Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Recentemente aluguei uma casa, que entre vários equipamentos, tem um tubo de exaustor na cozinha e uma salamandra.
    Quando me mudei para cá o senhorio garantiu que funcionava tudo bem e que a salamandra era uma maravilha. Posto isto comprei bastante lenha para o inverno.
    No entanto, sempre que ligava a salamandra o ar ia ficando gradualmente pesado, e com uma lanterna dava para ver fumo em zonas estranhas da casa. Não dei muita importância mas fiquei a pensar nisso... Até que um dia vejo fumo a jorrar pelo tubo do exaustor abaixo. Comecei a investigar melhor e reparei que o tubo da salamandra acaba no teto falso e que manda o fumo todo para o espaço entre este e o telhado. A mesma coisa para o tubo do exaustor. Nesse dia também comecei a desenvolver uma infeção pulmonar e fiquei bastante doente.
    Confrontanto o senhorio com esta situação, diz-nos que sabia desta instalação assustadora, mas que como nós não dissemos nada.. ok!
    Andamos imensos dias a respirar gases super perigosos sem saber e estou extremamente dececionado com tudo isto.


    Existe alguma maneira fácil e direta de processar o senhorio por este tipo de danos? Qual é o procedimento padrão aqui? Grato por qualquer conselho.
  2.  # 2

    Colocado por: buraburamonoNão dei muita importância mas fiquei a pensar nisso... Até que um dia vejo fumo a jorrar pelo tubo do exaustor abaixo. Comecei a investigar melhor e reparei que o tubo da salamandra acaba no teto falso e que manda o fumo todo para o espaço entre este e o telhado.
    Completamente surreal. Eu diria para chamar a fiscalização da CM, para ver a maravilha que aí está e avaliar a salubridade da habitação.

    Dado os riscos da instalação feita dessa forma, isso não pode estar legal
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: buraburamono
  3.  # 3

    Quando começamos a pensar que já ouvimos de tudo, surgem pérolas destas...

    Eu começava já a procurar outra casa para viver...a CM devia ir aí ver isso mas sinceramente não sei até que ponto eles processam o senhorio ou você precisa de fazer uma queixa em tribunal para isso. Seja como for, quer por ordem da CM, tribunal ou vontade própria, imagino que não vá poder/querer estar aí muito mais tempo. Aguarde por mais opiniões sobre qual a melhor forma de processar o senhorio.
    Concordam com este comentário: buraburamono, psergio57
  4.  # 4

    È surreal.. Mas o senhorio está, ou não está disposto a fazer obras por forma a ter a instalação como deve ser?
    Isso é que é importante, mais do que as queixas que nada adiantam...

    Foi pena você não ter tomado consciência disso mais cedo. Isso é um perigo.
  5.  # 5

    diz que não arranja ninguém para fazer as obras, e diz que temos que ser nós a contratar alguém (e ele depois reembolsa). ou seja, o que a lei prevê.

    já tentamos falar com um carpinteiro e um trolha que vieram cá arranjar outros problemas menos graves, mas dizem que não podem... o trolha até me arrependi depois, porque supostamente foi que ele fez esta linda obra.

    pensando em retrospectiva devia ter inspecionado melhor esta brincadeira toda quando começaram a aparecer outros problemas antes, mas nem nos meus pesadelos mais loucos imaginei uma instalação assim.

    agora também me sinto culpado pelos outros inquilinos das redondezas (mesmo senhorio), incluindo um casal de idosos que vive em condições lastimáveis. não me parece certo que uma pessoa assim possa sair impune.
  6.  # 6

    Se quiser arranjar chatices a seria para o senhorio e também para si, é acender a salamandra e chamar os bombeiros, mas prepare-se para interditarem a casa.
  7.  # 7

    Colocado por: buraburamonoComecei a investigar melhor e reparei que o tubo da salamandra acaba no teto falso e que manda o fumo todo para o espaço entre este e o telhado. A mesma coisa para o tubo do exaustor.


    pelo menos a solução parece simples, é prolongar esses tubos até ao telhado.



    Colocado por: buraburamonodiz que não arranja ninguém para fazer as obras, e diz que temos que ser nós a contratar alguém (e ele depois reembolsa). ou seja, o que a lei prevê.


    menos mal, é chato ter que adiantar o dinheiro, mas também me parece que prolongar dois tubos e fazer uma chaminé com um tubo de inox, que fique numa fortuna.


    Colocado por: buraburamonoExiste alguma maneira fácil e direta de processar o senhorio por este tipo de danos


    felizmente ninguém morreu por intoxicação por monóxido de carbono, mas a situação é grave, podia ter acontecido, uma noite fria, ligarem a salamandra e irem dormir, nem se apercebiam.

    agora ou arranja outra casa e tenta processar o senhorio (vai custar tempo e dinheiro) ou a ficar na mesma casa nem vale a pena ir por esse caminho e azedar ainda mais a relação.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • hangas
    • 26 janeiro 2023 editado

     # 8

    Colocado por: pauloagsantosagora ou arranja outra casa e tenta processar o senhorio (vai custar tempo e dinheiro) ou a ficar na mesma casa nem vale a pena ir por esse caminho e azedar ainda mais a relação.



    Não será necessariamente assim. Para conseguir uma indemnização vai custar pelo menos honorários de um advogado. Mas para responsabilizar criminalmente o senhorio não custa nada. É fazer queixa numa esquadra da PSP/GNR ou no ministério publico e deixar seguir.
    É bem provável que se enquadre pelo menos no "Artigo 148.º - Ofensa à integridade física por negligência".
    Como estamos em Portugal e porque "felizmente não aconteceu nada" estas coisas são levadas levianamente, e obviamente que ninguém vai preso.
    Mas pelo menos o senhorio será chamado a ir prestar depoimento uma vez, constituído arguido, pois é formalmente um suspeito e terá que ir arguir de sua razão na fase de investigação. Vai chegar a tribunal? não! duvido muito..mas pelo menos leva uma palmada judicial na mão, que será no mínimo educativa.


    Colocado por: pauloagsantosfelizmente ninguém morreu por intoxicação por monóxido de carbono, mas a situação é grave, podia ter acontecido, uma noite fria, ligarem a salamandra e irem dormir, nem se apercebiam.


    Parece-me uma situação de gravidade bastante. Por acaso o user, está aqui no fórum a relatar a situação, mas podia ser apenas uma noticia no jornal.


    Colocado por: Pedro BarradasIsso é que é importante, mais do que as queixas que nada adiantam...

    Não posso concordar de tudo com isto.. por nos estarmos a marimbar para responsabilizar este tipo de situações, porque dá muita chatice e muito trabalhado é que as coisas vão andando assim.
    Ambas são importantes, reparar a situação que coloca pessoas em perigo de vida, literamente, e responsabilizar quem para além de ter consentido uma alteração deste género, e sabendo, nada disse "a ver se alguém dizia alguma coisa".

    Mas "felizmente não morreu ninguém", por isso está tudo bem... já neste caso foi o que foi.

    https://observador.pt/2018/01/13/tondela-incendio-em-associacao-recreativa-faz-dezenas-de-feridos-graves/

    várias testemunhas relataram que terá sido a salamandra instalada no segundo e último piso da associação a causar do fogo. “Terá provocado uma forte ignição” e pegado fogo “ao teto falso”, adiantou aos jornalistas no local. “Tudo leva a crer que é essa causa inicial e que terá” criado “uma grande “densidade de monóxido de carbono”, que terá provocado “danos nas vias respiratórias e queimaduras” nas várias dezenas de pessoas — maioritariamente idosos — que se encontravam no interior do edifício.
    Concordam com este comentário: RCF
  8.  # 9

    Perante o esposto o meu conselho é mudar de casa o mais rápidamente possível.

    Podia dar outras opiniões mas para isso tinha de saber a outra versão da história.
  9.  # 10

    Colocado por: hangasjá neste caso foi o que foi.

    Neste caso em concreto, é verdade que foi o foco de incêndio que provocou a precipitação das pessoas, mas a causa da morte foi algo bem mais estupido.
    A porta por onde tentaram sair abria para o lado de dentro quando deveria abrir para o lado de fora.
    Aqui ao lado há um forista a queixar-se que a porta de saída do prédio está fechada à chave.
    Numa situação de emergência, isto é suficiente para termos uma situação idêntica à que aconteceu naquela associação
    Concordam com este comentário: hangas
  10.  # 11

    Acho o senhorio e o "empreiteiro" cri mi no sos e acho que o senhor deve sair desta casa mas antes fazer reclamaçóes junto à Câmara Municipal.

    Eu ainda estou "passada" com este relato - simplesmente repugnante como algumas pessoas são irresponsáveis, greedy e sem nenhum senso de respeito pelos outros.
  11.  # 12

    Colocado por: Eugenia MatosAcho o senhorio e o "empreiteiro" cri mi no sos e acho que o senhor deve sair desta casa mas antes fazer reclamaçóes junto à Câmara Municipal.

    Eu ainda estou "passada" com este relato - simplesmente repugnante como algumas pessoas são irresponsáveis, greedy e sem nenhum senso de respeito pelos outros.


    Liguei para a CM local, ficaram extremamente preocupados e foram investigar o que pode ser feito. ligaram de volta um pouco desanimados, precisariam de ter um julgado de paz para conseguirem ajudar neste caso. remeteram-me para a USP (min da saúde), que não atende por nada.

    Enfim, é o que é. Pelo feedback daqui e de amigos e conhecidos parece que o consenso é eu mudar de casa e fica resolvido. Ou seja, fui lesado neste caso de negligência grave e ainda vou ser lesado porque tenho que andar a procurar casa, fazer as visitas, fazer as mudanças e mais não sei o quê.

    Mais uma para o dossier do "varre para debaixo do tapete e deixa andar".
  12.  # 13

    Colocado por: HAL_9000Completamente surreal. Eu diria para chamar a fiscalização da CM, para ver a maravilha que aí está e avaliar a salubridade da habitação.

    Dado os riscos da instalação feita dessa forma, isso não pode estar legal
    Concordam com este comentário:Eugenia Matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:buraburamono


    para que fique registado caso alguém um dia pesquise por situações semelhantes:

    a vistoria para avaliação de salubridade custa 100€ e não tem impacto nenhum, é apenas um registo que fica. (poderá ser eventualmente usada em tribunal).
  13.  # 14

    Fica apenas um gosto muito amargo, uma frustracao desgracada e olha colocaria aqui muitos palavroes porque este tipo de pessoa nao deveria ficar impune! Vc poderiam ter morrido ali. E ele vai arrendar a casa a outra pessoa.
  14.  # 15

    Já fez o que o jorgealves indicou, se tiver casa para onde ir? Se não puder, faça no último ou penúltimo dia de permanência aí...
  15.  # 16

    fiquei curioso com esta situação.
    Houve novidades?
 
0.0187 seg. NEW