Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostava de aderir ao Seguro Social Voluntario na categoría de "Cidadãos nacionais que residam e trabalhem no estrangeiro e não estejam abrangidos por instrumentos internacionais de Segurança Social a que Portugal esteja vinculado".

    O motivo é de que trabalhei 12 anos em Portugal, com descontos para a SS, mas 12 anos nao atinge o mínimo de anos de desconto para receber reforma, portanto quero descontar mais uns anos para ter direito a alguma coisa, pouca que seja.

    Vivo no Chile há 8 anos.

    A última vez que estive em Portugal tentei aderir, mas pediram-me uma série de coisas que nao tinha e nao pude fazer nada, entre elas, certificado médico de SNS (nao consegui agendar em cima da hora), e também me perguntaram por isto não estejam abrangidos por instrumentos internacionais de Segurança Social a que Portugal esteja vinculado. Ora, no CHile podemos descontar para o sistema público ou sistema privado, e eu optei por descontar para um plano de reforma privado do grupo Generalli, nao tenho seguranca social pública. Tenho o certificado de que desconto, mas é como se fosse uma conta corrente do banco, nao é exactamente um documento que diga "este senhor desconta para um seguro reforma privado e nao está afiliado a um sistema publico".
    O que recomendam para provar de que nao tenho esta vinculacao?

    Por outro lado, na Seguranca Social fui a dois sitios diferentes e fiquei com a impressao que cada pessoa diferente que me atende pede coisas diferentes. Na embaixada/consulado é impossível agendar hora.

    Espero que alguém possa ajudar. Estou a programar ir a Portugal em 2023 e queria levar tudo certinho para nao recusarem inscricao.
  2.  # 2

    Ehehe

    Actualizando este tópico, estive em Portugal em Agosto, e acho que as minhas aventuras pelo sistema público português merecem ser contadas.

    Para aderir ao seguro social voluntário, a SS pede atestado médico do SNS em como estou apto para trabalhar. (não entendo a lógica deste requerimento, dado que se eu quero pagar a minha própia SS, e sou um português residente no estrangeiro, é porque à partida, não trabalho em Portugal, mas siga..)

    1) Tentei marcar consulta com o médico de família, mas disseram-me no posto de saúde que já não ia a uma consulta há varios anos, pelo que tinha perdido o médico de família.
    2) Tentei pedir nova asignação de médico de família, mas disseram-me que, como sou português a residir no estrangeiro, não posso pedir médico de família.
    3) Perguntei então como poderia ser atendido pelo SNS. Responderam-me que apenas em caso urgente (vómitos, febres).
    4) Fui à segurança social pedir ajuda com este loop do SNS. Nunca tinham ouvido falar de um caso semelhante, e dizem-me para enviar email ao centro distrito SS. Envio email para Leiria, passado duas semanas fazem forward para o centro de Lisboa. Passados 30 dias continuo sem resposta.

    Pedem também para obter um certificado do consulado ou da embaixada em como o meu país de residencia não tem acordos com a SS de Portugal.
    1) Contacto a embaixada aquí no Chile, dizem-me que é o primeiro caso que têm e não sabem que certificado é esse.

    :)
    • AMVP
    • 22 setembro 2023

     # 3

    Colocado por: palmstroke) Tentei marcar consulta com o médico de família, mas disseram-me no posto de saúde que já não ia a uma consulta há varios anos, pelo que tinha perdido o médico de família.
    2) Tentei pedir nova asignação de médico de família, mas disseram-me que, como sou português a residir no estrangeiro, não posso pedir médico de família.

    Esta parte faz sentido, se não reside cá porque haveria de ter médico de família?


    Colocado por: palmstrokePedem também para obter um certificado do consulado ou da embaixada em como o meu país de residencia não tem acordos com a SS de Portugal.
    1) Contacto a embaixada aquí no Chile,

    O que tb faz sentido.
  3.  # 4

    Eu preferia ficar calado, neste caso não escrever nada, a fazer figura triste.

    1. Portugal e Chile tem acordo bilateral em questões de Segurança Social. Portanto nunca lhe vão passar um documento a dizer o contrário.

    2. Médico de familia só faz sentido ter se for residente aqui, caso contrário não.

    3. Hoje em dia, com a internet, é fácil fazer pesquisas e contactar os serviços. Tenho noção que muitos serviços apesar de terem email associado muitas pessoas não sabem trabalhar com ele , noutros casos a mão de obra é escassa face ao volume de trabalho.

    Já agora, querer tratar de tudo em tempo record e em período de férias (mês de agosto) parece-me ser demasiado ambicioso.
  4.  # 5

    Pois é... isto do nosso pais é muito complexo...

    Entao imagine o seguinte caso...


    Um Português a trabalhar num país estrangeiro, que exerce a sua profissão totalmente no país estrangeiro...

    Paga todos os seus impostos... IRS e Seguranca social nesse país.... Como tal tem direito aos cuidados de saude desse país...

    Mas que por questões laborais trabalha 15 dias seguidos e depois folga outros 15... e assim consecutivamente ao longo de todo o ano... então os 15 dias de folga decide estar no "seu" país.

    Como tal... decidiu manter a sua chamada morada fiscal como sempre esteve... em Portugal

    Não é que este ousado cidadão, que nem médico de familia tem, não usufrui de nada da seguranca social, até tem um seguro de saude privado para deixar o estado em paz... tem que declarar todos os seus rendimentos e pagar de novo IRS em Portugal?
  5.  # 6

    Colocado por: ecteixeiratem que declarar todos os seus rendimentos e pagar de novo IRS em Portugal?
    Claro. Então se para todos os efeitos legais reside em Portugal, estava a espera de quê?
  6.  # 7

    Colocado por: ecteixeiraUm Português a trabalhar num país estrangeiro, que exerce a sua profissão totalmente no país estrangeiro...
    Paga todos os seus impostos... IRS e Seguranca social nesse país....


    Colocado por: ecteixeiraComo tal... decidiu manter a sua chamada morada fiscal como sempre esteve... em Portugal


    Se "decidiu", como você diz, em manter a sua morada fiscal em Portugal então decidiu mal.
    Legalmente tem de a alterar e meter no pais onde faz os impostos.

    Caso contrario pode haver o risco de dupla tributação.
  7.  # 8

    Pois...
  8.  # 9

    Colocado por: nielskyEu preferia ficar calado, neste caso não escrever nada, a fazer figura triste.

    1. Portugal e Chile tem acordo bilateral em questões de Segurança Social. Portanto nunca lhe vão passar um documento a dizer o contrário.

    2. Médico de familia só faz sentido ter se for residente aqui, caso contrário não.

    3. Hoje em dia, com a internet, é fácil fazer pesquisas e contactar os serviços. Tenho noção que muitos serviços apesar de terem email associado muitas pessoas não sabem trabalhar com ele , noutros casos a mão de obra é escassa face ao volume de trabalho.

    Já agora, querer tratar de tudo em tempo record e em período de férias (mês de agosto) parece-me ser demasiado ambicioso.


    O seu comentário demonstra falta de sentido crítico.

    Familiares meus comentaram-me que, se tivesse ido pedir um subsídio em vez de querer pagar por minha conta a SS, provavelmente já tinha o subsídio na conta!!!

    Respondendo aos seus comentários:

    1. Nem no lado português nem no lado da embaixada do Chile me souberam dizer que existe acordo bilateral entre Portugal e Chile. Ou seja, o que um nick anónimo "nielsky" me acaba de escrever num fórum de Internet, os serviços oficiais não me comunicaram. Triste. :(
    1.1. Nunca na vida traria os descontos do Chile para a SS de Portugal, dado que no Chile tudo é à base de um seguro reforma privada, e o dinheiro que desconto é efectivamente meu (todo meu). Quero usar precisamente este argumento para saltar essa do "acordo bilateral". Se pedisse para o seguro privado ser transferido para a SS de Portugal, sería distribuido pelos coitadinhos e receberia talvez uns 30%..
    1.2. Conheço outros portugueses a trabalhar no Chile que conseguiram aderir ao seguro social voluntário, provavelmente apanharam um funcionário público que também não percebe nada mas por sorte funcionou a seu favor. Triste. :(

    2. Eu não preciso de um médico família, preciso de um certificado do SNS. A SS anuncia a posibilidade de portugueses a residir no estrangeiro poderem aderir, através de um certificado do SNS, mas depois os residentes no estrangeiro não têm forma de aceder ao SNS. Isto.. faz-lhe sentido? Quem serão os cérebros detrás destes procedimientos? Devem ser la créme de la créme.

    3. Não quis tratar do assunto em tempo recorde. Estive 30 días em Portugal, e comecei a enviar emails muito antes. Emails que nada servem, continuam sem reposta. Tudo isto me parece que nem devia ser atendido por humanos, sou um português a residir no estrangeiro, o estado Português tem a minha morada fiscal, a SS tem um protocolo para que residentes no estrangeiro possam aderir ao seguro social voluntario. Parece-me demasiado simples, mas depois apanho com o "valor acrescentado" dos funcionários públicos que não dão repostas definitivas para nada, mandam de um serviço a outro e deixam as coisas no limbo.

    Eu descontei 11 anos na SS de Portugal, apenas quero descontar por minha conta 4 anos adicionais para fazer o tempo mínimo para ter direito à reforma mínima, mas o Estado Português dificulta, e quando tiver a idade da reforma vai dizer-me "muito obrigado pelos seus 11 anos de desconto, infelizmente vamos ficar com eles sem dar nada em troca porque não descontou 15 anos, a culpa é sua, poderia ter aderido ao seguro social voluntário".
    É.. triste?
  9.  # 10

    Colocado por: palmstrokeFamiliares meus comentaram-me que, se tivesse ido pedir um subsídio em vez de querer pagar por minha conta a SS, provavelmente já tinha o subsídio na conta!!!
    Os seus familiares que o ajude nisso já que são assim tão sapientes.

    Agora respondendo aos comentários ao meu comentário:
    1. Google. Basta fazer uma pesquisa, está lá. Antes de responder fui pesquisar porque tenhoconhecimento sobre outro país. Só não li o conteúdo porque não é do meu interesse.
    Quer contactar a SS, contacte através do seu perfil no site da SSdirecta. A probabilidade
    de responderem acredito que seja maior.

    1.2 Pergunte a quem voce conhece como eles procederam.

    Para finalizar, está triste? ... relembre que foram os seus antepassados que deixaram o país como ele está, e os meus também... ms eu não me queixo.
 
0.0144 seg. NEW