Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Reduto25https://www.razaoautomovel.com/2022/09/seguradora-axa-acidentes-automoveis-eletricos

Deusmalivre... É mesmo muito tempo livre.

Mas vamos nessa então. Qual AXA é que chegou a essa conclusão? Esta AXA? A AXA que SIMULOU um incêndio num VE, com pirotecnia e SEM BATERIA no carro?
    https://www.insurancebusinessmag.com/us/news/breaking-news/disbelief-as-axa-admits-staging-fake-tesla-battery-fire-418869.aspx
    •  
      Dom
    • 2 setembro 2022
    Eu ainda "como" que possam existir mais acidentes com elétricos devido aos carros se manobrarem mais rapidamente (apesar de a malta conduzir numa de hypermilling) ou de causarem mais danos devido ao maior peso. Mas a questão das baterias parece-me uma valente tanga visto que os ICE têm o mesmo problema com os depósitos e os casos de incêndios em qualquer tipo de automóvel, são raros.
  2. Faça a experiência num lugar seguro perfure ou esmage uma bateria de lítio depois e só escalar a situação ao tamanho de uma bateria de um carro . Para não falar que apagar um fogo de uma bateria e muito diferente
  3. Colocado por: Reduto25Faça a experiência num lugar seguro perfure ou esmage uma bateria de lítio depois e só escalar a situação ao tamanho de uma bateria de um carro

Mas faça então o exercício contrário: feche-se na sua garagem com o seu ICE a trabalhar toda a noite, e eu faço o mesmo no meu VE na minha garagem.

Como é óbvio o risco de incêndio é real. E sim, custa apagar fogos em baterias de lítio (ainda que as novas tecnologias venham a minimizar esse fenómeno). Mas todos os dias ardem carros a combustão pelos mais diversos motivos, há um mês houve um fogo florestal gigante algures no norte provocado por um carro que se incendiou... não me lembro de terem tentado proibir os carros a combustão pelo risco de incêndio florestal.

E não esquecer: a sua "notícia" foi FABRICADA por uma seguradora que tentou vender seguros mais caros fingindo um fogo num VE SEM BATERIA, com pirotecnia, e que foi obrigada a retratar-se.

edit: esse "largar um link bombástico" e depois arranjar teorias infundadas à volta é típico e já nem dá pica, é muito fácil de desmontar. Ainda estes dias um dos meus connects do FB, um "anti" daqueles mesmo convictos, publicava a gozar com o Citroen AMI.
    Publicava "eis o futuro, desde que não passe os 50km/h".
    Responde-se "Mas é um quadriciclo pesado para conduzir a partir dos 16 e é mais barato que um papa-reformas, é ilegal passar dessa velocidade, é mesmo assim. Não é barato certo, mas é mais barato que a "concorrência"".
    Resposta: "Mas não podes ir a lado nenhum com esta autonomia!"
    Eu: "oh pá, isto é um quadriciclo. NÃO É para ir de férias..."
    Resposta: "e a electricidade produzida a partir do carvão e do petróleo? e quando a bateria se incendiar em casa? E.... e....?".
    Eu: "....".
    Portanto sim, os VE são horríveis, maus, incendeiam-se e vão comer os netos daquela velhinha simpática do fim da rua. Façam o favor de falar mal e desdizer que o IUC num carro do tamanho do meu não deve vir a ser barato.
    Abaixo os VE!
    Concordam com este comentário: Dom
  4. Colocado por: Reduto25Faça a experiência num lugar seguro perfure ou esmage uma bateria de lítio depois e só escalar a situação ao tamanho de uma bateria de um carro . Para não falar que apagar um fogo de uma bateria e muito diferente

Sabe que não é "uma bateria" mas um conjunto de centenas/milhares de módulos? Furar um a um ainda dá trabalho...
  5. Colocado por: ricardoantunes

Sabe que não é "uma bateria" mas um conjunto de centenas/milhares de módulos? Furar um a um ainda dá trabalho...

Eu sei eu trabalho com baterias de lítio nem precisa de furar basta haver um curto
  6. https://youtu.be/T71cVhxG_v4

Acho que estes não tinham pirotecnia
  7. Eu sou bastante minucioso a mexer com as células e tive um pequeno curto que resultou em fogo parecia realmente pirotecnia vai para todo o lado em questões de segundos tinha fogo em toda a área no espaço de trabalho , o que valeu foi que eu conheço os procedimentos , mas.mesmo assim não me.livrei de queimaduras e não era a bateria de um carro agora imagine as proporções de um acidente automóvel.

Eu não me sentia seguro a ter um desses a carregar na minha garagem a carregar
  8. Para não falar dos fumos provenientes das células gás fluoreto altamente cancerígeno
  9. Colocado por: Reduto25Eu não me sentia seguro a ter um desses a carregar na minha garagem a carregar

E muito bem. Ter 50 litros de um combustível altamente inflamável é muito mais seguro.

Sim senhor estamos fortes no FUD. Já estava a fazer falta, tivemos umas poucas centenas de posts úteis seguidos, a animação estava em falta.

Colocado por: Reduto25Eu sou bastante minucioso a mexer com as células e tive um pequeno curto que resultou em fogo

Eu há 3 semanas montei uma bateria usada de um Leaf para armazenamento estático, nas ligações lá ocorreram uns "bzzt" fruto de dedos grossos, daqueles bzzz que até comem as bordas da cabeça do parafuso. Fogo nenhum, mas hey, faz de conta que as baterias dos VE são como as dos telemóveis e afins 👍

Foi notícia há pouco tempo um VE separado a meio por outro carro, ficou pareciam 2 feixes. Nada de incêndio. Ainda esta semana no Algarve mais um VE todo amassado, nada de incêndio.
    Mas "eu furei uma célula e parecia a feira popular".
    Admiro a energia investida. A sério que admiro.
    Como amanhã vou fazer 1000km de VE, vou pedir à patroa para ir a conduzir e vou passar o tempo a procurar vídeos de carros a combustão a "combustar" 😁 e vou encher o tópico dos carros com eles. Devo conseguir entreter a viagem toda 😝
    • smart
    • 2 setembro 2022 editado
    Hum
    Veículos incendiarem se na sequência de colisão, acontece, independente mente do tipo de combustão.
    Desde gasóleo, gpl, gasolina ou VE.
    Mas de todos, será a gasolina e o VE que proporcionam maior risco.
    Ardem mais a combustão, pq são a maioria esmagadora.
    Ainda há algum tempo no norte, um Tesla bateu e incendiou se, originando o falecimento trágico do condutor.
    Não devemos pensar nisso
    Hidrogênio será pior..
    Nem será certamente o motivo da escolha
    Mas que cada VE que esteja em ignição, a forma de apagar, é deixar arder?
    Se houver passageiros enclsusurados, não terão boa sorte.
    E os bombeiros, qual é a formação para lidar com este tipo de sinistro?
    Como e que reconhecem um VE?
    Bota água para cima?
    Boa sorte com a festa/fogo artifício..
  10. E eu não tenho carro

Se realmente fez um curto e continuou a usar as mesmas células e bom que esteja bem atento.

Está me a dizer que fez bzt a ligar os conectores ? Se for isso e normal quer dizer não devia ser normal porque um carro devia ter anti sparking connectors eu trabalho com vês mais pequenos e uso neles sempre

No meu caso foi a recuperar um pack de 56v
  11. Colocado por: Reduto25Se realmente fez um curto e continuou a usar as mesmas células e bom que esteja bem atento.

Fiz, e usei um aparelho para voltar a medir a capacidade da célula, com muito mais corrente que ela alguma vez vai debitar ou consumir naquele serviço. Está óptima, obrigado pela preocupação. Aquelas, porque foi mais uma a fazer bzzzt, tenho os dedos muito rombos 😅

Colocado por: Reduto25Está me a dizer que fez bzt a ligar os conectores ?

Não, a ligar as células "a nu", a fazer um pack para armazenamento estático. Que anti sparking? Fios e barramentos a olho!
    Não duvido que o amigo trabalhe com baterias, mas faça o favor de não espalhar FUD. As baterias de VE não são baterias de telemóvel. Eu também troquei a bateria de um telemóvel há uns tempos e ela xispou e fez uma mini chama que se extinguiu imediatamente.
    As baterias de VE não são assim.
  12. Colocado por: Reduto25Faça a experiência num lugar seguro perfure ou esmage uma bateria de lítio depois e só escalar a situação ao tamanho de uma bateria de um carro . Para não falar que apagar um fogo de uma bateria e muito diferente

Há dias perguntei a uns sapadores bombeiros qual era a diferença... Gastam mais espuma... Lol
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  13. Bzzzt 😁
  14. Esses módulos usam pouch cells? Tem algum sistema bms como controla cada célula individualmente dentro dos módulos?

Qual a tensão nominal de cada módulo ou de cada célula
  15. Normalmente teria todo o gosto em responder. A sério que teria e acho que quem acompanha a minha participação aqui deve entender que sim.

Mas alguém que vem espalhar FUD, se apresenta alguém que trabalha com células e sabe coiso e tal, fala de gases não sei quê (surprise surprise nestas células o gás libertado pela degradação não sai, por isso é que elas incham, mas o que é que eu sei?...) e depois vem perguntar sobre como são constituídas as células de VE mais conhecidas, dissecadas e abusadas do mundo... Não me leve a mal, mas tenho de ir dormir que amanhã tenho 1000km de VE para fazer.
  16. Eu não me estava a referir nesse aspecto de resistência interna eu sei que as células desses módulos não têm ventilação por isso e que incham mais . Você não percebeu o que eu referi e quando elas entram fogo gás fluoreto hidrogênio que e altamente toxico.

Eu só lhe perguntei se conseguia controlar individualmwnte cada célula .

Eu não trabalhos com carros trabalho com trotinetes ebikes são VEs.
  17. Sabe qual é o gás também cancerígeno que é libertado quando arde? Um carro a combustão a arder e são aos magotes por dia.
    Outra coisa é o carvão. Diz que não é cancerígeno mas que faz mal a não sei quê e eu adoro grelhados.
    Se o carro pegar fogo quero lá saber do que é que libertam?
    Peço desculpa, mas tenho de ir dormir. Bom fim de semana
  18. Eu perguntei lhe como controlava cada célula porque não estou a ver como consegue controlar a segurança do módulo somente através de um teste de capacidade .

Consegue controlar as temperaturas a resistência interna? Ao carregar ao descarregar

0.9428 seg. NEW