Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite! Sou cliente empresarial da Goldenergy e estou considerar mudar por achar os valores altos, em relação à concorrencia! A goldenergy não cobra o ajuste mibel e dá-me 8% de desconto! Sei que o Mibel varia,sera que podem dizer qual foi o vosso custo do Mibel, nas vossas faturas anteriores e em que mês?
  2.  # 2

    A larga maioria dos clientes residenciais apenas agora começou a tomar conhecimento do mecanismo de ajuste e logo numa altura em que o valor tem estado estupidamente baixo (e ainda bem, tem havido muita energia renovável logo usa-se menos gás - muitas vezes nenhum).
    Mas isto também quer dizer que é uma altura pouco fiável para fazer esse comparativo. Actualmente anda em valores próximos de zero, no verão chegou a passar os 30cts/kWh só que nessa altura este ajuste ainda não tinha chegado (ou muito pouco) aos clientes residenciais.

    Só quero dizer para ter algum cuidado com essa análise agora, porque os valores estão brutalmente baixos mas não devem ficar assim para sempre
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  3.  # 3

    Por outro lado, os valores da Goldenergy também não devem ficar assim para sempre. Eles assumiram o custo do ajuste mibel porque assumem que o conseguem comportar. Não só o valor tem estado baixo, como a tendência é não aumentar muito, pois daqui até Maio o tecto do gás vais subindo progressivamente, logo o valor devido do ajuste será tendencialmente menor (em relação a períodos como o Verão/Outono do ano passado). Agora o que acontece depois de Maio ainda ninguém sabe, e provavelmente todo o tabuleiro pode mudar, tanto na Goldenergy como noutro lado. Logo analisar agora qual a opção mais barata é legítimo e pode ser alguma comercializadora que cobre o valor do ajuste, com a ressalva de ir prestando atenção e mudar novamente se for necessário.
  4.  # 4

    Pois, estou no mesmo dilema... Tenho um preço na Gold que é dos mais baixos, mas a Repsol tem valores estupidamente baixos (cerca de 5 cts/KWh em vazio/ 11 cts em cheio; ou cerca de 9 cts em tarifa simples), MAS é + MIBEL em cima e já disseram que o preço aumenta de modo automático 6 cts/KWh assim que terminar o MIBEL. Por isso não sei se acredite que o MIBEL vai permanecer baixo e mude, se me deixe ficar. É como nas criptomoedas: um gajo vende e sobem; compra-se e afundam :-))
  5.  # 5

    Colocado por: pcspinheiroum gajo vende e sobem; compra-se e afundam :-))

    Alguns dos meus amigos chamam-me "pé frio" por causa disso mesmo: dizem que quando eu vou para o Algarve, chove lá :-D
  6.  # 6

    Hoje tive uma conversa séria com o chatgpt, o gajo é politico de nascença, fala fala mas n diz nada. Aliás ontem podiam ter entrevistado o antónio costa assim...

    NT qual a melhor opção para comprar eletricidade em portugal?
    A melhor opção para comprar eletricidade em Portugal depende das preferências e necessidades de cada pessoa, tais como: preço, fornecedor local, fontes de energia renováveis, etc. Algumas das principais opções incluem:

    EDP Comercial
    Galp Energia
    Endesa Portugal
    EDP Renováveis
    Iberdrola Portugal
    Recomendo comparar as tarifas e ofertas dessas empresas e escolher a que melhor se adequa a suas necessidades.




    NT
    qual a mais barata?
    A empresa mais barata de eletricidade em Portugal pode variar de acordo com a região, o consumo de energia e as ofertas atuais. No entanto, algumas das empresas que têm sido consideradas como oferecendo preços mais baixos incluem:

    Lumina
    EDP Livre
    Lampião Energia
    Recomendo comparar as tarifas e ofertas dessas empresas, bem como de outras, para encontrar a opção mais barata para suas necessidades.




    NT
    e no distrito de lisboa
    No distrito de Lisboa, as empresas de eletricidade mais baratas podem variar de acordo com o consumo de energia e as ofertas atuais. Algumas das empresas que têm sido consideradas como oferecendo preços mais baixos incluem:

    EDP Livre
    Lampião Energia
    Endesa Portugal
    Recomendo comparar as tarifas e ofertas dessas empresas, bem como de outras, para encontrar a opção mais barata para suas necessidades no distrito de Lisboa.




    NT
    Compara as tarifas e indica a mais barata para o tarifário simples de 5,75kv?
    Desculpe, não tenho informações atualizadas sobre as tarifas específicas para o tarifário simples de 5,75 kV em Portugal. A melhor maneira de comparar as tarifas e encontrar a mais barata é verificar os sites das empresas de eletricidade e fazer cálculos com base em seu consumo de energia. Algumas das principais empresas de eletricidade em Portugal incluem EDP Comercial, Galp Energia, Endesa Portugal, EDP Renováveis e Iberdrola Portugal.
  7.  # 7

    Após estas respostas estou muito mais descansado...

    NT
    quem vai vencer o jogo Arouca Vs. Benfica?
    Não posso prever o resultado de um jogo específico. Há muitas variáveis envolvidas, incluindo forma atual das equipes, lesões de jogadores, etc. Além disso, o desporto é imprevisível e qualquer equipe pode vencer em um dado dia.




    NT
    Qual o resultado mais provável?
    Não é possível determinar com certeza qual será o resultado mais provável de um jogo de futebol. Há muitas variáveis e incertezas envolvidas, como forma atual das equipes, lesões de jogadores, estratégias de jogo, etc. Além disso, o desporto é imprevisível e qualquer equipe pode vencer em um dado dia.




    NT
    Qual a probabilidade do Arouca vencer?
    Não é possível determinar uma probabilidade exata para o resultado de um jogo de futebol. Há muitas variáveis e incertezas envolvidas, como forma atual das equipes, lesões de jogadores, estratégias de jogo, etc. Além disso, o desporto é imprevisível e qualquer equipe pode vencer em um dado dia.




    NT
    não precisa de ser exata, pode ser a probabilidade aproximada.
    Desculpe, mesmo uma probabilidade aproximada é difícil de ser determinada com precisão sem considerar uma série de fatores, incluindo forma atual das equipes, lesões de jogadores, estratégias de jogo, etc. Além disso, o desporto é imprevisível e qualquer equipe pode vencer em um dado dia.


    IA (adm.) podem apagar estas mensagens.
  8.  # 8

    Colocado por: Bruno.Alves
    Alguns dos meus amigos chamam-me "pé frio" por causa disso mesmo: dizem que quando eu vou para o Algarve, chove lá :-D


    Então é fácil Bruno. Decida o que vai fazer e avise aqui a malta para nós irmos todos para o outro lado :D
  9.  # 9

    Colocado por: Bruno.Alves
    Alguns dos meus amigos chamam-me "pé frio" por causa disso mesmo: dizem que quando eu vou para o Algarve, chove lá :-D


    Mas que amigos que tu tens :P

    Não tenho fatura para mostrar, mas o valor do ajuste para Janeiro deverá ser quase 0. Uns 0,001-0,002€/kWh.
    Devido à produção renovável elevada não temos quase usado gás, mas com os preços atuais do gás na casa dos 60€/MWh, não ia ser muito elevado, mesmo que estivéssemos a usar gás. Naturalmente que se o preço do gás no mercado subir o valor será maior, mas como o tecto vai estar a subir, a diferença entre preço de mercado e preço do tecto será mais controlada.
  10.  # 10

    Colocado por: ruicarlovmas com os preços atuais do gás na casa dos 60€/MWh


    Hoje está a 127€/MWh
  11.  # 11

    Colocado por: elfo106

    Hoje está a 127€/MWh


    Eu disse preço do gás, não da eletricidade. O preço do gás hoje é de 57,82€/MWh
  12.  # 12

    Colocado por: ruicarlov

    Eu disse preço do gás, não da eletricidade. O preço do gás hoje é de 57,82€/MWh


    Tem razão. Li uma coisa e pensei noutra. Peço desculpa.
  13.  # 13

    Então quase vale a pena arriscar mudar para a Repsol. Com as barragens cheias, o sol a brilhar e o vento a soprar, deve haver menor dependência do gás durante uns tempos. Nem que seja 2-3 meses. Vou considerar.
  14.  # 14

    Colocado por: elfo106

    Tem razão. Li uma coisa e pensei noutra. Peço desculpa.


    Esta historia de pagar o aumento da fatura do gás na fatura da eletricidade é uma ideia de gênio.
  15.  # 15

    Acredite que é. Nos picos do verão, praticamente sem renováveis e com horas do dia com 95% da electricidade proveniente de gás, o preço no mercado eléctrico ibérico andava nos 200-300€/MWh já com a compensação do gás, a maioria dos países europeus sem esse mecanismo andavam facilmente no dobro.

    Pode ser estranho, pode não ter sido tão bom quanto poderia ter sido, mas foi uma excelente medida e fomos muito beneficiados por ela em relação a outros países europeus.
    Concordam com este comentário: zed
  16.  # 16

    Bem, vou arriscar e estou a aderir online à Repsol... Esta oferta era válida apenas até ao fim do dia de hoje. Na pior das hipóteses mudo de novo daqui a 1 ou 2 meses se a coisa correr menos bem, já que não tem fidelização. Os preços são de 4.9 cts/KWh em vazio e ~11 cts/KWh em cheio (+ MIBEL, que esperemos que seja baixo), termo de potência de ~33 cts/dia.

    O que me enerva nestas empresas (quase todas, não é só a Repsol) é o quão difícil tornam de se encontrar o tarifário nos sites. Está sempre escondido, pequenino, difícil de encontrar :-(
  17.  # 17

    Destas três ( galp, goldenergy e EDP) foi na galp que encontrei os preços mais baratos!
    A mais cara é a goldenergy, mas também por ser a única que informou o valor das tarifas de acesso às redes, tendo como vantagem não incluir ajuste Mibel.
    As restantes informaram que as tarifas de acessos estão incluídas na fatura mas não me deram a tabela dos valores para a potência contratada de 3,45 KW, 17,25Kw e 34.5 KW pelo que fico sem termo de comparação.
    Não sei o que hei-de fazer!
  18.  # 18

    Neste mês de Janeiro a tarifa indexada foi a melhor de todas. Estou a aguardar confirmação, mas tudo aponta que o preço do kWh em simples tenha sido 0, ou muito próximo disso.
  19.  # 19

    Colocado por: pcspinheiroBem, vou arriscar e estou a aderir online à Repsol... Esta oferta era válida apenas até ao fim do dia de hoje.


    Era para ter feito o mesmo mas deixei passar.
    No meu caso ir optar por tarifa simples a 0.09€/kW, em vez dos actuais 0.1516.
    Nestes meses de inverno com o aquecimento ainda fazia uma boa diferença.
  20.  # 20

    Parece que a campanha a partir de hoje é ainda mais vantajosa.
    Concordam com este comentário: Telhado
      Screenshot 2023-02-01 at 14.07.36.png
 
0.0205 seg. NEW