Iniciar sessão ou registar-se
  1. É incrivel como os interessados em VE ficam cegos qd sai uma noticia mais negativa sobre os mesmos.
    É logico que um VE em acidente mesmo pequeno vai acarregatar mais custos para todas as partes.
    Qq toque obriga a uma verificacao exaustiva do conjunto do veiculo. Há marcas que ate substituem peças sem serem necessario com medo que dali resulte uma anomalia em todo o conjunto.
    Num carro a combustao sao mais de 1 centena de anos de evolucao e experiencia.
    É impensavel ter hoje um VE e nao ter seguro de danos proprios. E acredito que as seguradoras vão começar a carregar nos premios dos mesmos.
    • JotaP
    • 3 setembro 2022 editado
    Sirruper, a grande questão é que essas certezas vêm muitas vezes de achismos. A principal razão pela qual as marcas cobram isto e aquilo é mesmo o lucro. Veja o caso da Tesla, que tem os carros carregados de extras e não muda nada "porque sim", em caso de acidente...há é enorme dificuldade em ter acesso a peças.

Vá ver como está o mercado de peças usadas de Zoe e veja se tem diferenças para um Clio (passe o exagero, visto que ainda assim existirão bem mais Clios a circular).

As marcas estão com politica de trocar por novo em tudo o que sejam carros e no caso dos VE´s mais ainda porque começam a ser demasiados para o pouco lucro que dão.

Quanto a seguradoras... pago mais de seguro contra todos no Kauai, do que pagava no 2008, mas também o valor comercial é superior, apesar de 2 anos mais antigo...

Colocado por: SirruperÉ incrivel como os interessados em VE ficam cegos qd sai uma noticia mais negativa sobre os mesmos.

Mas foi graças a esse esforço, que eu ultrapassei mitos como o que aqui propagam e virei a página para os VE´s.
  2. Colocado por: dom123quando refiro "...mais de 80% da população", excluo os que não tem condições para carregar o carro em casa.

80 % da população mora em apartamentos, logo ........
  3. Colocado por: pkasa

80 % da população mora em apartamentos, logo ........

Mais um "axismo"... Não custa nada fazer um pesquisa no google.

Dados de 2019 mas não devem estar muito desatualizados.

"Em Portugal, quase metade da população (aproximadamente 46%) mora num apartamento, enquanto 37% das pessoas vivem em moradias e 18% em casas semi-destacadas ou geminadas, isto é, paredes-meias com outra habitação. Os dados são relativos a 2019 e foram publicados pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia, esta sexta-feira."

https://expresso.pt/sociedade/2021-05-21-Casa-ou-apartamento-onde-vivem-os-portugueses--c9023c01
    Concordam com este comentário: JotaP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, JotaP, Bztracens
  4. Colocado por: ricardoantunesMais um "axismo"... Não custa nada fazer um pesquisa

Não coloque palavras que não disse
    São 46 %
    É uma quantidade de população substancial
    São exactamente a mesmas pessoas que não têm possibilidade de adquir um ve
  5. Nem por isso... eu vivo em apartamento e adquiri um VE... instalei tomada desde o quadro do apartamento até ao parqueamento comum, no piso -1
  6. Colocado por: IronManSousaNem por isso... eu vivo em apartamento e adquiri um VE... instalei tomada desde o quadro do apartamento até ao parqueamento comum, no piso -1

Uma excepção.........
  7. Um colega meu fez o mesmo... são 2 exceções
  8. Em relação às baterias, caso seja necessário trocar fora da garantia do carro, qual será o tombo?
  9. Todos que tenham garagem terão possibilidade de carregar o VE, o problema será sempre de quem não tem garagem.
    Concordam com este comentário: JotaP
  10. Colocado por: pkasa
    São 46 %

Foi você escreveu que 80% das pessoas moram em apartamentos. Não coloquei palavras em ninguém.

Mesmo desses 46% de pessoas, uma grande percentagem tem garagem ou aparcamento onde pode colocar um carregador.
    Os VE ainda não são solução para algumas pessoas, mas é muuuiiitttoo maior a percentagem de pessoas a quem serve do que a maior parte dos cépticos que por ai andam apregoar.
  11. Colocado por: dom123Em relação às baterias, caso seja necessário trocar fora da garantia do carro, qual será o tombo?

A bateria não se troca (ou muito raramente vá...) toda. é por módulos, logo essa pergunta não é fácil responder.
    O que lhe posso dizer, no meu caso, é que o meu VE com 100.000KM e 6 anos acusa 100% de SOH no ODBII.
  12. Colocado por: pkasa
    São 46 %

Que lata! Lol

Colocado por: ricardoantunesO que lhe posso dizer, no meu caso, é que o meu VE com 100.000KM e 6 anos acusa 100% de SOH no ODBII.

Eu traduzo. Com 100mil kms, a bateria está a 100% da sua capacidade.

Embora já me tenham explicado que os módulos se degradam por igual, a verdade é que as únicas histórias de baterias moribundas que se conhecem, tem sido a dos Leaf e têm-nas trocado cá fora , com upgrade de capacidade, a preços bem diferentes daquele orçamento foclore que andou nas redes sociais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bztracens
  13. Colocado por: pkasa
    Uma excepção.........

Quem tiver garagem no prédio está protegido pela lei para furar o prédio de alto a baixo sem ter que ter autorização de ninguém... além de que logicamente não é excepção algum ter luz na garagem, como você bem deve saber, tem então a lei do seu lado se quiser ter um ponto de energia para o seu VE.
  14. Colocado por: JotaP

Eu traduzo. Com 100mil kms, a bateria está a 100% da sua capacidade.
    Vou traduzir também... com 100mil kms, a bateria continua a indicar 100% da sua capacidade inicial, mesmo que na realidade não esteja a 100% da sua capacidade real inicial.
    Há marcas que escondem, colocam um buffer, acima dos 100% ou abaixo de 0%, de modo a que a degradação, que existe em qualquer bateria atual, seja de alguma forma escondida ou minimizada.
    Para o cliente final, é como se não tivesse degradação visivel porque irá carregar e ter a mesma autonomia imenso tempo até que, os buffers sejam "comidos" e aí sim, começará a ser visivel.
  15. Colocado por: JotaPQuem tiver garagem no prédio está protegido pela lei para furar o prédio de alto a baixo sem ter que ter autorização de ninguém..
    Não é bem assim :-)
    A lei protege a quem tem VEs mas há regras a seguir.
    • mafgod
    • 6 setembro 2022 editado
    Colocado por: ricardoantuneshttps://www.youtube.com/watch?v=MgzVtkvCiTM&ab_channel=Bj%C3%B8rnNyland

10kWh/100km... este carro é mesmo um abuso.
    Sim, um dos mais eficientes no mercado de VEs :-)
  16. Eu acho que nesta questão do EV, sim ou não, temos todos que concordar em discordar. Eu também não era a favor de comprar um EV para a esposa, mas ela está feliz com ele e sai barato a usar. Se compensa um EV usado por 26k (Leaf tekna pro pilot park, há dois anos...) em vez de um carro de tamanho equivalente a gasolina ou diesel, também usado por 10k menos? Provavelmente não antes de 10 anos ou mais. É o que é. Quem quer e pode, compra; quem não quer ou não pode, não compra. É assim com tudo...

0.7367 seg. NEW