Iniciar sessão ou registar-se
    • NBA
    • 28 maio 2024

# 1

Posso estar a dizer uma asneira das grandes mas o meu senso comum diria para não encostar terra de jardim ao capoto. Mesmo a tela pitonada não lhe dá grande separação entre a terra e o capoto. O ideal era ter um passeio entre jardim e parede do capoto.
  1.  # 2

Colocado por: Bragas VJá agora,
    Terminado o barramento do capoto, vou começar a tratar do jardim.

Posso encostar as terras ao capoto para depois fazer um canteiro de todo a toda a volta da casa, ou ponho qualquer coisa (tela pitonada?) entre a terra e as paredes?

Eu tenho uns 40cms de godo a toda a volta entre o capoto e a relva.
  2.  # 3

Colocado por: Sirruper
    Eu tenho uns 40cms de godo a toda a volta entre o capoto e a relva.

Eu também vou colocar um canteiro com godo a toda a volta, mas o godo vai só à superfície para evitar que a relva encoste.. não deixa de ter terra por baixo…
  3.  # 4

Mas o capoto nao desce apenas à cota?
  4.  # 5

Colocado por: SirruperMas o capoto nao desce apenas à cota?

Um pouco mais, uma vez que não está rematado direito e a terra tem que “esconder”
  5.  # 6

Colocado por: Bragas VUm pouco mais, uma vez que não está rematado direito e a terra tem que “esconder”

Cuidado com a entrada de água entre o capoto e a parede... É o suficiente para o capoto ficar todo escuro, se for de cor clara...
  6.  # 7

Primeiro corte da relva em tapete (relvado com 3 semanas).

Não fiquei propriamente satisfeito com o resultado da empresa que cortou o relvado:
    - usaram um aparador com fio para cortar nos cantos (deve ser o normal nestas empresas, mas não me parece o adequado)
    - a lâmina do corta relva não parece que esteja afiada
    - tive a fazer a medida da rega espalhando alguns copos no relvado e fiquei com a ideia que metade do relvado recebe o dobro de água do que a outra parte (rega automática)
      IMG_0134.jpg
      IMG_0135.jpg
  7.  # 8

Alguem usa medidor de humidade para saber a humidade da terra? Vi alguns no aliexpress não sei se valerá a pena investir nisso
  8.  # 9

Colocado por: paulosAlguem usa medidor de humidade para saber a humidade da terra? Vi alguns no aliexpress não sei se valerá a pena investir nisso
    Eu comprei um no início mas as leituras sao inconsistentes, é dificil determinar a humidade do solo porque depende da profundidade a que se espeta a sonda. Entretanto abandonei e sigo um padrao automático de 5 minutos por dia quando o sol nasce, 3 dias por semana, mais uma rega de 2 minutos no dia do corte após o mesmo. Nas semanas de maior calor, passo a rega diária.
    • zed
    • 5 junho 2024

# 10

Colocado por: pfovPrimeiro corte da relva em tapete (relvado com 3 semanas).

Isso está uma desgraça, precisam de afiar essa lâmina.
    Concordam com este comentário: pfov
  9.  # 11

Colocado por: tigoncalEu comprei um no início mas as leituras sao inconsistentes, é dificil determinar a humidade do solo porque depende da profundidade a que se espeta a sonda. Entretanto abandonei e sigo um padrao automático de 5 minutos por dia quando o sol nasce, 3 dias por semana, mais uma rega de 2 minutos no dia do corte após o mesmo. Nas semanas de maior calor, passo a rega diária.

Quando passa para diária são 5min?
  10.  # 12

Colocado por: paulos
    Quando passa para diária são 5min?
    Sim, 5 minutos na mesma. Mas só mesmo em semanas mesmo muito quentes (com dias consistentemente acima dos 30 graus), em que sobretudo não arrefece durante a noite. Mas não tenho nenhum relvado exemplar, até porque deixei acumular demasiado fatch (camada de relva morta) durante o verão e depois outono/inverno, o que dificulta a entrada de água e oxigenaçao (tenho a mistura da VazVerde,essencialmente festuca). Ainda escarifiquei e acrescentei semente na primavera mas ja demasiado tarde para repovoar as zonas mais depenadas.
  11.  # 13

eu costumo ter cogumelos na minha relva, já nem ligo, não é algo que me incomode muito
    rego todos os dias 15 minutos as 8:00 e as 20:00 nos aspersores e 5 minutos nos pulverizadores (tenho uma zona com pulverizadores)
    tapete com 1 ano de idade
  12.  # 14

è erro meu mas actualmente é proibido fazer rega, devido à falta de água?
    •  
      omega
    • 17 julho 2024 editado

# 15

e há falta de agua? nem em todos os sítios
    penso que há restrições na zona do Algarve, de resto, penso que está tudo em ordem
    barragens.pt
  13.  # 16

Alguém me ajuda a identificar esta relva que me apareceu no jardim. É extramente resistente ao pisoteio e à seca relva
  14.  # 17

Parece ser alcarnache (chamado também escalracho, dependendo das zonas)

Antigamente usava-se muito nos jardins devido à sua capacidade de fazer um manto verde rapidamente e de ser de baixa manutenção.
  15.  # 18

Isso é a mesma coisa que brasileira?
  16.  # 19

17.  # 20

Não será kikuyu?

0.2520 seg. NEW