia.
O Niro está no limite dessa autonomia, mas lá está, anda ali a rondar os tais 50k € com mais um, ou dois extras de equipamento.
Tudo o que é VE com mínimo de 500km de autonomia, anda tudo na faixa dos 50k €.
Colocado por: PauloSuUm bom diesel novo segmento C fica por cerca de 30k €, no entanto um VE equivalente novo, anda sempre pelos 50k €Portanto, pretendes um VE que faça em AE. mínimo de 500km, então, precisas no mínimo um VE com uma bateria superior a 100kW... um absurdo de bateria :-) ... e um absurdo de preço.
Colocado por: PauloSuMenos autonomia que isto, também não tenho interesse, para não ter de andar sempre agarrado ao carregador.É um receio normal e recorrente a quem ainda não entrou nesta nova realidade ou está a dar os primeiros passos.
Fazer uma viagem de 200km (ida) e voltar, sem ter a preocupação de carregar, é o mínimo.
Colocado por: DomÉ aguardarmos por nova tecnologia de baterias e motores que possibilitem mais autonomia.
Colocado por: PauloSuMas e os VE não têm revisões e manutenções também? E ainda acreditas que os VE vão estar livres de IUC por muito tempo?!As revisões dos VEs face a um ICE não tem comparação.
E os 5.250€ em eletricidade extra para percorrer os kms mencionados, quantas revisões, manutenções e impostos pagas no ICE com esse valor?
O meu ICE faz revisões de 30k em 30k km e não são tão dispendiosas assim. Além de que até aos 100k km eram gratuitas.
Colocado por: Bruno.Alves- já se falou aqui de um VE Português que faz 100.000km/ano (e não é taxi/TVDE), por isso é possível. Claro que tem rotas coincidentes com carregadores, mas o facto é que faz 100.000km/ano
Actualizando o diario de bordo
Neste momento o Kia E-Niro tem 55130 KM, feitos em 155 dias, o que corresponde a uma media de 355km/dia
O consumo de 13,2kWh é uma constante, e o consumo de carregamento é de 14,67kWh/100km
No preço dos carregamentos o valor anda nos 1,61€/100km, totalizando 881€ para os 55130km.
Colocado por: Bruno.Alves
Baterias talvez, mas os motores já não evoluem mais (significativamente) que o actual. Não é fácil melhorar algo que já tem rendimentos acima de 95%.
E mesmo em relação às baterias, a revolução que se espera é a densidade energética (guardar a mesma energia em menos peso e espaço). Menos peso resulta em melhor comportamento do carro e menores consumos sem dúvida, mas também não será isso que vai aumentar extraordinariamente a autonomia.
Só que depois vai querer-se mais autonomia, logo fazem-se crescer essas baterias e volta-se ao mesmo peso 🤷♂️
Mais energia armazenada implica maiores tempos de carregamento, potências mais elevadas, infraestruturas mais complexas. E a generalidade das pessoas faz poucos km, é uma linha que no meu entender é errada, mas...
Seria mais proveitoso que se fizesse crescer significativamente a rede de carregamento LENTO, para que o colega que tem de fazer 200km (ida) sem se chatear pudesse deixar o carro a carregar enquanto lá está estacionado e antes da volta. Certo que há pessoas que têm de fazer muitos km/dia, mas:
- a generalidade dos carros passam >90% do tempo parados. Se estão parados, podiam e deviam estar a carregar
- já se falou aqui de um VE Português que faz 100.000km/ano (e não é taxi/TVDE), por isso é possível. Claro que tem rotas coincidentes com carregadores, mas o facto é que faz 100.000km/ano
Colocado por: DomPenso que no momento em que um VE consiga fazer 1000km com uma carga e exija assim menos a necessidade de carregamento (mesmo que mais lentos), que os mais sépticos comecem a ficar sem argumentos fortes para recusar a troca.Há-de haver sempre alguém que vai dizer... "é pá, eu no meu velhinho TDI conseguia fazer 1200km em AE acima de 150km/h sem parar!"
Colocado por: DomE para ser sincero, os VE no ponto em que se encontram, não são convincentes o suficiente para a maioria deixar de ter reservas.Nos últimos 10 anos tem havido enormes evoluções: maior velocidade carregamento, maior autonomia, mais oferta...
Colocado por: DomOs motores podem já estar bastante explorados mas há relativamente "pouco tempo", a Tesla introduziu o conceito de carbon wrapped. E isto é de uma empresa que tem esta preocupação. Outras concorrentes, têm motores menos eficientes porque são mais baratos. Até os Dacias Springs desta vida conseguirem ter o equivalente por valores mais baixos, ainda vai demorar.Sim, ainda há muito onde optimizar...
Colocado por: mafgodE claro, mais bateria, maior peso, maior preço.
Colocado por: IronManSousapara quem tem 2 carros, um deles pode perfeitamente ser elétrico, para o dia-a-dia e o outro ser para as viagens mais longas, fds fora, viagens de férias, idas à terra no Natal, páscoa, Verão, aniversários.
Lá em casa somos 2, com 2 carros, o diesel mantém-se, e o gasolina passa a ser elétrico a carregar na garagem colectiva do apartamento.
Gosto do elétrico não ter mudanças... no dia a dia, semáforos, rotundas, pára arranca, não ter de engatar mudanças é simpático
Colocado por: mafgodPortanto, pretendes um VE que faça em AE. mínimo de 500km, então, precisas no mínimo um VE com uma bateria superior a 100kW... um absurdo de bateria :-) ... e um absurdo de preço.
Colocado por: mafgodÉ um receio normal e recorrente a quem ainda não entrou nesta nova realidade ou está a dar os primeiros passos.
E sim, também tive esses receios... principalmente o que me fazia confusão era o ter de por a carregar todos os dias (fazia na altura 80km por dia em média), era algo contra natura, contra o que estava habituado.
Por isso, percebo e compreendo estas dúvidas e receios...e como os tive e os ultrapassei, posso dizer que apesar de serem válidos são, na maior parte dos casos/situações, facilmente ultrapassaddas ou minimizadas.
Colocado por: IronManSousapara quem tem 2 carros, um deles pode perfeitamente ser elétrico, para o dia-a-dia e o outro ser para as viagens mais longas, fds fora, viagens de férias, idas à terra no Natal, páscoa, Verão, aniversários.
Lá em casa somos 2, com 2 carros, o diesel mantém-se, e o gasolina passa a ser elétrico a carregar na garagem colectiva do apartamento.
Gosto do elétrico não ter mudanças... no dia a dia, semáforos, rotundas, pára arranca, não ter de engatar mudanças é simpático
Colocado por: rjmsilvaNo mundo perfeito do fórum, todos vivemos numa moradia e passamos o dia em casa, para carregar o carro com painéis FV.
Colocado por: PauloSuEntão já tens hoje... niro ou kauai de 64 :-)
Não precisa ser em AE, se os fizer em estradas nacionais a velocidades entre 80 e 100 km/h, já está muito bom.
Colocado por: PauloSuQual será o valor de um carro destes para venda como usado, após 10 anos?Será o valor de mercado na altura :-)
Não acredito que alguém dê bons valores por estes carros após a garantia das baterias terminar.
Colocado por: PauloSuO que me aflige é os 20.000€ a mais... Será que todo esse dinheiro é justificado?É uma questão de fazer contas .... :-)
Com 20k euros a pessoa pode até comprar um bom segundo carro novo.
Colocado por: rjmsilvaNo mundo perfeito do fórum, todos vivemos numa moradia e passamos o dia em casa, para carregar o carro com painéis FV.Estou nesse mundo perfeito e não sabia :-)
Colocado por: PauloSuConcordo com isso... e nesse caso pode até ser um VE com pouca autonomia.Ok.... mas eu conheço vários casos que sõ tem VEs... eu por exemplo :-)
Agora como carro único, pouco autonomia não é viável.
É a minha opinião.
Colocado por: DomExatamente o que pretendo fazer para começo. Problema: não tenho onde o carregar! Felizmente, em breve isso deixará de ser um problema mas já reparei que a realidade de muitos utilizadores daqui é bem diferente da minha que vivo numa zona com prédios antigos sem garagem sequer.Cada caso é um caso... no seu ICE tem de ir abastecer à bomba certo?
Colocado por: ematosDeixo aqui algumas opiniões (minhas)
Valor de carros novos serem caros... Primeiro acho que neste momento comprar qualquer carro novo é um erro, a menos que seja um valor promocional/campanha etc. Conseguem-se comprar carros de serviço ou usados com 20/30K de km... a preços interessantes. Não será uma via para baixar o custo de aquisição? Será assim tão mau comprar um carro semi-novo? Eu sei que se pode ter azares nessa compra. Mas com um novo também se pode ter...