Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 981

Colocado por: Pedr0vieiraNão será kikuyu?

Parece muito escura para ser kikuyu.
    Eu diria que é escalracho.
    • zed
    • 20 julho 2024

# 982

Colocado por: Pedr0vieiraAlguém me ajuda a identificar esta relva que me apareceu no jardim. É extramente resistente ao pisoteio e à seca

Experimente fazer uma pesquisa aqui.

https://identify.plantnet.org/k-world-flora/identify
  2.  # 983

Com a proliferação de várias ervas daninhas no meu relvado de sementeira, estou prestes a ceder e partir para o plano B de cobrir o relvado com grama brasileira.

Dito isto, e sabendo que se trata de uma grama de verão, fará sentido plantar uns pés durante o mês de agosto (esperando eventualmente que estas temperaturas mais elevadas desta semana passem)? Ou a probabilidade de os pés de grama brasileira pegarem é muito baixa com estas temperaturas?

O plano é obter umas guias de grama brasileira a partir de um relvado já existente, não conto comprar tabuleiros de relva.
  3.  # 984

Colocado por: Bragas VQuanto se está a pagar ao m2 para colocação de relva em tapete? E se for com sistema de rega?

Também estou interessado em saber valores.

Um jardineiro de um amigo deu me o seguinte orçamento:
    - 180m tapete grama - 1600€
    - sistema de rega - 1000€
    - mão de obra- 1500€

A mão de obra é dele e do electricista/picheleiro e já incluí puxada de luz e “casota” para relógio.

Nao faço ideia se estes preços estão ajustados.

Aquilo que estou a pensar fazer, além de pedir mais detalhes no orçamento, é tentar incluir alguma manutenção futura no preço inicial.
  4.  # 985

Boa tarde. Tenho o meu relvado/ervado cheio de invasoras. E preciso também com urgência de escarificar pois tenho muita relva a morrer por causa da terra estar compacta.
    O que faço primeiro???

Espero lhe já Dicotex e depois escarifico mais tarde ? Ou faço o contrário??
    • lmcaet
    • 28 agosto 2024 editado

# 986

Tenho feito das duas formas (primeiro o herbicida e depois a escarificação, ou o inverso), e não noto muitas diferenças...
    A ver se alguém mais entendido venha cá explicar qual a melhor opção...
    Concordam com este comentário: caodecaca85
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tigoncal
  5.  # 987

Este ano tambem comecei pelo herbicida (embora tenha feito uma passagem a arrancar as invasoras pela raíz à mão, as que eram grandes o suficiente para isso), e planeio escarificar e re-semear para o final de setembro. No ano passado não apliquei herbicida (só arranquei à mão) e escarifiquei e re-semeei em outubro, e manteve-se bem bonito durante o inverno e primavera (tenho mistura de estação fria).
  6.  # 988

O herbicida pode ser aplicado por qualquer pessoa?
  7.  # 989

Apos umas quantas passagens da motoexada em 200m2 de terreno barrento, e de andar andar a catar pedras à mão, estou prestes a avançar para o nivelamento do terreno, espalhar alguma areia, passar o cilindro e começar a meter a relva/grama.

Inicialmente estava inclinando para grama brasileira, mas não me esta a apetecer plantar aquela area toda, dai ter mudado de ideias para algo por semente.

Dadas as condiçoes do terreno e para a densidade que preciso, parecem-me que as escolhas são "Festuca alta e Festuca arundinacea" ou "Cynodon dactylon".

Alguem que tenha estas especies pode partilhar a experiência de a manter?

Parecem-ser igualmente resistentes, necessitar de pouca agua e ainda assim ter alguma resistência ao frio e echarcamento (que poderá acontecer no inverno)
    Concordam com este comentário: tigoncal
  8.  # 990

Colocado por: hangas
    Alguem que tenha estas especies pode partilhar a experiência de a manter?
    Concordam com este comentário:tigoncal

Eu tenho essa mistura em predominancia (produzida em rolo em Portugal pela VazVerde em Alcacer) e após 2 verões e 1 inverno, da minha experiência é que suporta muito bem o outono/inverno (período em que cresce mais e até requer mais cortes) e tende a ficar mais dormente no verão. O que noto é que necessita de muita escarificação, já que produz muito material morto (thatch), e vou já para o segundo outono consecutivo em que vou ter que escarificar tal é a camada de matéria morta que quase impermeabiliza o solo.

A minha relva não é nenhum exemplo e está num estado sofrivel agora no final do verão, com algumas boas peladas muito por causa de ter terreno pobre (não sei bem em quê, ainda nao fiz análise ao solo), mas em todos os ciclos de crescimento (sobretudo outono mas tambem primavera), tenho que voltar a adubar (como não tenho análise, aplico um 10-10-10 e até agora tem funcionado bem).

Aproveitando o tópico, para quem seja da AML, alguem recomenda algum laboratório de análises ao solo que não cobre um rim?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  9.  # 991

Colocado por: tigoncal
    Eu tenho essa mistura em predominancia (produzida em rolo em Portugal pela VazVerde em Alcacer) e após 2 verões e 1 inverno, da minha experiência é que suporta muito bem o outono/inverno (período em que cresce mais e até requer mais cortes) e tende a ficar mais dormente no verão. O que noto é que necessita de muita escarificação, já que produz muito material morto (thatch), e vou já para o segundo outono consecutivo em que vou ter que escarificar tal é a camada de matéria morta que quase impermeabiliza o solo.

A minha relva não é nenhum exemplo e está num estado sofrivel agora no final do verão, com algumas boas peladas muito por causa de ter terreno pobre (não sei bem em quê, ainda nao fiz análise ao solo), mas em todos os ciclos de crescimento (sobretudo outono mas tambem primavera), tenho que voltar a adubar (como não tenho análise, aplico um 10-10-10 e até agora tem funcionado bem).

Aproveitando o tópico, para quem seja da AML, alguem recomenda algum laboratório de análises ao solo que não cobre um rim?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hangas

Também tenho tapetes de relva com Festuca e relamente nesta altuara há muita relva amareladam, tipo seca (thatch).

A A minha dúvida é será por falta de água ou água a mais.

Com que frequência rega a sua relva?
  10.  # 992

11.  # 993

Colocado por: bruno_bfb
    Também tenho tapetes de relva com Festuca e relamente nesta altuara há muita relva amareladam, tipo seca (thatch).

A A minha dúvida é será por falta de água ou água a mais.

Com que frequência rega a sua relva?

Nestas semanas menos quentes que se têm vindo a sentir em Lisboa, tenho regado 5 minutos de manhã (entre as 6 e as 7h da manhã) de 2 em 2 dias. Nas semanas mais quentes, o tempo de rega é o mesmo mas passa a diário. Acredito que nao seja mesmo por falta de água porque tenho a relva dividida em 3 secções (que correspondem a zonas do logradouro distintas) e a degradação do relvado nao é a mesma, embora todas as secções recebam a mesma água e tenham sensivelmente a mesma exposição solar. Acredito mesmo que seja pobreza do solo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno_bfb
  12.  # 994

Colocado por: lmcaetEste ano tambem comecei pelo herbicida

O herbicida pode ser aplicado em relva brasileira? Tenho esta duvida, tenho muitas ervas daninhas e trevos...
    • HFSF
    • 2 setembro 2024

# 995

Tenho exactamente a mesma duvida
    • lmcaet
    • 2 setembro 2024 editado

# 996

Colocado por: Quake

O herbicida pode ser aplicado em relva brasileira? Tenho esta duvida, tenho muitas ervas daninhas e trevos...

Depende do herbicida ;-)
    Se forem seletivos como o Dicotex não há qualquer problema.
    É fundamental ler com atenção as recomendações do produto (deste ou de outro qualquer).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Quake
  13.  # 997

Aproveito o tópico, para perguntar.

Como dou cabo destas ervas?
    Se colocar tela antirevas por cima será que
    acaba por morrer?
      Screenshot_2024-09-02-15-26-45-842_com.whatsapp-edit.jpg
      Screenshot_2024-09-02-15-26-28-116_com.whatsapp-edit.jpg
    •  
      omega
    • 3 setembro 2024

# 998

depende da tela, se for aquela preta com umas linhas quadradas verdes, não adianta, ela fura facilmente
    esta não resolve nada

Esta não deixa passar, mas também é bem mais cara
  14.  # 999

Colocado por: omegadepende da tela, se for aquela preta com umas linhas quadradas verdes, não adianta, ela fura facilmente
    esta não resolve nada

isso deve depender da tela, tenho uma dessas e nem a água passa para baixo.... pode é aparecer umas nas laterais...
    Concordam com este comentário: Bragas V
  15. fotos de um relvado em graminha Brasileira e em graminha Santo Agostinho para ver as diferenças.. alguém tem?

Tenho ideia que a brasileira tem a folha demasiado larga..

0.2928 seg. NEW