Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    vivo num predio sem condominio e tenho a prumada de esgoto do predio entupida entram dejetos na minha casa rc posso tapar o esgoto dentro da minha casa ? obrigado
    • size
    • 26 janeiro 2023 editado

     # 2

    Não.
    Requisite de imediato o serviço de uma equipe de desentupimentos, pague, e faça cobrança entre os restantes condóminos.
    Paralelamente, suba aos andares a solicitar para evitarem despejos, enquanto a conduta não for desentupida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor moraes
  2.  # 3

    estou muito agradecido pela resposta mas ja o fiz ha tres dias atras tenho o recibo e ninguem quer dar a parte que lhes compete oproblema e que se acontecer de novo estou encrencado pois que um predio pra ticamente ao abandono
    • size
    • 26 janeiro 2023

     # 4

    Se existirem Julgados de Paz no seu concelho ameace com uma queixa.
  3.  # 5

    agradecido de novo mas o que queixa vou apresentar e contra quem me vou queixar ? agradecido
  4.  # 6

    Um tampão na prumada, quando a mer**, começar a sair em casa deles, certamente que vão contribuir.
  5.  # 7

    agradecido pelo comentario ja me tinha lembrado disso mas disseram-que poderia ser ilegal e alem disso poderei ter.......com os ...
    • size
    • 26 janeiro 2023

     # 8

    Colocado por: vitor moraesagradecido de novo mas o que queixa vou apresentar e contra quem me vou queixar ? agradecido


    Vai aos Julgados de Paz mover uma ação contra os condóminos que se recusam a pagar a sua quota parte, para que sejam condenados a fazê-lo.
  6.  # 9

    Colocado por: vitor moraesagradecido pelo comentario ja me tinha lembrado disso mas disseram-que poderia ser ilegal e alem disso poderei ter


    Enquanto anda pela via legal, leva com o "entulho" ou paga do próprio bolso.


    Tenho uma garagem num prédio, há uns anos também costumava entupir por mandarem tudo para as sanitas.

    Inclusivamente cheguei eu a limpar a caixa porque já tinha mer** a vir para a rua.

    Um dia vou lá, outra vez mer** na garagem, vou falar com o administrador, para resolverem a situação, passado 2 dias ainda estavam a "analisar" o que fazer falando com os restantes condóminos.

    Só disse, olhe dou 48 horas para mandarem alguém desentupir e resolver a situação, findo esse tempo vou tamponar a prumada e depois não abro a porta a ninguém.

    No dia seguinte estava lá a empresa de desentupimentos.

    A partir daí encheu há 2 anos, telefonei para o administrador, no próprio dia estavam a desentupir, neste domingo, começou a aparecer "água" na tampa, telefonei para o administrador a dizer que tinha a caixa entupida, perguntou se podia ficar para segunda, para não pagar tanto, disse que não havia problema, segunda a meio da manhã estava lá a empresa de desentupimentos.
  7.  # 10

    Colocado por: Varejote

    Enquanto anda pela via legal, leva com o "entulho" ou paga do próprio bolso.


    Tenho uma garagem num prédio, há uns anos também costumava entupir por mandarem tudo para as sanitas.

    Inclusivamente cheguei eu a limpar a caixa porque já tinha mer** a vir para a rua.

    Um dia vou lá, outra vez mer** na garagem, vou falar com o administrador, para resolverem a situação, passado 2 dias ainda estavam a "analisar" o que fazer falando com os restantes condóminos.

    Só disse, olhe dou 48 horas para mandarem alguém desentupir e resolver a situação, findo esse tempo vou tamponar a prumada e depois não abro a porta a ninguém.

    No dia seguinte estava lá a empresa de desentupimentos.

    A partir daí encheu há 2 anos, telefonei para o administrador, no próprio dia estavam a desentupir, neste domingo, começou a aparecer "água" na tampa, telefonei para o administrador a dizer que tinha a caixa entupida, perguntou se podia ficar para segunda, para não pagar tanto, disse que não havia problema, segunda a meio da manhã estava lá a empresa de desentupimentos.


    A sua história é porreira, mas no caso dele não dá porque não existe administrador a quem ir **** o juizo. Pelo menos não um que se responsabilize porque legalmente rapidamente caem no que tiver a maior permilagem. A questão aqui pelo que entendi é que ele já mandou desentupir e eles agora não querem é pagar.

    A questão é simples, o complicado ai é não terem o condomínio organizado. Mas isso nem é questão. Contudo como lhe disseram, vá pelos julgados de paz.

    A queixa a apresentar é eles pagarem o que lhe devem por um serviço que foi realizado na parte comum ora essa.
  8.  # 11

    Colocado por: angelicous

    A sua história é porreira, mas no caso dele não dá porque não existe administrador a quem ir **** o juizo. Pelo menos não um que se responsabilize porque legalmente rapidamente caem no que tiver a maior permilagem. A questão aqui pelo que entendi é que ele já mandou desentupir e eles agora não querem é pagar.

    A questão é simples, o complicado ai é não terem o condomínio organizado. Mas isso nem é questão. Contudo como lhe disseram, vá pelos julgados de paz.

    A queixa a apresentar é eles pagarem o que lhe devem por um serviço que foi realizado na parte comum ora essa.


    Não tem administrador, mas tem vizinhos, que por acaso até são os que estão a descarregar os "detritos" em casa dele.

    Não querem pagar, avisa no próximo entupimento, vou tamponar a prumada, depois logo se vê.

    Agora pagou este desentupimento, não dividem o pagamento do desentupimento, vai para o julgado de paz, daqui a uns dias/meses, volta a entupir e paga o pato de novo, depois volta a meter outro processo nos julgados de paz e anda nisto enquanto lá viver.
  9.  # 12

    Colocado por: Varejote

    Não tem administrador, mas tem vizinhos, que por acaso até são os que estão a descarregar os "detritos" em casa dele.

    Não querem pagar, avisa no próximo entupimento, vou tamponar a prumada, depois logo se vê.

    Agora pagou este desentupimento, não dividem o pagamento do desentupimento, vai para o julgado de paz, daqui a uns dias/meses, volta a entupir e paga o pato de novo, depois volta a meter outro processo nos julgados de paz e anda nisto enquanto lá viver.


    Eu não seria o vizinho que deixaria de pagar ou resolver o problema.

    Mas se um vizinho meu fizesse isso, ia ter problemas e graves. Uma coisa são entupimentos do uso normal, outro é uma sabotagem e um dano propositado. Lhe garanto que pagava mais que o desentupimento depois. As pessoas as vezes não pensam nas acções que tomam e quando levam as toladas ainda se fazem de vitimas...
    • size
    • 26 janeiro 2023

     # 13

    Colocado por: angelicous

    Eu não seria o vizinho que deixaria de pagar ou resolver o problema.

    Mas se um vizinho meu fizesse isso, ia ter problemas e graves. Uma coisa são entupimentos do uso normal, outro é uma sabotagem e um dano propositado. Lhe garanto que pagava mais que o desentupimento depois. As pessoas as vezes não pensam nas acções que tomam e quando levam as toladas ainda se fazem de vitimas...


    Neste caso concreto, não se tratará de sabotagem ...mas de salvaguarda dos seus bens, quando os vizinhos assobiam para o lado.
    Qual é o ilícito ou incorrecção que um condómino pode correr quando está a ser inundado por merd... na sua habitação e resolve tamponar a sua sanita ? A habitação do rés do chão não pode ser o despejo dos outros.
  10.  # 14

    Colocado por: size

    Neste caso concreto, não se tratará de sabotagem ...mas de salvaguarda dos seus bens, quando os vizinhos assobiam para o lado.
    Qual é o ilícito ou incorrecção que um condómino pode correr quando está a ser inundado por merd... na sua habitação e resolve tamponar a sua sanita ? A habitação do rés do chão não pode ser o despejo dos outros.


    Assobiam para o lado incluindo ele mesmo, ou não? Contudo, em vez de tomar a acção de resolução urgente se o administrador não o fazia, e depois caia sobre ele, não o fez. Decidiu ir pela chico espertice. É mais sensato e menos trabalhoso, SABOTAR o escoamento que além de não minimizar danos, só os aumenta. Claro, não para ele, mas aumenta. E como foi uma sabotagem e não um entupimento normal, podem-lhe ser imputados os custos todos, desde os danos à resolução do problema. Nada impede um condómino de executar uma obra de emergência! Nada.

    E ele falou de caixas em garagem, não falou em sanitas. Se fosse em sanitas dentro de casa, mais rapidamente mandava alguém.
    • size
    • 26 janeiro 2023 editado

     # 15

    Colocado por: angelicous

    Assobiam para o lado incluindo ele mesmo, ou não? Contudo, em vez de tomar a acção de resolução urgente se o administrador não o fazia, e depois caia sobre ele, não o fez. Decidiu ir pela chico espertice. É mais sensato e menos trabalhoso, SABOTAR o escoamento que além de não minimizar danos, só os aumenta. Claro, não para ele, mas aumenta. E como foi uma sabotagem e não um entupimento normal, podem-lhe ser imputados os custos todos, desde os danos à resolução do problema. Nada impede um condómino de executar uma obra de emergência! Nada.

    E ele falou de caixas em garagem, não falou em sanitas. Se fosse em sanitas dentro de casa, mais rapidamente mandava alguém.


    Mas que chico espertice ?
    ´Neste caso concreto, o condómino lesado mandou desentupir a prumada, mas os outros condóminos 'despejantes' recusam-se comparticipar na despesa, Obviamente, na próxima é de tamponar a entrada da merd..no interior da sua habitação. Não se trata de sabotagem.
    Concordam com este comentário: psergio57
  11.  # 16

    Também não entendo onde é que ao tamponar o esgoto na minha casa estou a sabotar o resto do predio. Ainda para mais depois de já ter acontecido uma vez e de ninguém se ter mostrado interessado em resolver.
  12.  # 17

    Colocado por: angelicous

    Eu não seria o vizinho que deixaria de pagar ou resolver o problema.

    Mas se um vizinho meu fizesse isso, ia ter problemas e graves. Uma coisa são entupimentos do uso normal, outro é uma sabotagem e um dano propositado. Lhe garanto que pagava mais que o desentupimento depois. As pessoas as vezes não pensam nas acções que tomam e quando levam as toladas ainda se fazem de vitimas...


    Qual sabotagem? Não está a danificar a instalação, está a estancar as descargas para salvaguardar os bens e saúde.

    Ou acha que ter mer**, mi** espalhado pela casa dá saúde.


    Além disso neste caso, o lesado resolveu para já o problema, pagou para isso e os restantes não querem saber, nem pagar a parte que lhes cabe.


    Eu falo por experiência própria, neste caso garagem, com bens no interior.

    É uma visão interessante olhar da rua para o portão e ver um Ribeiro de esgoto a sair pela porta, depois entrar lá dentro e ter lá uma etar.

    Pimenta no c* dos outros, no meu é refresco.
    Concordam com este comentário: psergio57, Nostradamus
    •  
      marco1
    • 26 janeiro 2023 editado

     # 18

    acho que não é ilegal uma fração tapar a sua descarga da sanita por exemplo, não pode é mexer na prumada comum.
    imaginemos uma remodelação em que optei por anular uma wc por exemplo.
  13.  # 19

    Colocado por: marco1acho que não é ilegal uma fração tapar a sua descarga da sanita por exemplo, não pode é mexer na prumada comum.
    imaginemos uma remodelação em que optei por anular uma wc por exemplo.


    O problema é quando não sabem fazer as coisas.

    Tenho um apartamento em que o vizinho resolveu anular a cozinha, tudo bem na teoria.

    O problema é que passou aparecer os esgotos dos andares superior na minha cozinha (e não é o RC), pelo ponto de esgoto da maquina e quando esse foi tamponado pelo lava loiças.
    Agr como é casa de ferias e não estava lá ninguém, inundou tudo de uma ponta a outra da casa!

    Responsabilidade do condomínio ? Recusam pagar danos quer na fração, quer no recheio...
    Não há seguro comum, recusam ativar os seguros da fração, empresa de administração diz que tem parecer de advogado que não são responsaveis pq é dentro da minha fração...
    Sem julgado de paz no concelho ou distrito, são milhares de €€ de prejuízo pq alguém decidiu enfiar espuma expansiva nos tubos - mas não vou ter prova admissível em tribunal pq apesar de ter tirado de lá de dentro isso já fizeram 4 desentupimentos de prumada e o condomínio contratou uma peritagem que nada vê quando eu com uma camara usb conseguia ver aquilo tudo obstruído e com uma guia de desentupimento tirei partes daquilo.
  14.  # 20

    Colocado por: size

    Mas que chico espertice ?
    ´Neste caso concreto, o condómino lesado mandou desentupir a prumada, mas os outros condóminos 'despejantes' recusam-se comparticipar na despesa, Obviamente, na próxima é de tamponar a entrada da merd..no interior da sua habitação. Não se trata de sabotagem.
    Concordam com este comentário:psergio57


    Você mete-se na conversa, e depois troca os exemplos a belo prazer. Não pode ser.

    São dois casos diferentes. O do autor, e o exemplo que eu comentei do Varejote. Estavamos a falar do Varejote, que pelo que entendi, tem uma caixa na garagem, que até para a rua vai segundo o que ele mesmo disse... Não vai para casas, estamos a falar de áreas fora da residência.

    Tamponar a sanita, é uma coisa. Outra é nas garagens, que saltando vai para a rua... tamponar e começar a ter problemas nas casas? Isso é a chico espertice que eu estava a comentar e disse inicialmente que se fosse comigo ia ter problemas. Agora atravessa-se na discussão com o exemplo do interior...

    Mas falando dos exemplos interiores, nada o impede de tamponar a sanita mesmo que esteja tudo ok como é óbvio. Mas provocar danos propositadamente nos outros para lhe resolverem o seu problema, isso é uma ação que não é natural. A ameaça, ao administrador, ainda entendo. Fazer realmente isso, é arranjar problemas. Eu tive um vizinho que me fez isso uma vez com água de uma infiltração que tinha que lhe vinha do telhado. O inteligente achou que era boa ideia, tirar as bacias que tinha, e alagar-me o teto do quarto. Não achou tanta piada quando lhe apresentei uma conta de 2000€ para pagar.
 
0.0166 seg. NEW