Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Estou a reconstruir uma habitação no Vale do Sousa. O exterior da mesma é coberto por uma carapinha bastante *espinhosa* e terá que ser coberto com o sistema capoto/Etics. Nesse sentido, a espessura será a de EPS 100 - 80mm. Após uma análise, vi que existe EPS GRAFITE (EPS 60/100) e que com as mesmas características e valores a espessura podia ser de 60mm.

    Contactado o vendedor que me vendou o XPS 100mm ( + dupla camada de tela asfáltica) da Soprema para o telhado, este diz que já ouvi falar mas que tem dado muitos problemas depois da colocação e que não aconselha.

    Eu sei que é mais caro, 1/2 por m2 (irei precisar de 250m2) mas como nunca vi a ser usado na minha zona EPS Grafite colocado, pergunto se haverá problemas com este tipo de EPS ou será mais pelo valor monetário?

    A moradia em 1980 foi construída com tijolo - caixa de ar - bloco e vai-se manter uma grande parte e umas novas áreas estão em bloco térmico.

    Como no interior as paredes não estão iguais estou a pensar em vez de rebocar kgs e kgs de massa colocar parede dupla de pladur com lá de rocha de 50mm (+/-), isto depois de ver uma moradia de um amigo com esta solução para o interior e que poderá não ser a mais correta no meu caso.

    Nesse sentido, pergunto ao *pessoal do fórum* e com base na experiência se a parede dupla com a lã de rocha será uma opção viável?

    Uma outra pergunta é se há maneira de evitar que nas paredes de capoto, mesmo passado pouco tempo de serem feitas, aparecerem *zonas sujas*?
  2.  # 2

    Ou isola por fora ( em particular se tiver mais de um piso), ou isola por dentro (se houver patologias e rebocos por sanear e tenha espaço util para sacrificar)
    Cada um adas soluções vai funcionar. tem vantagens e desvantagens, dependendo da obra em si, da arquitetura

    Tenho uma obra em Grafite 60mm, não tem qq problema, tem é de ser bem feito (como tudo). como tem essa carapinha toda, vai gastar muita cola...

    As zonas sujas como lhe chama tem a haver com o tipo de massa de acabamento... em particular as acrilicas de grão grosso que tem tendencia a ganhar mais fungos e deposito de fuligem/ poeiras.

    Massas mais finas e com acabamentos pintados tipo hidrosiliconico, tem tempos de repinturas muito mais alargados no tempo...
    Ha mais variantes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturjcs
  3.  # 3

    Colocado por: arturjcsNesse sentido, a espessura será a de EPS 100 - 80mm. Após uma análise, vi que existe EPS GRAFITE (EPS 60/100) e que com as mesmas características e valores a espessura podia ser de 60mm.

    Daria mais ou menos 6,5cm de EPS grafite logo parece-me mais sensato colocar 7cm se quiser manter os valores que refere.

    Colocado por: arturjcsContactado o vendedor que me vendou o XPS 100mm ( + dupla camada de tela asfáltica) da Soprema para o telhado, este diz que já ouvi falar mas que tem dado muitos problemas depois da colocação e que não aconselha.

    Se não for feito sombreamento durante a aplicação existem de facto sérios riscos de comportamento anómalos devido a maior absorção de energia por parte do EPS grafite.
    Feito o sombreamento não vejo porque podem existir problemas.
    Existe um fabricante que tem placas de EPS grafite em que a face exterior é branca diminuindo assim muito o descrito anteriormente, não invalidando o sombreamento durante a aplicação.

    Colocado por: arturjcs
    Uma outra pergunta é se há maneira de evitar que nas paredes de capoto, mesmo passado pouco tempo de serem feitas, aparecerem *zonas sujas*?

      Escolhendo produtos de qualidade e fazer uma limpeza com alguma periocidade.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: arturjcs
    •  # 4

      Colocado por: Pedro Barradasu isola por fora ( em particular se tiver mais de um piso), ou isola por dentro (se houver patologias e rebocos por sanear e tenha espaço util para sacrificar)
      Cada um adas soluções vai funcionar. tem vantagens e desvantagens, dependendo da obra em si, da arquitetura

      Obg.
      A moradia pode ser considerada térrea.

      Só para confirmar, não se deve colocar isolamento interior e exterior?

      E nos tetos tb não se deve colocar a lã de rocha?

      As paredes interiores foram deitadas abaixo e foram criadas apenas 4, nas que foram deitadas abaixo nem todas as ``uniões`` estão ao mesmo nível daí estar a pensar colocar duplo pladur e ficar td direito com uma pequena caixa de ar e sem a lã de rocha (aproveitando o seu comentário).

      Anteriormente, mencionei isolamento exterior mais interior por achar que seria benéfico em termos de acústico e térmico.
    •  # 5

      Colocado por: arturjcsBom dia.
      Estou a reconstruir uma habitação no Vale do Sousa. O exterior da mesma é coberto por uma carapinha bastante *espinhosa* e terá que ser coberto com o sistema capoto/Etics. Nesse sentido, a espessura será a de EPS 100 - 80mm. Após uma análise, vi que existe EPS GRAFITE (EPS 60/100) e que com as mesmas características e valores a espessura podia ser de 60mm.

      Contactado o vendedor que me vendou o XPS 100mm ( + dupla camada de tela asfáltica) da Soprema para o telhado, este diz que já ouvi falar mas que tem dado muitos problemas depois da colocação e que não aconselha.

      Eu sei que é mais caro, 1/2 por m2 (irei precisar de 250m2) mas como nunca vi a ser usado na minha zona EPS Grafite colocado, pergunto se haverá problemas com este tipo de EPS ou será mais pelo valor monetário?

      A moradia em 1980 foi construída com tijolo - caixa de ar - bloco e vai-se manter uma grande parte e umas novas áreas estão em bloco térmico.

      Como no interior as paredes não estão iguais estou a pensar em vez de rebocar kgs e kgs de massa colocar parede dupla de pladur com lá de rocha de 50mm (+/-), isto depois de ver uma moradia de um amigo com esta solução para o interior e que poderá não ser a mais correta no meu caso.

      Nesse sentido, pergunto ao *pessoal do fórum* e com base na experiência se a parede dupla com a lã de rocha será uma opção viável?

      Uma outra pergunta é se há maneira de evitar que nas paredes de capoto, mesmo passado pouco tempo de serem feitas, aparecerem *zonas sujas*?


      No que diz respeito à diferença de espessuras, o Grafite levará sempre vantagem face ao Normal, contudo, essa diferença de 2cm ocorre mesmo nas espessuras de 10cm de Normal para 8cm de Grafite.
      Aqui no 8 para 6, você fica um pouco prejudicado.

      Quanto à questão do isolamento pelo interior + isolamento pelo exterior, você está a repetir soluções o que poderá não trazer tantas vantagens quanto isso. Primeiro porque o sistema de isolamento pelo interior é também caro, isto é, guias metálicas + placas de gesso + isolamento e tudo aquilo que é necessário para a correta aplicação. Depois pelo exterior também, todo o sistema ETICS também está mais caro com tudo aquilo que tem acontecido no ultimo ano.

      Caso fosse possível, pois não conhecemos todas as condicionantes, mas caso fosse possível deveria apostar num sistema apenas e só, e quem sabe, investir um pouco mais nessa mesma solução escolhida, ou através de um melhor isolamento, ou melhores acabamentos etc etc.

      Quanto ao sistema ETICS com EPS Grafite, a EUROBUILD em todas as obras que fornece onde o isolamento é EPS, só fornecemos EPS Grafite.

      De que zona do país você é?

      Caso pretenda poderemos dar-lhe uma ideia de valores.
    •  # 6

      A minha casa já vai com mais de 5 anos e levou 8cm e 6cm de EPS grafite, o grafitado. Até hoje sem problemas
      Concordam com este comentário: Atlas Eurobuild, smart
    •  # 7

      Já ouvi dizer no ano passado que o EPS tinha descido na ordem dos 10%, mas que essa descida foi absorvida pela mão de obra. Será assim?
    •  # 8

      Colocado por: callinasA minha casa já vai com mais de 5 anos e levou 8cm e 6cm de EPS grafite, o grafitado. Até hoje sem problemas
      Concordam com este comentário:Atlas Eurobuild

      Porquê as duas espessuras? Já agora sabe a diferença de preço?
      Cumprimentos
     
    0.0150 seg. NEW