Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: pcspinheiroSe compensa um EV usado por 26k (Leaf tekna pro pilot park, há dois anos...) em vez de um carro de tamanho equivalente a gasolina ou diesel, também usado por 10k menos?
    Qual o ICE com dois anos arranja por 16k€ com 150CV, caixa automática e segurança ativa e passiva que o Leaf tem?
    E se procurar, encontra Leafs com 2 anos bem abaixo e 26k.
  2. Colocado por: mafgodSim, um dos mais eficientes no mercado de VEs :-)

A velocidades por volta dos 80 km/h ou menos deve depender mais de como se conduz do que outra coisa. O nosso Leaf, se conduzido a velocidades baixas e constantes em nacionais, também faz por volta de 11 kW/100. A minha carrinha Superb 2.0 TDI já fez 3.5 l/100 de Coimbra ao Porto pela nacional/IC2. Mas também poderia fazer 5 ou 6 L/100 se o meu pé fosse pesado.
  3. Colocado por: mafgodQual o ICE com dois anos arranja por 16k€ com 150CV, caixa automática e segurança ativa e passiva que o Leaf tem?
    E se procurar, encontra Leafs com 2 anos bem abaixo e 26k.

Eu não estou a atacar nem a defender. Confesso que passava bem sem tantas "mariquices" como as que tem o nosso Tekna, e com 100 cv desde que o binário fosse aceitável. Não sou de pressas :-)

EDIT: Aliás, acho que é um dos "problemas" dos EVs, que deve contribuir muito para o preço elevado: demasiadas mariquices. Sistemas de segurança são bons, sem dúvida, mas um dos melhores sistema de segurança que podemos ter é um condutor alerta!
  4. Colocado por: pcspinheiroA velocidades por volta dos 80 km/h ou menos deve depender mais de como se conduz do que outra coisa. O nosso Leaf, se conduzido a velocidades baixas e constantes em nacionais, também faz por volta de 11 kW/100. A minha carrinha Superb 2.0 TDI já fez 3.5 l/100 de Coimbra ao Porto pela nacional/IC2. Mas também poderia fazer 5 ou 6 L/100 se o meu pé fosse pesado.
    Certo.... tb tenho um Leaf40 e consigo tb fazer em certos trajectos boas médias próximo dos 100W/km.... mas de certeza que com um ioniq28 ainda faria melhor.
    MAS, não trocava o meu Leaf40 pelo ioniq28, apesar de todos os defeitos :-)

Colocado por: pcspinheiroEu não estou a atacar nem a defender. Confesso que passava bem sem tantas "mariquices" e com 100 cv desde que o binário fosse aceitável. Não sou de pressas :-)
    Certo, mas temos de comparar o que é comparável :-)
    • RCF
    • 6 setembro 2022
    Colocado por: pcspinheiroJá estive a ver e perto dos meus sogros há um posto de carga no Modelo Continente. Fica a 2 min a pé, por isso na boa. Perto da casa da minha mãe parece haver um de 22kw tipo 2 no intermarché, mas são mais de 2km e não dá jeito ir lá deixar e vir para casa a pé almoçar. Ou seja, seriam mais uns min largos a "olhar para o nabal" num PCR em Braga antes de descer para Coimbra.

Obviamente que é preciso experimentar para ver como corre. Isto prognósticos só no fim do jogo, já dizia o outro.

e não é possível carregar numa tomada doméstica, em caso dos pais e sogros?
  5. Não me parece, muito pouca potência contratada... Basta ligar mais qualquer coisa e lá vai o disjuntor geral. Além de que numa das "capelas" a visita é sempre mais curta, não carregaria tempo suficiente. Mas há postos de carga pelo caminho, e no Lidl de Chaves, por isso para lá deve ser tranquilo. Para baixo é que é que pode ser chato, porque não há postos de carga nem a distância de deixar e ir apé, nem de cargar suficientemente rápida para que possa lá ir "espreitar as montras enquanto espero, mas também se resolve.

6. MAS, não trocava o meu Leaf40 pelo ioniq28, apesar de todos os defeitos :-)

Aparte da refrigeração da bateria, qual a razão para não trocar? Estou a perguntar mesmo por curiosidade. Eu tive um Leaf24 e tinha muita qualidade, mas o Ioniq é de outro campeonato..
    A maior desvantagem que vejo nos Leafs nem sequer é a refrigeração da bateria, é o CHaDemo
    • mafgod
    • 6 setembro 2022 editado
    Para mim, o chademo ainda não é problema... há em quase qualquer posto de carga rápida (ok, os Teslas e os da Ionity não tem).
    Os defeitos ou problemas, tem sido minimos e apenas em viagens em que precise mais de uma carga rápida e/ou não possa estar ocupado a fazer outra coisa.

Edit: para mim a falta de refrigeração é um não problema para quase todas as minhas viagens.
    Por um lado até prefiro não ter refrigeração... menos preço na aquisição e uma bateria mais simples que possibilita uma montagem aftermarket :-)
  7. Penso que a comparação seria entre o Leaf Gen2 de 40KWh e o ioniq de 28. Também acho o Leaf mais bonito e deverá ter mais autonomia. Também não trocava. A refrigeração das baterias pode ser importante para quem faz cargas rápidas, mas carregando em tomada doméstica deve ser um não problema. Das coisas que dispensava no Leaf da esposa (além das ditas "mariquices") são as jantes de 17", tornam o carro desconfortável e se fossem de 16" com pneus mais gordos devia melhorar significativamente.
  8. Colocado por: mafgodPara mim, o chademo ainda não é problema... há em quase qualquer posto de carga rápida (ok, os Teslas e os da Ionity não tem).
    Os defeitos ou problemas, tem sido minimos e apenas em viagens em que precise mais de uma carga rápida e/ou não possa estar ocupado a fazer outra coisa.

Certo, mas o que o leva a preferir um ao outro?
    Os Leafs têm comunicação por telemovel, o Ioniq não. É um dos pontos. Além da evidente capacidade da bateria.
  9. E neste tópico, no Domingo fomos a Fátima no Leaf. Desde que eu esteja no carro a esposa não conduz, é muito chique... Decidi ir pela nacional porque poupo portagens (em Agosto paguei para cima de 100€...) e sempre se vê alguma paisagem. Saímos com 93% e voltamos com 33%, viagem tranquila a respeitar limites de velocidade (como sempre, aliás).
  10. Colocado por: ricardoantunes

Certo, mas o que o leva a preferir um ao outro?
    Os Leafs têm comunicação por telemovel, o Ioniq não. É um dos pontos. Além da evidente capacidade da bateria.

Pena que (me parece) a Nissan pouco faça para que a APP seja mais funcional... Então pode-se iniciar a carga mas não se pode parar? Não seria isso fácil de implementar, ainda que, por exemplo, limitado a cargas em casa? Assim poderia parar de carregar a 80% (ou até permitir programar a APP para o fazer), sem ter que ir à garagem de propósito, o que na realidade acabo por nunca fazer...
    Concordam com este comentário: mafgod
    • mafgod
    • 6 setembro 2022 editado
    Prefiro o Leaf em relação ao Ioniq:
    - exterior e interior (para mim mais bem conseguido)
    - bagageira (com pala a tapar o que lá está)
    - APP (dá imenso jeito colocar a carregar remotamente... por ex.)
    - maior autonomia (uns podem dizer pouco mais, mas tem mais)
    - tb é eficiente, não tanto como o ioniq é certo

Edit:
    - LeafSpy que me permite ir para além dos limites que o carro indica! :-)
  11. Colocado por: pcspinheiroPena que (me parece) a Nissan pouco faça para que a APP seja mais funcional... Então pode-se iniciar a carga mas não se pode parar? Não seria isso fácil de implementar, ainda que, por exemplo, limitado a cargas em casa? Assim poderia parar de carregar a 80% (ou até permitir programar a APP para o fazer), sem ter que ir à garagem de propósito, o que na realidade acabo por nunca fazer...
    E retirou uma funcionalidade que era um must.... mostrava a localização do carro.
    Ok, uns podem dizer que seria uma violação de direitos, mas que dava jeito para saber onde o carro estava isso dava!
  12. Colocado por: mafgodPrefiro o Leaf em relação ao Ioniq:
    - exterior e interior (para mim mais bem conseguido)
    - bagageira (com pala a tapar o que lá está)
    - APP (dá imenso jeito colocar a carregar remotamente... por ex.)
    - maior autonomia (uns podem dizer pouco mais, mas tem mais)
    - tb é eficiente, não tanto como o ioniq é certo

o Ioniq tambem tem a pala a tapar o que está na mala... Mas compreendo as opiniões. Era mesmo por curiosidade. Eu pelo contrario sou mais pelo ioniq.. este carro com um pack de baterias de 62kWh era um mimo!
  13. Sim uma pala maleável creio, o Leaf tem a tradiconal chapeleira :-)
    Para um pack de 62kWh tens o Kauai/Niro :-)
  14. Colocado por: ricardoantunes

o Ioniq tambem tem a pala a tapar o que está na mala... Mas compreendo as opiniões. Era mesmo por curiosidade. Eu pelo contrario sou mais pelo ioniq.. este carro com um pack de baterias de 62kWh era um mimo!

Ok, com o pack de 62 KWh já é escolha mais difícil. Para coisas tecnicamente próximas, prefiro a mais bonita/mais bem conseguida (sempre pessoal, sempre discutível), mas daria mais prioridade à autonomia. A menos que falemos do Kia e-soul. Nem dado eu conduzia aquilo. Mas vendia para comprar outro ;-)
  15. Tb não sou grande apreciador do Soul a nível estético mas, apesar de ser um tijolo, tem uma boa eficiência.
    E o novo com o interior está TOP!
  16. Colocado por: mafgodTb não sou grande apreciador do Soul a nível estético mas, apesar de ser um tijolo, tem uma boa eficiência.
    E o novo com o interior está TOP!

Sim, a aerodinâmica deve ser pouco melhor que a de um tijolo :-) E a nível estético, urghhh. Mas deve haver quem goste.
  17. Colocado por: mafgodSim uma pala maleável creio, o Leaf tem a tradiconal chapeleira :-)
    Para um pack de 62kWh tens o Kauai/Niro :-)
    ~

Não tenho pk não são tão eficientes! :)

1.0879 seg. NEW