Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: smartTodas as soluções são bem vindas
    Podem e deverão coexistir.

    200% de acordo. Aliás já disse aqui e não só que não acredito no fim das vendas dos ligeiros de passageiros a combustão em 2030-2035.

    Na minha opinião os eléctricos vão impor-se apenas e só porque são tecnicamente superiores, ponto. Por esse motivo as pessoas vão continuar a adotá-los e eventualmente os fabricantes poderão deixar de ter interesse em produzir MCI. Ou não, o mercado fará as suas escolhas.

    Mas o que muitas vezes se lê acaba por ser "VE nunca porque não posso ir tomar café a Paris sem parar" (antes era ao Algarve, mas isso agora já dá 😅). O que tentamos muitas vezes mostrar é que isso é, para muitas pessoas, um não problema. Se é adequado para todas as pessoas? De certeza que não.
    Venham alternativas, muitas
    Concordam com este comentário: smart, dom123, Carvai
  2. Colocado por: smartHum..
    E onde está a capacidade instalada para produzir energia eléctrica com recurso a gás e nuclear, uma vez que os carregamentos são sobretudo durante a noite, os países pela Europa não tem um horário muito distinto e aproxima se uma longa crise energética, e nao tarda nem água há para produzir energia ou a pouca que há, torna o processo mais oneroso...


    O mercado adapta-se. Não é de hoje para amanhã que vai ser substituído todo o parque automóvel, e até lá muita coisa vai mudar no panorama de energia. Cada vez mais energia solar é instalada, e até faz sentido que o sistema se adapte a isso. Vai haver muita gente que carregue noite, mas também muita gente a carregar no emprego, de dia, podendo aproveitar o sol.

    Já escrevi isto mais atrás:

    Na questão da energia temos de nos lembrar que há muita energia associada também a todo o ecossistema dos combustíveis, e que uma transição para a mobilidade elétrica tem sempre o seu efeito na diminuição do consumo noutros sectores, embora naturalmente menor. Mas fazendo algumas contas para o povo português, um condutor em média faz 9000km por ano, ou seja, necessitaria mais ou menos 1300kWh anuais para o seu carro. Ora para os cerca de 6 milhões de portugueses com carta de condução daria um total de 7800 milhões de kWh anuais. Um valor grande, certamente, mas ainda assim não exorbitante face aos 49000 milhões de kWh anuais utilizados em Portugal. Tendo em conta a impossibilidade física de mudar de repente todo o parque automóvel de ICE para VE parece-me haver margem de manobra para ajustar gradualmente a questão das redes e da produção de energia.
  3. Boas, um bocado off topic em relação aos posts anteriores, mas há algo que me confunde no nosso leaf 40... Houve uma altura, no início de o termos, em que conseguimos fazer consumos inferiores a 12kwh/100 km (combinação de conduzir devagar em nacionais e não precisar de climatização; até devo ter falado disso aqui). Ora, se a capacidade útil é de 36 kWh, porque é que nunca vi estimativas de autonomia a ultrapassar os 300 km? 🤔 Agora a média anda pelos 13.4 e os 250-260km de autonomia estimada com carga a 100% parecem ajustados.
  4. Tenho leaf40, com média 12,5 desde zero km, e a autonomia a cem por cento anda nos 260km também... Por vezes mostra um pouco mais ou um pouco menos......
    Mas é uma estimativa, o que interessa é o que faz. :)
    • dom123
    • 23 agosto 2022 editado
    Ando de olho num IONIQ EV 28kWh, mas tenho algumas duvidas.
    Em relação á sua potência os 120cv são suficientes para subidas íngremes, tipo na A7 em Fafe ou saídas de garagem em certos prédios...
    O mais barato que vi foi por 24K de 2018 e com 33500Km
    VERSÃO CREATIVE e com bomba de calor
  5. O ioniq 28 é um dos VEs que não há dúvidas :)
  6. Colocado por: dom123Em relação á sua potência os 120cv são suficientes para subidas íngremes, tipo na A7 em Fafe ou saídas de garagem em certos prédios...

    Mais que suficiente. Para a A7 nunca fui com o meu, mas cheguei a fazer a A8 de Lisboa para norte que também tem uma subida bem engraçada no início. Sem qualquer problema desde a faixa da aceleração até um "bocadinho" acima da velocidade legal :-)

    Essa versão foi a que tive. Esse preço é sinal dos tempos, não fosse este aumento generalizado de preços e valia 20k€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
  7. Colocado por: dom123Ando de olho num IONIQ EV 28kWh, mas tenho algumas duvidas.
    Em relação á sua potência os 120cv são suficientes para subidas íngremes, tipo na A7 em Fafe ou saídas de garagem em certos prédios...
    O mais barato que vi foi por 24K de 2018 e com 33500Km
    VERSÃO CREATIVE e com bomba de calor

    Era o carro q tinha debaixo de olho para fazer a introdução aos elétricos. Mas esse carro no último ano valorizou 5k.
  8. Colocado por: dom123Ando de olho num IONIQ EV 28kWh, mas tenho algumas duvidas.
    Em relação á sua potência os 120cv são suficientes para subidas íngremes, tipo na A7 em Fafe ou saídas de garagem em certos prédios...
    O mais barato que vi foi por 24K de 2018 e com 33500Km
    VERSÃO CREATIVE e com bomba de calor


    Seja Ionic ou outro VE (excepto talvez Dacia) se há coisa que eles fazem sem problemas é subidas.
    Já me meti nuns caminhos de terra batida um bocado marados e o único problema do Ioniq é que sendo de tração dianteira e tendo o peso mais atrás devido à bateria, as rodas da frente fugiam um bocado nas subidas íngremes de terra batida. Agora em asfalto não há problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
  9. Potência e binário, não faltam a esse carro. No meu caso, para o meter na garagem tem que ser em modo Eco, para não começar a derrapar (problema tb de equilibrio de peso).

    Se há coisa que Hyundai Ioniq e o meu Kauai fazem é a velocidade que quiser, a descer, a subir ou em plano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
  10. Dando uma volta pelo stand virtual e OLX que cuidados a ter na escolha do carro, neste caso o ioniq?
  11. É escolher um stand de confiança:)
    Conheço dois, standeletrico e eletricar.
    Não quero dizer que não haja outros que há, mas tenho excelente feedback destes dois.
  12. Colocado por: JotaPTambém faz melhores consumos e não tem os bugs e problemas que os de 39 têm apresentado...

    Que bugs têm os de 39kw apresentado?
  13. Não é bem bug, o que se passa é que na versão de 39, a curva de carga não é tá interessante como o do 28.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
    • Sasapo
    • 24 agosto 2022 editado
    https://youtu.be/8ResuBGtVjg
    Partilhar aqui este Nio em que o carregamento é a troca do pack de baterias. Não conhecia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom
  14. Para quem acha que o dacia spring vale 18k.
    A minha esposa pensou que era um mata velhos.
  15. Colocado por: SirruperPara quem acha que o dacia spring vale 18k.
    A minha esposa pensou que era um mata velhos.
      20220824_180158.jpg


    Os carros não se medem aos palmos :)
  16. Colocado por: ricardoantunes

    Os carros não se medem aos palmos :)

    Medem-se com €€€.
    Concordam com este comentário: dom123
  17. A percepção está nos olhos de quem vê. Há poucos dias vi um agarrado a um PCR e é bem mais carro que alguns fumarolas que têm décadas de mercado.

    É um segmento A queriam o quê, um SUV?

    Desdenhem faxabôre, a ver se caem de preço 😁
    Concordam com este comentário: Dom
  18. repetido
 
0.6788 seg. NEW