Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: SérgiojfEm primeiro lugar em relação a fotografia, posso assegurar que 2 semanas sem qualquer regas com temperaturas como tivemos hoje em Portugal seriam suficientes para a maior parte dos relvados ficarem com o aspecto do jardim do seu "senhorio" que nunca regou durante o verão na Alemanha....por esse motivo nunca poderá existir um termo de comparação.

    Em relação aos seus cálculos e aos seus métodos de adubação, só posso recomendar que se informe com um profissional competente ou escolher melhor os vídeos do YouTube, que pelos vistos tem sido a sua forma de aprendizagem.
    Eu não me vou dar ao trabalho de responder porque em primeiro lugar o senhor não está recetivo pela sua resposta e abordagem ao assunto.
    E em segundo lugar, pelos vistos o greenkeeper aqui é o Sr CJ e não sou eu, só tenho pena é que induz outras pessoas em erro.

    Até porque tudo o que disse põe em causa o que estudei, o que me ensinaram e o que prático nestes últimos 27 anos.

    Conforme entrei neste fórum com intuito de ajudar....assim saio dele porque não vim aqui nem para me aborrecer muito menos para desaprender.

    Um bem haja a todos e até sempre

    Caro Sérgio,
    Penso não haver necessidade em ficar melindrado com os últimos comentários do CJ.
    Este é um fórum público, em que qualquer um pode deixar a sua opinião, e cabe-nos a nós, humildes amadores, filtrar e optar pelas soluções que aparentam serem as mais adequadas para os problemas que nos surgem.
    O fórum e os amadores como eu só ficam a ganhar com a sua participação, pelo que creio ser sensato afirmar que o Sérgio será sempre bem-vindo aqui com os seus ensinamentos.
    Até breve, espero.
    Melhores cumprimentos.
    • CJ
    • 26 junho 2021

     # 2

  2.  # 3

    Infelizmente e depois de ter afirmado que não voltaria a comentar no fórum, tenho o dever como profissional de "tentar" ajudar, nem que seja a quem faz pesquisas na NET sobre adubações.
    A pesquisa deverá ser a seguinte:
    "Plano de manutenção anual para (a cultura q se pretende) em Portugal" neste caso será "Relvados"
    Escolham o PDF que acharem mais adequado e de preferência do seu concelho.

    Temos de ter sempre em conta que o plano de manutenção anual das culturas/relvados varia de país para país devido aos diferentes climas.

    Recomenda-se seguir o plano, não quer dizer com isso que o sigam!! Cada um pode e deve fazer como bem entender, ou faz bem, ou faz mais ou menos bem, ou também pode fazer mal.
    Em agricultura e greenkeeping existe plano anual que é executado.

    Deixo aqui um link que talvez possa ajudar.

    https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:f3712458-452f-428e-88f6-f83ea4a67942
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno_bfb, zinna, Ruipsm
    • CJ
    • 28 junho 2021

     # 4

    • CJ
    • 29 junho 2021

     # 5

    Boa tarde
    Este sera o meu ultimo comentario aqui neste Forum,pois nao quero levar ninguem a comoter Erros na manutencao dos seus relvados.
    Apesar de em portugal haver pessoas que pensam com eu em relacao a dar adubo no verao,eu retiro o que escrevi e digo para o nao o fazerem ,pois provavelmente alguem ira fertilizar o relvado com o primeiro adubo que aparecer e depois a culpa minha,se alguem achar que percebeu a maneira e quantidade de adubo a dar, pode tentar em um pedaco do seu relvado e ver se ha diferencas,é assim que faco quando tenho duvidas sobre algum procedimento.

    Sr.Sergio estava à espera de mais de um profissional como o Sr.
    O Sr como resposta coloca ai um plano municipal de manutencao de espacos verdes do municipio,esse plano nao é para relvados residenciais,alem disso um plano de manutencao tipico do seculo passado.
    Entao nesse municipio se nao chover durante 3 Dias no mes de Janeiro deve se regar a relva?
    Mesmo que seja regada com referencia ao valor ET.
    O valores da quantidade de fertilizante sao para um relvado publico e nao para um relvado privado .Num relvado privado 25gr de adubo chegam perfeitamente.
    Como nao faz referencia as caracteristicas do adubo presume-se ser um adubo ja formulado para relvados.
    O azoto deve ser dado sempre de acordo com a fase de crescimento da relva,especie de relva e,quantidade de transito,pisoteio que ha sobre a relva,por essa razao os relvados desportivos levam bastante mais azoto,assim como um jardim publico necessita de um pouco de mais azoto de que um relvado privado.
    Digo que este plano é do seculo passado,porque pela quantidade de fertelizante e frequencia de utilizacao é claramente um adubo de libertacao rapida,hoje em dia, ninguem recomenda a utilizacao desse tipo de fertilizantes,pois contaminam Solos e lencois de agua,com o nitratos.
    Os utilizados sao adubos de libertacao controlada,lenta,pois o azoto é libertado gradualmente nao havendo Tanta perdas e por isso nao provocando Tanta poluicao.
    Alem de reduzir a manutencao do relvado pois nao ha a necessidade de fertilizar tantas vezes.
    Os planos de manutencao de relvados,privados,desportivos,publicos hoje em dia em toda a Europa levam o factor ecologio muito em conta,as manutencao é feita a nivel de relva assim como a nivel do solo,prevendo aplicacao de produtos para melhoramento do solo.
    Já viu o que se aprende no YouTube.
    O Sr ainda faz a manutencao de relvados como aprendeu à 30 anos,e aconselha as pessoas aqui a faze lo tambem,se algumas questoes ate os especialistas nao se entendem,como a fertilizacao no verao,outras sao consideradas erradas por todos como o caso do fertelizantes Granular de libertacao rapida.
    Se tem duvidas sobre isto, existe em toda a internet documentos de entidade credenciadas sobre o assunto.
    Sr Sergio alias Sr Poolgarden pois o Sr escreve neste Forum com esses 2 nomes,eu nunca aqui escondi onde aprendi sobre relvados,nem nunca aqui menti, para levar alguem a fazer o que eu pensava ser melhor,em assunttos mais sensiveis coloco sempre aqui a fonte de onde fui buscar a informacao
    O Sr ja o FEZ aqui,no topico fungo que dizima escalracho voce mentiu a dizer que tinha o apoio de um instituto para a utilizacao da sua mesinha para combater o fungo.
    Apesar de o ter questionado nunca disse o Nome do fungo, nem mostrou prova de como tinha o apoio do intituto,mentiu claramente.
    Nesse mesmo topico intitulou se especialista em sistemas de rega inclusive projectou e instalou esses sistemas em estadios futebol do Euro,criticou um membro por este regar todos os Dias seu relvado com os valores da evapotranspiracao,na altura nao falei,mas hoje digo lhe, se realmente voce é o que diz ser, devia saber que em todo o mundo os relvados deportivos sao regados tomando em consideracao o valor da evapotranspiracao,e mais um especialista em irrigacao,que rega sua relva 4x ao dia.para mim mais uma mentira
    Sr Sergio nao ha necessidade de andar aqui a mentir,como vê as pessoas ate aceitam concelhos de alguem que aprendeu no YouTube.
    Sr Sergio,aconselho o Sr a fazer um refresh da sua Formacao,alem de desactualizada nao deve ter sido muita,pela maneira que aqui escreve,e olhe que troco ideias com muitos profissionais,wie me explicao rigorosamente a razao de ser das coisas,e nao como voce,foi assim que aprendi é assim que faco à 27 anos e Pronto.
    Concordam com este comentário: gonzaga
  3.  # 6

    Caro CJ, acho ridículo e desnecessário os seus comentários.

    Não, não sou o meu grande amigo e excelente profissional Pedro da firma de jardinagem Poolgarden.

    E se tivesse lido os posts com mais atenção do tópico "Escalracho fungo que dizima a relva" teria lido que não partilho da mesma opinião em relação a esse mesmo problema, mas respeito e se resulta o tratamento que ele faz com lixívia para combater o Blissus Leucopterus/Insularis, muito bem, eu continuo a dizer que o melhor tratamento para o efeito é um insecticida com base de lambada-cialotrina.

    Para comprovar convido-o a visitar o meu canal no YouTube: (Jardins com Vida)
    Ou pesquise : problema no Escalracho blissus leucopterus.
    Também poderá entrar em contato comigo pelo e-mail [email protected]
    Terei todo o gosto em explicar-lhe qual é o meu trabalho, pensará que tenho uma firma de jardinagem, mas não, no entanto está relacionado com relvados de desporto, tratamentos fitossanitários e fertilizações. Como deve calcular não o farei aqui publicamente mas tenho todo o gosto de explicar-lhe se entrar em contacto comigo.
    • nelsom
    • 30 junho 2021 editado

     # 7

    também tenho problemas com o realvado e já estou farto de ter que cortar a relva e a porcaria da maquina agora ta sempre a avariar e uma nova como deve ser custa muito cara. Quais serão as melhores opções á relva ? Infelizmente o meu jardim sem a sem a relva vira um matagal, mas deve haver uma opção melhor que relva. Desde que não seja acimentar é claro porque isso também já era demais

    Ouvi falar em prados, cobertos de trevos e outras ervas rasteiras, será boa opção ?
  4.  # 8

    Colocado por: nelsomOuvi falar em prados, cobertos de trevos e outras ervas rasteiras, será boa opção ?

    Pode ser, mas terá que ter atenção ao comprar uma mistura de espécies que seja adequada para o nosso clima.
    • nelsom
    • 30 junho 2021 editado

     # 9

    Colocado por: ricardo.rodriguesPode ser, mas terá que ter atenção ao comprar uma mistura de espécies que seja adequada para o nosso clima.


    Estou a pensar comprar uma dessas
    Será que que vou ter que cortar muitas vezes ?

    Sementes japonesa grama prado Batlle
  5.  # 10

    Colocado por: bruno_bfb
    A relva que comprou é aquela mais fininha, bonitinha mas que requer mais atenção, mais água.
    Não semeie agora. É só gastar sementes e elas não pegam. Espere pelo fim de setembro.


    Boa tarde
    Obrigado pela ajuda.
    Vou então tentar manter a que nasceu agora no verão, e tentar fazer as outras zonas em outubro/novembro..
    A última zona que semeei está a ficar muito certinha..
    Que relva me aconselham para a zona que estou Trás-os-Montes, essencialmente que precise de menos água.?

    Mais uma vez obrigado
  6.  # 11

    Prestes a fazer 2 meses a coisa está assim:
  7.  # 12

    Já levou meia dúzia de cortes... Kikuyu está com uma agressividade absolutamente brutal... As peladas que tinha inicialmente em que não nasceu a relva normal são as que agora até estão melhores porque o kikuyu quando veio absorveu logo o terreno todo. Adubado no dia da sementeira e após primeiro corte. Comecei a cortar ao máximo de altura de relvadeira e agora já passei para um nível mais baixo. Impossível deixar mais que uma semana sem cortar ou a máquina não se safa.
    • eu
    • 4 julho 2021

     # 13

    Colocado por: estimadarochaKikuyu está com uma agressividade absolutamente brutal

    É bom por um lado, mas dá uma trabalheira a cortar...

    Nunca o deixe crescer muito, caso contrário quando o cortar, fica feio...
  8.  # 14

    Esta semana ainda tento baixar mais a relvadeira... Vamos a ver...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GomesFamily
  9.  # 15

    Colocado por: estimadarochaEsta semana ainda tento baixar mais a relvadeira... Vamos a ver...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:GomesFamily


    que relva semeou?
  10.  # 16

    bom dia

    semeei 100kg de uma mistura:

    15% raygrass
    75% festuca
    10% poa pratensis

    + 10 Kg de Kikuyu
  11.  # 17

    Tinha feito tudo com kikuyu e tinha poupado tempo e dinheiro.
  12.  # 18

    queria ter o jardim fechado de forma a poder ser calcado ao fim de mês e meio... com kikuyu era impossível pelo menos a parte do fechado!

    ou melhor se calhar até dava em vez de 10KG metia 20 ou 30 KG mas já viu o preço?
  13.  # 19

    Corte ainda mais baixo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva, rjmpires
  14.  # 20

    É com cada relvado 👌🏻
    Só faltam as balizas!
 
0.0947 seg. NEW