Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Com a terra pouco compacta, o mais certo é a maioria ter sido empurrada. E ainda temos mais 2 ou 3 dias de chuva.
  2.  # 2

vamos ver o que dá....
  3.  # 3

coitada da sementeira com esta chuvinha toda.... vai resistindo como pode!

mas ai está ele a aparecer 😁😀

agitado....
    a germinar...
  4.  # 4

Menos mal! Ainda há esperança de se ver qqr coisa 😛
  5.  # 5

Tenho esta bodega a contaminar partes da Grama S Agostinho. Que será isto e como combater?
  6.  # 6

Colocado por: Leao91Tenho esta bodega a contaminar partes da Grama S Agostinho. Que será isto e como combater?
      compressed_1666861216710.jpg

Ninguém sabe? Parece ovos de algum insecto não?
    • box
    • 30 outubro 2022

# 7

Também estou com o mesmo problema. Perguntei em 2 postos de venda de fitofármacos e desconheciam. um deles ficou de consultar um engenheiro mas até hoje não tive resposta... noto que o problema agudiza com a humidade pelo que ajustei a rega para só um período/dia (mas mais longo) ao amanhecer e assim deixar as folhas secar durante o dia e permanecer menos húmidas durante a noite. melhorou bastante mas ainda assim tenho algumas manchas. Se entretanto tiver mais informações partilho.
    No meu persiste assim:
    • Leao91
    • 31 outubro 2022 editado

# 8

Colocado por: boxTambém estou com o mesmo problema. Perguntei em 2 postos de venda de fitofármacos e desconheciam. um deles ficou de consultar um engenheiro mas até hoje não tive resposta... noto que o problema agudiza com a humidade pelo que ajustei a rega para só um período/dia (mas mais longo) ao amanhecer e assim deixar as folhas secar durante o dia e permanecer menos húmidas durante a noite. melhorou bastante mas ainda assim tenho algumas manchas. Se entretanto tiver mais informações partilho.
    No meu persiste assim:

É isso tudo.

Eu na minha zona tenho bastante humidade, mas até está a aparecer onde tenho menos.

Eu acho que possa ser ovos de algum insecto por exemplo.
  7.  # 9

Colocado por: Leao91
    É isso tudo.

Eu na minha zona tenho bastante humidade, mas até está a aparecer onde tenho menos.

Eu acho que possa ser ovos de algum insecto por exemplo.

É um fungo, Physarum Cinereum, é superficial e não danifica o relvado. Pode ser eliminado com jato de água ou também pode ser escovado com auxílio de vassoura. Esteticamente não é agradável, mas não é prejudicial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box, Leao91
    • box
    • 31 outubro 2022

# 10

Obrigado pela identificação do fungo!
    Colocado por: Sérgiojfpode ser escovado com auxílio de vassoura

Este procedimento não ajuda à sua propagação?
  8.  # 11

Colocado por: Leao91Tenho esta bodega a contaminar partes da Grama S Agostinho. Que será isto e como combater?
      compressed_1666861216710.jpg

No ano passado, mais ou menos por esta altura, começou a aparecer o mesmo no meu relvado, apenas na grama Santo Agostinho.
    Este ano voltou mas para já bem menos do que no ano passado.
    A engenheira agrónoma da cooperativa agrícola da minha zona consultou um colega que trabalha numa grande empresa nacional de relvados, e confirma-se ser o fungo Physarum Cinereum.
    O tratamento preconizado consiste em 25ml de Trunfo F (https://www.ascenza.pt/products/trunfo-f) mais 25ml de Prev-Am Plus (https://www.ascenza.pt/products/prev-am-plus) por cada 10 litros de água.
    Foi-me também aconselhado escarificar o relvado para um melhor arejamento.
    Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box
  9.  # 12

Este link talvez ajude a esclarecer algumas dúvidas sobre o fungo.

https://thelawnman.co.uk/grey-slime-mould-physarum-cinereum/

👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box, lmcaet
    • box
    • 3 novembro 2022

# 13

Colocado por: lmcaet
    No ano passado, mais ou menos por esta altura, começou a aparecer o mesmo no meu relvado, apenas na grama Santo Agostinho.
    Este ano voltou mas para já bem menos do que no ano passado.
    A engenheira agrónoma da cooperativa agrícola da minha zona consultou um colega que trabalha numa grande empresa nacional de relvados, e confirma-se ser o fungo Physarum Cinereum.
    O tratamento preconizado consiste em 25ml de Trunfo F (https://www.ascenza.pt/products/trunfo-f) mais 25ml de Prev-Am Plus (https://www.ascenza.pt/products/prev-am-plus) por cada 10 litros de água.
    Foi-me também aconselhado escarificar o relvado para um melhor arejamento.
    Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:box

Excelente! Obrigado pela ajuda!
  10.  # 14

Hoje experimentei pela primeira vez a maquineta.. tirou relva morta com fartura, mas não a enviou eficazmente para dentro do cesto de recolha 😅
    De qqr das formas poupou-me as costas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box
    •  
      TomP
    • 28 fevereiro 2023

# 15

Como estão os vossos relvados ???

O meu nunca a relva esteve tão amarela e com tanto musgo, o que recomendam fazer ????

Deixo uma foto em anexo.
      333739703_962736074891243_5180164823969577210_n.jpg
  11.  # 16

É a minha primeira experiência a tentar obter um relvado. Já encontrei o terreno neste estado. Tenho regado todos os dias mas as partes carecas do terreno parecem muito secas e duras. O que posso fazer para a relva alastrar a estas partes e já agora como me posso livrar das ervas daninhas sem prejudicar a relva? Vejam as fotos.
  12.  # 17

Muito boa tarde.
    Antes de mais obrigado pelas excelentes informações da malta aqui neste tópico. Muita ajuda e óptimo perceber tudo isto.
    Já sigo este tópico a algum tempo desde que coloquei semente no meu jardim nomeadamente em 500m2 dos 600m2 no total que tenho. Existem 100m2 que ainda não semeei com algumas dúvidas pelo meio, no qual precisava de alguma orientação.
    Tenho a relva com 6 semanas ainda sem aplicar qualquer tipo de herbícida. Rega consistente e tenho já alguma altura. Mas nomeadamente o que me está a preocupar mais são as daninhas. Na altura fresei o terreno todo, colhi muita erva daninha e residuos e meti adubo. A relva nasceu com muita força , mas vieram as Tiriricas todas atrás.
    Muito complicado de acabar com elas, antes da sementeira tirei muitos “amendoins” mas assim que a relva nasceu não retirei mais. Para os retirar sabem como é, um buraco fundo para ir lá buscá-los. Apareceu também algumas ervas daninhas de folha larga...
    Agora tenho o jardim neste estado...
    relvado
    tiririca
    relvado2

Preciso de fazer overseeding, mas também preciso de dar o primeiro corte e também de preciso de acabar com esta praga das “Tiriricas”.
    Se me puderem ajudar com os próximos passos a fazer aqui agradecia.
    Obrigado
  13.  # 18

A quem tem relvado kikuyo tenho uma dúvida.
    Aqui durante o inverno o relvado "encolheu" bastante o que originou o surgimento de bastante erva daninha. Agora verifico que o kikuyo está novamente a rebentar. Será um procedimento normal deste tipo de relva? Dá pesquisa que fiz ele da se bastante bem com o calor e seca mas com o frio do inverno no litoral norte não sei bem. Este foi o primeiro inverno que o relvado passou desde que tapou o jardim todo.
  14.  # 19

Colocado por: caodecaca85Muito boa tarde.
    Antes de mais obrigado pelas excelentes informações da malta aqui neste tópico. Muita ajuda e óptimo perceber tudo isto.
    Já sigo este tópico a algum tempo desde que coloquei semente no meu jardim nomeadamente em 500m2 dos 600m2 no total que tenho. Existem 100m2 que ainda não semeei com algumas dúvidas pelo meio, no qual precisava de alguma orientação.
    Tenho a relva com 6 semanas ainda sem aplicar qualquer tipo de herbícida. Rega consistente e tenho já alguma altura. Mas nomeadamente o que me está a preocupar mais são as daninhas. Na altura fresei o terreno todo, colhi muita erva daninha e residuos e meti adubo. A relva nasceu com muita força , mas vieram as Tiriricas todas atrás.
    Muito complicado de acabar com elas, antes da sementeira tirei muitos “amendoins” mas assim que a relva nasceu não retirei mais. Para os retirar sabem como é, um buraco fundo para ir lá buscá-los. Apareceu também algumas ervas daninhas de folha larga...
    Agora tenho o jardim neste estado...
    relvado
    tiririca
    relvado2

Preciso de fazer overseeding, mas também preciso de dar o primeiro corte e também de preciso de acabar com esta praga das “Tiriricas”.
    Se me puderem ajudar com os próximos passos a fazer aqui agradecia.
    Obrigado

Àquilo que chama de Tiririca não é mais do que junça (Cyperus esculentus), uma das piores pragas vegetais.
    O meu terreno agrícola está cheio dela, e a única forma de a eliminar seria com uma dose forte de Roundup, o que provocaria o fim da minha horta, e no seu caso, da sua relva.
    Ela espalha-se por uma rede de raízes, e ao retirar as maiores se não sair um pequeno tubérculo em forma de berlinde este fará crescer nova planta e consequentemente nova rede de raízes.
    Resumindo, é altamente invasiva, e de muito difícil controlo e eliminação. Pessoalmente acho que mesmo atirando-a para uma fogueira ela voltará a nascer e crescer...
    A partir de meados de abril, na horta vou retirando as maiores aos poucos, até que chega o mês de junho e já quase que nem vale a pena este trabalho por ela se ter alastrado tanto.
    No jardim, ao cortar a grama passa despercebida, é verde :-)
    Boa sorte.
  15.  # 20

Colocado por: lmcaet
    Àquilo que chama de Tiririca não é mais do que junça (Cyperus esculentus), uma das piores pragas vegetais.
    O meu terreno agrícola está cheio dela, e a única forma de a eliminar seria com uma dose forte de Roundup, o que provocaria o fim da minha horta, e no seu caso, da sua relva.
    Ela espalha-se por uma rede de raízes, e ao retirar as maiores se não sair um pequeno tubérculo em forma de berlinde este fará crescer nova planta e consequentemente nova rede de raízes.
    Resumindo, é altamente invasiva, e de muito difícil controlo e eliminação. Pessoalmente acho que mesmo atirando-a para uma fogueira ela voltará a nascer e crescer...
    A partir de meados de abril, na horta vou retirando as maiores aos poucos, até que chega o mês de junho e já quase que nem vale a pena este trabalho por ela se ter alastrado tanto.
    No jardim, ao cortar a grama passa despercebida, é verde :-)
    Boa sorte.

Cyperus rotundus É o nome desta Invasora. Certamente deve existir algo que possa fazer sem estar a queimar a relva toda com Roundup….

0.0254 seg. NEW