Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 801

    Colocado por: J.Serqueira
    Dependendo da variedade ela ganha tonalidade mais ou menos escura, mas sim, tende a escurecer.


    Obrigado pela informação caro rjmpires. Vamos ver se realmente escurece um pouco, porque está com um verde mesmo muito clarinho !

    Este ano também lancei umas sementes em algumas zonas meio "carecas" devido ao xixi dos cães, e nessa zona está bem verdinha claro também, a mistura é idêntica à que já lá está, portanto há de escurecer.
    Se me lembrar amanhã tiro uma foto, até está bem grande, dá para ver bem.
  2.  # 802

    A parte que eu semeei na 5ª feira passada (dia 15), está com mais dificuldade em germinar. A parte que germinou rápidamente, foi a que semeei no dia 10, em que nos dias a seguir, começou o temporal. Chego à conclusão, que a semente quer realmente muita água e temperatura baixa para germinar.
    A parte que semeei no dia 10 deste mês, no dia 14 já estava cheia de "penugem". E até germinar, não apanhou nenhum sol, devido ao mau tempo. E levou constantemente com carradas de água da chuva. Até pensei que estava tudo estragado e que tinha feito mal em ter semeado naquela altura, porque não me tinha apercebido que o tempo iria piorar. Mas por espanto meu, resultou e germinou muitíssimo bem!!!
    A zona que semeei no dia 15, ainda não deu em nada. Se bem que ainda vamos no 3ª dia. Normalmente a Lolium Perenne começa a germinar entre o 3º e o 5º dia. A ver se na 3ª feira já tem qualquer coisa.
    Mas apesar de estar agora algum sol, eu tenho mantido sempre o solo húmido. Mas estou receoso, porque apesar de não estarem temperaturas elevadas, parece-me que a semente não gosta de sol para germinar.
    Se bem que eu sou um mero ignorante nesta matéria, porque é a 1ª vez que semeei. Provavelmente a 1ª parte do terreno que semeei e correu bem, foi sorte de principiante !
    Cheira-me que vou ter que esperar pelo mau tempo, para ressemear novamente a parte que semeei no dia 15 ! Vamos ver se germinam...
  3.  # 803

    Tenho lido em alguns artigos a sugestão de aplicar uma camada de areia por cima de um relvado já estabelecido para tentar permeabilizar mais solos compactos. Diz-se que esse é um dos procedimentos de manutenção normais em relvados de golfe e se há relvados que podem servir de referência como bem cuidados, são esses.
    Alguém por aqui que já tenha aplicado esta sugestão? Se sim, optam por fazê-lo na Primavera ou no Outono? E será prudente fazer isto ao mesmo tempo que se faz reseed?

    Está a chegar o Outono e tal como tenho feito todos os anos, vai ser altura de escarificar o relvado e de espalhar mais alguma semente. Como noto que o meu terreno é compacto, estou tentado a aproveitar a "lavrada" da escarificação para aplicar a areia.
  4.  # 804

    Também li algo acerca da colocação da areia. Mas o ideal será areia do rio lavada. A terra preta, pode ter muito substrato, mas está carregada de infestantes.
    Pelo que li, o melhor ainda seria colocar um substrato tipo "Siro Relva", ou outro do género, porque faz mesmo a diferença.
    Foi o que coloquei na minha sementeira. Coloquei uma camada de areia do rio, depois uma camada de substrato, coloquei as sementes, e depois mais um pouco de substrato, apenas para cobrir as sementes uns 2cm. E resultou !
    Foi a 1ª vez que semeei relva.
    Estou perplexo é que realmente, ainda não tenho infestantes a nascer (trevo e outras que são as 1ªs a aparecer). Mas não tardará, aparecerão de certeza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  5.  # 805

    A minha dificuldade para aplicar substrato tipo esse em todo o meu relvado para reduzir a compactidade do solo é que tenho cerca de 450m2 de área relvada, pelo que comprar Siro Relva para uma área destas não fica nada barato.
    Por norma costumo aplicar quando aplico nova semente no outono, mas apenas nas áreas onde o verão deixou zonas peladas.
  6.  # 806

    Colocado por: NortenhoA minha dificuldade para aplicar substrato tipo esse em todo o meu relvado para reduzir a compactidade do solo é que tenho cerca de 450m2 de área relvada, pelo que comprar Siro Relva para uma área destas não fica nada barato.
    Por norma costumo aplicar quando aplico nova semente no outono, mas apenas nas áreas onde o verão deixou zonas peladas.


    Ah ok, com 450m2 não compensa realmente colocar "Siro Relva".
    A minha área de relvado é de cerca de 100m2, e cada saco de Siro Relva dá para uns 20m2. No Leroy cada saco anda à volta dos 8€, logo serão uns 40€ para os 100m2.
    Um Big Bag(1000kg) de areia do rio, anda nos 36€ já com transporte. Pelo menos foi o que paguei por cada Big Bag a uma casa de materiais de construção aqui da zona. Vendem 500kg, mas o preço é quase o mesmo, e compensa os 1000kg.
    Portanto, vai quase dar ao mesmo e assim sendo, prefiro o Siro Relva.
  7.  # 807

    Para quem não conhece. Muito interessante...
    Todos os tipos de relva/sementes e bem explicado:

    https://www.semillasfito.pt/media/6558/aaff_cataleg_aavv_pt_low2.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  8.  # 808

    Isso parece-me um catálogo das variedades que eles produzem (ou comercializam). Não fazia ideia de que dentro de cada espécie de relva podia haver tanta variedade :) .

    Têm ideia se essas sementes estão disponíveis para venda a retalho em Portugal?
  9.  # 809

    Colocado por: NortenhoIsso parece-me um catálogo das variedades que eles produzem (ou comercializam). Não fazia ideia de que dentro de cada espécie de relva podia haver tanta variedade :) .

    Têm ideia se essas sementes estão disponíveis para venda a retalho em Portugal?


    Sinceramente não sei, mas no site deles estão os contactos dos Comerciais que gerem a área de Portugal:



    Já agora, tirei esta manhã esta foto, onde se pode ver que ao fim de 4 dias, já estão a germinar na área que ainda não tinha germinado. Portanto, realmente ao final de 4 dias começou a germinar. Toda a zona de cor castanho, são as sementes a germinar:



    Obviamente que é a Lolium Perenne, porque a Festuca e a Poa Pratensis, irão demorar mais uns dias para germinar com mais concentração. Provavelmente coloquei mais sementes nessas zonas. Mas na verdade, fiz como o criador deste tópico referiu, e coloquei também mais sementes do que o que é aconselhado:
    Inclusive, algumas germinaram mais cedo, como se pode ver na imagem, uns "pelos" mais cumpridos.
    Vamos ver é se realmente, ao fim de um tempo, ficará mais escura !

    E vejam só a zona em que já tinham germinado. Está fantástica. Está muito concentrada. Obviamente ainda com alguns spots com falhas, mas quase imperceptíveis.:



    Para para já, estou satisfeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedroteixeiraa12
  10.  # 810

    Colocado por: rjmpires
    Este ano também lancei umas sementes em algumas zonas meio "carecas" devido ao xixi dos cães, e nessa zona está bem verdinha claro também, a mistura é idêntica à que já lá está, portanto há de escurecer.
    Se me lembrar amanhã tiro uma foto, até está bem grande, dá para ver bem.

    No telemóvel não é tão perceptível, mas as zonas mais novas são mais claras.
  11.  # 811

    Ok, nota-se por exemplo na zona à frente, por cima do muro, que está um bocado mais claro e com folhas mais finas. Não sei se estas serão realmente novas, mas sim, notam-se zonas mais claras.
    E a sua relva também é de folha fina. Qual é a mistura ?
    Espero realmente que a minha fique com tonalidade um pouco mais escura.
    Como referi, sou ainda um aprendiz/ignorante nestas coisas de semear relva, porque foi a 1ª vez que o fiz.
    Há variadíssimos fornecedores e tipos de relva, e muitas vezes ficamos sem saber por qual tipo optar, na ora de escolher.
    Uma coisa era ponto assente para mim, que é o facto de que queria uma mistura que envolvesse a Lolium Perenne, a Festuca (Arundinacea ou Rubra Rubra) e a Poa Pratensis, até porque os grandes produtores de tapetes de Relva nacionais (Vasverde, Camposol e outros), trabalham com cerca de 3 tipos de relva/sementes, e por ex. a Vasverde, tem uma mistura de 50% Lolium Perenne e 50% Poa Pratensis. E outra com 80% Festuca Arundinacea e 20% Poa Pratensis. A Camposol também usa o mesmo tipo, mas com diferentes percentagens nas misturas.
    Depois dentro de cada um destes tipos de relva, há dezenas de tipos e qualidades de sementes.
    Escolhi a Siro, porque em termos que preço/qualidade, era o mais acertado.
    Se calhar agora já iria para outro fornecedor, como a http://www.apereirajordao.pt/
    Sei lá, se calhar a Siro vai buscar sementes a outros fornecedores, e vai dar tudo ao mesmo !
    Mas é o que é, para já, as sementes que semeei parecem-me que estão a cumprir com a minha espectativa.
    Está a crescer bem verticalmente, devido à Lolium Perenne, que é de crescimento vertical, e portanto, o relvado esteticamente ficará bonito. Vamos ver... Daqui a uns 2 ou 3 meses, quando estiver bem formado, logo se verá. Inclusivamente a ver se realmente fica com um verde mais escuro.
    • RSP
    • 23 setembro 2022

     # 812

    Boa tarde,
    Depois de ler este tópico, decidi pedir a v/ ajuda. Plantei gramão em MAR/2021 com aparas de outro gramão que me ofereceram e mais alguma raízes compradas. Pelo meio semeei relva fina para fazer verde mais rápido.
    Acontece que nesta altura, passados 18 meses, ainda tenho muitas falhas, parece que quanto mais rego mais seco fica o jardim e tenho a impressão de que a relva não pega / não desenvolve.
    Tenho também a impressão de que o terreno é um muito compacto / duro e a terra não é da melhor qualidade.
    Quando estava a preparar a sementeira juntei areia de construção para melhorar a drenagem, mas acho que tenho pouca drenagem porque a água da rega fica empoçada.
    Também tenho muitas daninhas e infestantes.
    Perguntas:
    . Como posso melhorar o relvado?
    . Devo escarificar já ao fim de 18 meses ou não?
    . Devo adubar já? Se sim, com o quê e como?
    . Devo replantar / acrescentar mais gramão?
    . Como posso melhorar a drenagem?
    . Devo acrescentar mais terra ou substrato SIRO por cima?
    Deixo algumas imagens a seguir.
    Agradeço as dicas.
    Obrihado
    • RSP
    • 23 setembro 2022

     # 813

    .
    • RSP
    • 23 setembro 2022

     # 814

    Não estou a conseguir anexar fotos
  12.  # 815

    Colocado por: RSPDevo adubar já?

    Não adubou na altura? Por aqui tenho adubado 3x ao ano +/-
    • RSP
    • 23 setembro 2022

     # 816

    Para além de regar e tirar à mão ervas daninhas não fiz mais nada. Ainda estou a aprender... Qual o melhor caminho a partir de agora?
  13.  # 817

    Colocado por: J.SerqueiraSe calhar agora já iria para outro fornecedor, como ahttp://www.apereirajordao.pt/


    Também lá tem misturas que se calhar se equiparam às da síro, leroys, mas depois tem as gamas altas, e aí sim, outro campeonato!
    Este verão fez me desistir do meu relvado, secou em muitos sítios, graças á falta de água e ao terreno argiloso (quando fiz a sementeira foi um erro não meter terra preta). Depois avariou-me a bomba do poço e a regar com a água da companhia e verificando o contador tive a noção da quantidade de água que gastava só na rega, 3 regas por semana +ou-uns 10m3/semana, um absurdo nos dias de hoje, e no futuro que se avizinha.
    Não que não adore um relvado bem tratado, mas não dá pra mim, vão ganhando terreno os trevos bem giros e beldroegas que também acho engraçadas. No futuro é pra levar prado de sequeiro. Os 10m3 vou poupa los pra horta e árvores de fruto, que isso ao menos da pra comer 😅
  14.  # 818

    Colocado por: RSPPara além de regar e tirar à mão ervas daninhas não fiz mais nada. Ainda estou a aprender... Qual o melhor caminho a partir de agora?

    Eu comprei o meu relvado em tapetes, agora é que vou lançando umas sementes pontualmente para cobrir algumas zonas onde o xixi dos cães vai atacando a relva.

    Aconselhava-o a lançar adubo para a relva se desenvolver melhor.
  15.  # 819

    Colocado por: mfa17

    Também lá tem misturas que se calhar se equiparam às da síro, leroys, mas depois tem as gamas altas, e aí sim, outro campeonato!
    Este verão fez me desistir do meu relvado, secou em muitos sítios, graças á falta de água e ao terreno argiloso (quando fiz a sementeira foi um erro não meter terra preta). Depois avariou-me a bomba do poço e a regar com a água da companhia e verificando o contador tive a noção da quantidade de água que gastava só na rega, 3 regas por semana +ou-uns 10m3/semana, um absurdo nos dias de hoje, e no futuro que se avizinha.
    Não que não adore um relvado bem tratado, mas não dá pra mim, vão ganhando terreno os trevos bem giros e beldroegas que também acho engraçadas. No futuro é pra levar prado de sequeiro. Os 10m3 vou poupa los pra horta e árvores de fruto, que isso ao menos da pra comer 😅


    Sim, as sementes da Greenkeeper comercializadas pelo http://www.apereirajordao.pt/, provavelmente serão as mesmas da Siro e outros fornecedores.
    As grandes Empresas que produzem os tapetes de relvados, como a Vasverde, Camposol, etc... é que devem ter acesso a sementes de topo, do melhor que existe na Europa e E.U.A., com as melhores condições genéticas. Porque Lolium Perenne, Festucas, Poa Pratensis, são um tipo de relva, que contém dezenas de sub-tipos, em que existe grandes diferenças entre eles. E nós (comuns mortais), não temos acesso a este tipo de sementes de topo !
    Pois, um relvado dá trabalho. O meu tem cerca de 100m2, e já me custa, mas é uma questão de gosto e foco. Eu não me importo de passar um sábado inteirinho a remover infestantes à mão e a tratar das flores e plantas que tenho à volta do relvado. São opções...

    A minha relva está a crescer a olhos vistos. Na zona que semeei no dia 10 e germinou no dia 14, tive que dar uma aparadela na relva, porque havia umas zonas mais crescias, já com cerca de 12cm. A 1ª foto a seguir, ainda mostra as marcas das rodas na relva, do corta relvas.
    As 2 últimas imagens, são da zona que semeei no dia 15 e começou a germinar entre os dias 19 e 20. Estamos a 24 e já está grandinha.
    Algumas zonas ainda estão escuras, mas já estão a germinar. As sementes devem ter ficamos mais enterradas nessas zonas.
    Mas no geral, é a Lolium Perenne. Já vi algumas Festucas a germinar na 1ª zona que semeei, mas a Festuca vai demorar mais a germinar. Bem como a Poa Pratensis.
    Já me apareceu um ou outro trevo a começar a germinar, mas já arranquei tudo à mão. São os imponderáveis destas coisas...

    Alterei a rega, e para a semana que vem, passarei a regar apenas de manhã cedo, e uma vez por dia. Para a outra semana a seguir, passarei a regar dia sim, dia não. Depois vou fazer como o criador deste tópico referiu, que será apenas 1 vez por semana, cerca de 2,5cm (até encher "a tal" lata de atum que ele refere).
    Li em vários locais, e todos referem o mesmo, que realmente deve-se regar apenas 1 vez por semana, e abundantemente. Segue um exemplo que poderão ler aqui:
    https://www.stihl.pt/pt/projetos-de-bricolage/manutencao-de-jardins/manutencao-de-relvados/renovacao-do-relvado



    Provavelmente, no ano que vem, quando fizer a 1ª escarificação, vou semear sementes da Greenkeeper (Dry Plus Extra). Não encontro misturas que contenham apenas Festuca Arundinacea e Poa Pratensis. Isto porque, apesar de gostar muito da beleza que a Lolium Perenne dá ao relvado, queria homogeneizar mais as 3 variedades.



    Eis o meu relvado:





  16.  # 820

    Colocado por: J.SerqueiraAs grandes Empresas que produzem os tapetes de relvados, como a Vasverde, Camposol, etc... é que devem ter acesso a sementes de topo, do melhor que existe na Europa e E.U.A., com as melhores condições genéticas.

    Colocado por: J.SerqueiraE nós (comuns mortais), não temos acesso a este tipo de sementes de topo !


    Tem acesso sim, só que chega por exemplo á a.pereira Jordão e X variedade de Poa tem que comprar 1 saco de 25kg, não há sacos mais pequenos, além do preço é semente a mais pra maioria dos relvados "caseiros". Mas ligue pra lá e já o esclarecem melhor.
    E duvido que a grande maioria das empresas que vende tapete invista nesse tipo de sementes de topo, a não ser que sejam tapetes para campos de futebol, golf.
    Tem aí um belo relvado 👍
 
0.1817 seg. NEW