Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite Fórum
    Gostaria de ter um aconselhamento.
    Tenho uma casa que foi construída à 40 anos, em que as paredes exteriores são em pedra. E por esse motivo tenho muitos problemas de humidade por condensação no interior. Gostaria de acabar com o problema. Foi me sugerido a aplicação de capoto ou um barramento com argamassa.procuro opinião de profissionais na área. Será funcional algumas das sugestões? E qual a mais indicada? Se houver alguém que me possa indicar o é mais indicado para o problema, agradeço.
  2.  # 2

    deverá aplicar capoto com uns 8 cm de isolamento.
    Mas a solução deverá ser discutida com o aplicador quanto a remates com soleiras, peitoris, tubos de queda, beirados, etc.
    O ideal seria então pedir apoio a um arquiteto para que lhe preperasse um caderno de encargos e desenhos de pormenor para esses remates.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CNunes#
  3.  # 3

    Boas!
    Tenho conhecimento duma massa nova que não é muito conhecida em Portugal mas que esta a ser utilizada com muito sucesso nos países da europa central. É aplicada pelo interior como um gesso. Tem um excelente isolamento térmico e falam em poupança de energia acima de 30%.
  4.  # 4

    Colocado por: CNunes#E por esse motivo tenho muitos problemas de humidade por condensação no interior.

    Atenção que as condensações podem ocorrer tanto por falta de isolamento, falta de ventilação ou ambas!

    Colocado por: CNunes#Gostaria de acabar com o problema. Foi me sugerido a aplicação de capoto ou um barramento com argamassa.procuro opinião de profissionais na área.

    Aplicar ETICS (Capoto) aumenta a temperatura das superfícies interiores o que pode ajudar a diminuir as condensações.
    O barramento armado por si só não ajuda a resolver o problema de condensações que tem. Tome atenção.

    Colocado por: handelusTenho conhecimento duma massa nova que não é muito conhecida em Portugal mas que esta a ser utilizada com muito sucesso nos países da europa central. É aplicada pelo interior como um gesso. Tem um excelente isolamento térmico e falam em poupança de energia acima de 30%.

    Provavelmente argamassas contendo aerogel ou esferas de vidro o que por cá é mal aceite por muita falta de esclarecimento.
  5.  # 5

    Está aqui a informação. É produto aceite e certificado pela comunidade europeia. Não estou a ver que esclarecimento será preciso. O mesmo que qualquer produto novo precisa 🙂
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    Colocado por: handelusEstá aqui a informação. É produto aceite e certificado pela comunidade europeia. Não estou a ver que esclarecimento será preciso. O mesmo que qualquer produto novo precisa 🙂

    Para os menos esclarecidos não é fácil afirmar que alguns mm de um reboco/revestimento reduzem mais de 25% as perdas térmicas.
    O mercado está formatado para que isolamento térmico se entende utilizar alguns cm.
  7.  # 7

    Enquanto a generalidades dos técnicos está habituado a catalogar o isolamento térmico seja pela condutibilidade térmica ou resistência térmica nesse tipo de produtos o importante além da condutibilidade é a emissividade e aí surgem os problemas de avaliação.
  8.  # 8

    Colocado por: SEEINGa generalidades dos técnicos está habituado a catalogar o isolamento térmico seja pela condutibilidade térmica ou resistência térmica nesse tipo de produtos o importante além da condutibilidade é a emissividade e aí surg


    Isto parece ser interessante, mas ajudem-me a perceber, o que isto faz é acumular muito rapidamente o calor do sistema de aquecimento , fazendo com que as paredes aqueçam rapidamente e mantenham assim a temperatura ambiente num nível confortável durante mais tempo.

    se isto é assim, como é que se comporta este material no verão? nesse caso vai tb aquecer mais rapidamente as paredes, fazendo com que seja necessário gastar mais energia em arrefecimento?

    Obrigado

    PR
  9.  # 9

    Colocado por: pmpramoso que isto faz é acumular muito rapidamente o calor do sistema de aquecimento , fazendo com que as paredes aqueçam rapidamente e mantenham assim a temperatura ambiente num nível confortável durante mais tempo.

    Não.
    Dependendo dos componentes pode ter impacto na condutibilidade térmica ou na reflexão térmica.
    Se falarmos no aerogel, falamos na condutibilidade, habitualmente abaixo de 0,020 W/m.ºK, pelo que com menores espessuras conseguirá o mesmo desempenho térmico.
    Se falarmos em esferas de vidro, falamos na reflexão térmica, com índices de reflexão acima dos 95%.
 
0.0154 seg. NEW