Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a tod@s.

    Depois de tentar ler tudo o que pude sobre isolamentos térmicos, preciso da vossa estimada ajuda.

    A minha casa tem R/C e 1º andar e tem 13 anos. Na altura em que a comprei já estava construida e sei que tem paredes duplas com "um bocado de ar" lá dentro brrrrrr.
    No entanto o que pretendia fazer mais próximamente era isolar a cobertura - placa horizontal com as vigotas em betão onde assentam directamente as telhas brrrrr.
    Estive a ler os diversos tópicos aqui do fórum sobre o assunto e penso que não encontrei nenhuma indicação/informação relativa à fibra de celulose (Isofloc). Estou a aguardar orçamento para esta solução, que segundo me foi explicado constaria de uma camada de +- 10cm e posterior aplicação de cola pulverizada para que não haja deslocamento com o vento.
    Para já, todas as hipóteses estão em aberto mas também tenho que ter em conta que a altura do pé-direito do sótão (não utilizável e sem acesso interior - só retirando 4 ou 5 telhas se chega lá) é de 1m e portanto não existe muito espaço para que certas aplicações possam ser feitas em condições.

    Ficarei bem servido? ahhh e já agora o coeficiente w/m é de 0,039. Não me perguntem coisas muito complicadas porque eu disto não percebo nada ;)
    Só sei que esta solução também pode ser aplicada no sítio da caixa de ar por meio de furos espaçados de 1,5m.

    Obrigado desde já a quem puder ajudar!
  2.  # 2

    Se utilizar akela lã de isolamento e fizer um tipo de tecto falso em madeira, não ficará mais barato e mais eficiente a nivel energético?
  3.  # 3

    A lã de rocha também é uma das opções a aconsiderar. Em qualquer dos casos o material isolante seria aplicado por cima da placa, pelo que julgo não ser necessário tecto falso.
    Como referi, estou à espera de orçamento para a fibra de celulose e só depois poderei comparar com o custo do isolamento se for feito com a lã de rocha.

    A aplicação por injecção em furos seria só nas paredes. Também pedi orçamento mas para já vou apenas para o isolamento da placa. Fazeamento do $$$ e também posso comparar melhor o resultado do isolamento.

    Obrigado Ricardo.
  4.  # 4

    ...Fique-se pelo XPS, sobre a laje de esteira... barato e resolve-lhe o problema.
  5.  # 5

    Obrigado Pedro Barradas.

    Já tenho preço para XPS 50mm e para os 100 m2 fica ó 25€ mais caro do que a outra solução que me propuseram no local onde fui pedir preços. Esta 2ª hipótese seria a de colocar 2 mantas de lã de vidro de 60mm com Kraft sobrepostas e cruzadas. Como é o mesmo fornecedor e como me atenderam bem, não acho que estivessem a impingir nada, ficando apenas a escolha ao meu/vosso ;-) critério.

    Curioso é que não haja quem queira fazer este trabalho, mesmo pondo o trabalho e o material (é justo que ganhe também a percentagem do meterial).
    Pois seja...faço eu que não tenho qualquer problema em sujar as mãos.
    •  
      alv
    • 28 janeiro 2010

     # 6

    Viva!
    Só para influenciar a sua decisão, e o Pedro Barradas há-de concordar comigo, não exite em colocar a dupla manta de lã de vidro em vez do XPS. Se não repare: Como têm ambos o mesmo valor de coeficiente de transmissão térmico linear ou o«muito próximos, ao aplicar 12 cm de MLV é mais do dobro dos 5cm do XPS pelo que o valor da resistencia térmica, como é directamente proporcional á espessura, quanto mais espesssura mais resistencia térmica terá e melhor isolado ficará.
    Mais com a MLV, não se preocupa com emendas e junto ás paredes deixa cerca de 20 ou 30 cm a mais para envolver um pouco do fundo da parede e obtém ma maior eficiencia. Vá por mim, que neste particular já tenho alguns Km de manta estendida sobre os tectos em desvãos de coberturas e o resultado é sempre muito bom!
    Esta texto é mesmo para influenciar numa altura em que parece que está com dúvidas. Os outros foristas que opinem.
    "Fassam" parte.
  6.  # 7

    Ok alv! Obrigado.

    O seu raciocínio tem lógica sim senhor. Outro pormenor para que me alertaram no armazém onde fui, é que pode haver "ressaltos" "lá em cima" e como a prática de aplicar XPS é nenhuma...
    Acho que fico bem servido com a MLV.

    Quando chegar a minha vez de ajudar, ao menos posso dizer se o conforto térmico aumentou e se valeu a pena, já que pouco mais percebo disto.

    Nunca é demais agradecer a quem me ajudou: obrigado a todos mais uma vez.
  7.  # 8

    Essas mantas têm um lado metalizado e outro não, não é? E então põem-se uma com a parte metalizada para baixo e a outra com a parte metalizada para cima, suponho?
  8.  # 9

    Olá lobito.

    As mantas que refiro têm papel kraft de um dos lados. A sua aplicação vai ser cruzada - uma camada no sentido longitudinal e outra camada no sentido transversal. Quanto à questão que refere, eu tinha idéia que seria: lage de esteira - lado sem kraft - kraft - lado sem kraft - kraft. Mas quando vierem entregar os rolos pergunto qual a melhor posição para as colocar e logo que saiba coloco aqui a resposta.

    Abraço
  9.  # 10

    É que eu tinha ideia que há umas com um lado metalizado, mas pode ser que seja lã de rocha. O lógico, nesse caso, seria pôr esse lado a reflectir para baixo e para cima, acho eu.
  10.  # 11

    Estava na mesma indecisão, mas visto que de vez em quando posso querer ir ao sótão (painel solar ou outra coisa) será necessário caminhar por cima do isolamento, inicialmente era para colocar la de rocha 8cm/10cm (muito mais barato) mas acabei por optar por o projectado, quer-se dizer, dentro de 15 dias irá ser aplicado, parece que tem havido muita procura vou esperar pela minha vez espero vir a obter bons resultados.
  11.  # 12

    Colocado por: lobitoEssas mantas têm um lado metalizado e outro não, não é? E então põem-se uma com a parte metalizada para baixo e a outra com a parte metalizada para cima, suponho?


    Confirmado. O kraft fica em contacto com a lage e para cima respectivamente ( tipo sandes ).
    Também há MLV com um dos lados revestido a alumínio mas no meu caso acho que assim já deve ficar bom.

    Ricardo, também há MLV de 8cm e que seria uma solução um pouco mais barata. Neste caso optei por duas camadas de 6cm cruzadas porque assim resolvo o problema das juntas.
    No seu caso que material foi projectado para ser aplicado?
  12.  # 13

    O vendedor diz que é da bayer, vou estar bem atento quando eles vierem aplicar o produto, ver o que diz nos bidões do produto.
    Também ficou depois do serviço feito me dar um documento/certificado que atesta as características do poliuretano.
    Vai-me levar 6€ o metro para 4cm e 50€ para aspirar a placa do sótão.
    Total 240metros X 6€ =1440€ mais iva 20%.
    Espero que resulte.
    Por o que o vendedor diz 3cm (5€ o metro)eram suficientes mas por mais alguns € não quero estar a arriscar.
  13.  # 14

    Essa solução também deve ser boa, pelo que tenho lido.
    No meu caso ficou-me a 3,14€ /m2 + Iva (2 x 60mm). Como só são 100 m2 nem foi tanto uma questão de dinheiro mas de arranjar quem fizesse o trabalho com o poliuretanno... ou com outro material qualquer. Como tal, sou eu que vou fazer o isolamento e acho que me entendo melhor com esta solução.

    Depois de ler um outro tópico de um forista que tem uma casa nova toda bem isolada e que sem aquecimento anda nos 12º (Cantanhede), até acho que os meus 15,5º (Aveiro) sem nenhum isolamento são "catitas". Não entendo...

    Depois de isolar a lage de esteira posto os resultados.
  14.  # 15

    Por acaso os preços que me deram para 8cm de la de rocha com alumínio foi 2,95€ + iva o metro em que o rolo tem 6x1,2
    e para o rolo de la de rocha com papel kraft fica mais em conta 2,5€ o metro + iva orçamento dado em finais de 2009 pela Termipol Oliveira de Azemais.
  15.  # 16

    Ok. Talvez não me tenha explicado bem.

    Os rolos que comprei ficaram a 1,57€ + iva /m2. Como ponho 2 camadas dá os tais 3,14€ + iva. Isto é o que na realidade gasto para isolar cada m2 e assim pude comparar com as outras soluções.

    Mais cêntimo menos cêntimo, se poupar no Aq. Central e ficar com a casa mais confortável, em pouco tempo recupero o investimento.

    Abraços
  16.  # 17

    Ok.
    Resumindo cada metro de 60mm espessura custa 1,57€, muito mais barato do que os preços por mim encontrados.
 
0.0186 seg. NEW