Colocado por: Leao91Tenho esta bodega a contaminar partes da Grama S Agostinho. Que será isto e como combater?
Colocado por: boxTambém estou com o mesmo problema. Perguntei em 2 postos de venda de fitofármacos e desconheciam. um deles ficou de consultar um engenheiro mas até hoje não tive resposta... noto que o problema agudiza com a humidade pelo que ajustei a rega para só um período/dia (mas mais longo) ao amanhecer e assim deixar as folhas secar durante o dia e permanecer menos húmidas durante a noite. melhorou bastante mas ainda assim tenho algumas manchas. Se entretanto tiver mais informações partilho.
No meu persiste assim:
Colocado por: Leao91
É isso tudo.
Eu na minha zona tenho bastante humidade, mas até está a aparecer onde tenho menos.
Eu acho que possa ser ovos de algum insecto por exemplo.
Colocado por: Sérgiojfpode ser escovado com auxílio de vassoura
Colocado por: Leao91Tenho esta bodega a contaminar partes da Grama S Agostinho. Que será isto e como combater?
Colocado por: lmcaet
No ano passado, mais ou menos por esta altura, começou a aparecer o mesmo no meu relvado, apenas na grama Santo Agostinho.
Este ano voltou mas para já bem menos do que no ano passado.
A engenheira agrónoma da cooperativa agrícola da minha zona consultou um colega que trabalha numa grande empresa nacional de relvados, e confirma-se ser o fungo Physarum Cinereum.
O tratamento preconizado consiste em 25ml de Trunfo F (https://www.ascenza.pt/products/trunfo-f) mais 25ml de Prev-Am Plus (https://www.ascenza.pt/products/prev-am-plus) por cada 10 litros de água.
Foi-me também aconselhado escarificar o relvado para um melhor arejamento.
Espero ter ajudado.
Colocado por: caodecaca85Muito boa tarde.
Antes de mais obrigado pelas excelentes informações da malta aqui neste tópico. Muita ajuda e óptimo perceber tudo isto.
Já sigo este tópico a algum tempo desde que coloquei semente no meu jardim nomeadamente em 500m2 dos 600m2 no total que tenho. Existem 100m2 que ainda não semeei com algumas dúvidas pelo meio, no qual precisava de alguma orientação.
Tenho a relva com 6 semanas ainda sem aplicar qualquer tipo de herbícida. Rega consistente e tenho já alguma altura. Mas nomeadamente o que me está a preocupar mais são as daninhas. Na altura fresei o terreno todo, colhi muita erva daninha e residuos e meti adubo. A relva nasceu com muita força , mas vieram as Tiriricas todas atrás.
Muito complicado de acabar com elas, antes da sementeira tirei muitos “amendoins” mas assim que a relva nasceu não retirei mais. Para os retirar sabem como é, um buraco fundo para ir lá buscá-los. Apareceu também algumas ervas daninhas de folha larga...
Agora tenho o jardim neste estado...
Preciso de fazer overseeding, mas também preciso de dar o primeiro corte e também de preciso de acabar com esta praga das “Tiriricas”.
Se me puderem ajudar com os próximos passos a fazer aqui agradecia.
Obrigado
Colocado por: lmcaet
Àquilo que chama de Tiririca não é mais do que junça (Cyperus esculentus), uma das piores pragas vegetais.
O meu terreno agrícola está cheio dela, e a única forma de a eliminar seria com uma dose forte de Roundup, o que provocaria o fim da minha horta, e no seu caso, da sua relva.
Ela espalha-se por uma rede de raízes, e ao retirar as maiores se não sair um pequeno tubérculo em forma de berlinde este fará crescer nova planta e consequentemente nova rede de raízes.
Resumindo, é altamente invasiva, e de muito difícil controlo e eliminação. Pessoalmente acho que mesmo atirando-a para uma fogueira ela voltará a nascer e crescer...
A partir de meados de abril, na horta vou retirando as maiores aos poucos, até que chega o mês de junho e já quase que nem vale a pena este trabalho por ela se ter alastrado tanto.
No jardim, ao cortar a grama passa despercebida, é verde :-)
Boa sorte.